meo RF em condominio

  • 16 December 2010
  • 12 respostas
  • 2411 visualizações

Desde há muito anos que no condominio do predio onde vivo temos acesso a canais de TV através de uma parabolica.
No entanto o condominio esta a pensar terminar com este sistema e contratar o serviço MEO Fibra TV por RF.
no entanto tenho algumas duvidas sobre a solução a implementar:

1. quantas TVs suporta este serviço mantendo uma boa qualidade de imagem e som?
( somos cerca de 40 habitações, com um maximo de 3 TV por casa = cerca de 120 TV ).

2. qual o comprimento maximo do cabo coaxial por forma a manter a qualidade do sinal?
( na actual instalação, tenho como estimativa um comprimento máximo de 150 metros de cabo coaxial com alguma caixas de passagem e repartidores pelo meio )

3. este serviço suporta teletexto e EPG?


podem-me ajudar?

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

12 respostas

A PT faz instalações por cliente, não por condomínio.
Reputação 7
Crachá +23
nao tem serviço de teletexto e EPG...

parece-me um desafio para a PT...a conta ficaria no condominio (logo é um clt)...mas teria de ser instalados muitos amplificadores de sinal em cada casa...

a mim pareceme que só seria possivel instalar num ponto do predio e injectar o sinal onde esta o sinal da parabolica...

agora alimentar isso tudo....so mesmo com amplificadores de sinal...isso ja seria melhor um bom electricista...
Crachá +4
Boas,
É possível e não é possível
1º Injectar o sinal no prédio é possível, terá de ser colocar amplificadores nos andares.
2º A MEO, ZON, OPTIMUS IPTV, VODAFONE IPTV, CABOVISAO, ARTELECOM, o que fazem é passar os cabos para as casa das pessoas cada casa é um cliente e um contrato, não o condomínio eles não fazem contractos a condomínios se o fizerem o valor deve ser muito alto valor x apartamento.
Eles podem fazer o contrato ao condomínio se o condomínio tiver uma sala e tiver e lá um serviço TV ou net ou TV e NET.
Há condomínios onde eles tem lá TV´s, Net para o pessoal usar mas só pode usar nesse sitio.
Eu acho muito perigoso o condomínio pagar a conta de tv, pois se alguém deixa de pagar o resto esta a pagar para esse apartamento ver a tv, ou se lhe apetecer mudar para a ZON o condomínio vai continuar a pagar essa casa vai ter de chamar lá meo para cortar o cabo.
Agora imagina que alguém quer ter net ou telefone como vai ser as coisas são possíveis de se fazer mas eles é que não vão nisso.
Legalmente não é possível fazer esse tipo de instalação.
antes de mais, agradeço desde já a prontidão das vossas intervenções.


Arrais
a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.



OpenMind
quanto á legalidade do processo, julgo essa estar assegurada pois a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.
o nosso condominio esta colectado no RNPC.



NeoPayne e ddsb

o sistema de distribuição de sinal do prédio já existe e funciona razoavelmente.

O sistema da "parabólica" é constituído por um prato de 120cm (???) orientado para o satelite astra.
o prato está ligado aos receptores que nos fornecem 6 canais analógicos com polarização horizontal e mais 4 canais analógicos com polarização vertical.
temos tambem outra parabolica de 60 cm (???) ligado a um receptor individual.
além destes temos uma antena UHF ( que não consegue receber TDT ) e uma VHF.
tudo isto está ligado a um "misturador" e é injectado posteriormente na rede de sinal do prédio.

"a ajudar" alguns moradores contrataram cabo, fibra ou cobre (com ou sem adsl) com xPlay ( telefone,TV, net, ...) a varios operadores.
estes serviços são instalados e custeados individualmente por cada morador e não utilizam a rede de sinal do prédio.


a minha ideia é:
a pt oferece a instalação e a activação do serviço.
temos 70 canais ( analógicos ) disponiveis em todas as habitações do condominio com 23.99€ mensais a serem divididos por 40 condóminos.
ao MEO pretendia juntar o sinal TDT aereo ( tem teletexto e epg para os portugueses ).
pegava nesta miscelanea toda e injectava no sitio onde esta actualmente ligada "o sistema da parabolica"




julgo eu desta forma conseguir dar maior oferta a quem não tem chance de pagar uma mensalidade de xPlay.


acham isto exequivel?


pf deem-me sugestões ou alertem-me para eventuais problemas.
Reputação 7
Crachá +23
antes de mais, agradeço desde já a prontidão das vossas intervenções.


