Meo fibra e telefone fixo

  • 21 January 2016
  • 10 respostas
  • 1739 visualizações

Boa tarde.

No último semestre do ano passado alterei o serviço adsl para a fribra. Quando tinha adsl, tinha 2 telefones e fax, ao alterar para fibra anularam a linha telefonica e fiquei sem um telefone e sem fax ( só mais tarde é que me apercebi disso, na altura, sem informação nem me lembrei de tal coisa ).

A minha questão é, de que modo poderei voltar a ter o 2º telefone e fax ?  Visto estes estarem num andar superior ao do router, terei de ter outro router ou terá de haver passagem de cablagem até à dita divisão ?

Desde já, agradeço a atenção para este assunto.

 

Cumps, Paulo

10 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


ja agora para confirmar uma certeza...o serviço de fax ainda esta activo e a funcionar tanto no serviço de telefone como na fibra...na fibra o equipamento tem de ser compativel com o protocolo T69...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


pelo que percebi do ? é que ficou sem fax quando migrou para a fibra...logo suponho que ele ainda tinha o serviço de fax a funcionar...
Reputação 3
Errado, o serviço de FAX sobre linha analógica foi suprimido, é e disso que se trata em concreto.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


mas as operadoras não sabem o que os clientes tem em uso em casa...o serviço de fax só necessita de linha de telefone e o que é usado na linha de telefone as operadoras nao sabem...ninguem é adivinho...alem por ser um serviço praticamente em desuso é normal que no acto da venda e da instalação não se fale nesse serviço em concreto...


 


alem que nenhum serviço foi suprimido...o serviço de fax continua disponivel com a fibra...o cliente usa se quiser ou não...neste caso se tiver equipamento compativel...
Reputação 3
A operadora nunca tem culpa de nada.  Se fizesse as coisas de forma profissional iria verificar os serviços que estavam a ser disponibilizados e teria de garanti-los no novo layout, ou no mínimo questionar o cliente sobre a necessidade desses serviços. O mesmo se aplica a modems analógicos.


 


Não interessa o chavão do "está desactualizado", constitui opção do cliente continuar a utilizá-los ou não e se o serviço era suportado não pode simplesmente ser suprimido sem aviso pela parte da operadora.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


o cliente sabe o que tem em casa e do que precisa que fique a funcionar...não sei de todo se a questão do fax foi colocada em algum momento tanto com o comercial tanto com o tecnico...


 


mas pelo decorrer da conversa parece que essa questão não foi colocada...a operadora não tem culpa que os equipamentos do cliente sejam incompativeis com o serviço...isto é para todas as operadoras não só para a Meo...


 


pelo que sei a alternativa que a Meo dava, não sei se ainda a dá, para os clientes que insistiam em ter o fax a funcionar com equipamentos desactualizados era uma linha adicional de cobre com um desconto de 50%...não sei se ainda o fazem...


 


mas para o preço que andam as multifunções a laser (scaner, fotocopiadora, impresora e fax) não me parece vantajoso ter uma linha adicional para isso...mas isso é somente uma opinião...
Reputação 3
Essa é de facto uma solução inteligentíssima, muda-se o equipamento terminal e pronto !


 


E quem paga?   Se o provider não garantiu a continuidade do serviço existente é o cliente que tem de suportar os custos de migração?


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não é necessario nada Fax Relay incorporado no router...só é preciso um fax compativel nada mais...a grande maioria dos fax's actuais são compativeis com o serviço de fibra...


 


agora se ja tiverem uns anos...é para esquecer...alem que neste momento considero uma tecnologia completamente desactualizada...
Reputação 3
Ao passarem para fibra acaba-se a linha fixa de cobre . O serviço de FAX teria de ser pedido de forma explícita pois agora será necessário um Fax Relay incorporado no router. Para o telefone ADICONAL pode-SE usar uma das linhas VoIP mas para o FAX duvido que se consiga mais do que 1200/2400 bps com essa linha. De qq forma as linhas VoIP são em pares UTP normais à saida do router
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


no acto da instalação deveriam ter ficado ligados...mas se ja passou 30 dias apos a instalação não ha nada a fazer...se quiseres a retificação tens de pagar a deslocação do tecnico...+/- 40€ mais 25€ por cada tomada...valores a confirmar pois pode ja ter existo algumas alterações que desconheço...


 


salientar que pode existir incompatibilidade do fax com o serviço de fibra...

Responder