Resolvido

ONT - Sinal digital

  • 24 June 2014
  • 37 respostas
  • 13844 visualizações

Recentemente instalei MEO FIBRA em casa, acontece que nas restantes Tv's deixei de ter o TDT e passei de novo para o antigo sinal RF. Gostaria de saber se é possivel ou até se a ONT é capaz de injetar o sinal dos canais formato TDT para poder continuar a utilizar os descodificadores mpg4 e usufruir de melhor qualidade de imagem nas restantes tv's da casa.

 

Obrigado
icon

Solução por NeoPayne 8 September 2014, 16:18

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

37 respostas

Há 1 semana instalei novo firmware à TV e descobri canais digitais. Confirmo que a MEO já disponibiliza canais em sinal digital.
E com programação!
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não me parece que esse seja o problema...
Pois não, esta é a solução do tópico...

Em minha casa a MEO Fibra disponibiliza sinal analógico e digital através do ONT.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


e o que isso tem haver com algumas tomadas com má qualidade? umas funcionam bem outras não...esse é o problema do @@Maverick
Bom dia,

Há operadores (NOS e aparentemente pelo que aqui leio a VODAFONE também) que já entregam +- 100 canais digitais em todas as tomadas que não tenham box. Naturalmente que há muita gente descontente com a NOS por obrigá-los (nos casos em que as TV's ainda não possuem DTV) a adquirir um descodificador, contudo se os operadores não fizerem nada continuaremos eternamente na "idade da pedra".

É um sinal da evolução dos tempos. Eu adquiri ontem uma SmarTv e infelizmente na divisão onde a instalei terei que instalar outra box para ter qualidade de sinal, mesmo já com um amplificador instalado na minha rede.

O futuro será, sem dúvida, acabar com os canais analógicos e atentem bem que, quem não avançar por esse caminho poderá ver comprometida a sua operação. A concorrência está ferozmente a apostar nessa evolução e inclusivamente já iniciaram as implementações.
Reputação 1
Crachá +6
@@andrejoaobentes


Mas a MEO já disponibiliza canais digitais (Em fibra)
Correto, mas disponibiliza-os nas TV's que estiverem ligadas à Box. Nas restantes, ligadas diretamente à rede coaxial, não sei se depende de zona para zona, só disponibiliza canais analógicos. Isto implicaria um amplificador mais potente (já tenho um, mas aparentemente não é o suficiente) ou aquisição de mais uma box. Na NOS todos os clientes, sem box, têm acesso a 101 canais digitais em todas as tomadas RF, naturalmente se as TV's tiverem o conversor. Foi uma mudança relativamente recente, mas diz quem é cliente que a diferença na qualidade de imagem é abismal, para além de ter sido eliminada a dependência da box para ter um número mais alargado de canais.
De referir que tenho serviço MEO Fibra e não ADSL.
Reputação 1
Crachá +6
@@andrejoaobentes


Também não sei se varia de zona para zona mas à partida nesta fase já todos deverão ter acesso.


Estes canais digitais são disponibilizados por coaxial.


 


Para procurar os canais na TV tem que se configurar como se estivesse ligada por antena.


 


Pais: Portugal


Tipo: Antena


Canais Digitais


 


Desta forma força-se a TV a utilizar DVB-T para procurar os canais, em algumas TVs ao selecionar Cabo ela procura canais em DVB-C o que é normal que não apanhe nada.


 


Se mesmo assim não apanhar, tenta mudar o pais para Alemanha ou Inglaterra.
Sim mas alguns canais infantis ficam sem portugues... 


A qualidade da imagem é 1000x melhor


 
Viva Bruno,

Muito obrigado pela dica. Funcionou na perfeição, contudo deparo-me com outro problema:

- Ligo a TV e poucos minutos depois, a imagem começa a aparecer quadriculada e o som intermitente:

Ao fim de alguns minutos fica tudo ok e este quadriculado vai desaparecendo.

 

Poderá ser fraca qualidade de sinal?

Poderá ser da qualidade do cabo que liga a TV à tomada?

Pelo facto de o suporte da TV ser demasiado encostado à parede, o cabo RF que liga a TV à tomada fica um pouco dobrado (existem cabos onde o conector faz um ângulo de 90%, há algum nos AKI's desta vida, que recomendes?)

 

A casa é recente (7 meses), construida de raiz e tenho 8 tomadas de TV em casa. Instalei Derivador de 8 Vias (1 Entrada, 1 Saída, 8 Derivações, 5-2400Mhz) e um amplificador de vivenda 2 OUT-HQ (http://www.tekaelectronics.com/pt-pt/amplificador-vivenda-tv-ret-2-out-hq).

 

Tens alguma sugestão?

 
Olá andrejoaobentes,

Em relação à situação que descreves, parece-me que o sinal deverá estar a chegar muito perto do limite mínimo. 

O amplificador que indicas só tem 20db's de ganho, o que após ser dividido no repartidor de 8 + as extensões de cabo do repartidor até às Tvs, poderá ser pouco.

Um amplificador de banda larga, tipo aquele que tens, mas de 30/35db's tinha sido melhor opção para o número de saídas que tens.

 

Podes sempre fazer o seguinte: como o amplificador que estás a usar tem 2 saídas e pelo que percebi, só parece estares a usar uma delas, a qual está ligada ao repartidor, desliga no repartidor o cabo que vai para a TV em causa e liga-o à saída que está "vaga" no amplificador.

Deverás notar uma melhoria significativa.

De forma a despistares problemas na tua instalação, se tiveres um "aparelhometro/ descodificador" de TDT em casa, eles costumam ter lá uma função que serve para medir o nível e qualidade do sinal. Foi assim que eu afinei o sinal em minha casa. 

Se tiveres pouco nível de sinal, tens que aumentar da forma que conseguires (aumentas no amplificador ou metes um amplificador com mais ganho).

Se o nível de sinal estiver muito alto e saturar, baixas o ganho no amplificador.

No caso de teres muitas tomadas e queres todas a funcionar corretamente, vais ter que fazer este jogo, i.e., ir aumentando o ganho da amplificação até ficares com sinal decente na tomada mais desfavorável/ maior comprimento de cabo. Após isto, se as tomadas que estiverem mais próximas do amplificador ficarem com sinal a mais, é colocares um atenuador na tomada que tiver sinal a mais.

Eu tenho um sistema parecido com o teu e só consegui fazer chegar decentemente o sinal RF do meu Fibra ligando a saída do amplificador diretamente a uma só saída/tomada.

No meu caso, suspeito que o cabo que vai até ao quarto em causa, poderá estar um bocado danificado... mas resolveu o problema de falta de sinal!!!

Experimenta e depois diz-me como correu.