Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Visitante Júnior BSilva1095
Visitante Júnior

Re: Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Desde já agradeço a sugestão, isso já exprimentei fazer, mas mesmo com o IPv6 desligado continua a parar de 10 em 10 seg, tenho IGMP Proxy ativo juntamente com IGMP snooping, estou a ligar o router asus diretamente à ONT da meo, e a internet tá funcionar, com IPv6 e sem IPv6, a meo diz-me que o iptv e voip não carece de vlan, esses 2 campos deixo em branco, o que pode também acontecer é o IGMP estar desatualizado. Já falei com a Asus Ibérica, a pedir ajuda na configuração, não se mostraram interessados, a única coisa que dizem é para levar a loja onde comprei, para eles comunicarem com eles porque pode ser anormalia do IGMP, não precebo que raio de apoio ao cliente é aquele, podiam ao menos tentar ajudar, se fosse preciso algum dos dados ligava para a meo, ou então existe algumas configurações que a MEO não está a dizer. Vou fazer o que Asus me disse para eles verem se tá tudo bem, se tiver, aperto com a MEO para ver se dizem de uma vez por todas que configurações são necessárias para o funcionamento do IPTV. Se entretanto compilarem para o Asus RT-N14U, pertendia que me mandassem para testar. Toda ajuda e preciosa.

Obrigado:

Bruno Silva

Moderador
Moderador

Boas @BSilva1095

Eu tenho estado a tentar encontrar a fonte do problema que faz com que o IGMP Multicast não funcione correctamente, mas não tinha ainda encontrado o problema nesse modelo.
Experimenta estas possíveis soluções.

Reinstala o firmware , se possível para a versão mais recente.
Nota. Para que isto possa resolver tens obrigatoriamente que fazer reset antes e depois de instalar o firmware. (Isto é feito em administração / Repor Definições de Fabrica)

Vai a Wan e em Special Requirement from ISP/ MAC Address certifica-te que esse campo não está preenchido, caso lá encontres algum valor apaga-o, faz Apply e Reboot.

Ps. Este problema só está a acontecer muito raramente e routers que fazem isso em algumas instalações quando os ligo em minha casa o problema não está presente.
Estou a tentar encontrar o causa do problema juntamente com a Asus, mas ainda não conseguimos determinar a causa .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante lcross
Visitante

Boas, 

Este novo Update no firmware (30/7) era o que esperavamos para podermos usar o asus directamente?

Update

Moderador
Moderador

Boas @lcross

Esse update ainda não inclui o perfile para os serviços meo .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante SMelro
Visitante

Boas

Sera que a Asus desistiu de utilizar o perfil da Meo nos firmware oficiais?

Não ha resposta ou novos detalhes a bastante tempo, para quem supostamente era rapido a responder depois dos testes...

Moderador
Moderador

Boas @SMelro

A informação que tenho é que já está a ser implementado e deve sair no próximo firmware , mas não sei a data para o lançamento.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Contribuinte NunoMG
Contribuinte

Boas,

Depois da ajuda do xptopt para adquirir um router que pudesse ligar ao router meo e assim conseguir outras soluções em outras divisões da casa sem ser por wifi, fui buscar um RT-AC56U e apenas limitei-me a actualizar o firmware para a versão mais recente, ou seja a v3.0.0.478_4585 e depois disso apenas limitei-me a activar a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)", deixando assim de ter cortes na imagem.

Vou continuar atento a este tópico até porque me parece que este modelo ainda não tem um firmware com perfil para MEO, mas nem julgo ser necessário apesar do esforço muito meritório do xptopt em conseguir, conjuntamente com a ASUS, facilitar a configuração dos nossos routers para utilização da MEO.

Moderador
Moderador

NunoMG escreveu:

Boas,

Depois da ajuda do xptopt para adquirir um router que pudesse ligar ao router meo e assim conseguir outras soluções em outras divisões da casa sem ser por wifi, fui buscar um RT-AC56U e apenas limitei-me a actualizar o firmware para a versão mais recente, ou seja a v3.0.0.478_4585 e depois disso apenas limitei-me a activar a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)", deixando assim de ter cortes na imagem.

Vou continuar atento a este tópico até porque me parece que este modelo ainda não tem um firmware com perfil para MEO, mas nem julgo ser necessário apesar do esforço muito meritório do xptopt em conseguir, conjuntamente com a ASUS, facilitar a configuração dos nossos routers para utilização da MEO.

A actualização de firmware, provavelmente introduziu novas correcções na implementação do protocolo. Eu próprio já me deparei com múltiplos routers, observando em cada um, comportamentos bastante distintos, quando fiz testes para o meu tutorial. Da investigação que fiz, naquela altura, conclui que, segundo as normas standard, todos os "nós" da rede que tivessem um proxy IGMP incorrectamente configurado, poderiam causar a disputa do 'querier' entre eles, para aquele cenário especifico, ou seja, switches ou Access Points, e que, o IGMP Snooping teria de ficar activo em todos eles. Isto está documentado aqui: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-li...

Continuo a suspeitar que este problema, origina algures entre a falha de registo de endereços dos grupos de  multicast e a incapacidade de determinação do funcionamento, entre layer 2 ou 3, dos vários nós da rede, agravando-se se usarem versões diferentes do protocolo IGMP. Suspeito que é necessária uma revisão mais profunda na implementação desse protocolo. Contudo, confio que o @xptopt, juntamente com a Asus cheguem a uma solução definitiva, ou o mais perto possivel.

Atentamente,

NeoPT
Moderador MEO Fórum
Principiante LiveBow
Principiante

Após efectuar o tutorial indicado, não tive qualquer problema a meter o meu RT-AC66U a bombar como TOR Smiley muito feliz

5* @xptopt

Novo Membro bmendes
Novo Membro

Boa Noite,

Adquiri há meia dúzia de dias um ASUS RT-AC87U (firmware 3.0.0.4.378_5134). Depois de algumas leituras aqui no forum e ter entendido que estava em dual-edge, consegui configurar perfeitamente o router para substituir o meu thomson TG784. Quer a Internet na vlan10 quer a box ligada na porta 4 com a vlan 12, funcionam perfeitamente bem. Finalmente os reboots esporádicos do thompson em condições de muito trafego ficaram estáveis.

Dito isto, e como sabe sempre a pouco gostaria de ligar a gora o TG784 de forma a ativar as ligações de VoIP para os telefones.  A minha questão, prende-se com o fato da mensagem inicial do xpto sobre o upgrade de firmware do asus ser de há alguns meses atrás.

A questão é: 

1) Para resolver somente o problema do VoIP, preciso mesmo de fazer upgrade de firmware no ASUS? Porque? Não bastaria ligar o TG784 numa porta com acesso a infraestrutura de umas das Vlans já existentes? e efetuar as configurações manualmente?

2) Desde a mensagen de Junho, há algum outro firmware disponível?

Obrigado pela atenção.

Bjr