Como usar o comando da MEOBox Android TV 4K

  • 29 December 2021
  • 18 respostas
  • 19802 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Para saber mais sobre a utilização do comando, entre na aplicação MEO, na categoria Cliente > Dicas do Comando, Tour Rápida e Dicas e veja a explicação detalhada.​


Conheça as funções básicas do comando:

 

Se o seu comando for diferente, consulte as funções básicas dos outros modelos no guia do utilizador.

O comando da MEOBox Android TV 4K permite ligar e desligar a TV, desde que esta suporte e tenha ativa a funcionalidade HDMI-CEC. 

Na MEOBox Android TV 4K entre em Definições > Definições TV > HDMI CEC e selecione a opção pretendida. ​

 

A MEOBox Android TV 4K tem a funcionalidade Chromecast, pelo que é possível partilhar conteúdos entre equipamentos móveis (smartphones ou tablets) que suportem esta funcionalidade e a MEOBox Android TV 4K.​


18 respostas

Caros amigos

Apesar de já estar muito fora de prazo, faço questão de me atualizar.

Preciso de ajuda para conseguir operar com o comando.
Seja por não saber ou porque os botões são do tipo multifunções, é sempre uma aventura (divertida) conseguir que o comando faça o que preciso…

O comando que é mostrado neste tema é diferente do que tenho. 

Por favor, uma ajuda precisa-se e agradece-se!

Este é o comando que tenho...

Reputação 7
Crachá +24

@VeryOldArmando

Esse já é a versão mais recente do comando. 

Caro Ricardo27

Eu sei… Foi instalado em minha casa no passado dia 31 de Janeiro.

O problema é que não encontro textos que me ajudem a perceber o “magano”…
Pode dar umas dicas?
Muito grato

Reputação 7
Crachá +24

Penso que não há mais nada do que a própria imagem que colocou. Lá já informa as funcionalidades de cada botão. O resto vai com o uso e o hábito. Os primeiros dias são de adaptação, visto que já não existem teclas numéricas, mas vai ver que rapidamente se vai habituar a esse.

Reputação 7
Crachá +26

Olá @VeryOldArmando 

 

Se precisar de ajuda com alguma tarefa em específico diga, nós tentaremos explicar.

Olá @VeryOldArmando 

 

Se precisar de ajuda com alguma tarefa em específico diga, nós tentaremos explicar.

Eu gostaria de saber como utilizar o controlo por voz na meobox 4k. Segundo o guia basta clicar no botão do assistente Google e dizer o nome do canal para que a box mude o canal, mas isso não acontece. Seja qual for o canal a box diz sempre que não reconhece, para além de que se eu utilizar mais alguma palavra ou expressão como "mudar para X canal" a box apresenta resultados da APP YouTube. Já procurei todas as definições possíveis e imaginárias, mas não há forma de controlar a box com a voz. Gostaria de obter ajuda se possível

Reputação 1
Crachá +1

Penso que não há mais nada do que a própria imagem que colocou. Lá já informa as funcionalidades de cada botão. O resto vai com o uso e o hábito. Os primeiros dias são de adaptação, visto que já não existem teclas numéricas, mas vai ver que rapidamente se vai habituar a esse.

Tenho o meu também há 3 meses e não há maneira de me habituar. Está tudo super-mal concebido. A tecla de voltar requer sempre no mínimo 3 passos. Se fizermos pausa no programa que estivermos a ver, por qualquer motivo (ir à casa de banho, atender um telefonema.. ) o avanço e recuo nos canais deixa de funciona. Depois está tudo misturado: vídeo clube, canais preferidos, apps, etc. É tudo uma enorme confusão, com um ridículo EPG, que não permite ver o alinhamento futuro mais geral dos canais numa tabela. Nas gravações automáticas, o mesmo. Como a maioria dos canais não respeita o horário da sua programação, se quisermos ver qual era o programa que deu depois (ou antes) para ultrapassar essa falha, é muito difícil adivinhar. Tem que se ir a uma TV Guia ver... E depois, por motivos que me escapam, foi suprimida a numeração dos canais. Enfim, não há habituação possível,nada tem a ver com a idade (como já vi noutra thread, a dizer que está não é uma box para pais e avós). Tenho idade suficiente para ser avô e ando a aprender a pilotar aviões comerciais de passageiros sem grandes dificuldades. Está box está é muito mal concebida, ponto final.

