Resolvido

Instalar Switch de rede

  • 8 July 2016
  • 14 respostas
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Bom dia.

Mudei recentemente para a MEO fibra.

Estou bastante satisfeito em relação à BOX, muito rápida comparada à box NOS (ja a net é outra cantiga mas isso é devido ao WIFI

deficiente do router da MEO).

Entrentanto, vou ter de abdicar do meu escritorio pelo que quero passar o meu PC (com placa WIFI) para a sala, quase junto à TV.

Uma vez que o PC vai ficar mesmo junto à box, eu queria aproveitar para ligar o PC através de cabo em vez de WIFI.

A minha ideia é a seguinte: ligar o cabo de rede que está ligado à box para um switch (switch e não router, eu sei a diferença) e depois ligava a box e o PC ao switch.

Ainda não tenho o switch mas já fiz uma experiência com um antigo router (desliguei-lhe o DHCP) e eis o que aconteceu:

O PC ficou a funcionar na perfeição.

A box apenas funciona durante cerca de 1 minuto, após esse periodo, a imagem congela e só volta a funcionar se desligar a box (em stand by) mas repete sempre o mesmo problema, a imagem congela.

Eu acho que deve ter a ver com configurações internas do router, mas antes de comprar um switch, gostava que me confirmassem o seguinte:

. a box poder ligada a um switch?

. tenho 100Mbs de velocidade contratada, basta um switch 10/100 ou será melhor um 10/100/1000?

. o cabo que liga do switch à box poder ser CAT5 ou tem de ser CAT6?

Sobre esse último ponto, verifiquei que o cabo está ligado a uma porta 100Mps do router MEO, aporta de 1000 (porta 4) está livre, portanto, em teoria, acho que um switch de 100 com cabo CAT5 é suficiente, certo?

 

Já agora, a box é daquelas compatíveis com MEO jogos (acho que é AIRIS ou algo parecida)

 

Obrigado de antemão pela ajuda
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Solução por point 8 July 2016, 23:15

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14 respostas

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eu pessoalmente aconselho um switch passivo...aqueles que não fazem qualquer gestão dos IP's...entre os 15 e 25€...


 


eu tenho 1 que liga a box e o media center e sem qualquer problema...e devido aos preços um Gb é o melhor pois num futuro podes usar para outra coisa...


 


em relação aos cabos...sempre superior a CAT5e o CAT5 já é inferior e de pior qualidade...penso que ate ja nem se encontra a venda...
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Tem de ser um switch com igmp snooping v3

 

A TP—Link e a Netgear tem alguns a preços acessiveis.

 

Recomendo o Netgear GS108e
Obrigado pelas respostas mas agora fiquei na dúvida. ..


Eu estava a pensar comprar um switch unmaged de forma a que a rede ficasse inteiramente a cargo do router, estava a pensar no d-link dgs 105 mas esse não tem igmp spoofing...


Acham mesmo que o igmp snooping faz falta?


 
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Faz..

Não vou dar explicações muito técnicas, mas muito basicamente é o "IGMP snooping v3" que permite ao switch distinguir os pacotes de rede do tipo IPTV, destinados à Box, dos restantes. 

 

Sem essa funcionalidade, é possivel que funcione, mas não é garantido.. O mais provável é verificares os sintomas que descreveste anteriormente. A box dá imagem durante uns segundos, e depois deixa de dar.

 

Mas é questão de experimentares... 
Neopayne, o switch que voce utiliza, pelo que percebi é unmanaged.


Sabe me dizer se tem igmp spoofing? E a sua box, ? meo jogos?


 
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o meu é um Netgear GS605v2...nunca deu problemas e ja tem uns anos


 


mas nao tenho a box meojogos...penso que seja o mesmo...
Estava farto de estar na dúvida (entre comprar switch unmanaged ou com igmp v3) pelo que resolvi o problema doutra forma:


dividi o cabo de rede em 2 (4 fios para a box e os outros 4 para o PC).


Funciona perfeitamente e assim não preciso de mais um aparelho a fazer "pisca-pisca".


Incluse, até testei o meu antigo router (aquele que tinha configurado como switch) num dos cabos e assim ele já funciona sem nehuma interferência na box.


