Instalação - Repartidores e Derivadores

  • 13 December 2011
  • 12 respostas
  • 28239 visualizações

Estou em fase de remodelação da distribuição do sinal de televisão em casa, ou seja, meter mãos à obra...

Infelizmente, a distribuição do sinal em casa é em sistema de cascata, pelo que se impõe o mínimo de perdas de sinal, sob pena de a última tomada ficar com sinal fraco...

Ora, para proceder à reinstalação da cablagem torna-se necessário instalar "divisores" de sinal, ou seja, algo que se designa de repartidor e derivador.

Qual a diferença entre estes dois devices?

Há à venda para frequências de 5-1000Mhz e 5-2400Mhz ( Robert Mauser Lda.), qual a indicada para a distribuição deste tipo de sinal em coaxial?

Já agora, no que respeita ao cabo coaxial, é todo igual em termos de frequências? Qual o indicado?

12 respostas

Repartidores: repartem o sinal de maneira igual. Se tiveres 77 Db's à entrada, vais perder 3/4 Db's vais ter à saída 73 Db's no caso de um repartidor de duas vias. 3 vias perdem 6 Db's, 4 vias 9 .....
Derivadores: têm uma entrada (in) e uma saída (Out). Esta saída Out perde menos Db's que as restantes saídas, são ideais para fazer a tal "cascata". A saída "out" dá continuidade à cascata sem perder muito sinal.
A perca de sinal também tem a ver com a frequencia, quanto mais alta é, mais sinal perde, podes ver um exemplo aqui onde podes ter uma ideia das perdas de derivação e de inserção.
Quanto ao cabo coaxial, quanto melhor for a blindagem deste (malha) melhor, podes ler aqui alguma coisa.
É tudo uma questão de DB's
Se tiveres à entrada 80 Db's podes meter à vontade um repartidor de 4 vias, perdes 8 db's nas saídas, na sala B ficas com 72 db's e passa-te para a sala c 72 db's é óptimo.
Se tiveres à entrada 70 db's, é provável que já tenhas que utilizar um derivador de 3 vias, perdes 3 db's na saída OUT, levas para a sala C 67 db's, óptimo e ficas na sala B nas saidas TAP com 60 db's é bom. Tudo o que for abaixo dos 60 db's começa a ser duvidoso. Este segundo caso é aconselhável, se na sala C tiveres que dividir o sinal por mais aparelhos, caso contrario podes usar na mesma um repartidor de 4 vias.
As situações são muitas, por isso é que digo que é uam questão de db's. Tudo o que for menos de 60 db's a entrar numa tv é duvidoso.
vê aqui alguns repartidores derivadores. Televes, intelprima e fracarro é bom material.
Estamos a falar de cabo e não de satelite. Cabo podes usar passivos até 1 Ghz, para satélite já tem que ser de 2.4 Ghz.
olha lá, isso não é ZON?
as sete tomada é que são o teu problema. Cada tomada "rouba-te" 5 db's independentemente de teres lá alguma coisa ligada ou não. Isso quer dizer que tens um óptimo sinal à entrada e um péssimo sinal a partira da 4ª tomada inclusive, isto se estiverem em série.
Amplificador.... amplifica-te o sinal e amplifica-te o ruído quase exponencialmente... cuidado.
Isto é um forum do meo, estas dicas dão para quem tem FO e usa o coaxial.
Deves meter as tuas questões num forum da ZON
Imaginemos que o sinal sai da divisão A em direcção à divisão C, passando pela divisão B.
Na divisão B é necessário instalar 3 saídas para tomadas e fichas F, para além de garantir a passagem para a divisão C.
Instala-se então, na divisão B, um repartidor de sinal com uma entrada de sinal (in) e do repartidor saem então 3 serviços de sinal para as fichas e um outro para transporte do sinal até à divisão C.
O repartidor convém ser de boa qualidade de perdas, tipo este? Venta repartidor interior conector F cuatro salidas Televes 5152
Certo, ou deverá antes instalar-se um derivador??

Obg.
desculpa mas estas a por uma questao da zon num forum da meo? 😕
Boa tarde,
tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer se possivel.
tenho um pacote de 12 megas de internet e 4 canais de televisao;o que e facto e que a interet nao funciona correctamente, ou seja tem falhas de sinal, para alem de por vezes a televisao apresentar alguma "chuva"!
a instalaçao de cabos na minha casa e um pouco complexa, pois existem 7 tomadas por onde passam varias tvs ate a ultima onde esta instalado o pc.devo referir que no pacote que tenho existe um "filtro" para impedir ( como e obvio) de aceder a outros canais.eu gostava de saber se ha alguma soluçao tecnica para resolver o problema das falhas de sinal
Obrigado

Só a ZON é que usa esses filtros nos canais analógicos. Coloca um amplificador dos chineses na saida para as 7 TVs, logo antes da primeira TV. Tenta meter um derivador de duas saidas no cabo de entrada, uma para o router e a outra para o amplificador para depois ir dai para as 7 TVs.
Boa tarde,
tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer se possivel.
tenho um pacote de 12 megas de internet e 4 canais de televisao;o que e facto e que a interet nao funciona correctamente, ou seja tem falhas de sinal, para alem de por vezes a televisao apresentar alguma "chuva"!
a instalaçao de cabos na minha casa e um pouco complexa, pois existem 7 tomadas por onde passam varias tvs ate a ultima onde esta instalado o pc.devo referir que no pacote que tenho existe um "filtro" para impedir ( como e obvio) de aceder a outros canais.eu gostava de saber se ha alguma soluçao tecnica para resolver o problema das falhas de sinal
Obrigado
Antes de mais obrigado pelo esclarecimento!
Sim, é um pacote da ZON! penso que a soluçao passará pela divisao ( TV e Router) á saida do cabo de entrada,pois eu ja tenho um amplificador a saida da primeira tv, mas como o router esta instalado na ultima tomada talvez por isso o sinal ja não chega em condiçoes.Ja agora se me puderem esclarecer se escolher um pacote em que o tal filtro nao seja instalado, ja nao terei as falhas de sinal, certo?
Obrigado
Sim estou a colocar.....pelo menos no forum da meo estou a ter esposta as minhas questoes....quem sabe se nao mudo?
e desde já agradeço-vos a todos a vossa disponibilidade

Obrigado
sugiro que use o cabo RG6 para não ter uma maior perda de sinal

Responder