Resolvido

VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

  • 8 October 2018
  • 54 respostas
  • 11105 visualizações

Reputação 3
Serviço VOIP Nómada > reconfiguração de acesso


 


Devido a migração de plataforma técnológica e dada a necessidade de reconfiguração dos acessos VoIP Nómada a partir de 8 de outubro de 2018, os clientes que tiverem números VoIP Nómada ativos (3020xxxxx) deverão efetuar os seguintes passos:



a) Dirigir-se à sua Área de Cliente (e.g https://cliente.meo.pt ) e entrar na gestão do seu pacote em [NET FIXA[ e [Números VOIP] > [gerir]


encontrará a seguinte mensagem:



Voz sobre IP (VoIP):


Por atualização tecnológica a partir de 08/10/2018 para poder continuar a utilizar o serviço deverá alterar a password e configurar novamente os seus dispositivos, consultando a Ajuda e suporte do site MEO - Como posso configurar o VoIP? (https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/servicos#utilizarvoip), se já o fez o seu serviço está a funcionar corretamente para efetuar e receber chamadas. Com o VoIP pode fazer e receber chamadas dentro e fora de casa, para todas as redes nacionais e internacionais usando a internet.



b) Consultando a Ajuda e Suporte no link acima indicado poderá obter mais informação sobre a configuração dos seus dispositivos, mais concretamente a saber:



Dados de configuração nas aplicações VoIP:


Endereço Registar (Host): sip.sapo.pt [porta: opcional 5070]
Endereço Proxy (Outbound Proxy): proxy.sip.sapo.pt
Porta Proxy: 5070
Utilizador (Username): +3513020xxxxx(*)
Password: [de 6 a 8 carateres]
Transporte Rede (Network Settings): UDP [opcional]
SIP URL: +3513020xxxxx (*)
(*) Número VoIP criado.


 


Pode fazer e receber chamadas VoIP através de:


-Uma rede WiFi de acesso à internet;
-Uma rede de dados móveis 4G.



Os preços e condições mantém-se inalterados, ver em: https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/servicos#voip



Em anexo, podem encontrar imagens de configuração de área de cliente MEO e de aplicações para smartphone (CSIP SImple e Zoiper).
icon

Solução por gilaraujo 16 October 2018, 18:20

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

54 respostas

Crachá +3
Para Pc também existe o microsip: https://www.microsip.org/help#domain

Nome da conta: Meo Voip
Servidor SIP: sip.sapo.pt
Proxy SIP: proxy.sip.sapo.pt

Utilizador: +3513020xxxxx
Domínio: sip.sapo.pt
Login: +3513020xxxxx
Palavra-passe:
numero de voicemail: vazio
encriptação desactivado
tranporte UDP
enderenço publico:automático
mais nada
Reputação 1
Crachá +3
A linha telefónica de apoio ao cliente não faz a menor ideia do que o SIP é.

Costumave haver um técnico que andava aqui no forum, o Henrique, que tinha bons conhecimentos, mas penso que já trabalha para ou com a meo.

A não ser que alguem da equipa técnica consiga acompanhar este topico, nada nunca irá acontecer.

Parece-me no entanto que é erro de autenticação no momento da chamada do lado do servidores deles. Contudo o apoio técnico telefónico não faz menor ideia do que estamos a falar.

Enviei ticket de apoio na area de cliente apontando para este post. Sugiro que faça o mesmo
Crachá +1

Algum update nisto. Consigo fazer chamadas mas também não consigo receber. 

 

[2021-07-29 00:53:14] NOTICE[1339][C-0000002f] chan_sip.c: From address missing 'sip:', using it anyway

10171[2021-07-29 00:53:14] ERROR[1339][C-0000002f] chan_sip.c: Empty domain name in FROM header

10172[2021-07-29 00:53:14] NOTICE[1339][C-0000002f] chan_sip.c: Unexpected error for device tel:XXXXXXXXX;tag=p65539t1627516394m766200c100817s1_2962467907-1258284603 for INVITE, code = -100

Reputação 3
  escreveu:

Boa Tarde


Tinha, até ontem, o servico Nomada a funcionar perfeitamente na plataforma FreePbx


 


Será possível, esclarecer quais as peer settings a registration strings para fazer a migração para a nova plataforma?


Por outras palavras, SIP ou pjsip? e quais os settings por favor?


