Valores Linha ADSL


Boa noite,

Não sei se é o sitio indicado, mas cá vai.

após email enviado por mim para o apoio a clientes, a solicitar uma analise a minha linha telefonica, alteram-me o sincronismo da linha de 12/1 para 16/1 ;)
Após 1 ano de espera lá consegui o aumento.

Que acham dos novos valores?

Tipo de DSL: G.992.5 annex A

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.383

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 72,20 / 10,19

Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 18,5

Atenuação na linha (Up/Down) : 9,5 / 19,5

Margem SN (Up/Down) : 12,0 / 11,5


cumps

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1202 respostas

Reputação 1
Boas agentil,


com margem de SN de 17 no download dá para ligares ao apoio 16209 que é gratuito desde 1 de outubro de 2014 a pedir que te aumentem a velocidade para 15 mb numa boa.


Quanto ao upload já estas no maximo 1024kb=1mb e tens 1023 kb tas no maximo.


 


 


cumps,


Nuno Barradas
Reputação 5
É verdade, eu queixo-me do mesmo, dava muito jeito ter mais do que 1Mb de upload, mas é o ADSL e os seus limites... 😞
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


aparentemente não aconselho a mexer na velocidade...esta com margem confortavel...mas perto do limiar...


 


mas em todo o caso se queres testar só mesmo a contactar o 16209 para fazerem os testes para confirmar a viabilidade para velocidades maiores...
Reputação 1
Darkz0rPT escreveu:

Acabei agora de falar com os técnico do apoio ao cliente e disseram-me que não era possível aumentar a linha pois esta não permitia mais velocidade segundo o algoritmo automatizado deles. Isso é normal?
Penso que deveria vir cá um ténico ver onde está o problema...


 



Tenho valores bem piores que os teus e tenho 20Mbps... Tenho 18dB de atenuação!
Reputação 5
?


 


Sim, é possivel para os 12Mb. Liga 16209 a pedir o aumento.
Reputação 5
? dá para os 15mb


 


? talvez dê para os 23mb, a melhor maneira de saber é entrar em contacto com o apoio técnico, 16209.
Reputação 5
Isso dá mais que 16mb ah vontade.


 


Telefona outra vez, esse que apanhaste é tudo menos técnico.
Reputação 5
Está no máximo, embora com essa atenuação deveria ser uma linha com melhores valores. 


 


Essa potencia de saída também devia estar perto dos 19 dB's.
sim isso tá mesmo no limite!se aguentar assim com a atenuação que tens ficas com uns bons valores!mas calma o ADSL ta sempre sujeito a variações portanto se esse SNR não oscilar muito nas horas de ponta ficarás sempre desnsado,mas se tiveres muitas oscilações o router pode deixar de sincronizar portanto vai estando atento as horas de ponta!


sabokzzz escreveu:

@Paulo.Santos 


 


Ainda consegui mais um pouco


 





Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]:
1.023 / 10.526



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]:
1,55 / 6,33



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Potência de Saída (up/down) [dBm]:
12,2 / 19,1



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Atenuação na linha (Up/Down) [dB]:
20,5 / 36,0



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Margem SN (Up/Down) [dB]:
12,3 / 10,4




 


Agora sim, penso que nao vale a pena tentar puxar mais.




cumprimentos
Reputação 3
tem 12mb e pergunta se acha normal? 🙂 vou responder assim: também tenho contratados "até 24mb" e tenho 2mb e a meo acha normal.


Fora de brincadeira, apesar do que disse ser verdade, a sua velocidade é em princípio normal. 
Bom Dia @@@João92 acusamos a recepção da sua mensagem pelo que já lhe respondemos. Obrigada
Ok....muito obrigado pela ajuda.
Ola, sou novo nisto.
Como vocês conseguem obter os valores dessas tabelas para saber se dá para aumentar a velocidade?
Reputação 1
Os valores são vistos pelo snr e pela ateuacao na linha.
Snr- quanto maior for, mais velocidade aguenta a linha, maior download, no teu caso tens 17, abaixo de 10 pode causar instabilidade do serviço.

Atenuação- quanto menor melhor, significa tas mais perto da central e como consequência maior snr. Cada km é cerca de 13.3 db em ADSL 2+.

Em relação a troca de linha, foi bom trocarem porque pelo que dizes já tinha mts anos esse cobre, deveria já estar degradado ao ponto de fazer disparar a Atenuação pra valores mt altos e descer o srn fazendo teres velocidade mt baixas e quedas de serviço. Quando mudam os cabos é normal na primeira semana os valores andarem a variar, visto levar um tempo até estabilizar o sinal. Claro que o diâmetro do cabo é importante, quanto maior diâmetro menor interferência, mais importante que isso é o diâmetro do fio condutor e se o cabo está revestido e intrelacado, isso permite menos interferência mesmo com menor diâmetro de revestimento, mas em comparação com cobre velho k tinhas, ao mudarem a linha ficastes a ganhar permitindo te ter maior velocidade. Liga e pede para te aumentar a velocidade.


