Resolvido

Wake on WAN - FiberGateway GR241AG

  • 5 March 2024
  • 3 respostas
  • 89 visualizações

Crachá

Olá, eu tenho um computador ao qual quero fazer Wake on Wan. Eu já consigo fazer Wake on Lan, mas Wake on Wan está me a gerar problemas. Se o computador for desligado, e se em seguida, dentro de menos de 10 minutos não for novamente ligado, não consigo executar o Wake on Wan, ou seja, consigo nesse curto período de tempo, mas depois disso deixa de funcionar. 

Eu tenho um router Gateway:

 

Modelo: GR241AG;

Versão de Software: 3RGW040C02r004. 

 

Dito isto, acho que me apercebi-me da possível causa:

 

Quando vou no menu do router no browser e vou em "Wi-Fi" - "Dispositivos" consigo ver todos os dispositivos que já alguma vez se ligaram à Wi-Fi e os que estão ligados atualmente. Eu verifiquei que dentro desses 10 minutos depois do computador ter sido desligado, ele ainda aparece como "ligado" no router, e nessa altura o Wake on Wan funciona. Mas mal passa esses 10 minutos ele fica "desligado", e apartir daí o Wake on Wan deixa de funcionar. O interessante é que o Wake on Lan funciona mesmo com ele aparecendo como "desligado". O que está a causar isto e como posso resolver? Pelo que pesquisei configurar a ARP List para apresentar o computador como "ligado" permanentemente, poderia talvez resolver o problema, mas pelo que também pesquisei, não é possível pelo menos para clientes o acesso à ARP List.

icon

Solução por Pepezão 16 March 2024, 18:39

Ver original

3 respostas

Ola. Podias me dar alguma informação de como conseguiu por o wol (wake on lan) a funcionar no gateway? Agradecia imenso pois ando a procura dessa informação e não encontrei

Crachá

Ola. Podias me dar alguma informação de como conseguiu por o wol (wake on lan) a funcionar no gateway? Agradecia imenso pois ando a procura dessa informação e não encontrei

Olá, para Wake on Lan eu já usei duas aplicações para telemóvel, "WolOn" e "Remote Fingerprint Unlock". Wake on Lan é mais fácil pois não precisas de mexer no router. Tens é de ter atenção a alguns pontos:

 

.Ter o computador configurado na BIOS para aceitar os magic packets do Wake on Lan.

.Ter o computador ligado com um cabo Ethernet. Alguns computadores funcionam também por Wi-Fi, mas a maior parte não pois quando entram em suspensão ou são desligados desligam também o Wi-Fi.

 

Ambas as Apps que falei funcionam igual, com exceção da "Remote Fingerprint Unlock", pois essa também é capaz de desbloquear o computador depois de o acordar (pagando pela versão Pro que acho que é 1€), mas requer um pouco mais trabalho (não muito) para configurar no geral portanto se não precisares disso a WolOn é boa ( e se quiseres podes usar a App "Parsec" no telemóvel e no computador para o desbloqueares através do telemóvel) . Ao configurar a App tens de apenas especificar algumas coisas:

 

.MAC do teu computador

.Porta do router (podes escolher entre 7 ou 9)

.IP do teu computador

 

Para veres o IP e o MAC do teu computador podes ir no cmd do computador e fazer "ipconfig /all". E terás de procurar pela aba de "Ethernet".

 

Links da Playstore (caso funcionem) :

 

WolOn: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bitklog.wolon

Remote Fingerprint Unlock: https://play.google.com/store/apps/details?id=ro.andreimircius.remotefingerauth

 

Crachá

Para todos os que estão à procura da resposta para este problema no futuro, eu solucionei este problema usando um microcontrolador com Wi-Fi que fica 24h ligado e envio o pacote wake on wan para ele em vez de diretamente para o meu computador. Como ele está sempre ligado o router não se esquece da existência dele e então funciona sempre

Responder