router a funcionar como switch

• 24 Janeiro 2015
  • 12 respostas
  • 1997 visualizações

Reputação 1
Boa tarde,
Tenho o Meo fibra e estou a tentar pôr um router velho a funcionar como switch. O router velho é um THOMSON ST780WL.
Mudei o ip do router velho para não ser o mesmo do router principal e desativei o DHCP e a firewall do router velho. Os computadores funcionam bem mas a box não funciona bem quando o router velho está ligado, e a box está ligada ao router principal. Na web interface do router velho aparecem coisas esquisitas ligadas ao conector que está ligado ao router principal.
É preciso mexer no dns ou voip do router velho? Qual será o problema da minha rede?
Obrigado.

12 respostas

boa noite, 

Em que porta esta ligado o cabo que vem do router principal? 
Reputação 1
a uma porta lan (amarela)
Reputação 6
Boas @@@Dinis1979 

Tens de desactivar o serviço de IGMP via telnet no ST780WL, experimenta este comando .

code:
igmp proxy config state disabled
saveall

Podes ter de usar um utilizador com privilégios para fazer isso .

Eu tenho um router TP-LINK TL-MR3420 v1.2 que o configurei como um AP (access point). O firmware está atualizado.

Tenho-o ligado por cabo a um router Technicolor TG784n v3.

Funciona tudo corretamente exceto a tv que congela ao fim de 10s. Tenho internet e até consigo ver programas de tv gravados que não estão localmente na box. Com stream em direto a coisa congela.

Procurei o IGMP nas configurações do router mas não o vejo. Também não consigo aceder ao router via telnet ou ssh. Dá-me um erro do género:

"Unable to connect to remote host: Connection refused"

Existe alguma maneira de aceder ao meu router e dar-lhe o comando para desativar o IGMP?

Eu já tenho o download do openWRT para o meu router se for necessário instalar um outro firmware.

Reputação 6
Boas ?

Eu também não encontro a opção para desactivar o IGMP Proxy, sugiro se for possível trocares por outro router.
Caso contrario tens de contactar o apoio técnico do fabricante .
Reputação 1
A TP-LINK tem um apoio técnico espectacular, contacta-os pelo site.
Viva!

Também tenho um antigo THOMSON ST780WL que pretendia utilizar como switch na sala, junto da TV, para ligar mais equipamentos à rede para além da meobox. Já configurei o ST780WL desligando o IGMP, DHCP, Firewall, Wireless e atribui um ip estático na mesma gama do router meo.

Ao ST780WL liguei nas portas LAN (amarelas) o cabo que vem do router meo e os cabos da meobox, smartTV e raspberrypi.

A internet na smartTV e raspberrypi funciona perfeitamente. Quanto à meobox, a imagem pára ao fim de 10 segundos, mudo de canal e dá mais 10 segundos, ficando sempre nisto... No entanto as gravações automáticas funcionam sem interrupções e se colocar a emissão na pausa e arrancar ao fim de 5 segundos a imagem continua sem paragens. O problema ocorre apenas na emissão "ao vivo".

Como posso resolver este problema?

Há alguma confiruração adicional que possa fazer no ST780WL?

Caso não seja de todo possível com o ST780WL, há algum switch que tenham conhecimento que funcione correctamente neste cenário e não interfira com a meobox?

Obrigado.

asfrazao:

Viva!

Eu tinha o mesmo problema e não o consegui resolver. Uma pessoa que trabalha no apoio técnico da MEO disse-me que os únicos router capazes de fazerem essa proeza (de por as coisas a funcionar) eram os TP-LINK. Não experimentei e por isso não sei. Não queria estar a gastar mais dinheiro num router que depois não saberia se iria funcionar.

Desconfio que o router instalado pelo MEO e a box tenham entre si um protocolo ou uma configuração especial. Se têm também não vi em lado nenhum e ninguém diz. Para descobrir isso haveria que instalar um "middle man", algo que espie as comunicações entre a Box e o router da MEO. Como não estou para aí virado, fiz o que era mais simples e abandonei a box.

No meu caso, como estou na fronteira com espanha, desliguei a box e tenho só a internet a funcionar. Na realidade a TDT espanhola funciona muito melhor do que a tv por cabo que as operadoras nacionais vendem. Não estou arrependido.

Se não podes fugir à tv por cabo e tens necessidade de um "access point", se o teu router não faz o truque, se não tens amor pelo teu router, posso indicar-te estes dois sites:

http://www.dd-wrt.com

https://openwrt.org

Poderás extender as potencialidades do teu router e talvez até fazer o que pretendes.

Lamento não poder ajudar-te mais...
Reputação 6
Boas
Executaste este comando no ST780WL?

code:
igmp proxy config state disabled
saveall
system reboot
Viva!

?, sim, executei esse comando para desligar o igmp proxy no ST780WL.

Quando estava a configurar o ST780WL e o liguei inicialmente ao router meo mantendo as duas boxs também ligadas directamente, ambas as boxs começaram a apresentar o comportamento de paragem ao fim de 10 segundos. Desactivei o IGMP e as boxes passaram a funcionar. Depois, quando coloquei o ST780WL na sala e fiz as ligações como descrevi, apenas a box que está ligada ao ST780WL tem o problema. Já confirmei e o IGMP proxy continua no estado disabled.

?, apenas pretendo a funcionalidade de switch para conseguir ligar mais equipamentos à rede ethernet junto da TV da sala. Não necessito que o ST780WL faça de "access point" adicional. Não existem firmwares alternativos para o ST780WL pelo que não posso tentar por essa via...

Até poderei comprar um switch novo, desde que tenha a certeza que irá funcionar. Alguém sabe de alguma marca e modelo de switch que funcione com as meoboxs?

Viva!

Conseguem confirmar-me se a meobox funciona correctamente ligada a um destes switchs?

Reputação 6
Boas ?

Eu uso este mas o modelo de 8 portas Asus GXD1051_V3, não é o mais barato mas é um dos melhores a nível de consumos energéticos , e inclui uma porta vip que tem prioridade sobre todas as outras .

https://www.asus.com/Networking/GXD1051_V3/

Responder