Cumps
NUNO BARRADAS
Reputação 1
Convém vigiares os valores srn e postares Aki, normal a noite o srn descer um pouco devido a maior humidade no ar.
Reputação 1
De nda agentil, que importa que os valores tão estáveis, agora só ligares e pedir aumento para a classe técnica acima, que é de 15 mg, e aproveitar um aumento na velocidade de download de Internet.

Cumprimentos,
Nuno Barradas
Reputação 5
O upload está no máximo possível (1Mb), o download talvez consiga chegar aos 15Mb. 


Mas sobre o upload, que é o que te interessa mais, não é possível melhor que isso em ADSL.
Boas PPL, alguem me pode dar uma opinião a cerca da minha linha.
Se podeir ter mais velocidade de internet alem dos 12/1.
E se poderei ter 2 boxes actualmente so tenho uma.
Aqui ficam os valores.
Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 0 dias, 19:32:31
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 12.287
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 471,06 / 1,25
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,4
Atenuação na linha (Up/Down) : 12,7 / 22,0
Margem SN (Up/Down) : 12,7 / 12,3
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 1 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 3 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 143 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 99 / 1
Erros de HEC (Up/Down): 88 / 2

Obrigado
Isso também já me aconteceu algumas vezes. Acho que a fila de espera deve ter um limite, acima do qual, as chamadas caem no vazio... Olha, experimenta a esta hora.

Mas se eu telefonar do meu telemóvel já atendem.... por isso não deve ser da fila de espera, ainda ontem não consegui telefonar para lá, eu vou ser uma peste para o apoio tecnico, não me vou calar até a PT me propor o desligamento do serviço
Que treta... :p
Que margem teria de ter para poder aumentar?
@@@Paulo.Santos 


 


Ainda consegui mais um pouco


 





Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]:
1.023 / 10.526



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]:
1,55 / 6,33



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Potência de Saída (up/down) [dBm]:
12,2 / 19,1



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Atenuação na linha (Up/Down) [dB]:
20,5 / 36,0



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Margem SN (Up/Down) [dB]:
12,3 / 10,4




 


Agora sim, penso que nao vale a pena tentar puxar mais.
Reputação 5
Pois, compreendo, é esperar pela fibra.
 



Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]:
1.023 / 8.127



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Dados transferidos (enviados/recebidos) [MB/GB]:
132,85 / 4,01



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Potência de Saída (up/down) [dBm]:
12,2 / 19,2



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Atenuação na linha (Up/Down) [dB]:
8,8 / 18,0



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Margem SN (Up/Down) [dB]:
11,6 / 13,5




 


O que acham destes valores?
É particularmente estranho o facto de eu ter uma central a +-1.3km seguindo a linha dos postes, mas ter uma velocidade tão baixa.


Há uns tempos, disseram-me que abriu uma central nova (esta que falo) e que teoricamente eu ainda estaria ligado à que fica mais longe. Só que nunca descobri se isso é verdade ou não. Acho pouca velocidade para 1.3km.
Olá a todos,

eu também foi um dos "infelizes" a ver a velocidade diminuida e a perca dos canais HD (12Mb para 8Mb). Criei o tópico http://www.meoforum.com/meo-adsl-instalacao-anomalias-reclamacoes/1999-meo-12mb-8mb.html com a descrição do meu problema e a pedir ajudar. O user Mbit foi muito prestável e como neste tópico (onde escrevo actualmente) já existe muita gente com o mesmo problema, vou continar antes por aqui.

Tal como referi, sempre tive 12Mb sem qualquer problema. Sou cliente à 1 ano e à uns dias fiquei sem serviço. Liguei para o 16209, reportei o problema e foi-me baixada a velocidade porque, segundo eles, a central está cheia!:shocked:



tcb infelizmente podes esquecer isso... eu tenho valores muito superiores aos teus e eles não me conseguem colocar mais que 8M/500K e eu estava sempre com 16M/1M

O que podes e deves fazer, assim como todos os clientes que agora estão prejudicados é exigir um desconto na factura, eles fazem um desconto de 5€ mensal na factura por perdas de serviços, no meu caso já me foi atribuido o desconto porque não conseguem ou não querem fazer mais nada para melhorar o meu serviço, por isso exijam o vosso desconto que quando a PT começar a ver o dinheiro a diminuir vai (penso eu) começar a pensar de outra forma.

Um bom ano a todos
Mais uma vez, obrigado pela explicação.