Penso que não há mais nada do que a própria imagem que colocou. Lá já informa as funcionalidades de cada botão. O resto vai com o uso e o hábito. Os primeiros dias são de adaptação, visto que já não existem teclas numéricas, mas vai ver que rapidamente se vai habituar a esse.

Tenho o meu também há 3 meses e não há maneira de me habituar. Está tudo super-mal concebido. A tecla de voltar requer sempre no mínimo 3 passos. Se fizermos pausa no programa que estivermos a ver, por qualquer motivo (ir à casa de banho, atender um telefonema.. ) o avanço e recuo nos canais deixa de funciona. Depois está tudo misturado: vídeo clube, canais preferidos, apps, etc. É tudo uma enorme confusão, com um ridículo EPG, que não permite ver o alinhamento futuro mais geral dos canais numa tabela. Nas gravações automáticas, o mesmo. Como a maioria dos canais não respeita o horário da sua programação, se quisermos ver qual era o programa que deu depois (ou antes) para ultrapassar essa falha, é muito difícil adivinhar. Tem que se ir a uma TV Guia ver... E depois, por motivos que me escapam, foi suprimida a numeração dos canais. Enfim, não há habituação possível,nada tem a ver com a idade (como já vi noutra thread, a dizer que está não é uma box para pais e avós). Tenho idade suficiente para ser avô e ando a aprender a pilotar aviões comerciais de passageiros sem grandes dificuldades. Está box está é muito mal concebida, ponto final.

Concordo plenamente!

Parabéns pelo relatório. Está perfeito!

Obrigado

Crachá

Experimentem explicar a uma pessoa mais velha ou menos apta que para ver a Sic Mulher não basta carregar no nº 9 ou às crianças que para irem ao Disney não basta carregar no 40. E como é que se chega ao Canal 11??? Era tão simples manterem os botões numéricos...

Reputação 1
Crachá +3

Olá @pedro2011 

Cito “se quisermos ver qual era o programa que deu depois”,

SETA para baixo no botão principal / coloque o cursor no canal pretendido / volte á seta para baixo e mova com a Seta esquerda e direita a  programação desse canal, ou de outros que eleja. É outra forma de ver e guardar o programa que quer ver desse canal. Resumindo: utilize o botão central para maior parte das funcionalidades rápidas.

O funcionamento desta box não é para pessoas inteligentes: cursores, cliques e muitas imagens, já que escrever é que não é com ninguém!!! Tudo figurinhas e imagens. 

Bem vindos sejamos à nova geração da comunicação!

 

Fico contente se fui útil e agradeço um like!

Reputação 1
Crachá +1

(...)Resumindo: utilize o botão central para maior parte das funcionalidades rápidas.

 

Isso é que era bom, "funcionalidades rápidas", nesta box! 

Se ela me permitisse editar realmente os canais da minha preferêcia, pela minha ordem escolhida e não uma pseudo-edição, até podia facilitar a coisa. Mas assim não dá! Ou não dava... Porque tenho de lhe confessar uma coisa: eu desembaracei-me desta box trocando-a por uma "normal", enquanto pude!

Então o que ando a fazer por aqui no fórum, perguntará? A prevenir o futuro se acontecer alguma à minha "Sofia". Parece que os gajos querem converter tudo para android… Foi o que li noutro thread quando pesquisava para a aquisição de uma segunda box (dizem que é mais vantajoso abrir outra conta, mas preciso de investigar melhor).

