Pergunta

Recusa da Loja MEO Nova Arcada Braga em receber equipamentos, após confirmação de cancelamento

  • 26 Julho 2021
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Crachá

Recebi a 03/07/2021 carta da MEO a confirmar a denuncia / pedido de cancelamento do contrato, com dia de cessação a 30/07/2021. Na mesma carta foi dada a seguinte indicação “Se tiver equipamento(s) propriedade da MEO e AINDA não o(s) devolveu, deverá fazê-lo no prazo de 30 (trinta) dias após a cessação do contrato. Entregue-os, por favor, numa das nossas lojas identificadas no verso desta folha. Se os equipamentos não forem devolvidos, vamos facturar uma indemnização por incumprimento contratual para ressarcir os nossos serviços pela não devolução dos equipamentos de acordo com os seguintes valores...”.

Pois bem, após assinar e instalar um contrato com outra operadora, devido ao péssimo serviço fornecido pela MEO ao longo de 4 anos, e com equipamentos completamente ultrapassados, tentei entregar os equipamentos na loja da MEO em Braga (Nova Arcada), franchising gerido pela empresa TLCI, e a funcionária RECUSOU-SE a receber os equipamentos devido à politica da empresa TLCI. Foi apresentada a carta da MEO datada de 03/07/2021 a confirmar o cancelamento do contrato e que poderia ser devolvido o equipamento até à DATA LIMITE de 30 dias após o cancelamento. 

Qualquer cliente pode devolver os equipamentos após a confirmação de CANCELAMENTO por parte da Altice / MEO e é ilegal um funcionário de uma loja (em regime de franchising) da MEO RECUSAR-SE a receber os equipamentos quando a própria comunicação da MEO confirma o cancelamento e facturação até dia 30/07/2021 e indica “Se tiver equipamentos… e ainda não os devolveu, deverã faze-lo (com a data limite) no prazo de 30 dias após a cessação de contrato”. Segundo o argumento da funcionário só aceitaria os equipamentos após o dia 30/07/2021, quando a comunicação oficial da MEO é diferente, e após a confirmação do cancelamento (03/07/2021) os equipamentos podem ser devolvidos nas lojas indicadas na comunicação.

Esta postura da MEO ALTICE Nova Arcada e da TLCI é ilegal e criminosa e aproveitam-se do facto de a maioria dos clientes desconhecer a lei!

Não vai ser renovado contrato com a MEO ALTICE, nem agora, nem NUNCA!

Foi apresentada queixa no livro de reclamações sujeita a comunicação à ASAE.


8 respostas

Reputação 7
Crachá +24

É claro. Dia de cessação é 30/7. Após esse dia tem 30 dias para devolver os equipamentos.

A confirmação do cancelamento pode ser do dia 3/7, mas só passa a efetivo a 30/7. 

Crachá

“14. DESMONTAGEM

14.1. No prazo de 30 (trinta) dias após a extinção do serviço o cliente obriga-se a entregar em qualquer loja da MEO o equipamento da propriedade da MEO em perfeito estado de conservação, salvo as deteriorações decorrentes da normal e diligente utilização do mesmo.

14.2. Em caso de incumprimento do disposto no número anterior a MEO reserva-se o direito de faturar ao cliente uma indemnização equivalente ao valor do equipamento não entregue ou danificado.”

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Contratos-Adesao/Mod.C1000600.pdf

 

Em nenhum lado e em nenhuma cláusula contratual é referido que após confirmação do cancelamento não é possível a devolução dos equipamentos!

A cláusula 14.1 da MEO refere a data LIMITE de 30 dias após a extinção do serviço. Em nenhuma cláusula contratual é proibida a devolução dos equipamentos após confirmação do cancelamento, mesmo que ainda existam alguns dias de serviço que deverão ser facturados!

 

As Lojas MEO adoptam uma postura ILEGAL e CRIMINOSA!

Reputação 7
Crachá +24

Exactamente... "No prazo de 30 (trinta) dias após a extinção do serviço..." 

Crachá

Exactamente... "No prazo de 30 (trinta) dias após a extinção do serviço..." 

“Prazo limite para entregar o equipamento sem direito indemnização.” 

Um cliente até pode querer comprar equipamentos, para substituir o aluguer da MEO, devolver os equipamentos à MEO, tendo na mesma de os pagar até ao final da fidelização à operadora.

A lei geral é clara, mas esteja descansado que já seguiu queixa electrónica e comunicação automática à ASAE!

Crachá

Exactamente... "No prazo de 30 (trinta) dias após a extinção do serviço..." 

… se tem dúvidas pode ler o que outra operadora comunica, atendendo a que a lei aplica-se a TODOS os operadores:

 

“Relembramos que a devolução dos equipamentos deve ser feita até 30 dias após desativação ou alteração contratual, caso contrário será aplicado um valor por não entrega dos equipamentos. Consulte aqui esses valores.”

 

30 dias após rescisão de um contrato é a data limite para não existir penalização! Nada impede um consumidor de devolver o equipamento num período temporal anterior a essa data limite! https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/como-devolver-equipamentos-nos-em-loja-9261

 

 

Reputação 7
Crachá +24

Agradeço o link... apenas comprova que na NOS é exactamente igual! 

Ora, no seu caso a desactivação é a 30/7, após essa data pode, e deve, entregar os equipamentos. 

Crachá

Agradeço o link... apenas comprova que na NOS é exactamente igual! 

Ora, no seu caso a desactivação é a 30/7, após essa data pode, e deve, entregar os equipamentos. 

 

Mesmo Fórum:

“Depois do contrato tar cancelado, podes deixar os equipamentos numa loja.”

 

 

O Meu contrato com a MEO já está CANCELADO!

Uma coisa é o acto legal de CANCELAR/DENUNCIAR um contrato, confirmado pela própria OPERADORA.que tem prazo específico para tal ação.

Outra coisa bem diferente é o prazo para facturar o serviço até à cessação final dos serviços!

 

Aguardemos pela resposta da ASAE já que a sua postura é uma postura igual à da MEO e da TLCI, atitudes de chico-espertos, falta de qualidade de serviço, falta de respeito pelos clientes e pelas leis gerais do país.

Reputação 7
Crachá +24

Se queria demonstrar que o procedimento, nas outras operadoras, é diferente, correu mal. Penso que a resposta do Sr. Tiago C., funcionário da Nos, é bem clara e não deixa margem para dúvidas. 

Nenhuma operadora / loja aceita devolução de equipamento antes do desligamento do serviço. 

Depois partilhe aqui sff a resposta da ASAE.

E o seu contrato não está cancelado. Será cancelado no dia do desligamento, nesse dia em que cessa a sua ligação contratual com a operadora. Ou acha que nestes últimos dias não tem contrato com a operadora? 

Não é assim tão difícil de entender. Aliás, nos vários anos que ando por aqui, não me lembro de nenhum tópico relacionado com este assunto. Não é assunto de reclamação neste fórum. 

 

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