Melhorias no MEO Kanal

  • 17 January 2016
  • 4 respostas
  • 844 visualizações

O Meo Kanal poderia trazer uma experiência totalmente inovadora se... 


Fosse possível ter conteúdos com múltiplos áudios e múltiplas legendas. (e suportasse tanto o .s r t como o .a s s , nada de pac e afins da idade da pedra e sem documentação.) 


 


E a nível das recomendações de vídeo e audio deveriam de ser mais claros quanto à codificação dos mesmos. E quais as características dessa codificação. Presumo que se a codificação estivesse de acordo com os valores que normalmente o vídeo é recodificado já não seria necessário haver esse processo a quem seguisse as normas e dessa forma a qualidade dos mesmos seria bem superior. 


 


Pois a recodificação efetuada pelos servidores entristece-me, pois sou apologista da qualidade.


 


Quanto ao áudio tb não há informação se aceita apenas 2.0 ou se aceita qualquer um seja 5.1 ou 7.1, e o mais importante se faz down para 2.0 ou se vai emitir a 5.1 e 7.1? E se vai converter que formatos para que formatos? 


 


Esta informação é essencial e vital para qualquer pessoa que deseje ter um canal minimamente decente. 


 

4 respostas

Reputação 4
Olá Leinad4Mind,


Agredecemos o feedback do post de baixo sobre as melhorias que descreve para o Meo Kanal. 


Vamos encaminhar internamente as sugestões de melhorias descritas.
Obrigado. E agradeço também que me possa informar sobre a resposta às minhas questões quanto à codificação. 


Cumprimentos 
Reputação 4
Boa tarde,


O MEO Kanal não suporta legendas nem áudio que não seja o stereo, não suportando 5.1 ou 7.1.


Em relação aos videos, por questões de qualidade de serviço na rede e capacidade de processamento das boxes, os vídeos são sempre recodificados de modo a garantir que são vistos tanto pelos clientes com fibra a 100 Megas, como pelo cliente de ADSL numa aldeia dos Açores que tem menos largura de banda.....


As sugestões são sempre bem vindas e agradecemos as mesmas, mas no momento ainda não existe possibilidade de evoluir o serviço no que toca ao audio, video e legendagem.
Compreendo... Mas...
O que gostaria de saber é de que forma o servidor codifica os ficheiros multimédia.
Ou seja, que codecs usa? Irá codificar o àudio em AAC-LC 2.0? AAC-HE 2.0? E qual o bitrate do audio máximo a ser usado para que nao sofre recompressões?
E quanto ao vídeo? H264 com que bitrate máximo? O formato é convertido para mp4?
E o Level? L5.0 é aceite? Ou terá de ser 4.1? ou 3.0?
Acredito que a equipa técnica saiba responder a todas estas questões e que eles próprios tenham algum documento com estas caracteristicas. E era fulcral o cliente estar a par de todas as caracteristicas que interessam para o ficheiro não ser recodificado.
Caso contrário, os clientes irão estar a codificar os vídeos em H264+AAC sem saber mais nenhuma das normas e o servidor irá sempre recodificar o mesmo, porque o Level não estava de acordo com os padrões ou outra coisa qualquer, seja número de B-Frames, ou do máximo bitrate ou do valor do buffer, etc. O servidor deve ter algum serviço de verificação dessas normas/padrões de vídeo/audio para que tudo que saia fora das normas fará com que seja recodificado.

E já que eu teria de codificar os vídeos, seria redundante o servidor voltar a recodificá-los. Ou esse processo existirá sempre? Mesmo que os padrões coincidam?

Cumprimentos

Responder