Qualidade dos canais SD na BOX vs RF

  • 25 November 2017
  • 23 respostas
  • 2470 visualizações

Boa noite, 


 


Tenho MEO Fibra há uma semana e nunca analisei bem esta situação a não ser hoje em que sintonizei nas tvs sem box os canais com sinal RF.


 


Notei que na BOX os canais SD tinham pouca qualidade mas... Deixei estar. 


 


Hoje ao sintonizar os canais RF na mesma TV ( TV Ultra HD 4K) em que tenho a BOX fiquei sem explicação para o que acontece ao alternar entre o sinal RF e o sinal da BOX no mesmo canal. O canal RF tem muito mais qualidade, as letras do logótipo do canal não estão pixelizadas como estão na imagem da BOX.


 


O que se passa? Reparei existirem mais pessoas a comentar isto mas... Será normal? Não vejo lógica nenhuma...


 


O que me aconselham a fazer? 


 


Obrigado

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

23 respostas

Reputação 4
Crachá +9
É óbvio que a imagem do RF deverá ser melhor do que a da box. Uma coisa é a TV fazer ela própria a descodificação do sinal otimizando-o para o seu hardware em concreto, outra é ter uma box que tem de fazer sabe-se lá o quê para produzir imagem aceitável numa vasta gama de aparelhos, até nos CRT.


 


Dito isto, noutro operador de fibra a imagem na box é claramente superior, apesar de usarem o mesmo software e hardware de base. Por isso das duas uma: ou faz como eu que uso só uso a box para as gravações automáticas ou então mude de operador. Infelizmente, a qualidade de imagem nunca foi prioridade do Meo e não creio que isso vá mudar num futuro próximo.
Se acha que é óbvio então peço desculpa pela ignorância. 


Se acha normal que assim seja, eu não acho pois sendo assim os canais HD também não teriam qualidade na BOX, o que não acontece, a qualidade dos mesmos é excelente. 


De qualquer maneira agradeço o tempo que dispensou para me responder... 
Reputação 4
Crachá +9
A TV sabe a sua resolução nativa, a sua tecnologia (cores, interlaçamento, etc), compensação de movimento (100Hz e outros truques), etc e faz processamento direto do sinal recebido. A box não sabe nada disso, faz processamento de imagem genérico indepentemente se a TV é uma velha CRT ou UHD (e faz um mau trabalho, acrescente-se). É por isso que é frequente virem aqui clientes queixar-se que em RF a qualidade é superior à da box.


Quanto à qualidade do HD ser boa, são opiniões e ainda bem que assim acha, a maior resolução do HD permite "esconder" as falhas que em SD são mais evidentes.
Eu compreendo isso tudo mas como explica então que os descodificadores TDT consigam dar boa qualidade de imagem independentemente da televisão. Também não são aparelhos específicos para cada marca. 
Reputação 4
Crachá +9
Infelizmente tem razão e acrescento mais: como tinha dito, o outro operador de fibra com o mesmo hardware e software de base faz muito melhor trabalho. No entanto reafirmo que, em termos genéricos, o processamento direto na TV é sempre preferível a depender de hardware externo que pode ou não produzir bons resultados para as TV de cada um.
Há más decisões técnicas por parte do Meo que fazem a imagem aquilo que é, isso é um dado assumido. A ideia com que fico é que a configuração do software foi feita há uma década e tiveram em conta que muita gente ainda tinha CRT.
Então e essa qualidade é independente da instalação (fibra e afins) assim como da box? Ou seja, a box mais recente, mais pequena, não tem melhor imagem? 
Reputação 4
Crachá +9
Não lhe posso dizer porque não conheço a box mas acho pouco provável porque o software é o mesmo. E sim, é independente da tecnologia usada ser ADSL ou fibra porque além do software também o feed é o mesmo (não deveria ser mas assim o Meo poupa uns cobres).


 


Se quiser descer ao nível técnico, o que me parece estar a acontecer com o SD nas boxes UHD é uma de duas coisas: a box faz dois upsamples (de SD para HD e depois UHD) ou então converte diretamente de SD para UHD sem a mínima preocupação em fazer anti-aliasing como deve ser.


