Resolvido

MEOBox funciona em 1080p?

  • 18 May 2014
  • 38 respostas
  • 6564 visualizações

Crachá +6
Boa tarde,

 

Como é a minha primeira vez que estou a participar no MEO Fórum quero desde já felicitar a todos pelo seu importante papel na partilha de informação/experiências. 

 

A minha televisão está preparada para suportar alta-definição, na MEOBox com o comando da MEO vás ao "Menu" > "Configurações" > "Definição do Ecrã" tem a possibilidade de escolher a opção "1080p em Ecrã de Alta-Definição" como podes ver aqui.

Quando escolho essa opção e faço guardar é necessário "Inciar teste" e "Manter Configuração" depois disso, fica a mostrar a imagem em 1080p mas só por 2 segundos porque a seguir a imagem vai abaixo e quando volta, fica como 1080i.

Alguém sabe explicar-me porque acontece isso?

 
icon

Solução por gardunha 16 January 2015, 22:38

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

38 respostas

Reputação 2
Para ter qualidade 1080P é necessário 3 premissas:


Uma tv compatível, uma box que converta o sinal compatível, e a emissão ser gravada com câmaras Ultra HD…


 


Como as box’s não fazem conversão nesse sentido, e 50 % das tv’s em portugal não lê 1080P, isto é publicidade enganosa.


 


Assim como a transmissão de conteúdos em 4K, outro engano.


A tecnologia UHD, multiplica por 4 a atual definição Full HD, e deverá ser a referência no mercado nos próximos anos. Ou seja um televisor atual Full HD pode atingir uma resolução de 1920 x 1080 pixéis, sendo que a Ultra Definição apresenta 3840 x 2160 pixéis no total.


 


 


Que adianta ter televisor com tal resolução se as gravações ou a transmissão não forem compativeis...
Reputação 5
Duvido muito, isso não faz sentido nenhum, apenas se as outras boxes forem também as novas. 


 


De qualquer maneira ainda não está a ser usado o 1080p e já ouvi dizer que a opção deixará de existir até haver conteúdos transmitidos em 1080p. Assim, apenas pode valer a pena trocar a box para o MEO Jogos, caso seja cliente MEO Fibra. 
Boas,

De 1080i para 1080p a diferença é mto grande... basta veres que 1080i é inferior a 720p...

 

Em portugal nao ha emisoes superiores a 720p, essa resolução é usada unicamente para o meoJogos nas novas boxes da MEO.

 
Complementando:

- 1K equivale a 1024 unidades, ou pixeis (horizontal).

- 'Full HD' equivale a 1.920p (horizontal) por 1.080p (vertical). 

- 2K conta com 2.048p (horizontal) por 1.080p (vertical). 

- 4K = 4.096p x 2.160p.

- 8K (já existe em projetores de cinema) tem uma resolução 16 vezes superior ao 'Full HD'.

 

Para se ter uma ideia, no que diz respeito a projetores para salas de cinema, a resolução 2K projeta em tela, sem alteração de qualidade, com dimensões até 10,4m x 6,5m. Por outras palavras, para usufruir de uma resolução 4K teríamos que ter, por exemplo, uma tela de, mais ou menos, 17 metros de largura, só assim conseguiríamos tirar partido daquela resolução, isto é, aliar a viabilidade técnica e a qualidade de imagem por forma a notá-la.

 

Resumidamente, o aumento da resolução (necessidade) está relacionado com as dimensões do painel da imagem. Para um painel de 42 polegadas (por exp.) é mais que suficiente a resolução 'Full HD', isto porque a nossa vista não consegue captar mais.

 

Concordo inteiramente com 'yameu' e lamento que as operadoras não sejam mais honestas.
Reputação 5
Não há necessidade de reencaminhar porque a resposta que deram é verdadeira, apenas as novas MEOBoxes Motorola suportam 1080p e o MEO Jogos igual, só estas possibilitam fazer dual boot e assim ter o serviço MEO Jogos. 


 


Quanto aos 40€ é discutível, mas o facto é que a troca da box implica o pagamento de 40€ da deslocação do técnico, a menos que seja por avaria da box. 
@@@fullbanner estamos a analisar a questão e entraremos em contacto logo que possível.
Reputação 2
Acredita nisto?


"Só as boxes novas para o MEO Jogos tem 1080p + se essa estiver a ser a de gravação as outras da casa passam a ter também..."


 


Mais 


"Além dos 40€ que cobram para a alteração."


 


Eu não.