Pois parece que continua tudo na mesma em termos de operacionalidade e facilidade de utilizção. O meu problema nunca foi chegar à solução para determinado objectivo na box android. O problema é a complicação para lá chegar, no caso de isso ser possível. Porque há casos em que isso não era, como a edição efectivamente personalizada dos canais, programar gravações pelo EPG, etc. O voltar ao canal prévio é ridículo, arrumar os canais por ordem alfabética igual, e a mistura feita das funções mais básicas de simplesmente ver televisão com a restante tralha que nos querem vender a todo o momento, só consigo imaginar o que uma pessoa mais idosa tenha que passar para conseguir o que quer com esta aberração de box.

Reputação 1
Crachá +3

(...)Resumindo: utilize o botão central para maior parte das funcionalidades rápidas.

 

Isso é que era bom, "funcionalidades rápidas", nesta box! 

Se ela me permitisse editar realmente os canais da minha preferêcia, pela minha ordem escolhida e não uma pseudo-edição, até podia facilitar a coisa. Mas assim não dá! Ou não dava... Porque tenho de lhe confessar uma coisa: eu desembaracei-me desta box trocando-a por uma "normal", enquanto pude!

Então o que ando a fazer por aqui no fórum, perguntará? A prevenir o futuro se acontecer alguma à minha "Sofia". Parece que os gajos querem converter tudo para android… Foi o que li noutro thread quando pesquisava para a aquisição de uma segunda box (dizem que é mais vantajoso abrir outra conta, mas preciso de investigar melhor).

Pois parece que continua tudo na mesma em termos de operacionalidade e facilidade de utilizção. O meu problema nunca foi chegar à solução para determinado objectivo na box android. O problema é a complicação para lá chegar, no caso de isso ser possível. Porque há casos em que isso não era, como a edição efectivamente personalizada dos canais, programar gravações pelo EPG, etc. O voltar ao canal prévio é ridículo, arrumar os canais por ordem alfabética igual, e a mistura feita das funções mais básicas de simplesmente ver televisão com a restante tralha que nos querem vender a todo o momento, só consigo imaginar o que uma pessoa mais idosa tenha que passar para conseguir o que quer com esta aberração de box.

 

Percebo o seu ponto de vista. 
Em boa parte sinto o mesmo, 

Mas por outro lado, há que nos adaptarmos a uma nova linguagem. Os putos aprendem com tempo. Nós temos de aprender tudo de uma vez. 

Ora: pensando de outra maneira, alguns, talvez mais velhos, querem arrumar tudo em gavetas e por cores. Mas vendo bem, nesta Box, acede facilmente aos  canais que já estão arrumados por temáticas. 
Quanto à grelha de programação é outro assunto, mas a grelha da sua Sofia deixa muito a desejar, convenhamos!... 

Mas ok! Eu aprecio compreender. Depois logo vejo. Foi por isso que indiquei a maneira fácil de aceder aos canais que pretende. Acredito que muitos por aqui ainda não tenham la chegado. 

Em resumo: a Box é uma mess de informação e utilização, um autêntico pastel azedo, mas acredito que tudo isso melhore. As coisas estão lá todas, excepto o disco rígido. E isso é grave. Ao esgotar o tempo da Cloud dos favoritos, temos de pagar se quisermos ver! 
É a única coisa que acho mal, além da desorganização da utilização. 

 

 

Reputação 1
Crachá +1

Sim, a Sofia também não é pêra doce! Mas pelo menos posso ordenar os meus canais, estes estão numerados e tem um EPG clássico (para quê inventar!). 

Agora, esta box é do pior que já tenho visto. Só me lembro de um aparelho, assim sem nexo e lógica, um telefone fixo,  portátil, que vinha com um dos pacotes antigos da Sapo para internet. Foi para o lixo ao fim de pouco tempo. Foi na altura  em que comprei um Sony-Erickson, bem mais complexo a todos os níveis, mas muito mais fácil de aprender a utiliza-lo. Outro exemplo: o sistema de procura de ficheiros no Windows e nos Mac. Depois de experimentar num Mac, sem tutoriais ou alguém me ensinar, até soltei uma gargalhada por constatar como o mesmo processo no Windows era tão ridículo! Não sei como está agora porque nunca mais voltei ao Windows.