 


Da mesma forma quase que aposto que a ligação HDMI está sempre em modo RGB - é o modo que garante maior compatibilidade mas que em boas TVs devidamente calibradas dá pior imagem que o YCbCr. O ideal seria ter um menu técnico onde estes parâmetros poderiam ser ajustados mas nem o Meo nem a concorrência têm.
Reputação 3
Crachá +13
Sei que este tópico já é antigo mas, depois de tantos anos finalmente vou ter Fibra, finalmente poderei ter caoxial para as outras tvs. Como é atualmente? Os canais SD são melhores no coaxial e os HD melhores na Box? Ou é tudo melhor no coaxial?
Reputação 7
Crachá +17
Boas, no RF a imagem continua a ser muito melhor HD mas principalmente em SD, na box houve umas pequenas melhorias na qualidade de imagem nos últimos meses mas não se compara ao RF digital da MEO.


Boxes são boas para poderes ter a grelha completa de canais base ( principalmente o pacote  200 canais), ver gravações automáticas, poder gravar para o veres quando quiseres, poderes comprar as assinaturas de canais e serviços premium e aluguer de filmes do videoclube.
Reputação 3
Crachá +13
Pois, tenho Meo há muitos anos (ADSL) e gosto bastante das funcionalidades da box. Eu li noutro forum que o RF era analógico, mas também foi numa thread antiga. Os 200 canais não dão por RF? Quais não dão?
Reputação 7
Crachá +17
No RF digital tens 122 canais disponíveis na TV são 101 de televisao e 21 rádios.


A lista de canais disponíveis está disponível no site da MEO na página da grelha de canais em rodapé em  formato PDF.


Sendo que em dezembro poderá haver novas alterações por causa da nova constituição dos pacotes de 150 e 200 canais.


PS: Depois de reler com atenção reparei que és cliente adsl e nesse caso o serviço RF não está disponível apenas para todos os  clientes fibra.
Reputação 3
Crachá +13
Ok, obrigado. Parecem ser poucos canais, se não tiver as FOXs, AXNs (HD) etc será quase o mesmo que nada, irei consultar isso no site então. É garantido que instalem RF digital ou ainda existem locais onde instam analógico?
Reputação 7
Crachá +17
Boas, sim tens as versões em HD dos canais Fox,  AXN , Syfy, e as versões em sd dos canais Fox Crime ,  Fox Life, fox Movies, AXN black, axn white, Cinemundo, Hollywood entre outros.


Relembro que só está disponível para clientes fibra se  vais migrar e uma boa alternativa a box pelo menos para quem tem 2 ou 3.


Quanto ao sinais analógicos e digitais são adicionados os 2 só que na TV só sintonizas o sinal digital.


A TV tem de estar preparada para a tdt pois a MEO usa a norma dvb t se não usas um descodificar tdt que funciona na mesma.
Reputação 3
Crachá +13
Sim sei, durante estes anos com ADSL não tive, por apenas dar em Fibra. Só tenho uma box, mas vou ver isso e depois uso RF para ver em direto e box para gravações. Eu até não tenho achado a qualidade de imagem da box má, é muito melhor que da TDT e sempre que vou a casa de alguém, inclusive clientes de aclamada qualidade de imagem NOS, acho sempre a qualidade deles inferior à minha. Também tenho de ter em conta que tenho uma boa TV, que configuro para melhor imagem possível usando o modo Filme, diminuindo/desativando as reduções de ruído e desativando os Motion Plus etc etc, coisas que a maioria das pessoas não faz, mas estou curioso para testar.
Reputação 7
Crachá +17
Se precisares de mais TVs podes adicionar quantas quiseres que no serviço RF digital não tens problemas podes ter muitas TVs ligadas e em canais diferentes.


