MEORouter > PLC > Router > MEOBOX > bloqueio…

  • 5 January 2011
  • 25 respostas
  • 2520 visualizações

Boas,

Estou com um pequeno quebra-cabeças, que não consigo resolver... tem a ver com a colocação de um Swtich entre um PLC e a meobox.

A minha ligação Meo fibra está no escritório (onde tenho o Desktop), e tenho uma ligação por PLC para a sala, onde tenho a MEOBOX (o PLC foi colocado pela MEO).

Acontece que O PLC tem apenas uma saída ethernet que serve para alimentar a meobox e fico portanto sem ligação de rede para a PS3 e para a minha LG LED TV.

A solução pareceu-me óbvia: Como tenho em casa um router que não uso, liguei-o ao PLC pela entrada WLAN e usei as saídas LAN para a meobox e para os restantes equipamentos.

Para meo espanto, quando ligo a Box, o sinal dura apenas uns 10 segundos e depois, a imagem bloqueia… Mesmo sem mais nenhuma ligação ao Router, a box bloequeia...

Alguém me sabe dar uma pista para resolver isto? É necessário alguma configuração no router? Ou é mesmo impossível fazer esta ligação?

Obrigado por qualquer ajuda que possam dar!

25 respostas

Vivo numa moradia com 3 pisos.

O ONT e o router Thomson estão colocados no 3º piso da casa.

Tenho um cabo RJ45 a passar desse piso para 1º piso onde está a sala, que é onde tenho a meobox.

Pretendo comprar um novo router para distribuir melhor a rede wireless, visto não ter boa recepção nessa divisão.

Informei-me e estou a pensar comprar um Linksys E3500.

A dúvida é:

será possivel ligar o rj45 que sai do router thomson e vai até à sala ao Linksys, e depois daí ligar a meobox a esse router?
Reputação 6
Crachá +10
@@@Gonçalo Bello

Caro utilizador, postar 2 vezes a mesma coisa em 2 tópicos diferentes não o vai ajudar o dobro em nada. Queira postar uma única vez, no tópico mais adequado s.f.f.

O post excedente foi removido.
Opa...
Funciona..funciona...

Tenho um outro Router ligado em bridge com a segunda box e tudo funfa perfeitamente...

Sem paragens de imagem...
Onde posso comprar PLC's (de preferência on line)?

Devia ter procurado antes de publicar o post anterior...
www.pixmania.com
Devem ser Devolo

Onde posso comprar PLC's (de preferência on line)?
Fiz dois novos testes e aparentemente deixei de ter problemas.

Passei a ligar o cabo do router Thompson à entrada WAN do SMC.
Configurei para a rede LAN 192.168.2.1 com DHCP activo para o intervalo 192.168.2.150 a 199.
Depois fiz 2 testes nas configurações WAN, e ambos funcionaram bem, ou seja sem ter "freze" da imagem.
1º Dynamic IP Address, em que obtive o IP automáticamente do router Thompson.
2º Static IP Address, em que coloquei o IP como 192.168.1.40, a Subnet Mask a 255.255.255.0 e o Service provider o 192.168.1.254 (IP do router Thompson).

Até ao momento não tive nenhum freze da imagem. O unico senão, que não é o meu caso, é que se ligar a box a estes router, como está numa rede diferente, não funciona.

Ficou a faltar alterar a LAN com o DHCP activo para a rede 1, e se não der conflitos, poderemos ligar a box. mas esses testes ficam para outra altura que já é muito tarde e amanhã de manhã tenho de ir ao Hospital ..... e tenho de dormir um bocado.

Obrigado!
Estive 4h a tentar configurar e se não fosse este post teria desistido!
Reputação 7
Crachá +23
atençao os IP's das box sao por defeito entre o .61 e o .69....se agarrarem outro IP podem ter paragens...macroblocos etc...

tudo pode funcionar no principio mas depois da barraca....
Fiz dois novos testes e aparentemente deixei de ter problemas.

