Ligar box a amplificador por spdif

  • 20 December 2010
  • 19 respostas
  • 3776 visualizações

Crachá +3
Bom dia,

Vamos lá ver se alguém tem solução para esta questão.

Antes de ocorrer as actualizações de firmware nas nossas boxes eu tinha ligada a minha ao meu aplificador pela saida óptica e conseguia ouvir som sem problema.

Após a actualização para o novo firmware nunca mais consegui obter som assim. Procurei nas definições e não encontrei nada que alterasse a saida de som.

Estará a escapar-me alguma coisa ou a saida spdif foi cortada no novo firmware?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

19 respostas

Fizeram m**** nesta ultima actualização. O som digital agora praticamente não varia do mínimo para o máximo (ou seja, acabas por ter de usar o comando do amplificador). Na versão anterior estava impecável.

Comigo aconteceu-me o mesmo, mas dei logo com o bug...
Crachá +3
Mas tens som? É que já experimentei aumentar tudo e não sai nada.
Atrás da box, vês uma luz vermelha (na saida spdif)? Se ligares lá a fibra, sai a luz do outro lado?
Crachá +3
Sim, a luz sai.
Sim, a luz sai.


por hdmi, tens som?
Crachá +3
Claro, se não tivesse aí vinha logo que a box tinha um problema.

Esqueci-me de referir que esta é a segunda box com disco que tenho pois a já me fizeram uma troca devidos a problemas técnicos e a anterior não saia som também.

Vou experimentar uma troca de cabos ópticos mas acho que não irá fazer nada também.
E já testaste com outro dispositivo?
Por aqui confirmo o que o Mbit referiu. Tenho som mas sempre igual. Só usando o volume do amplificador é que serve. Mas também de pouco serve esta saída. Os canais HD estão com 2 canais apenas! Somos um atraso de vida em tudo. Aparentemente muito interessados em tecnologia, mas ficamo-nos por aparentar e não nos interessa deveras tirar partido das coisas, logo reclamo apenas eu e mais dois ou três clientes. E eles o que fazem? Ignoram-nos.
A não ser alguns filmes no videoclube, não há mais canal algum (excepto premium) que tenham 5.1 e assim a saída digital da box, pouco ou nenhuma utilidade tem!
O mais triste é que eu há 10 anos já tinha canais com som 5.1 a emitir descodificados nos satélite em minha casa. Ou seja estamos mesmo parados no tempo... :icon_frown:
Nenhum canal está a transmitir em 5.1, apenas em Dolby Stereo, o que se pode fazer é usar um sistema de som que transforma em Dolby Surround.
Em Dolby Surround as colunas traseiras são apenas um canal mono, ao contrário do 5.1.
Nenhum canal está a transmitir em 5.1, apenas em Dolby Stereo, o que se pode fazer é usar um sistema de som que transforma em Dolby Surround.
Em Dolby Surround as colunas traseiras são apenas um canal mono, ao contrário do 5.1.

Sim confirmo! Após investigar se de facto havia ou não filmes em DD 5.1 no videoclube Meo (utilizando os tais 20 € de oferta), pude constatar que nem os filmes em HD possuem tal som! :frown:
Ou seja, temos filmes com qualidade de imagem aceitável, mas com um áudio apenas em estéreo! 🇳🇴

Até enviei e-mail para o Apoio ao Cliente, pois nem queria acreditar que assim fosse.
Eis a resposta oficial:

Caro(a) Cliente,

Obrigado pelo seu contacto.


Relativamente ao assunto apresentado, informamos que os filmes disponíveis no videoclube são recepcionados pela MEOBOX em estéreo, a alteração do som partir dai esta relacionado com o próprio equipamento do cliente.

Para mais informações estamos sempre disponíveis pelo 16200, chamada gratuita na rede PT, e na Área do Cliente MyPT em PT Comunicações. Registe-se e faça a gestão da sua conta e dos seus serviços, de forma rápida, segura e cómoda.

O comando é seu!

Votos de Boas Festas.

Obrigado e até breve,

Serviço ao Cliente
MEO


Ou seja, continua a valer a pena alugar os filmes no Clube de vídeo da esquina. É mais barato e tenho a qualidade de som que eu quero, com os tais 5.1 canais.

Esta deve ser uma daquelas funcionalidades que eles vão implementar mais tarde (talvez este ano, quem sabe...), farão muito alarido com os gatos fedorentos e claro será gratuito para a fibra e a pagantes para a arraia-miúda do ADSL :oops:

Se quisessem, podiam ter um serviço 5 estrelas, com muitos clientes contentes e a realidade é esta, fraca e desactualizada grelha de canais e vários serviços inovadores, mas que no final são apenas gratuitos para a fibra e pouco mais...
Pois...Mas mesmo que isso venha a ser uma realidade, eu não vou usufruir dela através da box. É que pela saída digital da box dá-me um atraso considerável em relação à imagem.
Resolvo isso através da saída do lcd (se for Dolby).
Pois...Mas mesmo que isso venha a ser uma realidade, eu não vou usufruir dela através da box. É que pela saída digital da box dá-me um atraso considerável em relação à imagem.
Resolvo isso através da saída do lcd (se for Dolby).

Hoje em dia qualquer amplificador AV tem correcções para adiantar ou atrasar o som e assim fica sincronizado com o que se vê. Ou então utiliza-se o som que vai nos cabos hdmi, se o AV for dos recentes suporta isto!
Sim, é verdade. Mas em minha opinião a meo não prima pela qualidade de som.

Aquilo vem tão comprimido que soa a mp3 de baixa qualidade (quando ouvido em av e com boas colunas).
Por isso é que para mim era esperado o 5.1, pelo menos nos filmes! Enfim...
Crachá +3
Bem, hoje fartei-me e tive a testar os cabos todos e o que é que descubro: um corte no cabo óptico que dava cabo do som, estava a ser levado em erro pois via a luz sair do outro lado.

Foi meter um cabo novo e agora tudo funciona na perfeição.
Realmente é bastante triste não haver um único canal a emitir em Dolby Digital. Canais em HD com som em PCM. Mais incrível ainda é ninguém reclamar desta situação... De que vale ter canais em HD sem DD 5.1???
Da mesma forma falo dos filmes do vídeoclube meo. Continua a compensar alugar filmes no videoclube mais próximo, para além de mais baratos podemos usufruir da experiência audio...
Crachá +3
Penso que ainda não temos DD pelo mesmo motivo que não se pode aumentar a qualidade do streaming: quem tem adsl ia-se ver à rasca.
Eu consigo ouvir em Dolby Surround Prologic que é um típico 4.1, visto que as colunas traseiras têm o mesmo som por ser um canal mono, o que já não é mau, ao contrário do 5.1 em que as colunas traseiras têm som independente uma da outra.
Pois, mas o Dolby Prologic II é uma simulação que o próprio amplificador faz, não se trata de um sinal real como o Dolby Digital...

Responder