Resolvido

Trocar Thomson TG784 por Asus RT AC51U

  • 26 January 2016
  • 57 respostas
  • 7985 visualizações

Boa tarde Exmos(as)

Tenho meo fibra e gostaria de trocar por completo o router Thomson TG784 por um Asus AC51U, ou seja, abolir o router Thomson.
O que se passa é que não consigo obter ip externo da meo.
Já experimentei por DHCP, PPoE e não tenho net.

Colocar o MAC do router thomson e nada.
Ou estou a fazer alguma coisa mal (que é bem possivel) ou terei a porta WAN avariada?

 

Desde já um muito obrigado pela atenção.
Atentamente 
Satri
icon

Solução por xptopt 27 January 2016, 22:29

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

57 respostas

RMMR escreveu:

Boas,


Eu também tenho um AC51U há alguns meses e a unica coias a apontar é que, estando as boxes da sala e do quarto ligadas ao router meo e este ligado à LAN4 do router ASUS, funciona tudo bem. Se ligar as boxes directamente ao router da ASUS (de forma a eliminar o router da meo), quando ligo uma delas para ver TV fico sem wireless. Desligo a TV e volto a ficar com wireless!!!!!


 


Alguém tem ideia do que se possa estar a passar?



Sei que o tópico já é um pouco antigo, mas como comprei recentemente um RT-AC51U e também tinha este problema (Meobox ligada ficava sem net), procurei forma de resolver a situação mantendo apenas o Asus a funcionar (o thomson está arrumado).


 


Experimentei vários firmwares da Asus e esta situação mantia-se sempre. Instalei o firmware Padavan (Padavan RT-AC51U) e resolvi todos os problemas.


Para configuração apenas tive de colocar a VLAN 12 para IPTV e Internet.


Já consigo ter a Meobox ligada sem que fique sem Internet.


Como uso também VPN Server no router, gostei das configs adicionais que este firmware traz, como por exemplo a opção dos clientes VPN terem uma gama de IPs independente ou mesmo definir se os clientes VPN têm acesso à rede interna ou apenas à internet.


 


Espero que esta dica possa ajudar.


 


Cumps
De referir ainda que apenas ficava sem internet quando a meobox usava multicast (TV em direto), se usasse unicast (gravações automaticas ou videoclube) a situação não acontecia.


Parece-me então que será um bug nas configs de multicast do firmware da Asus


@@xptopt achas que consegues fazer alguns testes em conjunto com a Asus?


 


Cumps
Reputação 6
Boas ?


 


Existe uma solução que eu ajudei a criar juntamente com a Asus, faz download deste firmware e segue as instruções do tutorial.


 


Firmware beta
https://www.dropbox.com/sh/oafjc9cxrnj34sd/AAAC6sbRzLE1wAeY1qMlYvuDa?dl=0


 


Tutorial
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783


 


Se ficares satisfeito com a solução eu depois indico-te uma solução com um firmware mais actualizado.
Reputação 6
Boas ?
A porta 4 seve apenas para ligar á porta WAN do router da meo, vais ficar com os dois routers com serviço independente.


 


Se não quiseres usar a porta 4 como bridge usa o método 1 deste tutorial, mas sem o switch.
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Reputação 1
Crachá +5
Precisas sempre de um modem adsl... o Rt é router. Onde ligas a ligaçao adsl?
Reputação 1
Crachá +5
Conselho... usa o TG para ligar as meobox. Depois liga uma lan do TG à wan do Asus e defina um ip diferente, tipo 192.168.100.1
Máneli escreveu:
Há pessoas que ALEGAM conseguir colocar routers a funcionar com o serviço meo... Eu tentei colocar, num serviço ADSL, um Asus DSL-51AC. É como um router RT-51AC mas a receber a ADSL. Havia algo que falhava, ou a imagem tinha paragens ou a net inexistente. Ligar para o apoio, fora de questão. Por isso segui alguns tutoriais sobre usar em conjunto o Thompson e o Asus. Nada de usar outros firmwares. De salientar que tive um Draytek com firmwares da PT, próprio deles, e nem assim queriam resolver. Irredutíveis neste assunto. Ou era Thompson ou não era. Mas ja agora troca do router deve se a que motivo?


Máneli: Não são pessoas, é a ASUS que "ALEGA". Se tens problemas com a tua ligação fala com o suporte técnico deles que eles ajudam-te. Tens é de usar um modelo de router que eles digam que funciona com o meo.


 


http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html


 


 
Reputação 6
Boas ?
O perfile nesse firmware do site não foi criado correctamente e ainda não foi corrigido, usa o que está no link que te dei.
Nota. O teu serviço já não usa PPPOE, em WAN deves seleccionar automatic IP, segue o tutorial.
Reputação 6
Boas ?
Se não vais usar a porta 4 como bridge instala o ultimo firmware do site da asus e usa o ultimo tutorial, o problema pode ser desse firmware beta que te dei.
Reputação 6
Boas ?
O único TP-Link de momento com suporte para Vlan´s é o C9 ou o C7 com o firmware OpenWRT.
Ou os Asus RT-N18, AC66, AC68, AC87, AC88, AC3200, AC5300
Reputação 6
Boas ?
Estás a usar a ultima versão de firmware disponibilizada pela Asus com perfile para a Meo.
Boa tarde


 


Tenho Meo ADSL com um ROUTER THOMSON TG784.


Comprei um Asus RT-AC51U e agora pretendo largar o Thomson.


