Resolvido

ONT - Sinal digital

  • 24 June 2014
  • 37 respostas
  • 13839 visualizações

Recentemente instalei MEO FIBRA em casa, acontece que nas restantes Tv's deixei de ter o TDT e passei de novo para o antigo sinal RF. Gostaria de saber se é possivel ou até se a ONT é capaz de injetar o sinal dos canais formato TDT para poder continuar a utilizar os descodificadores mpg4 e usufruir de melhor qualidade de imagem nas restantes tv's da casa.

 

Obrigado
icon

Solução por NeoPayne 8 September 2014, 16:18

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

37 respostas

Olá andrejoaobentes,

Em relação à situação que descreves, parece-me que o sinal deverá estar a chegar muito perto do limite mínimo. 

O amplificador que indicas só tem 20db's de ganho, o que após ser dividido no repartidor de 8 + as extensões de cabo do repartidor até às Tvs, poderá ser pouco.

Um amplificador de banda larga, tipo aquele que tens, mas de 30/35db's tinha sido melhor opção para o número de saídas que tens.

 

Podes sempre fazer o seguinte: como o amplificador que estás a usar tem 2 saídas e pelo que percebi, só parece estares a usar uma delas, a qual está ligada ao repartidor, desliga no repartidor o cabo que vai para a TV em causa e liga-o à saída que está "vaga" no amplificador.

Deverás notar uma melhoria significativa.

De forma a despistares problemas na tua instalação, se tiveres um "aparelhometro/ descodificador" de TDT em casa, eles costumam ter lá uma função que serve para medir o nível e qualidade do sinal. Foi assim que eu afinei o sinal em minha casa. 

Se tiveres pouco nível de sinal, tens que aumentar da forma que conseguires (aumentas no amplificador ou metes um amplificador com mais ganho).

Se o nível de sinal estiver muito alto e saturar, baixas o ganho no amplificador.

No caso de teres muitas tomadas e queres todas a funcionar corretamente, vais ter que fazer este jogo, i.e., ir aumentando o ganho da amplificação até ficares com sinal decente na tomada mais desfavorável/ maior comprimento de cabo. Após isto, se as tomadas que estiverem mais próximas do amplificador ficarem com sinal a mais, é colocares um atenuador na tomada que tiver sinal a mais.

Eu tenho um sistema parecido com o teu e só consegui fazer chegar decentemente o sinal RF do meu Fibra ligando a saída do amplificador diretamente a uma só saída/tomada.

No meu caso, suspeito que o cabo que vai até ao quarto em causa, poderá estar um bocado danificado... mas resolveu o problema de falta de sinal!!!

Experimenta e depois diz-me como correu. 
Viva Bruno,

Muito obrigado pela dica. Funcionou na perfeição, contudo deparo-me com outro problema:

- Ligo a TV e poucos minutos depois, a imagem começa a aparecer quadriculada e o som intermitente:

Ao fim de alguns minutos fica tudo ok e este quadriculado vai desaparecendo.

 

Poderá ser fraca qualidade de sinal?

Poderá ser da qualidade do cabo que liga a TV à tomada?

Pelo facto de o suporte da TV ser demasiado encostado à parede, o cabo RF que liga a TV à tomada fica um pouco dobrado (existem cabos onde o conector faz um ângulo de 90%, há algum nos AKI's desta vida, que recomendes?)

 

A casa é recente (7 meses), construida de raiz e tenho 8 tomadas de TV em casa. Instalei Derivador de 8 Vias (1 Entrada, 1 Saída, 8 Derivações, 5-2400Mhz) e um amplificador de vivenda 2 OUT-HQ (http://www.tekaelectronics.com/pt-pt/amplificador-vivenda-tv-ret-2-out-hq).

 

Tens alguma sugestão?

 
Sim mas alguns canais infantis ficam sem portugues... 


A qualidade da imagem é 1000x melhor


 
Reputação 1
Crachá +6
@@andrejoaobentes


Também não sei se varia de zona para zona mas à partida nesta fase já todos deverão ter acesso.


Estes canais digitais são disponibilizados por coaxial.


 


Para procurar os canais na TV tem que se configurar como se estivesse ligada por antena.


 


Pais: Portugal


Tipo: Antena


Canais Digitais


 


Desta forma força-se a TV a utilizar DVB-T para procurar os canais, em algumas TVs ao selecionar Cabo ela procura canais em DVB-C o que é normal que não apanhe nada.


 


Se mesmo assim não apanhar, tenta mudar o pais para Alemanha ou Inglaterra.
De referir que tenho serviço MEO Fibra e não ADSL.
Correto, mas disponibiliza-os nas TV's que estiverem ligadas à Box. Nas restantes, ligadas diretamente à rede coaxial, não sei se depende de zona para zona, só disponibiliza canais analógicos. Isto implicaria um amplificador mais potente (já tenho um, mas aparentemente não é o suficiente) ou aquisição de mais uma box. Na NOS todos os clientes, sem box, têm acesso a 101 canais digitais em todas as tomadas RF, naturalmente se as TV's tiverem o conversor. Foi uma mudança relativamente recente, mas diz quem é cliente que a diferença na qualidade de imagem é abismal, para além de ter sido eliminada a dependência da box para ter um número mais alargado de canais.
Reputação 1
Crachá +6
@@andrejoaobentes


Mas a MEO já disponibiliza canais digitais (Em fibra)
Bom dia,

Há operadores (NOS e aparentemente pelo que aqui leio a VODAFONE também) que já entregam +- 100 canais digitais em todas as tomadas que não tenham box. Naturalmente que há muita gente descontente com a NOS por obrigá-los (nos casos em que as TV's ainda não possuem DTV) a adquirir um descodificador, contudo se os operadores não fizerem nada continuaremos eternamente na "idade da pedra".

