Resolvido

Retirada de 9 canais

  • 29 December 2020
  • 25 respostas
  • 3447 visualizações

Reputação 3
Crachá +3

Boa tarde a todos

Como é que é possível retirarem 9 canais na oferta fibra em 2 meses (janeiro e fevereiro de 2021) e não haver nenhum plano para os substituir pelo menos por outros (já nem digo equivalentes)? ainda por cima incluem canais de cinema, de documentários e de notícias.

Se repararem bem, pelo menos 5% da grelha vai desaparecer. Será que nos vão reduzir em 5% a mensalidade?

icon

Solução por Ricardo27 31 December 2020, 22:57

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

25 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Apenas estão a informar de 6:

"A partir de 31-12-2020, os canais Travel, Eurochannel, Fox News e Luxe TV deixarão de estar disponíveis na grelha de canais do MEO.

A partir de 01-02-2021, os canais Kombat Sport e IU deixarão de estar disponíveis na grelha de canais do MEO."

 

Que outros 3 são? Em princípio serão substituídos por outros. Vamos lá ver quais... 

Reputação 3
Crachá +3

Olá

Os outros 3 são os canais HD do Travel, Eurochannel e Kombat Sport. Segundo soube, mas ainda sem confirmação, há ainda um 10ª canal que é o 4k Hispasat (volto a dizer, sem confirmação).

Porque é que devemos contar com os canais HD? Porque sem a duplicação de 62 canais os canais Video Clube e Destaques (que tem versão sem HD e com HD), a MEO apenas fornece 132 canais a quem tem o MEO Total, quando diz no contrato que são 163. Assim, teremos sempre de contar com as 2 versões dos canais, para ultrapassarmos esse número (62HD o que totaliza 194 canais TV).

A grande discussão que tive hoje com alguém da MEO que me ligou de um número privado era sobre a substituição (ou não) dos canais retirados, e o que ele me disse foi que podiam retirar sem os substituir.

Não me parece boa política, para além de ter alguns laivos de ilegalidade, como o não aviso com 30 dias de antecedência, da retirada de canais sem permitir ao cliente rescindir por justa causa, tal como o artigo 28 da lei 74/2020 diz no ponto 8:

“Independentemente do disposto no número anterior, devem ser comunicadas ao consumidor, com 30 dias de antecedência, quaisquer alterações das condições contratadas, com a expressa menção da faculdade de resolução do contrato, sem quaisquer ónus ou encargos, sempre que tais alterações respeitem à composição ou preço da oferta de serviços de programas televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido disponibilizados pelos operadores de distribuição.”

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

os avisos estão expostos nas ultimas facturas...

Reputação 3
Crachá +3

Tanto os Travel channel como 4K hispasat (mas este não tenho a certeza que vá sair) não aparecem em nenhuma fatura. No caso dos travel, a informação só apareceu no site no dia 18 de de dezembro. Em novembro, que era quando la dia ter sido posta a informação, nada foi comunicado.

Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

Do que sei e do que foi comunicado há essa informação:
 

Fatura de Novembro 2020 - Informamos ainda que, a partir de 31-12-2020, os canais Eurochannel, Fox News e Luxe TV deixarão de estar disponíveis na nossa oferta de canais

Fatura de dezembro 2020 - Informamos que os canais IU e Kombat Sport deixarão de estar disponíveis na oferta de canais MEO a partir do dia 01-02-2021.

Procurei nas faturas desde o inicio deste ano 2020 e não vi qualquer alerta sobre esse o Travel SD ou HD. Algo de ter passado,

Se conseguir apurar eu respondo aqui.

 

Reputação 7
Crachá +23

"A partir de 31-12-2020, os canais Travel, Eurochannel, Fox News e Luxe TV deixarão de estar disponíveis na grelha de canais do MEO.

 

@Ricardo27 isto está confuso. Onde viu essa informação que menciona o canal travel tv? Na minha fatura fala do Eurochannel, Fox News e Luxe TV só.

Reputação 7
Crachá +24

@OmicronPersei8

Aqui, nas notas:

https://www.meo.pt/tv/novidades-canais/lista-canais/fibra

Reputação 3
Crachá +3

Boa tarde Ricardo27

essa informação sobre os canais travel apenas foi comunicada no site em meados de dezembro e nunca foi comunicada aos clientes de forma individual (em fatura).

sobre o 4kHispasat, continuo sem saber se vai efetivamente ser retirado, mas se sim, não foi comunicado em lado nenhum.

Reputação 1
Crachá

boas

 

os avisos estão expostos nas ultimas facturas...

só se for nas tuas que nas minhas não vem nada , não me mandes areia para os olhos!

