Fiz um novo contrato com a MEO em Março de 2020 com as seguintes condições:
Desconto de €5,49/mês na mensalidade da 1ª MEOBox
Desconto de €16/mês na mensalidade atual
Desconto de €2,90/mês na mensalidade do cartão adicional
Por 24 meses
Durante 2020, o preço do meu serviço, sem IVA, oscilou entre os €41,917 (valor mais baixo em Março) e os €46,741 (valor mais elevado em Agosto), tendo a média ficado nos €43,314. Presumo que o excesso cobrado em Agosto seja para as férias do pessoal. Desta forma, solicito uma explicação para a oscilação de valores. Certamente não é devido ao número de dias, porque se fizer a média de preço diária por mês temos que em Junho a média diária (com IVA) foi de €1,67 referindo-se a um período de 31 dias e em Agosto foi de €1,85 para um período de 31 dias e em Julho foi de €1,87 para um período de 30 dias.
Não percebo de onde vem a diferença do valor do serviço, mesmo em meses com igual período de facturação.
Acontece que, na factura de Janeiro de 2021 tenho um grande aumento do preço do serviço, mesmo a facturação sendo referente a Dezembro de 2020. A média diária, com IVA, de Março 2020 a Dezembro 2020 foi de €1,74. Em janeiro recebi uma factura cujo valor diário é de €2,02 (mais €0,34 por dia!): Mais 19% face à média de 2020!
A MEO pode aumentar, por exemplo, 300% um serviço, mantendo as condições de serviço (as ofertas referidas no início), isto porque no contrato não menciona o preço contratado mas sim o desconto. Desta forma, é fácil eu aumentar muito o preço mantendo o desconto e, claro, sem fugir ao contrato. O problema é que o contrato está certo porque falta informação. A MEO sabe disso e aproveita estas lacunas para aumentar o preço.