O que se passa é o seguinte: ou alguém é muito icompetente na meo, ou deliberadamente lançam este tipo de produtos muito pouco costumizáveis e ainda por cima de uma forma confusa. Mal consigo, sequer, imaginar as pessoas mais idosas a operar uma coisa destas. Muitas até poderão lá chegar, mas com a idade é mais fácil esquecer-se das coisas, e volta tudo ao mesmo.

Um último exemplo: aviação. Posso lhe dizer que é mais fácil, ou pelo menos, menos exasperante, aprender a operar e pilotar aviões, do que esta android box. Leva mais tempo, mas não é tão exasperante ou cansativo. Nem requer muita haitução. E existe uma boa razão para ser assim: é a vida das pessoas que está em jogo! (acrescido dos elevados custos materiais em caso de acidente). Quando surge uma nova tecnologia ou software, a coisa tem que passar pela aprovação de uma comissão de comandates (entre outros crivos). Todo o cokpit parece uma enorme confusão à primeira vista, mas aquilo está bem estruturado e arrumado. Por exemplo, no painel 'overhed', ou 'dome', é onde estão todos os 'switchs' de luzes (asas, logo na cauda, apertar cintos, etc) em conjunto com o ligar de baterias e ainda os limpa pára brisas e mais outras coisas pouco usadas durante o voo. Porque durante o voo o piloto tem de se concentrar, sem equívocos, nas funções de pilotagem. E isso fica, ora no painel de controlo do chamado "piloto automático" (logo abaixo do pára brisas) ora no 'main dashboard' e consola central. E os botões, físicos, são distintos conforme a função, não há espaço para equívocos. É demasiado perigoso!

O piloto que amarou no rio Hudson em Nova Iorque já tinha alguma idade e fez o que fez num situação de grande stress. Agora imagine-se que, naquela situação, tinha que lidar com um dispositivo concebido pela equipa que concebeu esta box Android. Morriam todos!

Os "trutas" dos fornecedores de serviços de TV é que escolhem a que tipo de box é que os clientes têm direto. Não ligam pevide aos utentes, ao contrário do caso da aviação, e o resultado são boxs que se têm vindo a revelar cada vez mais complicadas  As primeiras da Meo Satélite e da TV Cabo eram muito mais simples de usar do que qualquer Sofia ou Android.

Reputação 1
Crachá +3

Sim, a Sofia também não é pêra doce! Mas pelo menos posso ordenar os meus canais, estes estão numerados e tem um EPG clássico (para quê inventar!). 

Agora, esta box é do pior que já tenho visto. Só me lembro de um aparelho, assim sem nexo e lógica, um telefone fixo,  portátil, que vinha com um dos pacotes antigos da Sapo para internet. Foi para o lixo ao fim de pouco tempo. Foi na altura  em que comprei um Sony-Erickson, bem mais complexo a todos os níveis, mas muito mais fácil de aprender a utiliza-lo. Outro exemplo: o sistema de procura de ficheiros no Windows e nos Mac. Depois de experimentar num Mac, sem tutoriais ou alguém me ensinar, até soltei uma gargalhada por constatar como o mesmo processo no Windows era tão ridículo! Não sei como está agora porque nunca mais voltei ao Windows.

O que se passa é o seguinte: ou alguém é muito icompetente na meo, ou deliberadamente lançam este tipo de produtos muito pouco costumizáveis e ainda por cima de uma forma confusa. Mal consigo, sequer, imaginar as pessoas mais idosas a operar uma coisa destas. Muitas até poderão lá chegar, mas com a idade é mais fácil esquecer-se das coisas, e volta tudo ao mesmo.