No sinal analógico é que o problema começa pois  a partir da 3 ou 4 TV o sinal  cai e muito.
Reputação 3
Crachá +13
O sinal analógico serve apenas para TVs que não suportem digital, certo? E ambos precisam de suportar TDT. Não devo então precisar do analógico.
Penso que a única questão aqui será que nalguns quartos as ligações coaxiais não são usadas há uns 19 anos, podem não estar nas melhores condições. Aqui nos Açores há muita humidade, não sei se afeta ou não.
Reputação 7
Crachá +17
Boas, eu sou açoriano  vivo nos Açores e a humidade não é problema ,para mim nunca foi, se os cabos estão em boas condições físicas não tens problemas de sinal.


Eu tenho 3 TVs em RF e uma eu aproveitei o cabo coaxial que era  da NOS satélite e até aqui tem dado sem problemas e já lá vão 4 anos e meio desde que eu o uso no RF, um cabo que deve ter uns 12 a 15 anos.


O sinal analógico serve apenas para as TVs que não suportam digital ou a norma dvb t.
Reputação 3
Crachá +13
E que bom que é cá viver :)
Esclarecido, obrigado.
Reputação 3
Crachá +13
Já está feita a instalação :)


Mas esqueci-me de dizer que queria RF na TV da sala onde está a Box e o ONT. O cabo que liga no ONT vai direto para dentro da parede, sobe para o teto onde depois é distribuído pelos outros quartos. Existe algum tipo de splitter que permita dividir o sinal logo no ONT? Tenho dois splitters de antena, mas já estive a ver e a ligação do ONT é diferente do cabo de antena, não servem. Se não for possívele olha, paciência...
Reputação 4
Crachá +9
Se calhar precisas dum conversor de tipo F (rosca do ONT) para IEC como este:


 





 


Costuma ser fácil de encontrar nas lojas onde se vendem TV, é um problema muito comum.
Reputação 3
Crachá +13
  escreveu:

Se calhar precisas dum conversor de tipo F (rosca do ONT) para IEC como este:


 





 


Costuma ser fácil de encontrar nas lojas onde se vendem TV, é um problema muito comum.



Sim, deve ser mesmo isso, rosca, porque para surpresa minha, aquilo é de enroscar... Vou procurar na loja laranja então. Isso fará perder alguma qualidade?


Devo precisar de dois? Porque os splitters que tenho não encaixam tanto no cabo como no ONT.
Reputação 7
Crachá +17
Boas,  em princípio ( mesmo não estando a ver o local da instalação) eles devem ter passado um cabo coaxial com uma ligação do ONT a um splitter com várias saídas 4 , 8 , 12 ,16, por aí fora.


O que tens de fazer e comprar um conector que que liga ao splliter ( que são de rosca) e outro ao cabo que costuma ser de encaixe para ligar a TV.


Quanto a perca de qualidade podes estar descansado que no sinal digital não perdes qualidade só em analógico.
Reputação 3
Crachá +13
  escreveu:

Boas,  em princípio ( mesmo não estando a ver o local da instalação) eles devem ter passado um cabo coaxial com uma ligação do ONT a um splitter com várias saídas 4 , 8 , 12 ,16, por aí fora.


O que tens de fazer e comprar um conector que que liga ao splliter ( que são de rosca) e outro ao cabo que costuma ser de encaixe para ligar a TV.


Quanto a perca de qualidade podes estar descansado que no sinal digital não perdes qualidade só em analógico.



Pois, isso é um problema porque não vejo nem tenho acesso fácil a esse Splitter, está lá em cima naquilo a que aqui chamam de "tabico". Fazendo isso, ainda teria depois de arranjar mais um cabo coaxial e fazê-lo descer por dentro da parede até à TV. A solução mais fácil era se houvesse um coversor como o que o  referiu, que desse para encaixar mesmo no OTN e divir o sinal em dois, um para a TV e outro para esse Splitter com as várias entradas que depois manda para as outras TVs. Não sei se é possível ou não...


Entretanto não posso comparar a qualidade dos RF com a Box proque as TVs em que tenho RF são todas mais pequenas, o que já notei é que os RF estão 8 segundos adiantados em relação á box.