Arrais
a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.



OpenMind
quanto á legalidade do processo, julgo essa estar assegurada pois a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.
o nosso condominio esta colectado no RNPC.



NeoPayne e ddsb

o sistema de distribuição de sinal do prédio já existe e funciona razoavelmente.

O sistema da "parabólica" é constituído por um prato de 120cm (???) orientado para o satelite astra.
o prato está ligado aos receptores que nos fornecem 6 canais analógicos com polarização horizontal e mais 4 canais analógicos com polarização vertical.
temos tambem outra parabolica de 60 cm (???) ligado a um receptor individual.
além destes temos uma antena UHF ( que não consegue receber TDT ) e uma VHF.
tudo isto está ligado a um "misturador" e é injectado posteriormente na rede de sinal do prédio.

"a ajudar" alguns moradores contrataram cabo, fibra ou cobre (com ou sem adsl) com xPlay ( telefone,TV, net, ...) a varios operadores.
estes serviços são instalados e custeados individualmente por cada morador e não utilizam a rede de sinal do prédio.


a minha ideia é:
a pt oferece a instalação e a activação do serviço.
temos 70 canais ( analógicos ) disponiveis em todas as habitações do condominio com 23.99€ mensais a serem divididos por 40 condóminos.
ao MEO pretendia juntar o sinal TDT aereo ( tem teletexto e epg para os portugueses ).
pegava nesta miscelanea toda e injectava no sitio onde esta actualmente ligada "o sistema da parabolica"




julgo eu desta forma conseguir dar maior oferta a quem não tem chance de pagar uma mensalidade de xPlay.


acham isto exequivel?


pf deem-me sugestões ou alertem-me para eventuais problemas.

a PT so se iria responsabilizar pela instalação em um local...

isso de de distribuir pelos moradores do predio será sempre a responsabilidade do condominio...

se existir alguma avaria na instalaçao de algum morador será sempre responsabilidade do condominio...

é arriscado fazer esse pedido...pode ser possivel e nao vejo como negarem...agora tudo o resto será sempre a responsabilidade do condomino...

alem que deve ser necessario trocar toda a cabelagem que existe da parabolica...ja deve ter muitos anos e deve estar degradada...
antes de mais, agradeço desde já a prontidão das vossas intervenções.


Arrais
a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.



OpenMind
quanto á legalidade do processo, julgo essa estar assegurada pois a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.
o nosso condominio esta colectado no RNPC.



NeoPayne e ddsb

o sistema de distribuição de sinal do prédio já existe e funciona razoavelmente.

O sistema da "parabólica" é constituído por um prato de 120cm (???) orientado para o satelite astra.
o prato está ligado aos receptores que nos fornecem 6 canais analógicos com polarização horizontal e mais 4 canais analógicos com polarização vertical.
temos tambem outra parabolica de 60 cm (???) ligado a um receptor individual.
além destes temos uma antena UHF ( que não consegue receber TDT ) e uma VHF.
tudo isto está ligado a um "misturador" e é injectado posteriormente na rede de sinal do prédio.

"a ajudar" alguns moradores contrataram cabo, fibra ou cobre (com ou sem adsl) com xPlay ( telefone,TV, net, ...) a varios operadores.
estes serviços são instalados e custeados individualmente por cada morador e não utilizam a rede de sinal do prédio.


a minha ideia é:
a pt oferece a instalação e a activação do serviço.
temos 70 canais ( analógicos ) disponiveis em todas as habitações do condominio com 23.99€ mensais a serem divididos por 40 condóminos.
ao MEO pretendia juntar o sinal TDT aereo ( tem teletexto e epg para os portugueses ).
pegava nesta miscelanea toda e injectava no sitio onde esta actualmente ligada "o sistema da parabolica"




julgo eu desta forma conseguir dar maior oferta a quem não tem chance de pagar uma mensalidade de xPlay.


acham isto exequivel?


pf deem-me sugestões ou alertem-me para eventuais problemas.


