Resolvido

Ligação HDMI da Box Meo DVR sem som

  • 14 August 2019
  • 14 respostas
  • 3981 visualizações

Crachá
Um técnico veio instalar o serviço de TV Satélite com uma Box Meo DVR mas quando ligou a Box à TV (Panasonic Viera 4K) por cabo HDMI, verifiou-se que não dava som, apenas imagem. Contudo, efectuando a ligação através de Scart, a TV produz som e imagem com as limitações que esta ligação tem em termos de qualidade. Segundo o técnico, o mais provável será a Box não estar preparada para este tipo de TV 4K uma vez que o mesmo cabo, na mesma "saída" HDMI, noutra televisão, funciona bem. Acrescento ainda que foram testadas duas Box diferentes com o mesmo resultado e que estas Box, segundo o técnico, são novas e acabaram de chegar. Aguardo agora que o técnico venha instalar o sistema com outra Box. Até lá, alguém tem comentários, ideias, experiência, neste assunto?
icon

Solução por Slice64 19 August 2019, 12:02

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

14 respostas

Reputação 7
Crachá +24
Tive exactamente o mesmo problema quando mudei a última vez de box. A minha TV também é Panasonic Vieira 4k. Na outra TV Philips dava sem problema.
Tive que ir às definições da TV e alterar lá uma cena de modo 1 para modo 2. E já deu. Mais meia hora e já lhe posso dar mais pormenores.
Reputação 7
Crachá +24
Vá ao menu da TV, selecione "configuração" e depois "definição HDMI Auto". Lá altere de "modo 1" para "modo 2" ouvi vice versa.
Crachá
Vá ao menu da TV, selecione "configuração" e depois "definição HDMI Auto". Lá altere de "modo 1" para "modo 2" ouvi vice versa.

Obrigado pela dica mas já tinha tentado e sem sucesso. Já gora, tenho outra caixa ligada no HDMI 1 e funciona perfeitamente em ambos os modos.
Reputação 7
Crachá +24
☹️
E no "som" as entradas HDMI estão todas em "digital"?
Reputação 7
Crachá +23
boas

contactar o apoio da TV poderá a melhor solução...
Crachá
☹️
E no "som" as entradas HDMI estão todas em "digital"?


Sim. Todas.
Crachá
boas

contactar o apoio da TV poderá a melhor solução...


Provavelmente o próximo passo mas por agora estou à espera do técnico com outras boxes (Pace e Samsung) para testar. Entretanto, liguei o som por RCA (da Box) ao home theater e tenho som por este sistema e imagem no HDMI (além da ligação Scart como referi).
Reputação 7
Crachá +23
boas

acredito que possa ser uma actualização necessária na propria tv...

pode ser uma situação em que a entrada de HDMI não reconheça os codec's de som da box e seja necessário actualizar...lembro-me que estas situações aconteceram a uns anos com a mesma marca principalmente nas gamas mais altas...
Crachá
boas

acredito que possa ser uma actualização necessária na propria tv...

pode ser uma situação em que a entrada de HDMI não reconheça os codec's de som da box e seja necessário actualizar...lembro-me que estas situações aconteceram a uns anos com a mesma marca principalmente nas gamas mais altas...


O software/firmware da TV está actualizado, poderá ser o contrário? Quer dizer, será que pode ser a box a necessitar de actualização?
Crachá

Vá ao menu da TV, selecione "configuração" e depois "definição HDMI Auto". Lá altere de "modo 1" para "modo 2" ouvi vice versa.
Obrigado pela dica mas já tinha tentado e sem sucesso. Já gora, tenho outra caixa ligada no HDMI 1 e funciona perfeitamente em ambos os modos.


Só mais um pormenor. Quando mudo de Modo 1 para Modo 2 e vice-versa, o som aparece por uma fracção de segundo e desaparece logo a seguir. É tipo, alinha e desalinha imediatamente dando a impressão que há qq coisa que impede a produção de som ao fim de um ciclo qualquer.
@Slice64 tem som nos canais digitais sem box 400 e 402 certo?
Reputação 7
Crachá +23
boas

se a box funciona em outros equipamentos não há duvida que o problema está na Panasonic...
Os fóruns dos operadores têm diversos tópicos relacionados com esta questão, é transversal.
Por ex., tenho uma TV que não faz o decode de DD+.
Crachá
Obrigado a todos pela contribuição e especialmente pelo interesse demonstrado em ajudar.
Eu juro que já tinha tentado esta acção e aposto que o técnico também mas entretanto não tinha resultado. Hoje lembrei-me e como fiquei na dúvida se já tinha tentado, liguei o cabo HDMI à porta HDMI ARC (Audio Return Channel) da TV. Desliguei a Box da corrente e quando voltei a ligar, voltou com som. Problema resolvido e lesson learned para o futuro.