Ligar router / bridge / switch antes de MeoBox

  • 2 Abril 2013
  • 40 respostas
  • 14421 visualizações

Boas!

Ando há uns dias às voltas com um problema que gostaria de resolver. Já li vários posts mais ou menos similares, mas não consigo tratar do assunto. A situação é esta:
Tenho o router Thomson no andar de cima, que liga por cabo ao PC e às duas Meobox (uma no andar de cima e outra no andar de baixo). Tudo funciona bem, à excepção do sinal wireless que é praticamente nulo no andar de baixo.
Pretendo o seguinte: usar algum equipamento antigo que para aqui tenho (Router Conceptronic C54BRS4 e/ou Bridge SMCWEBT-G) para ligar antes da box do andar de baixo de forma a ter um sinal de wireless decente. É possível?
Já tentei configurar o router como AP (vi noutro post deste fórum) e a box funciona, mas aparece-me um rede wireless nova (e aberta) emitida pelo Conceptronic. Há algum tutorial (for dummies) que me possam facultar para pôr isto a funcionar? Basicamente, queria pôr o Conceptronic a repetir e distribuir o sinal que recebe do cabo, de maneira a ter Meobox e wireless a dar no andar de baixo. Ou é melhor reciclar os esquipamentos e comprar algo que funcione sem problemas?

Obrigado pela atenção e desculpem o post enorme!

40 respostas

Reputação 5
É possível usares o equipamento que tens para extenderes a tua rede. Mas não te garanto que a box funcione sem estar ligada directamente ao Thomson, por causa dos protocolos de multicast. Além disso as ligações sem fios ainda não são muito fiáveis para streams de vídeo/áudio IPTV, porque estes exigem muito delas. Estar confortável no sofá a ver TV e falhar o sinal por uma interrupção/interferência num sinal s/ fios é algo que nem no serviço satélite é aceitavel. Mais vale abandonares essa ideia e ligares directo com cabo.

Eu estou a preparar um tutorial do género e pretendo publica-lo aqui no MEO FORUM, o mais rápido que conseguir. Sei que vos faz muita falta. ;)

Fica atento
Acho que percebeste mal... quero o router da Conceptronic ligado por cabo ao da MEO, saindo do Conceptronic uma saida por cabo para a 2ª box, a wireless é apenas para poder usar portateis / smartphones no andar de baixo, onde a rede emitida pelo Thomson é quase nula!
De qualquer das formas, um amigo meu disse para fazer o seguinte que resulta perfeitamente (acho que viu num post que não descobri nas minhas pesquisas... 😉 ):


1º anota o endereço do router da MEO , que normalmente é o 192.168.1.254 ( mas pode variar ) , esse será o teu gateway de rede, ou seja a porta de saida.

2º no outro router (conceptronic) vais por um ip fixo, põe por exemplo o 192.168.1.253 (verifica para não sobrepores o mesmo endereço em diferentes maquinas) Mascara de rede 255.255.255.0 e gateway o ip do outro router ou seja 192.168.1.254.

3º o ponto mais dificil que é colocares o dhcp nos 2 routers a funcionar, ou seja (o teu esquema) como queres utilizar a rede wireless dos 2 tens que nos 2 routers activar o DHCP mas em poll´s de redes diferentes, no do MEO podes por o dhcp de 192.168.1.1 ate 192.168.1.64 , e no outro pões 192.168.1.65 ate 192.168.1.128 . (aqui alterei os polls porque o do Thomson era 192.168.1.64 - 192.168.1.158 (que mantive) , pelo que no Conceptronic adoptei 192.168.1.159 - 192.68.1.252).
Liguei o cabo que vinha do Thomson a porta Wlan do Conceptronic, e depois um cabo da saida Lan do Conceptronic à Box.
Depois foi apenas configurar uma nova wireless emitida pelo Conceptronic, et voilà! Tudo a funcionar às mil maravilhas!

Espero que ajude alguém! 😉
Pensei que resultava usando este esquema:
"1º tens que saber qual o enderecço do router da MEO , que normalmente é o 192.168.1.254 ( mas pode variar ) , esse será o teu gateway de rede, ou seja a porta de saida.

