M5O - velocidade de Internet abaixo do contratado


Boa noite.


 


A par de um tópico meu muito recente, venho colocar mais uma situação acerca do meu serviço Meo - neste caso, M5O - mas que já perdura há muitos meses.


 


Verifiquei na Área de Cliente que tenho contratada uma velocidade de 24 Mbps - tenho ADSL -, mas segundo este site (recomendado pelos serviços técnicos da Meo numa outra ocasião) a velocidade da rede é de 7 Mbps.


 


A verdade é que já consegui ter picos muito breves de cerca de 18 Mbps, pelo que suspeito que a rede suporta tal velocidade. No entanto, a velocidade de 7 Mbps só se faz sentir após a meia-noite - durante o dia chego a ter apenas 2 ou 3 Mbps, o que se torna um pouco desgastante pois aprecio ouvir o canal VH1 através do Meo Go e com esta velocidade tenho imensos lags.


 


Gostaria de perceber o que está a impedir a velocidade de 24 Mbps. Será do router (Thomson TG784n)? A linha telefónica é recente, pelo que duvido imenso que seja pela sua (falta de) qualidade.


 


Cumprimentos,


Igor Nunes.

4 respostas

Reputação 5
Olá @inunes , primeiro de tudo a velocidade de internet em ADSL não é garantida porque ela depende de vários factores. O principal é a distância à central, quanto mais longe estiver menor é a velocidade, isto porque em ADSL vai-se perdendo velocidade com a distância. Depois, contrariando o que lhe pode ter sido dito, eu prefiro que sejam feitos os testes à velocidade nos seguintes sites: QOS.sapo.pt e Speedtest.


 


Mas para analisarmos a sua velocidade e a possibilidade de a aumentar faça o seguinte (se tiver um router Thomson/Technicolor):


Vá a 192.168.1.254 (user: meo / pass: meo)  > Ligação de banda larga (menu esquerdo) > Ligação DSL (mesmo menu) > Detalhes (canto superior direito, em baixo do logo do MEO).


Copie os valores que aparecem nessa página.
Boa tarde.


 


Aqui estão os dados devolvidos pelo router.


 






Uptime do sistema:




4 dias, 22:06:30







Tipo de DSL:




ITU-T G.992.5







Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]:




1.023 / 8.127







Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]:




1,97 / 8,57







Potência de Saída (up/down) [dBm]:




12,2 / 18,9







Atenuação na linha (Up/Down) [dB]:




21,6 / 35,5







Margem SN (Up/Down) [dB]:




10,9 / 15,8







SistemaID do fornecedor (local/remoto):




TMMB / ----







Chipset ID do fornecedor (local/remoto):




BDCM / BDCM







Perda de enquadramento (local/remoto):




0 / 0







Perda de sinal (local/remoto):




0 / 0







Perda de alimentação (local/remota):




0 / 0







Perda de ligação (remota):




-







Erro em segundos (local/remoto):




3.987 / 0







Erros de FEC (Up/Down):




0 / 0







Erros de CRC (activo/inactivo):




26 / 4.354







Erros de HEC (Up/Down):




4 / 1.506







 


E o resultado do teste:


http://www.speedtest.net/result/3817496714.png


 


Cumprimentos.
Reputação 5
A central não lhe consigo dizer, só sei que está a aproximadamente 2,5km dela por cabo, não em linha recta. E este é o principal motivo para não ter mais velocidade. A linha está de facto em boas condições, mas estando longe é impossível ter uma net mais rápida. 


Quanto à velocidade está no limite, dificilmente consegue chegar à classe técnica seguinte (12Mb), mas não digo que seja impossível. Se quiser tentar, ligue para o 16209 e eles dirão se conseguem ou não colocar acima de 8Mb. 


 


E sim, esse resultado (6,75Mb) é o normal para os valores, são os 8Mb que saem da central menos a velocidade que se vai perdendo até chegar a sua casa (os 1,25Mb de diferença). 
Boa noite.


 


Agradeço o esclarecimento. Não fazia ideia que 2,5 km pudessem dar origem a esta velocidade mais reduzida. Irei ligar para o 16029 logo que possa, obrigado pela sugestão.


 


Estive à procura no site da Meo, mas não encontro nada relativamente à instalação de Fibra. Não me refiro à instalação em casa, pois essa informação já a encontrei, inclusive aqui no Fórum. Refiro-me sim à instalação até minha casa.


 


Acontece que a PT ofereceu a instalação de fibra no meu prédio, mas a maioria dos condóminos não aceitaram - estes não moram cá, têm tudo alugado a estudantes... e ainda por cima decidiram isto.


 


Bom, não estando aqui para desabafar acerca da ignorância dos senhorios que alugam quartos no prédio, gostaria de saber onde posso obter informações acerca do custo da instalação de Fibra em minha casa tendo em conta que o prédio é dos escassos nas redondezas que não a tem pré-instalada. Adoraria que tal fosse gratuito ou com um custo módico, claro. Numa loja Meo poderei obter essa informação?


 


Cumprimentos,


Igor Nunes.

Responder