 


O problema aqui está nas box's, que tanto as da ZON como da MEO, não descodificam o sinal em 1080p, sendo o máximo 1080i... e por isso, é que nunca vemos em casa estas emissões a 1080p, porque as box's não permitem...
Boa noite realmente as novas boxes Motorola VIP2262ESL/405,que são compativel com o meo jogos, ja tem a opção dos 1080p, eu tenho uma  confirmo que ela emite em 1080p, mas por enquanto só os filmes do videoclube que estão nessa resolução, já vi filmes e realmente a imagem é excelente, os canais de TV só emitem em 1080i, por isso a BOX configura na resolução 1080p mas depois emite em 1080i resolução máxima nos canais emitidos no MEO no meu caso MEO ADSL, mas já muitos filmes no videoclube em 1080p e som dolby digital e ao serem visionados na TV aparece 1080/24p eu confirmo porque ja vi alguns filmes
Reputação 5
Pode sempre telefonar para o 16200 e pedir para fazer a substituição gratuita da box, como paga esse valor pelo serviço MEO pode ser que consiga a instalação sem custo. O não é garantido, mas não custa tentar.
Reputação 5
@@@arjotera, não é possível escolher a MEO Box a substituir, é sempre a que o técnico que vai fazer a troca tem em stock, daí ter sido essa a ser instalada e não a que pediu.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não quero enganar-me, mas tenho quase a certeza que só dá para 1080i...mas esse ecran ainda nao tinha visto...


 


consegues saber qual a versao do firmware da box?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


como ficou entao esta situaçao?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


tb acho que nao faz grande diferença a olho nú...digo eu...


 


no entanto pelo que ja tive a pesquisar a diferença será substacial em termos de dados...ou seja o consumo de debito ser maior...deve só ser possivel em Fibra...mas isso só sou eu a especular..
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


se poderes testa com um outro cabo...se persistir...provavelmente sera necessario trocar a box...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


nao sei a quanto tempo foi dada essa resposta...sei que as novas box's ja tem 1080p a funcionar...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


ninguem é obrigado a saber de tudo alem que todos ainda tem mt que aprender...


 


dada a informaçao que 1080p só são possiveis depende dos conteudos dados pelos canais, coisa que por acaso nao sabia e estava convencido que ao escolher a opção 1080p deveriam dar todos a 1080p...


 


como nao sabia a informação toda, questionei sobre os cabos...os despistes devem sempre começar por uma ponta...mas claro eu estou aqui para aprender e ajudar quando posso...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não é uma atitude isolada é como levo a vida... 🙂
Reputação 2
Bom hoje a explicação oficial foi.



Só as boxes novas para o MEO Jogos tem 1080p + se essa estiver a ser a de gravação as outras da casa passam a ter também... Isto além de não fazer sentido, vai contra o que já me tinham dito q bastava um upgrade de firmware...


 


Além dos 40€ que cobram para a alteração (de algo que anunciam como parte integrante do serviço, o Full HD).


 


Preciso de ajuda a decidir o que fazer.
Reputação 2
A explicação oficial veio do 16209 Apoio Técnico - Linha Paga.


A mesma linha que me deu a informação que era por firmware.


 


Porque?
Reputação 2
Mas existem essas entradas de menu e o sinal sai da box com essa resolução... Já vi em funcionamento na loja e noutros sitios.


 


Não acredito na do MEO Jogos e também não acredito nos 40€ porque não faz sentido...


 


Moderadores por favor (o Sr. @@@Paulo.Santos por exemplo que está ligado), por favor ajudem/reencaminhem.


 


Obrigado


Cumprimentos
Reputação 2
@@@Paulo.Santos já agora é verdade que a restante casa fica com as boxes antigas a 1080p? Isto técnicamente não faz sentido mas está gravado e foi-me dito por um técnico oficial na linha paga 16209..
Reputação 2
Portanto fui atendido por alguém sem formação ou que presta informação errada.


 


Sou MEO Fibra supostamente M5O Plus e sendo que queria os jogos... terei que pagar... enfim além de 193 médios mensais mais 40...


 


Muito bom...
Reputação 2
Viva,


 


Quando foi comigo e fiz esta queixa disseram que isso era uma entrada de texto que estava em testes e que não funcionava.



Que provavelmente não era tão cedo que implementavam a funcionalidade.


 


Como ficamos afinal? Não tem nada a ver com cabos...
Reputação 2
Caro a minha box "nova" para o MEO Jogos, está agora, acabo de testar a fazer output a 1080i com vários cabos que fazem 1080p com todos os outros dispositivos...


 


Aliás de tal forma refilei, e tanta variação de verdade me deram antes de a adquirir que me devolveram o dinheiro da troca de box, e agora, caso não me expliquem que versões tem de facto 1080p funcionais, não é só a entrada no menu, voltam a trocar, de borla ou perdem um cliente...


 


Acabou de se atravessar e tudo somado chega para a DECO terminar com a fidelização...
Reputação 2
Pois, então a resposta correta do colaborador seria, quando o conteúdo assim o permite...


O mesmo para a entrada no menu da box e claro está para a publicidade.


 


Portanto repito-me a publicidade não é correta... e o Consultor Junior que nos orientou a informação prontamente, devia perceber do que está a falar... Olhem que a concorrência é forte hoje em dia...