o que se pode fazer é uma solução colectiva de satélite, (2 tv´s por cliente), mas será sempre uma casa = 1 cliente, e não um condominio 1 cliente, qualquer coisa, manda pm. a instalação arranja-se como oferta.
Reputação 6
Crachá +22
Não querendo parecer brusco (lol) mas e porque não telefonar para o apoio cliente da PT (PT Comunicações - 16200) ou então directamente para o apoio empresarial da PT (PT Negócios - 16206)?
A PT faz instalações por cliente, não por condomínio.
Um condomínio pode estar colectado, mas para a àrea de de negócios da PT não é uma figura colectiva.
E sim, a PT faz instalações colectivas (tem um departamento próprio para isso).
A figura colectiva mais conhecida, por exemplo, um hotel.
Para mais informações... 16200 como disse o GreenHead 🙂
OpenMind
quanto á legalidade do processo, julgo essa estar assegurada pois a meo está disponivel tanto para clientes particulares como clientes colectivos.
o nosso condominio esta colectado no RNPC.



Quando me refiro à ilegalidade, estou a referir-me a estabelecer um contrato para um condominio e depois distribuir o sinal pelos moradores de um prédio.

É como um cliente que adquire Cabovisão antigamente e depois vão os vizinhos e ligam-se também à caixa de distribuição, o que gerou alguns processos em tribunal.

Cada cliente será alvo de um contrato individual com a PT.

Abraço
Tenho boa solução para ti e para o prédio em que vives, hoje em dia já é possível, termos a nossa própria rede de fibra óptica, é uma tecnologia esta disponível para todos não só para grandes empresas como a PTC .

Ouve uma empresa que tornou a instalação fibra óptica simples completa para distribuição televisiva a IVACOM Global Invacom - Product

E quais são as suas inovações?
Eles criaram um novo LNB, um LNB que recebe sinais do satélite e depois transmite via fibra óptica, este tipo de LNB permite ligar a *35 casas ao mesmos LNB , sem perdas de distribuição de sinal, permitindo cada casa ter o seu receptor de satélite, esta empresa tem disponível um kit para facilitar a instalação de uma rede de fibra óptica, nesse kit contem um LNB fibra optica mais um misturador de sinais de satélite e terrestre que depois transforma em sinais de fibra óptica, o preço anda por volta dos 400 euros, pode parecer caro ma s para um prédio é o ideal,
http://dl.dropbox.com/u/517904/201005180000.jpg
Os cabos de fibra óptica ate não são caros 10 metros anda por volta dos 12 euros, esta empresa também tem disponível uns modeladores que transforma os sinais luz de fibra em sinais eléctricos de coaxial, visto que os actuais aparelhos de recepção de televisão é feito através de coaxial.
(*pode-se ter dois lnbs na mesma parabólica que no total seria 70 ligações)
E quais vantagens tem em relação ao meo fibra,
Não ficam pedentes de único fornecedor de tv.
Qual quer dos moradores pode receber os serviços da zon ou meo por satélite sem necessidade de instalar mais cabos desde que tenham uma antena parabólica orientada para satélite Hispasat.

Outra das vantagens existe uma grande variedade de canais livres por satélite, um bom exemplo é a posição da frota astra os 28.5 est, pois nesta posição existe uma grande variedade de canais livres de e boa qualidade poderás ver no seguinte link alguns dos canais livres disponíveis nesses satélites Subscription free TV - freesat com uma antena parabólica de 1.20m pode-se captar esses canais em Portugal, mas para uma captação de qualidade uma de 1,30m é o ideal.

Pois esta é uma ideia que deixo aqui, eu sei que pode ser um pouco mais caro mas ficariam com sistema de rede de distribuição de televisão grande qualidade.

aqui fica mais links úteis para ver o custo do um sistema deste tipo.
Invacom Fibre LNB -

Mais uma observação o RF da meo é analógico nem se quer tem um serviço digital por RF, se na meo fibra queres tv digital vais que ter que passar um cabo de rede pela casa ate a tua principal tv e alugar um receptor de IPTV mais conhecido por Box.

Fui contactado por um funcionário MEO que me pediu o e-mail para enviar proposta para instalação de antena no prédio.

não recebi ainda nenhuma proposta, alguém sabe onde posso perguntar por esta situação 

obrigado