Só é possivel para a fibra ou também já dá para linhas adsl ?


Pretendo por no asus:


Porta Lan: Ligação a um switch Gigabit


Porta Lan 2: Disco rígido Nat com RJ45


Porta Lan 3: a box1


Porta Lan 4: a box2


Obrigado
... pois, estava a pensar na porta wan.


assim vou ter de esperar que chegue cá a fibra.
Reputação 1
Crachá +5
Os Draytek (2830) já suportam o serviço sem ser preciso o router da meo.
Reputação 1
Crachá +5
O serviço é via fibra ou ADSL?
Reputação 1
Crachá +5
Não me vou alongar muito, e nem é preciso... basta que pesquisem e logo chegam à mesma conclusão.


A MEO usa o router em questão por alguma razão é... as configurações mudam em fibra ou em adsl, mas sempre com o Thompson.


Já viram a quantidade de routers que andam no mercado? Sempre que houvesse um problema na receção da imagem ou na internet, teria que ter os interfaces de todos os routers para que remotamente pudessem desbloquear a situação. Já imaginaram?


 
Reputação 1
Crachá +5
Por exemplo... 


Tens explicações em vários sites que indicam como fazer isso.
Reputação 1
Crachá +5
Há pessoas que ALEGAM conseguir colocar routers a funcionar com o serviço meo... Eu tentei colocar, num serviço ADSL, um Asus DSL-51AC. É como um router RT-51AC mas a receber a ADSL. Havia algo que falhava, ou a imagem tinha paragens ou a net inexistente. Ligar para o apoio, fora de questão. Por isso segui alguns tutoriais sobre usar em conjunto o Thompson e o Asus. Nada de usar outros firmwares. De salientar que tive um Draytek com firmwares da PT, próprio deles, e nem assim queriam resolver. Irredutíveis neste assunto. Ou era Thompson ou não era. Mas ja agora troca do router deve se a que motivo?
Reputação 1
Crachá +5
Um cabo dá 2 saídas.
Reputação 1
Crachá +5
Eu tive problemas, e eu falei com técnico da Asus e ele NÃO me ajudou, porque, o problema era da Meo, segundo ele. Aliás, até frisei que compra-se material de qualidade, mas depois, no pós venda é fácil dizer que a culpa é de terceiros. Para além do mais, o meu router DSL 55 nada tem a haver com os RT. Mas mais, coloca um router da Asus e depois liga para a meo a dizer que tens problemas e logo verás o que te respondem.
Reputação 1
Crachá +5
Isso mesmo. Experimenta e dá feedback
Reputação 1
Crachá +5
Se atribuíres uma gama diferente de IP ao ASUS, por exemplo 192.168.100.1 com gateway 192.168.1.254 é possível que não tenhas problemas
Reputação 3
Crachá +13
Boas, já existe algum router Asus compatível com Voip, que dê para ligar os telefones fixos e assim remover completamente o router meo?


Cheguei a olhar para esse AC51U, mas além de não dar para ligar os telefones, as portas são todas fast ethernet, ou seja limitadas a 100Mbps.
Boas ?

Antes de mais obrigado pela dica.

 

Eu quando adquiri o equipamento, já tinha lido algumas coisas aqui no forum (muitas postadas por ti) e fiz logo o upgrade de firmware do router.

ASUS RT-AC51U Firmware 3.0.0.4.378.9135
- Release Note -

Security Fixes
- Fixed CVE-2015-6949 buffer overflow issue, special thanks for Elvis Collado at DVLabs.
- Fixed Web server Accept-Language buffer overflow, special thanks for Elvis Collado at Praetorian.
- Fixed Web server URL handler buffer overflow, special thanks for Elvis Collado at Praetorian.
- Enhanced router login password and wireless password(WPA2) strength check method to against brute-force attack.
- Reject administrator to set too easy to guess login and wireless password to avoid brute-force attack.

New Features
- Time scheduling, Wireless MAC filter client drop down menu can show offline devices.

Modifications
- Added Meo and Movistar ISP profile.
- Adjusted Guest network mac filter maximum client number to 16
- Allow paste password on login page to fulfil some password management softwares requirement.
- Show current control channel while value is auto.
- Bandwidth limiter can accept decimal point.
- Unnecessary to reboot router after set allow only spcified IP address to enter GUI.
- Adaptive QoS can now be enabled without assigned upload/ download bandwidth.

Fixes
- Fixed setup wizard IE11 compatibility issue.
- Fixed Adaptive QoS game mode GUI issue.
- Fixed Traffic Analyzer GUI issue.
- Fixed OpenVPN connection status display error.

 

A minha questão prende-se com o não conseguir ter internet, tendo só o Asus ligado (que será essa a ideia, descartar por completo o Thomson).

Pelo menu inicial do router posso escolher as ligações, já fiz por Dinamic IP ou por PPPoE e não obtenho ip da MEO.

Pondo o mac do thomson clonado, ou não.

Pondo o asxxxxxxx@3p.sapo.pt ou não.

Pondo DNS fixos, ou não.

Esgotei basicamente os meus conhecimentos.
Será que tenho a Wan avariada ou a Meo bloqueia alguma coisa?

Muito Obrigado pela ajuda

Atentamente 
Satri
?

 

Mais uma vez agradeço a disponibilidade e a dica.

Hoje quando chegar a casa irei experimentar.

 

Muito Obrigado

 

Satri