 


Obrigado



Boa tarde,


 


Tem de fazer primeiro o registo de password na Área de Cliente (MEO ou PT Empresas, conforme seja o caso, na tab NET FIXA do seu produto MEO). Se não tiver Área de Cliente e fôr uma Empresa deverá ligar o apoio técnico empresarial.


 


Indicação do que mudou:


 


host: onde estava voip.sapo.pt: 5060 passa a estar sip.sapo.pt: 5070


proxy: onde estava proxy.voip.sapo.pt: 5070 passa a estar proxy.sip.sapo.pt: 5070


 


Penso ter respondido à sua questão.


H.


 
Reputação 3
A nossa área técnica reproduziu o FreePBX com a configuração abaixo, com sucesso:


 


Trunk SIP:


General Tab


Trunk Name: MEO


OutBound Caller ID: +35130200ABCDE


 


Sip Settings Tab Outgoing


username=+35130200ABCDE


type=peer


t38pt_udptl=yes


secret=xxxxxxxx


registername=+35130200ABCDE


qualify=yes


port=5070


outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt


insecure=port,invite


host=sip.sapo.pt


fromuser=+35130200ABCDE


fromdomain=sip.sapo.pt


from=+35130200ABCDE


dtmfmode=rfc2833


disallow=all


context=from-trunk


canreinvite=yes


call-limit=2


authname=+35130200ABCDE


allow=ulaw&alaw


 


Incoming


Register String


+35130200ABCDE@sip.sapo.pt:xxxxxxxx:+35130200ABCDE@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200ABCDE
Reputação 3
Boa tarde,


 


Quando testámos inicial o FPBX fazia chamadas e hoje (tivemos de reinstalar) tinhamos um problema similar ao indicado nos posts acima.


 


O que se passa é que não obstante se registar para o porto correto (5070) obtém-se um erro, quando tenta efetuar uma chamada o FreePBX envia o INVITE para o porto 5060 o que leva a que seja rejeitado com 403 Forbidden.


 


Conseguimos efetuar chamadas alterando na configuração do trunk forçando o parâmetro do porto outbound proxy para proxy.sip.sapo.pt:5070, e.g.;


 


username=+35130200xxxx


type=peer


t38pt_udptl=yes


secret=Secret


registername=+35130200xxxx


qualify=yes


port=5070


outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070


insecure=port,invite


host=sip.sapo.pt


fromuser=+35130200xxxx


fromdomain=sip.sapo.pt


from=+35130200xxxx


dtmfmode=rfc2833


disallow=all


context=from-trunk


canreinvite=yes


call-limit=2


authname=+35130200xxxx


allow=ulaw&alaw


 


Confirmem pf que esta alteração resolve o tema, e caso afirmativo aceitem como solução aqui nesta thread pf.


 
Crachá
Como esperado eis a resposta da MEO

"A nossa equipa enviou-lhe um SMS com o texto:
"No seguimento do pedido, informamos que não identificamos nenhuma anomalia com o serviço voip. A questão reportada poderá estar relacionada com os programas de terceiros utilizados para config do serviço voip. Obrigado pelo contacto.".

Obrigado,"

Ou seja. Funcionava, agora não funciona. mas a culpa é sempre nossa.
Inacreditável


Obtive a mesma resposta mas por telefone.
Reputação 1
Crachá +3
Sim ha que fazer as alterações no inbound e no outbond 


Contudo não funciona simplesmento alterando os dominios voip -> sip.


Nem qualquer outra lateração referenciado no artigo no site.


 


Algo mudou essencialmente no handshake. mas não sei o que exatamente.


Tentei todas as combinações que consigo imaginar mas sempre com o mesmo resultado.


"Registration Sent" mas não passa dai.


 


 
Reputação 1
Crachá +3
A solução dada funciona


 


Contudo para utilizadores do freePBX (ou outros) que usem a firewall interna uma solução adicional poderá ser introduzir


sip.sapo.pt


proxy.sip.sapo.pt como Trusted na firewall


 
Reputação 1
Crachá +3
Hoje algo novo começou a acontecer no PBX


 


Tentando fazer uma Outbound call, mesmo com o Trunk autenticado perfeitamente, há a seguinte resposta:


[2018-10-15 18:54:25] WARNING[2072][C-00000000] chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+351302000xxx@sip.sapo.pt:5160>;tag=as6d9653f8'
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] app_dial.c: Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:31] NoOp("PJSIP/412-00000000", "Dial failed for some reason with DIALSTATUS = CHANUNAVAIL and HANGUPCAUSE = 21") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:32] GotoIf("PJSIP/412-00000000", "0?continue,1:s-CHANUNAVAIL,1") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx_builtins.c: Goto (macro-dialout-trunk,s-CHANUNAVAIL,1)
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s-CHANUNAVAIL@macro-dialout-trunk:1] Set("PJSIP/412-00000000", "RC=21") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s-CHANUNAVAIL@macro-dialout-trunk:2] Goto("PJSIP/412-00000000", "21,1") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx_builtins.c: Goto (macro-dialout-trunk,21,1)


 


Inbounds funcionam normalmente.