É um sinal da evolução dos tempos. Eu adquiri ontem uma SmarTv e infelizmente na divisão onde a instalei terei que instalar outra box para ter qualidade de sinal, mesmo já com um amplificador instalado na minha rede.

O futuro será, sem dúvida, acabar com os canais analógicos e atentem bem que, quem não avançar por esse caminho poderá ver comprometida a sua operação. A concorrência está ferozmente a apostar nessa evolução e inclusivamente já iniciaram as implementações.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


e o que isso tem haver com algumas tomadas com má qualidade? umas funcionam bem outras não...esse é o problema do @@Maverick
Pois não, esta é a solução do tópico...

Em minha casa a MEO Fibra disponibiliza sinal analógico e digital através do ONT.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não me parece que esse seja o problema...
Há 1 semana instalei novo firmware à TV e descobri canais digitais. Confirmo que a MEO já disponibiliza canais em sinal digital.
E com programação!
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a Meo é responsavel para colocar uma tomada a funcionar...


 


a questão que coloco é a seguinte...a instalação coaxial que tens é em estrela ou cascata?


 


Estrela: vai de um equipamento distribuidor a distribuir pelas tomadas.


Cascata:a distribuição é feita de tomada a tomada...da 1ª para a 2ª da 2ª para a 3ª e assim adiante...


 


isto porque pode ser o distribuidor avariado, ou alguma tomada avariada...
Boas. Na passada semana instalaram me o sistema fibra em casa, em comparação com o sistema ADSL fiquei bastante melhor pelo menos a nivel de internet. O único problema que tenho agr é com a injecção de sinal nas tomadas de TV normais. Apenas consigo captar os tais cento e poucos canais nas tv's mais perto do ONT nas ramificações mais distantes não consigo apanhar com qualidade. A minha questão é se será possível através de algum equipamento colocar sinal suficiente em todas as tomadas de modo a conseguir ver tv em todas elas. Neste momento já desliguei a antena que alimentava o circuito e liguei lá directo o cabo que sai do ONT. Está correcto este procedimento? A MEO tb é responsável pelo mau sinal a nível coaxial? Agradecido 
Reputação 1
Crachá +6
NeoPayne


Voltei a ler o comentário que escrevi e até parece que estou insatisfeito com o serviço... Antes pelo contrário :D


Apenas achei que, não optando apenas pelo sinal digital, pois iriam haver muitas pessoas que para além de não terem TVs preparadas iria ser uma complicação por causa de equipamentos tal como referiu, a MEO emitir os dois sinais em paralelo para que quem quisesse ver canais HD em todas as TVs sem pagar mais por isso (BOX), e as pessoas menos familiarizadas com os canais HD e TDTs etc, continuarem a usufruir do sinal analógico como sempre o fizeram.


Pelo menos é o que acontesse com a Vodafone.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


BrunoN, em parte concordo com o que dizes...mas noutro sentido já nao concordo...quando o serviço de Fibra foi introduzido teve de se ter em conta que existe uma enorme minoria de pessoas que nao tem TV's digitais logo o sinal injectado nao poderia ser digital e teria de ser o analogico tradicional para chegar a um maior numero de clientes...os meus avós nao tem TV's digitais (são 3) e ainda tem o serviço antigo de TV RF Fibra...estao super satisfeitos com o serviço...


 


depois foi a vez do TDT que causou os problemas que causou...com o sinal digital (nao minha opiniao com exelente qualidade)...no meu caso teriam de comprar 3 descodificadores para terem o TDT nas 3 TV's...para as pessoas mais idosas seria complicado terem de fazer algum alteração...


 


acho que num futuro proximo as coisas podem mudar (espero tb por isso) colocar na fibra as frequencias tradicionais e os digitais...mas neste momento nao vejo razoes para o fazerem alem que a concorrencia tb nao o faz na totalidade mas sim só alguns canais...alem do investimento que se teria de fazer...tb nao estou a ver...pelo menos por agora...


 


ja agora creio que o limite voltou para o maximo de 2 box's na fibra...
Reputação 1
Crachá +6
Concordo plenamente com o rafaelspedro


De facto do que serve ter canais HD incluídos no pacote se para cada TV tem que se pagar uma box?


Se tiver 5 Tv's HD em casa e desejar em todas ver canais HD tenho que ter 5 Boxes ?!?!


NEM ISSO É POSSIVEL tendo em conta que a MEO apenas fornece no máximo 3 para clientes fibra!!!


