Trocar Thomson TG784 por Asus RT AC51U

SOLUCIONADO
Visitante Júnior satri
Visitante Júnior

Boa tarde Exmos(as)

Tenho meo fibra e gostaria de trocar por completo o router Thomson TG784 por um Asus AC51U, ou seja, abolir o router Thomson.
O que se passa é que não consigo obter ip externo da meo.
Já experimentei por DHCP, PPoE e não tenho net.

Colocar o MAC do router thomson e nada.
Ou estou a fazer alguma coisa mal (que é bem possivel) ou terei a porta WAN avariada?

Desde já um muito obrigado pela atenção.
Atentamente 
Satri

45 RESPOSTAS
Moderador
Moderador
Solução

Re: Trocar Thomson TG784 por Asus RT AC51U

Boas @satri

Existe uma solução que eu ajudei a criar juntamente com a Asus, faz download deste firmware e segue as instruções do tutorial.

Firmware beta
https://www.dropbox.com/sh/oafjc9cxrnj34sd/AAAC6sbRzLE1wAeY1qMlYvuDa?dl=0

Tutorial
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os...

Se ficares satisfeito com a solução eu depois indico-te uma solução com um firmware mais actualizado.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior satri
Visitante Júnior

Boas @xptopt

Antes de mais obrigado pela dica.

Eu quando adquiri o equipamento, já tinha lido algumas coisas aqui no forum (muitas postadas por ti) e fiz logo o upgrade de firmware do router.

ASUS RT-AC51U Firmware 3.0.0.4.378.9135
- Release Note -

Security Fixes
- Fixed CVE-2015-6949 buffer overflow issue, special thanks for Elvis Collado at DVLabs.
- Fixed Web server Accept-Language buffer overflow, special thanks for Elvis Collado at Praetorian.
- Fixed Web server URL handler buffer overflow, special thanks for Elvis Collado at Praetorian.
- Enhanced router login password and wireless password(WPA2) strength check method to against brute-force attack.
- Reject administrator to set too easy to guess login and wireless password to avoid brute-force attack.

New Features
- Time scheduling, Wireless MAC filter client drop down menu can show offline devices.

Modifications
- Added Meo and Movistar ISP profile.
- Adjusted Guest network mac filter maximum client number to 16
- Allow paste password on login page to fulfil some password management softwares requirement.
- Show current control channel while value is auto.
- Bandwidth limiter can accept decimal point.
- Unnecessary to reboot router after set allow only spcified IP address to enter GUI.
- Adaptive QoS can now be enabled without assigned upload/ download bandwidth.

Fixes
- Fixed setup wizard IE11 compatibility issue.
- Fixed Adaptive QoS game mode GUI issue.
- Fixed Traffic Analyzer GUI issue.
- Fixed OpenVPN connection status display error.

A minha questão prende-se com o não conseguir ter internet, tendo só o Asus ligado (que será essa a ideia, descartar por completo o Thomson).

Pelo menu inicial do router posso escolher as ligações, já fiz por Dinamic IP ou por PPPoE e não obtenho ip da MEO.

Pondo o mac do thomson clonado, ou não.

Pondo o asxxxxxxx@3p.sapo.pt ou não.

Pondo DNS fixos, ou não.

Esgotei basicamente os meus conhecimentos.
Será que tenho a Wan avariada ou a Meo bloqueia alguma coisa?

Muito Obrigado pela ajuda

Atentamente 
Satri

Moderador
Moderador

Boas @satri
O perfile nesse firmware do site não foi criado correctamente e ainda não foi corrigido, usa o que está no link que te dei.
Nota. O teu serviço já não usa PPPOE, em WAN deves seleccionar automatic IP, segue o tutorial.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior satri
Visitante Júnior

@xptopt

Mais uma vez agradeço a disponibilidade e a dica.

Hoje quando chegar a casa irei experimentar.

Muito Obrigado

Satri

Visitante Júnior satri
Visitante Júnior

@xptopt

Boas Noites
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e dicas, está tudo (ONT, Internet, Meo Box) a funcionar até agora sem problemas.

Só uma questão a porta 4 do router Asus "ficou inutilizada", com o IPTV certo?

Estou a fazer a pergunta porque liguei a Box ou qualquer outro aparelho lá e não funcionou.

Existe alguma maneira de a ter acessivel para dispositivos, mas continuando a ter internet e Meo Box.

Já agora este "problema" de não ter DHCP por parte da ONT é geral ou é só em alguns dispositivos?

Peço desculpa pelas perguntas (se calhar parvas), mas não percebo muito de redes.

Muito Obrigado

Satri 

Moderador
Moderador
Solução

Boas @satri
A porta 4 seve apenas para ligar á porta WAN do router da meo, vais ficar com os dois routers com serviço independente.

Se não quiseres usar a porta 4 como bridge usa o método 1 deste tutorial, mas sem o switch.
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A...

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior satri
Visitante Júnior

Boas @xptopt

Tudo 5 ESTRELAS

A unica coisa que estou a notar é quando adiciono algum dispositivo wireless (nomeadamente tlm iphone e Android) tenho que fazer reboot ao router para os reconhecer/autorizar.

De resto como disse tudo a funcionar MUITO OBRIGADO pela paciencia.

Satri

Visitante Júnior satri
Visitante Júnior

A wireless, para alem do que disse, está sempre a cair e depois os dispositivos não conseguem recuperar a ligação, dizendo mesmo que a password está errada.... estranho.

Moderador
Moderador

Boas @satri
Se não vais usar a porta 4 como bridge instala o ultimo firmware do site da asus e usa o ultimo tutorial, o problema pode ser desse firmware beta que te dei.

xptopt
Moderador MEO Fórum