2º no outro router vais por um ip fixo, poe por exemplo o 192.168.1.253 Mascara de rede 255.255.255.0 e gateway o ip do outro router ou seja 192.168.1.254.

3º o ponto mais dificil que é colocares o dhcp nos 2 routers a funcionar, ou seja ( falo no esquema 2 ) como queres utilizar a rede wireless dos 2 tens que nos 2 routers activar o DHCP mas em poll´s de redes diferentes, no do MEO podes por o dhcp de 192.168.1.1 ate 192.168.1.64 , e no outro poes 192.168.1.65 ate 192.168.1.128 .

assim já vais conseguir ter tudo a trabalhar, explicando : o router do MEO é o gateway, que está ligado por cabo ao outro router. o tal conceptronic tem um cabo ligado à box . Por sua vez os 2 routers distribuiem enredeços para os equipamentos que queiras conectar na rede.. tanto faz sairem pelo do MEO como pelo conceptronic."



Mas afinal não resulta lá muito bem... tenho internet (wireless e por cabo no router Conceptronic, e a Box funciona, mas o problema é que a Box perde o sinal após alguns minutos (diz conteúdo indisponível). Se mudar de canal volta a dar...
Tenho de continuar a tentar! 😛
Reputação 5
Eu avisei que não iria ser assim tão simples. É para isso que, normalmente, servem os tutoriais, para evitar um monte de dúvidas e um monte de problemas... Vou ver se acabo o meu depressa. Entretanto experimenta activar no conceptronic algum modo de Access Point (eliminando NAT, firewall, etc) ou similar q ele tenha. Não uses DHCP nos 2 routers, não ganhas nada com isso, usa no Thomson apenas...
Vou ficar a aguardar então... se percebesse alguma coisa de redes, ainda tentava mexer numas definições, mas como sou quase analfabeto no assunto, prefiro estar quieto antes de estragar a rede que tenho!
Boas! Passaram 4 meses... ainda não há novidades? 😞
Reputação 5
Lamento. Tenho estado completamente fora de tudo o que diz respeito ao PC... Tenho andado a explorar o Android entre outras coisas. So o liguei agora porque já tenho nova gráfica. Mas provavelmente retomarei em breve o tutorial. Entretanto, não conheces ninguem que te possa ajudar, um amigo, um familiar?
Viva. 


tenho o mesmo problema


ligo o segundo router directamente á box mas passado um tempo bloqueia e mudando de canal volta a estar ok


tenho o router V3 em fibra. 


se alguem pudesse fazer um tutorial seria optimo
Reputação 6
Boas @@mclaudio


 


Qual é o modelo do segundo router ?


E de que forma está configurado ?


 


O sintoma que descreve está relacionado com o IGMP Proxy , dependendo da forma como está a configurar o segundo router pode ter que desactivar o igmp proxy no segundo router .


 


Se estiver configurado como access point tem de desactivar , se estiver como router a fazer a gestão do serviço de internet de forma independente tem de activar o serviço igmp proxy no segundo router .
viva


é um belkin vision n1.


entretanto configuei o como acess point e a TV e tudo o que ligar por cabos fica a funcionar perfeitamente no entanto deixo de conseguir ter IP ao ligar me por wifi
Reputação 6
Infelizmente esse router não tem uma demo do firmware online para eu consultar , mas quando ligas da outra forma deves ter de activar o serviço IGMP Proxy , mas pode não funcionar pelo que estive a ler há quem diga que não está a funcionar correctamente esse serviço.