Um último exemplo: aviação. Posso lhe dizer que é mais fácil, ou pelo menos, menos exasperante, aprender a operar e pilotar aviões, do que esta android box. Leva mais tempo, mas não é tão exasperante ou cansativo. Nem requer muita haitução. E existe uma boa razão para ser assim: é a vida das pessoas que está em jogo! (acrescido dos elevados custos materiais em caso de acidente). Quando surge uma nova tecnologia ou software, a coisa tem que passar pela aprovação de uma comissão de comandates (entre outros crivos). Todo o cokpit parece uma enorme confusão à primeira vista, mas aquilo está bem estruturado e arrumado. Por exemplo, no painel 'overhed', ou 'dome', é onde estão todos os 'switchs' de luzes (asas, logo na cauda, apertar cintos, etc) em conjunto com o ligar de baterias e ainda os limpa pára brisas e mais outras coisas pouco usadas durante o voo. Porque durante o voo o piloto tem de se concentrar, sem equívocos, nas funções de pilotagem. E isso fica, ora no painel de controlo do chamado "piloto automático" (logo abaixo do pára brisas) ora no 'main dashboard' e consola central. E os botões, físicos, são distintos conforme a função, não há espaço para equívocos. É demasiado perigoso!

O piloto que amarou no rio Hudson em Nova Iorque já tinha alguma idade e fez o que fez num situação de grande stress. Agora imagine-se que, naquela situação, tinha que lidar com um dispositivo concebido pela equipa que concebeu esta box Android. Morriam todos!

Os "trutas" dos fornecedores de serviços de TV é que escolhem a que tipo de box é que os clientes têm direto. Não ligam pevide aos utentes, ao contrário do caso da aviação, e o resultado são boxs que se têm vindo a revelar cada vez mais complicadas  As primeiras da Meo Satélite e da TV Cabo eram muito mais simples de usar do que qualquer Sofia ou Android.


Quanto à Apple estamos conversados! Desde sempre utilizadora fiel. Comecei no grande tijolo, Clássic depois o LC , ou ao contrário , já não me lembro! Depois os azuis, (essa foi a era “Picasso” deles, eheheh! Entretanto vieram os da bola e mais tarde os IMacs. Tive todos e só trai a Apple 1 vez porque eles também me trariam a mim, com a mania de se chegarem aos Pc’s e ao seu complicado Windows, que mais não é do que uma cópia grosseira da tecnologia Apple  -o “Ovo de Colombo” da informática do séc XX! Com essa brincadeira, temos hoje browsers e Apps que  são a maior confusão que Deus ao Mundo deitou, sem falar que deram cabo de algumas outras, como o Pages, por ex! Isto dava para escrever uma Enciclopédia! Fiquemos por aqui, (daqui a nada escorraçam-nos deste Fórum)! Portanto, em uns poucos meses desfiz-me rapidamente do tal PC, para não ter de endoidecer! 
E, resumindo tudo o que o @pedro2011  disse, sabe o que acho?

- É que a necessidade aguça o engenho! E não me parece que as operadoras tenham necessidade!…

Cris

O meu comando box Android não funciona corretamente pois muitas vezes bloqueia. Fiz inclusive um. Video em que a simples funcionalidade de power... Nao funciona. Espero uns segundos carrego para mudar de canal... Não funciona! O meu filho de 6 anos começa a ficar aborrecido. O botão de voz, não encontras os programas que dito. Há algum. Problema com o meu comando ou pelo que estou a ver já funciona mal e funciona? 

Reputação 7
Crachá +24

@Vlr42

Proceda como explicado aqui:

O comando não está a funcionar bem

Boas, gostaria saber como voltar a colocar as funcionalidades de fabrica por favor? Por motivos alheios, a minha filhota configurou mal o comando e agora não consigo aumentar o volume nem usar a tecla de avanço e retroceder standard do comando 4K TvAndroid. Se alguém me podesse dar uma dica fiável é válida, por favor partilhar comigo. Obrigado aos usuários Meo.😉

Reputação 7
Crachá +24

@sergio241

Já tentou reiniciar a box? Ás vezes é quanto basta. 

Se não funcionar vá às definições, controlos remotos e acessórios, escolhe o comando em causa e faz dessincronizar. 

Responder