Reputação 1
Crachá

boas

 

os avisos estão expostos nas ultimas facturas...

só se for nas tuas que nas minhas não vem nada , não me mandes areia para os olhos!

isto na ultima que recebi ,numa outra só tenho a retirada de 3

 

Reputação 7
Crachá +24

@Rui Gaspar 

Na minha vem na de Novembro (onde informam também o aumento de 50 cêntimos a partir de 1 de Janeiro). Mas só fala em três: Eurochannel, Fox News e Luxe TV. 

Reputação 1
Crachá

boas

 

os avisos estão expostos nas ultimas facturas...

só se for nas tuas que nas minhas não vem nada , não me mandes areia para os olhos!

Mais te digo com a redução de canais ,da direito a rescindir o contrato…

 

Reputação 3
Crachá +3

boas

 

os avisos estão expostos nas ultimas facturas...

só se for nas tuas que nas minhas não vem nada , não me mandes areia para os olhos!

Mais te digo com a redução de canais ,da direito a rescindir o contrato…

 

Sim, dá, se for bem argumentado. A lei não deixa dúvidas, apesar do contrato que assinamos acrescentar umas cláusulas duvidosas (e abusivas, por irem contra a lei das telecomunicações, tal como acontece com a questão dos 50 cêntimos).

ontem estive 70 minutos a discutir com alguém da MEO, de um número não identificado, essa questão. Caso não me permitam usufruir desse direito até dia 8 de janeiro - data prevista para a rescisão do contrato -, irei avançar para um centro de arbitragem para resolver o conflito. 
A mesma pessoa nao só estava irredutível, como foi bruta e pouco educada. A fazer lembrar os bons velhos tempo da NOS… 😉

Reputação 2
Crachá +1
Engraçado como ainda continuam sem dinheiro para enviar uma carta ou um SMS aos clientes para avisar do aumento. Para devolver os equipamentos (mesmo depois de os já ter devolvido) mandaram-me DEZ Cartas!!

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não sei qual é o problema….não gostam desistam….tem esse direito previsto. dentro dos 30 dias em que foi emitido o aviso.

Reputação 2
Crachá +1

boas

 

não sei qual é o problema….não gostam desistam….tem esse direito previsto. dentro dos 30 dias em que foi emitido o aviso.

Aviso? Letras pequeninas no fim de uma factura, de acordo com a lei isso não é aviso nenhum, infelizmente as pessoas têm que recorrer ao tribunal arbitral para verem os seus direitos reconhecidos.

Primeiro, muitos clientes só olham ao valor da factura, não vão estar a ler a factura completa todos os meses, outros têm débito directo nem olham ás facturas e o MEO  SABE DISSO. Por isso nem envia carta ou sequer SMS porque a grande maioria  dos clientes só vai notar o aumento depois de este sair da conta.

A lei diz que os clientes devem ser avisados sobre o aumento de forma CLARA e a sua possibilidade de rescindir em caso de não concordar se estes forem superiores à taxa de inflação anual.

Não é meterem no fim de uma factura em letras pequenas: “ A partir de xx-xx-xx entrem em vigor novos preços e condições para mais informações ligue 16200 ou vá meo.pt” (Que não tem info nenhuma de qual é o aumento para cada cliente)..

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

estás a misturar as coisas...as pessoas tem acesso a informação de forma clara...não querem é saber...tal como está no contrato em que ninguem se preocupa em ler...está lá tudo previsto..

 

além que este tópico é sobre a retirada de canais e não sobre os aumentos anuais que estão no contrato e previsto por lei...

Reputação 3
Crachá +3

boas

 

não sei qual é o problema….não gostam desistam….tem esse direito previsto. dentro dos 30 dias em que foi emitido o aviso.

Caro NeoPayne, 

Eu bem que tentei, tendo exposto a situação tanto à MEO como à provedoria: a resposta foi negativa. Segundo ambos, não tenho o direito a rescindir o contrato sem os encargos pela cessação antecipada.

Fiz o pedido de rescisão e se até dia 8, data prevista para o corte do serviço, não me for dada uma resposta satisfatória, informando-me de como e com quais canais pretendem resolver o problema criado, avançarei para o CNIACC.

Sobre a informação clara, não é bem como dizes. É verdade que no contrato existem uma série de clausulas em que estão previstas algumas destas situações. No entanto, pelo menos 2 delas (a dos aumentos - e não é dessa que estou a falar porque a provedoria já me deu razão e informou que não iria ter agravamento do preço - e a das alterações da oferta), são nitidamente abusivas, por se sobreporem à lei das telecomunicações. 