Passei a ligar o cabo do router Thompson à entrada WAN do SMC.
Configurei para a rede LAN 192.168.2.1 com DHCP activo para o intervalo 192.168.2.150 a 199.
Depois fiz 2 testes nas configurações WAN, e ambos funcionaram bem, ou seja sem ter "freze" da imagem.
1º Dynamic IP Address, em que obtive o IP automáticamente do router Thompson.
2º Static IP Address, em que coloquei o IP como 192.168.1.40, a Subnet Mask a 255.255.255.0 e o Service provider o 192.168.1.254 (IP do router Thompson).

Até ao momento não tive nenhum freze da imagem. O unico senão, que não é o meu caso, é que se ligar a box a estes router, como está numa rede diferente, não funciona.

Ficou a faltar alterar a LAN com o DHCP activo para a rede 1, e se não der conflitos, poderemos ligar a box. mas esses testes ficam para outra altura que já é muito tarde e amanhã de manhã tenho de ir ao Hospital ..... e tenho de dormir um bocado.
Tentei alterar o IP para .255 mas não permitiu ...

Já estou sem alternativas e coloquei como .50, dentro do range de DHCP que o Thompson irá atribuir .... Vou testar.
Reputação 7
Crachá +23
podera haver conflitos entre os router que possa existir essas paragens...nao vejo outro motivo...

o IP pode resolver...mas podera voltar a reincidir....
será normal elas bloquearem...iram sempre bloquear...

as STB's terao sempre de esterem ligadas ao router do serviço...senao ira ter probalidades de isso acontecer.

Boa noite NeoPayne,

O que acontece é que as boxes estão ligadas directamente ao router de serviço (o que não é obrigatório pois tenho a mesma situação com outro router e funciona correctamente), e só o ligar ester router à rede, faz com que ambas as boxes, caso estejam ligadas, fiquem com a imagem em "freze". Relembro que elas não bloqueiam pois se mudar de canal fica a imagem normal durante cerca de 10 segundos e depois volta a fazer o "freze".

O que reparei é que mesmo desligando o router e/ou retirando o cabo de rede, as boxes só passado algumas vezes de desligar é que deixam de bloquear.

Vou tentar colocar o IP sugerido pelo joefagundes e ver o resultado.

Obrigado a todos e continuem a sugerir opções.
Reputação 7
Crachá +23
será normal elas bloquearem...iram sempre bloquear...

as STB's terao sempre de esterem ligadas ao router do serviço...senao ira ter probalidades de isso acontecer.
Essas configurações já eu efectuei.

O DHCP está disable.

O Ip está como 192.1681.240 (o do Thompson está como 192.168.1.254).

Este router está ligado ao Thompson pela porta LAN1.

Isso funciona tudo, o problema são as boxes que bloqueiam ....

Obrigado.

O IP 192.168.1.240 do 2º router deveria estar na gama acima ou seja 192.168.1.255 ou outro e activa a opção UPnP do 2º router.
Essas configurações já eu efectuei.

O DHCP está disable.

O Ip está como 192.1681.240 (o do Thompson está como 192.168.1.254).

Este router está ligado ao Thompson pela porta LAN1.

Isso funciona tudo, o problema são as boxes que bloqueiam ....

Obrigado.
Tens de usar esse SMC como Access Point, mas acho que deves desabilitar a opção DHCP para funcionar.

Configuring SMC Wireless Router as Access Point


1. Connect a Computer to the Router (preferably use LAN to connect)
2. Logon to the SMC Router and Disable the DHCP under the LAN Settings.
3. Change the LAN IP address to be in the same range as the main Router. For e.g., if you use another SMC Router as main Router with IP as 192.168.2.1, then change this Wireless Router to be 192.168.2.2. This would ensure you to manage the Wireless Router without any problem.
4. Connect this Wireless Router with the Main Router using LAN ports. Check if the LED for the LAN port connected to the Main Router is lit, if not try with a Cross over cable.

Place the Router in appropriate place, and get a seamless wireless connection.
Boa Tarde,

Apesar do que foi falado atrás, e já tentado, estou com um problema idêntico e que não consigo encontrar resolução.

