Router TG799n + Access Point

  • 1 Março 2013
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Há cerca de dois meses tinha o pacote fibra total 30 com duas boxes; o router Thomson TG784g estava ao pé de uma box e na zona onde tinha a outra box a internet tinha um sinal muito fraco por wireless. Solução: comprei um switch (TP Link com 5 portas), do switch liguei a 2ª box por um cabo de rede e do switch também liguei, por um cabo de rede, um Asus 330 GE (norma g) a funcionar como Acess Point (AP) com um nome de rede diferente e estava tudo na perfeição com uma velocidade em wireless da ordem dos 25 MB/s. Entretanto fiz um up-grade para a Fibra total 100 no inicio de Janeiro; no inicio deste semana comecei a ter problemas com o router, telefonei para o 16200 e face ao pacote que tinha imediatamente acederam a mudar para o router TG799vn o que foi feito ontem; o grande problema é que agora não consigo pôr o AP a funcionar; ele aparece, tem sinal forte (indica que há transmissão de dados) mas não se consegue aceder à internet. Ainda não descobri porquê mas imagino que tem a ver com uma configuração do router original. Já mudei os canais, o sistema de encriptação e nada. Terá alguma coisa a ver com o AP ser norma g? Alguém sabe como resolver esta situação? Obrigado.

5 respostas

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Eu digo sempre ao ppl para optar por ter uma rede unica e todos os APs em brigde, tambem eu de inicio cai na tentaçao de fazer doutra maneira, mas é preferivel com este tipo de instalações, onde tudo é demasiado protegido e linear e, nem todos temos a mesma paciência e disponibilidade para personalizações penosas.

Tens isso como uma unica rede com DHCP e gateway direccionado ao Thomson ou tens em 2 niveis de rede LAN?... Outra coisa, dizes que "mudaste os canais", mudaste para um canal diferente mas igual nos 2 ou mudaste para um canal diferente em cada um?

O sistema de encriptaçao pode continuar o mesmo que tinhas em cada um e nao te deve interferir com nada a menos que estejas a fazer WDS com o Thomson e o Asus. Nesse caso só tens que usar o mesmo nos 2 e tudo a rolar. Mas se fosse a ti fazia experiencias com sinal aberto em 1º lugar.
Entretanto descobri o seguinte: quanto tinha a box desligada tudo funcionava impecavelmente, se ligava a box, não tinha internet através do access point; a minha interpretação é que o router dá sempre primazia à imagem pelo que os dados não chegam quando a box está em funcionamento (Fiquei na dúvida se quando tinha o router 784 não seria o mesmo, isto é, ter feito as experiências sempre com a box desligada). Experimentei ligar o meu AP directamente ao router e nesse caso funciona muito bem. Para resolver o meu problema, estou a pensar ligar um um powerline ao router; ligo o par do powerline onde a rede wireless não chega e depois ligo o AP ao powerline; penso e espero que assim já funcione.
Quanto à experiências que fiz, em relação aos canais experimentei todas as combinações e tinha dois níveis de rede.
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Voltei a analizar o que reportas e achei curioso dizeres que anteriormente já tinha tido problemas com o tg784 e depois tiveste tambem com o novo router... Mas, se ligares directamente o AP ao router (com um cabo patch ethernet ao thomson, suponho), ja funciona td bem. Dizes que usas um switch, será que está em condições?.. E os cabos que usas para ligação entre os vários dispositivos, não terão alguma interrupção/mau contacto, já verificaste bem?
Também pensei isso dos cabos mas fiz várias trocas e o resultado era sempre o mesmo. O switch está Ok.
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Se tens a certeza que está tudo ok, então só pode ser algo de errado na configuraçao. É sempre dificil de visualizar e deduzir através das vossas descriçoes, aqui no forum. Para ser sincero, muitas delas são mesmo muito confusas.

Existem outros topicos abertos, aqui no forum, em que se fala sobre uma possivel relaçao com uma actualizaçao recente de Firmware do Thomson (por parte da MEO) e a falha de rede LAN/internet num qualquer terminal da rede. Isto diz te algo?

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