Abraço e um bom 2021

Reputação 3
Crachá +5

boas

 

não sei qual é o problema….não gostam desistam….tem esse direito previsto. dentro dos 30 dias em que foi emitido o aviso.

Nada disso! 

 

A retirada de canais não dá direito a cessar contrato sem indeminização!

A Meo tem X canais (que está em contrato) 163 canais de TV (o resto são de radio) e não salienta na particularidade que os mesmos terão que estar ativos para o cliente. Exemplo: Não faz referencia  que têm que ter o Travel  ativo durante o contrato, Dizem 163 canais de TV (no geral) !!!!

 

Logo não dá para rescindir !!! Deviam era por uma questão ética (e não legal) compensar o cliente! Como faz a NOS, por exemplo. 

 

Quanto aos aumentos o assunto é outro! 

Reputação 7
Crachá +24

No contrato diz o seguinte:

"A MEO poderá adicionar, substituir ou eliminar canais da grelha de canais 
disponibilizada no âmbito do serviço, nomeadamente em consequência de alterações da relação contratual com as entidades que lhe disponibilizam tais conteúdos. A MEO obriga-se a manter atualizada a grelha de canais, através do sítio meo.pt ou no ecrã do equipamento utilizado pelo cliente para acesso ao serviço."

Reputação 3
Crachá +3

No contrato diz o seguinte:

"A MEO poderá adicionar, substituir ou eliminar canais da grelha de canais 
disponibilizada no âmbito do serviço, nomeadamente em consequência de alterações da relação contratual com as entidades que lhe disponibilizam tais conteúdos. A MEO obriga-se a manter atualizada a grelha de canais, através do sítio meo.pt ou no ecrã do equipamento utilizado pelo cliente para acesso ao serviço."

ora aí está uma das tais cláusulas abusivas, porque se sobrepõe à lei sãs comunicações. Esta estipula que podem ser feitas alterações e que estas devem ser comunicadas por esses meios que o contrato refere. Específica a necessidade de o ser feito com um mínimo de 30 dias (o que no caso dos travel não acontece e no do 4K hipasat, caso se venha a verificar que vai mesmo sair, tb não) mas obriga a operadora a permitir a rescisão do contrato de fidelização sem ter de a indemnizar. É, tal como a cláusula dos 50 cêntimos, abusiva, porque ultrapassa em muito o espírito da lei.

Lembram-se do canal Jim Jam da Vodafone? Eu lembro-me mto bem: na altura não só renegociei as condições como recomecei a os dois anos de fidelização numa altura em que eles já estavam a subir os preços… tudo por causa da lei das telecomunicações (que não sofreu nenhuma alteração de lá para cá). Era isso ou a possibilidade de poder rescindir por justa causa.

Reputação 7
Crachá +23


afinal o Travel também saiu. Pessoalmente não era um canal que via, vamos ver se vem algo interessante

É uma pena a retirada de canais. São canais, principalmente o Luxe TV e FOX News que via diariamente. Sugiro a reposição. Obg. 

Reputação 3
Crachá +6

Não concordo com a retirada/alteração de canais, mas a meu ver TODOS os operadores deveriam ter um pacote onde o cliente escolhia canal a canal não por pacote com tipo os canais de informação, ou os de live styling, mas sim este mês quero a RTP1, SIC, AXN, e FOX Movies, cada canal custa 0,10€ é esse valor que pago e pronto, pois se formos ver dos supostos 163 canais que são um duplicação entre o SD e HD há canais que ninguém vê e que não servem para nada é um consumo excessivo de recursos para produzir esses conteúdos que deveriam ser canalizados para outro sítios, eu sei vão falar de minorias OK então quem quiser ver o KurikosTV ou mesmo o Travel que pague por ele, eu só deveria pagar pelo que quero ver simples.

Olá,

 

Do que sei e do que foi comunicado há essa informação:
 

Fatura de Novembro 2020 - Informamos ainda que, a partir de 31-12-2020, os canais Eurochannel, Fox News e Luxe TV deixarão de estar disponíveis na nossa oferta de canais

Fatura de dezembro 2020 - Informamos que os canais IU e Kombat Sport deixarão de estar disponíveis na oferta de canais MEO a partir do dia 01-02-2021.

Procurei nas faturas desde o inicio deste ano 2020 e não vi qualquer alerta sobre esse o Travel SD ou HD. Algo de ter passado,

Se conseguir apurar eu respondo aqui.

 


Realmente também só encontro essa informação. É lamentável retirarem alguns dos canais que eu (pessoalmente) assistia quase diariamente! E o pior é que não podemos fazer nada...