 


Actualiza o firmware , ou se tiveres comprado esse router recentemente troca-o por um Asus que é 100% garantido que vai funcionar tudo .
Boas, tenho um TP-Link TL-WR841ND v9 com firmware DD-WRT v24-sp2 (05/09/15) std. A box ligada ao tp-link nao funciona nem passa do ecra "por favor aguarde" sei q tem a ver com o igmp mas nao consigo desativar no tp-link. Algures nas definiçoes encontrei "igmp snooping: OFF" e "filter multicast: OFF" e mesmo assim a box nao funciona. a outra box q esta ligada diretamente no thomson funciona. Será que se ligar um switch ao router meo e depois ligar a box ao switch e o 2º router ao switch resolvo o problema ?  como se a segunda box tb estivesse ligada diretamente ao router meo... estarei a pensar mal ?
Reputação 6
Boas  @@MiguelLima
Experimenta usa antes o OPENWRT é mais simples de configurar , o DDWRT é extremamente complicado de configurar a IPTV
Nao consigo encontrar o firmware open wrt para o TP-Link TL-WR841ND v9... 
Reputação 6
Boas @@MiguelLima


 


Consulta este site .
=tl&s[]=wr841nd&s[]=v9]http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr841nd?s[]=tl&s[]=wr841nd&s[]=v9
Nota. É referido que pode ter o wireless lento
UPDATE: ja tenho tudo a funcionar: 2 boxes a funcionar, 2 wi-fi's a funcionar e tudo na mesma gama de IPs. Soluçao? instalei o openwrt (thanks xpto) no meu tp-link e n fiz quaisquer configuraçoes. a parte estranha é q tanto o tplink como o router meo estao com o mesmo ip (192.168.1.1) LOL e funciona tudo!!! basicamente depois de instalar o openwrt estive um bom bocado sem perceber pq nao conseguia encontrar o IP do TP-Link para o configurar inclusive mudei o meu ip para a rede .0.0 pensando q teria sido atribuido o ip .0.1 foi entao q pensei "será q é o .1.1?". entao o q fiz foi desligar o cabo de rede q liga ao meo fui ao 192.168.1.1 e voila... apareceu as configs to openwrt. configurei wifi security entre outras coisas basicas e deixei o ip como estava visto q começou tudo a bombar. voltei a ligar o cabo q vem do router meo e agora quando tento ir ao 192.168.1.1 vai dar ao painel de controlo do thomson. Portanto assim fica. está a funcionar (ha largas horas ate agora) é o q interessa. foram meses até q isto funcionasse e a "resoluçao" foi a coisa mais estranha q ja assisti neste mundo das redes...

Router meo LAN port -> Router TP-Link  LAN port


IPLAN:    192.168.1.1                              192.168.1.1
DHCP: Apenas no router meo

O que funciona: 2 boxes - OK


                           dispositivos ligados às WLANS e LANS de ambos os routers - OK


                           Aceder aos ficheiros partilhados de um PC ligado ao router meo a partir de um PC ligado ao router TP-Link (e vice versa) - OK


 


O que nao funciona: Sempre que quero aceder às configurações do TP-Link com OpenWRT tenho de desligar o cabo que vem do router meo e assim o 192.168.1.1 já abre o open WRT do TP-Link.


 


Tou com medo de mudar o IP do TP-Link para 192.168.1.2, para ao menos fazer sentido, pois isto num instante dá logo barraca ahahaha. Alguem me consegue explicar como é possivel isto estar tudo a funcionar com estas configs?
ora boas

 

Tenho um router ASUS a fazer repetição de sinal wireless da casa onde tenho o router, que está em obras para outra do outro lado da estrada. A NET, certo, ADSL, dá... A box, ligada a esse router ASUS, dá somente 12 segundos de imagem, e sua, deixa de dar. Mudando de canal da novamente imagem...

 

Qual a solução para ter a box a transmitir imagem normalmente?

 

Bem haja

 

Cumprimentos,

Daniel
Reputação 6
Boas ?
Eu já fiz isso mas com dois routers Asus, mas no teu caso não sei em qual dos routers está o problema.


 


No Asus tens de seleccionar em qual das portas vais ligar a box, isto é feito em Lan/IPTV
Nota… No asus não deves activar o IGMP Proxy nem o IGMP Snooping


 


O router da Meo pode estar a bloquear o multicast (IGMP Proxy) por WIFI, podes experimentar correr este comando via telnet para tentar contornar o problema.