Por acaso já há uns tempos questionei a MEO por telefone para saber se futuramente iriam transmitir os seus canais em formato TDT e foi-me dito que de momento não haveria qualquer previsão.


Não é impossível transmitir frequência digital + analógica pelo mesmo cabo, é só olharmos para a Vodafone que emite tanto analógicos como digitais, sendo assim o cliente apenas tem que pagar 1 box e pode ver os restantes canais HD / Programação em qualquer TV.


http://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/televisao/lista-canais/sem-box.html


"Alguns destes canais são digitais
Para os ver precisa de ter uma televisão compatível com TDT/DVB-T, formato MPEG4 , ou um descodificador TDT
."


Acho absurdo a MEO não os emitir, é só um motivo para alugar-mos mais boxs que por sinal, não são nada baratas!!!
A maneira da MEO minorar a situação foi me passar para o pacote acima, ficando assim com +/- 30 canais em HD, se é suficiente ? claro que não, pq aguento? pq na altura não havia alternativa e necessito de internet, neste momento ja tenho alternativa com outra operadora por preço abaixo do que estou a pagar, quanto ao sinal RF em casa, acabei com ele de uma maneira muito simples, desliguei o RF na ONT e fiz retorno na box, ate a central da casa e injectei sinal atraves das antenas pelo cabo RF.


isso to só foi possivel pq tenho uma moradia com varias linhas independendes e amigos com conhecimento neste tipo de serviço.


 
Reputação 7
Crachá +23
xptopt,


 


tens toda a razão e realmente fui abusador na linguagem utilizada...


 


ao Xavier, tb peço desculpas excedi-me da maneira como falei e nao foi com intenção de ofender alguem...


 


posso colaborar a mt tempo com o forum e não me da o direito, nem a mim nem a ninguem, se ofender seja quem for...acho que foi a 1ª vez que alguma vez que me excedi desta meneira...


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


é facil de ver...tens razao em reclamar...ninguem repara o serviço...continuas a queixar-te...pedes desistencia por falta de reparação...se tudo o que colocaste é verdade logo tens a razao do teu lado...


 


esperar pelo fim da fidelização...só porque sim...só pq dá trabalho...pagas no meu ver uma fortuna por mês para ficar com o serviço a meio? ou seja 1 ano a pagar 50€ ou mais, +/- 600€ num ano...quando se tem razao vai-se ate ao fim...e nao pq razao nao terás razao...


 


mais uma vez tens razao em reclamar...avança com mais uma reclamação...se nao for resolvido podes desistir do serviço e isso está previsto em contrato...é dificil sim...mas quando tens razao ninguem pode impedirte do contrario...


 


comentarios de espero pelo fim do contrato para desistir é frustante para mim e para todos os que querem ajudar pois demonstra falta de interesse pelo que se paga mensalmente...é a minha opinião vale o que vale...
Reputação 6
@@@Xavier  


 


A sua resposta ao utilizador NeoPayne contem linguagem inaceitável portanto foi editada , fica avisado que esse tipo de conduta não e aceitável nesta comunidade .


 


O utilizador NeoPayne tem o título de Consultor Júnior devido ao numero de posts que tem neste fórum não é funcionário da Meo é um utilizador que tem contribuído para a comunidade já á bastante tempo .


 


 
caro consultor da MEO, se acederes a minha ficha de cliente pode ver que ha inumeras reclamações e ate cancelamento de contrato, mas como deves saber fazer um cancelamento por justa causa com a MEO/PT nao é facil, eu dira ate mesmo quase imposivel se for for dos 14 dias iniciais do contrato, mas se voce quiser pagar a minha conta ate ao fim do contrato está a vontade e dou lhe autorização para o fazer.


tb, lhe digo para ter algum cuidado da maneira que elebora as suas respostas e caso esteja farto de estar a responder, so tem um remedio demitasse.


 


Editado por XPTOPT "linguagem inapropriada"


 
Reputação 7
Crachá +23
Boas

São estas opiniões que não entendo...reclamam pq tem razão mas depois não fazem nada...esperar pelo fim da fidelização para que?

Reporta... Vão reparar ninguém resolve e ainda informam que nada podem fazer...podes desistir por justa causa..mas para isso tens de reclamar pelos canais próprios e da trabalho,mas bolas tens razão em reclamar...

Desculpa o desabafo mas fico irritado com gentinha que reclama e reclama e depois sujeita-se a aguardar pelo fim da fidelização, não tem lógica...
boas rafael,


a tua pergunta é simples e clara, a minha resposta tb vai ser.


aguenta até acabar a fidelização depois troca de operador que já há com o sinal que en e tu pretendemos e a preço mais competitivo


cump.


Xavier


rafaelspedro escreveu:

A ideia é saber unicamente se a ONT dá pra injetar o sinal em formato DVB-T ou não!!!! Só isso!!!


 


Da mesma forma que a ONT descodifica o sinal pra analogico, a MEO também poderia ter disponivel ONT's já pré-configuradas pra esta modalidade "digital". De que é que adianta ter TV's LED e XPTO's se depois enfias com sinal analogico!!!! 


 



 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


o sinal é analogico ponto final...não ha nada a fazer...