Contudo, usando un softphone a chamada sai normalmente


 


Algo mudou nas últimas 24horas?
Reputação 1
Crachá +3
Será que o Herique ainda le este topic como já foi marcado como resolvido?
Reputação 1
Crachá +3
Caro Herique, era mesmo essa a situação.


 


Confirmo que consigo fazer chamadas apenas mudando a linha


outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt -> para  -> outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070


 


 


Muito Obrigado desde já pela prontidão de suporte!


 


Cumprimentos
Reputação 1
Crachá +3
Boas. Eu tenho "allow anonymous inbound SIP Calls" em YES


 


Desde que o trunk tenha o DID corretamente configurado é possivel fazer o routing das incoming calls sem qualquer problema.


Não sei até que ponto fazer o disable das chamadas anonimas, é importante. Contudo será importante manter o olho na firewall "just in case"


 


 Alterar as definições PJSIP quando se usa um SIP trunk. Poderá funcionar mas não é criar um maior problema?


 


 


 


 
Boas

 

Estive a repor as configs no asterisk por causa desta alteração e com o post das configs originais, consigo fazer chamadas para fora.

Quando faço chamadas para o numero nomada o asterisk rejeitas a chamada, com o seguinte log.

 

[

code:
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [+351302001194@from-sip-external:1] NoOp("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "Received incoming SIP connection from unknown peer to +351302001194") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [+351302001194@from-sip-external:2] Set("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "DID=+351302001194") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [+351302001194@from-sip-external:3] Goto("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "s,1") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx_builtins.c: Goto (from-sip-external,s,1)
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:1] GotoIf("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "1?setlanguage:checkanon") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx_builtins.c: Goto (from-sip-external,s,2)
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:2] Set("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "CHANNEL(language)=pt-br") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:3] GotoIf("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "1?noanonymous") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx_builtins.c: Goto (from-sip-external,s,5)
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:5] Set("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "TIMEOUT(absolute)=15") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] func_timeout.c: Channel will hangup at 2018-10-20 19:32:27.877 UTC.
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:6] Log("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "WARNING,"Rejecting unknown SIP connection from 194.65.2.193"") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] WARNING[25059][C-00000009] Ext. s: "Rejecting unknown SIP connection from 194.65.2.193"
 

Se ativar a opção de permitir chamadas anoninas nas Asterisk SIP settings, a chamada entra, mas o que leio pelos foruns de asterisk ou freeBPX, isso não é boa prática e se para as chamadas funcionarem é preciso isso é derivado a um erro de configuração do trunk.

 

Portanto pergunto se os que conseguiram por o trunk a funcionar, têm isso desativo ou não e se está desativo, se há mais alguma setting que esteja a falhar do meu lado.

Ou se têm alguma sugestão adicional.

 

Cumprimentos

 

Nuno Reis

 

EDIT: tenho um trunk de saída para telemvel que estava a ser usado, portanto nem para fora consigo fazer chamadas via o trunk do meo.
É precisamente esse erro que dá quando entra uma chamada.

Logo testo quando chegar a casa e depois aviso aqui de como correu.

 

PS: a imagem não apareceu no post :P

 

Cumprimentos

 
Bem, a coisa do UDP não resultou.

Revi o outbound e como está nesta página, está a funcionar.

Inbound tive de ativar a permissão de chamadas anonimas ou desconhecidas e assim trabalha.

 

Preferia não ter de o fazer, caso alguém consiga ou saiba como por a dar com isso desativo eu agradeço.

 

Desde já obrigado pelo tempo dispendido.

 

Cumprimentos

 

Nuno Reis
Olá,

 

Poderiam me confirmar se é posível conectar um asterisk que tem endereço IP fora da rede da MEO ao MEO Voip?
Estou há algumas horas tentando a conexão, mas o register volta como 401 not authorized.

 

Obrigado,

Felipe
Olá Henrique,

 

Muito obrigado pela sua ajuda.

Já consigo fazer chamadas de saída/outbound.