 


code:
eth bridge ifconfig intf=WLAN mcastfilter=disabled
saveal

Experimenta um de cada vez para ver os resultados, começa por atribuir no Asus uma porta para ligar a box .


 
Ora boas novamente


 


Não percebi peva do que me disseste para fazer. Fui à página do ip do asus e tentar ver se isso que dizes estava ativo e não por ela.


 


Peo telnet, deu-me erro 😞. Não sei como diabos vou meter isto a dar. estranho é dar 12 segundos e parar. Se fosse para não dar, nem sequer um segundo de stream dava.


 


Obrigado


xptopt escreveu:

Boas @ricardobaptista
Eu já fiz isso mas com dois routers Asus, mas no teu caso não sei em qual dos routers está o problema.


 


No Asus tens de seleccionar em qual das portas vais ligar a box, isto é feito em Lan/IPTV
Nota… No asus não deves activar o IGMP Proxy nem o IGMP Snooping


 


O router da Meo pode estar a bloquear o multicast (IGMP Proxy) por WIFI, podes experimentar correr este comando via telnet para tentar contornar o problema.


 


code:
eth bridge ifconfig intf=WLAN mcastfilter=disabled
saveal

Experimenta um de cada vez para ver os resultados, começa por atribuir no Asus uma porta para ligar a box .


 



 
Crachá +6
Bom dia.

Ao consultar este tópico, venho a saber se é possível fazer o seguinte:

A meobox está numa divisão ( Sala ) que fica no andar de cima, pretendo passar para o andar de baixo por motivos pessoais, existe um cabo de ehternet ligado directamente ao router que está noutra divisão.

Posso ligar um switch no lugar onde se encontra a Meobox para ter sinal na meobox que pretendo colocar na divisão com outro cabo de ethernet (20m)?
Reputação 6
Boas ?
Podes usar um switch, mas se depois tiveres paragens na imagem da Box isso significa que o switch não é compatível, se não quiseres arriscar recomendo este switch Asus GX-D1051 V3
https://www.asus.com/us/Networking/GXD1051_V3/
Boas pessoal!  Preciso da vossa ajuda. Neste momento, em minha casa tenho todos os equipamentos da meo (router, ont,..) num quarto mas agora queria mudar a disposição, isso é possivel, certo??
Outro aspecto é que nao queria deixar nada nesse quarto e queria passar o router para a entrada e o resto( meo box) para a sala. ha alguma forma de fazer isto sem ''furar paredes''? Outra duvida, os equipamentos tem que estar todos ligado router com ont e box? ha alguma soluçao fiavel sem ser por cabo? Acho que é isto tudo! Ja agora um tecnico da meo vier ca fazer isto qual sera o custo??

Obrigado!
Reputação 7
Crachá +19
boas


 


podes sempre mudar a colocação dos equipamentos, mas para isso pagas a deslocação do tecnico...+/-40€...mas fica tudo como quiseres...


 


o mais viavel irá ser sempre por cabo, aliás a Meo já nao dispoem de outra maneira de ligar a box ao router...instabilidade dos PLC's e Ruckus fez com que esses equipamentos fossem descontinuados...


 


e sim os equipamentos tem de estar ligados pela ordem ONT, router e Box...
Obrigado pela resposta ! Entao tenho uma duvida.. a disposiçao prentendida era router nums divisao e ont e meo box do outro.... neste caso havia um fio gigante do ont ao router (rj45) e do router a meo box (ethernet) certo ?? para diminuir o uso de fio atravessar a casa ha alguma soluçao?? Neste post fala se de um switch.. assim era so um fio do switch para o router?


Obirgado
Reputação 7
Crachá +19
boas


 


evidente que teria de existir passagem de cabos e nessa solução não seria o mais viavel...pensa sempre...o ONT e o router tem sempre de estar proximos um do outro...daqui algum tempo finalmente os 2 equipamentos passam para 1...


 


o switch é para ligar a box e outro equipamento, uma consola por exemplo, para nao ter 2 cabos a ligar na mesma divisão um switch resolve essa situação...

Responder