Mas de qualquer forma, quem quiser um serviço "em condições", julgo que o melhor será mesmo optar por um switch que tenha igmp v3.


Falei com um entendido na matéria (foi ele que me deu a ideia de dividir o cabo) e ele aconselhou mesmo a optar por esse tipo de switch, senão o problema da imagem congelar é quase certo...


Obrigado.


 


EDIT: fui eu que lancei o tópico inicial (pauloformador), estou sempre a confundir os 2 logins pelo que às vezes entro como pauloformador e outras como pjm74...
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sinceramente não é das coisas que mais aconselho...mas é um desenrasque...


 
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Já agora, a MEO não possui nenhum switch 'oficial' para estas situações?


 


A Vodafone, após muita insistência dos clientes no respetivo fórum, passou a disponibilizar um TP-Link na loja online.
Point:

realmente acho que a Meo deveria aconselhar um switch próprio.

Acho que hoje em dia, esse tipo de problema é muito comum porqwue há muitas pessoas a precisar de mais pontos de rede junto a box (consola, media center, etc.).

 

Neopain:

Esse tipo de solução, obviamente que ninguém aconselha porque está fora "das normas" mas se a qualidade do cabo for boa (espero que sim, não fui que instalei o cabo mas sim a MEO), não há problema nenhum.

Como deves saber, apenas 4 dos fios são realmente utilizados num cabo de 8 pinos.

Se utilizarmos cabo de boa qualidade e as distâncias não forem muito grandes, as probabilidades de haver perdas de pacotes ou aquecimento dos fios condutores é praticamente nula.

Esse meu conhecido que me aconselhou esta solução já fez isso em casa dele há mais de 1 ano (para ligar box e mediacenter) e nunca teve problemas.
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boas


 


com tanta escolha no mercado acho que não há essa necessidade...além que se escolheres 1 que não resulte podes sempre ir trocar a loja no prazo de 15 dias...


 


eu procurei por switch sem gestão de IP's o mais basico possivel e funcionou..e tambem funciona com a Vodafone...
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Caro NeoPayne.


 


Não quero com este post criar qualquer tipo de atrito, mas uma vez que é moderador do fórum, essa resposta pode ser interpretada como uma resposta oficial da MEO, com todas as consequências que daí podem advir..


 


- Esses 15 dias de que fala, não existem em ponto nenhum da lei. Nennhuma loja é obrigada a aceitar a devolução do que quer que seja. Algumas fazem-no, mas apenas e só por cortesia.


 


- Como disse anteriormente, para funcionar bem com IPTV, o switch tem de ter IGMP Snooping v3, independentemente de ser um switch managed ou não. Isto não impossibilita que um 'switch normaleco' não funcione, mas garantidamente que não funciona bem, e pode comprovar isso fazendo uma análise aos pacotes que andam a circular pela sua rede.  Isto é engenharia de redes 101, e seria adequado que fosse esclado para as equipas de engenharia da MEO, para estas darem um parecer mais oficial sobre o tema.


 


Se passarem pelo fórum da Vodafone ou pelo mais genérico 'Zwame' existem dúzias de posts a relatar problemas devido à utilização de switches normais, que foram resolvidos com a troca por um switch adequado, bem como dúzias de explicações sobre este tema. Neste da MEO não sei se existirão relatos, mas é uma questão de se pesquisar.
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Boas

Nenhuma resposta é uma resposta oficial seja de quem for aqui pelo fórum... Uma resposta oficial é dada directamente ao cliente pelos funcionários... Eu não o sou...

De resto demonstro a minha experiencia e nada mais que isso... Alem que a grande maioria dos clientes têm conhecimentos limitados de Informática... Limito a simplificar...

Em questão a troca... É obrigatório por lei aceitar a troca..
Crachá +1
Simplificar é diferente de induzir os clientes em erro.


 


Pode não ser uma resposta oficial, mas uma vez que é dada por um moderador do fórum, pode ser interpretada como tal.


 


A não, não existe nenhuma lei que obrige à troca do que quer que seja nos primeiros 15 dias após a compra, a menos que tenha sido uma compra à distância ou o produto esteja avariado.