 

Entretanto, quando recebo chamadas a chamada não é direcionada para o "context" definido, e o meu asterisk exibe a mensagem:

No matching peer for 'XXXXXXX' from '194.65.2.193:5070'

 

Onde XXXX é o caller-id que realiza a chamada.

 

Fiquei horas à volta desse problema, mas não consegui descobrir como ajustar.

 

Obrigado,

Felipe
Apenas uma observação sobre a configuração, no arquivo sip.conf, os codecs precisaram ser setados como:

disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw

allow=alaw&ulaw gerou erro no asterisk.

Obrigado,

Felipe
Crachá +1

Algum update nisto. Consigo fazer chamadas mas também não consigo receber. 

 

[2021-07-29 00:53:14] NOTICE[1339][C-0000002f] chan_sip.c: From address missing 'sip:', using it anyway

10171[2021-07-29 00:53:14] ERROR[1339][C-0000002f] chan_sip.c: Empty domain name in FROM header

10172[2021-07-29 00:53:14] NOTICE[1339][C-0000002f] chan_sip.c: Unexpected error for device tel:XXXXXXXXX;tag=p65539t1627516394m766200c100817s1_2962467907-1258284603 for INVITE, code = -100

Vinha aqui colocar exatamente a mesma questão, pois estou com a mesma situação.

Alguém sabe como podemos ultrapassar isto?

Crachá +1

Parece que o grupo está morto...

Crachá +1

Também não estou a conseguir configurar o serviço. Atualmente, após a configuração, o erro é este:
 

 

Boas,

Não estou a conseguir receber chamadas num servidor freepbx com o trunk voip da meo.

Consigo fazer chamadas mas não consigo receber, a configuração do trunk é esta:

 

Outgoing Settings

username=+351302000XXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=XXXXXX
registername=+351302000XXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+351302000XXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+351302000XXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302000XXX
allow=ulaw&alaw

 

Incoming Settings 

Registration string:

+351302000XXX@sip.sapo.pt:XXXXXX:+351302000XXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+351302000XXX

 

Tenho uma inbound route apontada como any/any para despistar e tambem já tentei colocar o DID, mas sem sucesso.

Nas asterisk sip settings tenho a opção “Allow anonymous Inbound sip calls”  em yes, mas quando tento ligar para o número nomada, fala o operador automático da MEO: “De momento não é possivel aceder ao numero que marcou” e não tenho qualquer registo de log no asterisk.

 

Se registar o trunk como conta normal num telefone ou softphone, já consio fazer e ereceber chamadas.

 

Agradeço a vossa ajuda

Obrigado :)

Crachá +1

Boa tarde,

Será que posso ter a vossa ajuda?

Estou a tentar configurar o VOIP no Zoiper mas recebo um erro indicando que falha o registo?

As configurações estão no screenshot abaixo.

 

 

 

Crachá +3
Para quem precisar de aplicações para android ou ios
Use o csipsimple (só android) ou o grandstream wave (ios e android):

Dados a introduzir na App CSipSimple:
Wizard: Advanced (não usar o do Sapo pois está desatualizado!)
Nome da conta; MEO (por exemplo)
Identificação da chamada: +3513020xxxxx (facultativo)
Servidor: sip.sapo.pt
Usuário: +3513020xxxxx
ID de autenticação SIP: (facultativo)
Palavra-passe: (password)
Usar TCP(não UDP): não
Proxy: proxy.sip.sapo.pt:5060 ou proxy.sip.sapo.pt:5070

App grandstream wave:
->adicionar nova conta
->Conta Sip
-> Dados a introduzir na App grandstream wave:
Nome da conta; MEO (por exemplo)
Servidor SIP: sip.sapo.pt
ID do Usuário SIP: +3513020xxxxx
ID de autenticação SIP: +3513020xxxxx
Senha: (password)
ID do Usuário do Correio de Voz: (não mexer)
Mostrar nome: (não mexer)

->voltar ás configurações
->configurações de conta
->carregar no Nome da conta
->descer até configurações de rede:
Proxy-Require: proxy.sip.sapo.pt ou proxy.sip.sapo.pt:5060 ou proxy.sip.sapo.pt:5070
Proxy de Saída: proxy.sip.sapo.pt ou proxy.sip.sapo.pt:5060 ou proxy.sip.sapo.pt:5070

é tudo, se por alguma razão quiserem alterar a porta:
1º tem de ir a configs, configurações avançada e desseleccionar a porta aleatória.