Tenho um router SMC modelo Barricade N, SMCWBR14S-N2, em que já tentei desabilitar todas as funções e mesmo assim obtenho o "freeze" da imagem nas duas boxes que tenho.

Já o liguei a uma porta diferente do router/gateway Thomson TG784 que tenho, na porta em que tenho a Box MEO, ligando depois esta ao router, sempre usando as porta de switch e nunca a de WAN, mas obtenho sempre o bloqueio das boxes.

Não identifico nenhum erro no LOG do Thomson TG784 que possa ser identificado com o novo switch.

Alguém terá tido um ploblema idêntico e conseguiu resolver?

Obrigado desde já pelas respostas.
Devem ser Devolo
Boas,

Já testei a ligação com Switch entre o PLC e a BOX e confirmo que funciona:money:
A box já não bloqueia e não consigo detectar qualquer perca de qualidade.

Apenas um pequeno “glitch”: quando mudo de canal na MeoBox, demora uns 3 a 4 segundos a começar a emissão do novo canal… Algo que não acontecia com a ligação directa. Mas acho que consigo viver com isso.

Obrigado a todos pelas dicas

Boas,

qual a marca modelo dos plc's ?
Reputação 7
Crachá +23
Boas,

Já testei a ligação com Switch entre o PLC e a BOX e confirmo que funciona:money:
A box já não bloqueia e não consigo detectar qualquer perca de qualidade.

Apenas um pequeno “glitch”: quando mudo de canal na MeoBox, demora uns 3 a 4 segundos a começar a emissão do novo canal… Algo que não acontecia com a ligação directa. Mas acho que consigo viver com isso.

Obrigado a todos pelas dicas

se tiveres paragens de imagem nao precisas de telefonar para SAC...desligas o switch...
Boas,

Já testei a ligação com Switch entre o PLC e a BOX e confirmo que funciona:money:
A box já não bloqueia e não consigo detectar qualquer perca de qualidade.

Apenas um pequeno “glitch”: quando mudo de canal na MeoBox, demora uns 3 a 4 segundos a começar a emissão do novo canal… Algo que não acontecia com a ligação directa. Mas acho que consigo viver com isso.

Obrigado a todos pelas dicas
Crachá +3
Eu tenho um router wireless (a fazer de switch) entre o router e a box e não tenho problema nenhum.

A minha rede está montada da seguinte maneira:
Router Meo em que está ligado a box com disco, o pc e um switch para me aumentar o número de portas (para ter a PS3 e a impressora de rede ligada).
Do router meo sai ainda um fio de rede que vai para a tomada de telefone e leva-me a rede para o quarto onde está a segunda box.

Em vez de ter ligado este fio à box liguei-o a um router wireless (DHCP desligado) para me aumentar a cobertura em casa. Às portas do router tenho ligado a segunda box da meo e um disco multimédia de rede.

Tudo funciona sem problema.
Obrigado a todos pelas respostas,

O Switch (ou configuração do router como switch), parece-me uma boa solução. Mas a resposta do NeoPayne, contradiz as duas anteriores do Vicksaint e Bradpito…

Afinal é ou não possível ter um switch entre o router meo (passando pelo PLC) e a meobox?

Bem, acho que vou testar…
Depois dou-vos feedback com o resultado da experiencia.
Reputação 7
Crachá +23
se metes um swith entre o router e a box (sem contar com os PLC's) a box nao funciona...
Pelo seguro um switch. Também podes usar um router mas em modo AP ( Mais ou menos o que está descrito na mensagem anterior), mas neste caso é necessário configurar o dito-cujo como AP- ponto de acesso).
Olá,

Não podes usar um router para isso, tens de usar apenas um switch/hub, ou então desligas do router o servidor DHCP e não usas a porta WLAN porque na verdade não vais routear nada para outra rede, apenas queres aceder a tua própria rede, e para isso tens de ligar tudo nas portas LAN do router (ou seja: convertes o teu router num switch/hub)

Atenciosamente.

Responder