Skip to main content

Actualização do firmware dum GR241AG FiberGateway volta o password para 'meo'

  • 26 de março de 2024
  • 4 respostas
  • 1374 visualizações

Quero avisar MEO e utilizadores dum efeito indesejado da actualizaço do firmware do GR241AG para versão 3RGW040C02r004. É feito sem intervenção do utilizador e salva configurações feitas pelo utilizador, como deve ser. Mas com ume excepção: o password. A actualização produz um reset do password do utilizador meo para meo, password da configuração de fábrica.

Nas minhas instalações o CLI (interface de linha de comando) é utilizado para saber uns dados sobre a ligação. De repente o programa que faz não mais conseguiu ligar o CLI porque o password tinha sido voltado ao ‘meo’. E, em geral, deixa a configuração do GR241AG vulnerável a modificações por pessoas com acesso ao LAN ou WiFi do FiberGateway.

Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

4 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3560 respostas
  • 26 de março de 2024

Pois, tem sido um problema, sempre que atualiza muda sempre para meo/meo


Arundel
  • Dinamizador Sénior
  • 43 respostas
  • 7 de junho de 2024

Confirmo que o mesmo aconteceu cá por casa. Por ridículo que seja, eu até tinha colocado uma password um pouco mais complexa (gerada aleatoriamente no Random.org), e nem reparei muito bem que tinha havido um upgrade para a versão 3RGW040C02r004 — já há semanas (ou meses) que não fazia reboots.

Reparei que a password do user meo tinha sido alterada, mas assumi — pelos vistos de forma completamente errada! — que tinha sido a própria MEO a alterá-la. O que faria sentido, essa é a password «deles», por assim dizer. Felizmente, tinha configurado um segundo utilizador, e esse continua com a mesma password gerada aleatoriamente de antes.

Nunca me ocorreu que a «alteração» da password era… para meo! Digamos que foi a única que não experimentei, porque nunca me ocorreu sequer que a mudassem para uma password tão básica… 😅

Mas sim, confirmo que era realmente essa a password «reposta». Já a mudei, claro, mas se não tivesse lido este thread, continuaria ingenuamente a assumir que o FiberGateway tinha agora uma password super-segura que só a MEO é que conhecia!… quando o inverso é que é verdadeiro.

Felizmente, pelo que me pude aperceber, as restantes configurações não tinham sido alteradas, pois eu tenho aqui a rede bastante modificada, e dá uma trabalheira configurar tudo de novo…

Obrigado pela dica.


  • Novo Membro
  • 0 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Thanks to report this. I also just found out. My own password did not work anymore.

With luck, I just tried ‘meo’ and was surprised that it worked!

Now, I know the reason.


Arundel
  • Dinamizador Sénior
  • 43 respostas
  • 18 de janeiro de 2025
Henk disse:

Thanks to report this. I also just found out. My own password did not work anymore.

With luck, I just tried ‘meo’ and was surprised that it worked!

Now, I know the reason.

One mystery less to deal with! 🤣