Instalação - Repartidores e Derivadores

• 13 Dezembro 2011
  • 12 respostas
  • 18459 visualizações

Estou em fase de remodelação da distribuição do sinal de televisão em casa, ou seja, meter mãos à obra...

Infelizmente, a distribuição do sinal em casa é em sistema de cascata, pelo que se impõe o mínimo de perdas de sinal, sob pena de a última tomada ficar com sinal fraco...

Ora, para proceder à reinstalação da cablagem torna-se necessário instalar "divisores" de sinal, ou seja, algo que se designa de repartidor e derivador.

Qual a diferença entre estes dois devices?

Há à venda para frequências de 5-1000Mhz e 5-2400Mhz ( Robert Mauser Lda.), qual a indicada para a distribuição deste tipo de sinal em coaxial?

Já agora, no que respeita ao cabo coaxial, é todo igual em termos de frequências? Qual o indicado?

12 respostas

sugiro que use o cabo RG6 para não ter uma maior perda de sinal
e desde já agradeço-vos a todos a vossa disponibilidade

Obrigado
Sim estou a colocar.....pelo menos no forum da meo estou a ter esposta as minhas questoes....quem sabe se nao mudo?
as sete tomada é que são o teu problema. Cada tomada "rouba-te" 5 db's independentemente de teres lá alguma coisa ligada ou não. Isso quer dizer que tens um óptimo sinal à entrada e um péssimo sinal a partira da 4ª tomada inclusive, isto se estiverem em série.
Amplificador.... amplifica-te o sinal e amplifica-te o ruído quase exponencialmente... cuidado.
Isto é um forum do meo, estas dicas dão para quem tem FO e usa o coaxial.
Deves meter as tuas questões num forum da ZON
desculpa mas estas a por uma questao da zon num forum da meo? 😕
Antes de mais obrigado pelo esclarecimento!
Sim, é um pacote da ZON! penso que a soluçao passará pela divisao ( TV e Router) á saida do cabo de entrada,pois eu ja tenho um amplificador a saida da primeira tv, mas como o router esta instalado na ultima tomada talvez por isso o sinal ja não chega em condiçoes.Ja agora se me puderem esclarecer se escolher um pacote em que o tal filtro nao seja instalado, ja nao terei as falhas de sinal, certo?
Obrigado
Boa tarde,
tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer se possivel.
tenho um pacote de 12 megas de internet e 4 canais de televisao;o que e facto e que a interet nao funciona correctamente, ou seja tem falhas de sinal, para alem de por vezes a televisao apresentar alguma "chuva"!
a instalaçao de cabos na minha casa e um pouco complexa, pois existem 7 tomadas por onde passam varias tvs ate a ultima onde esta instalado o pc.devo referir que no pacote que tenho existe um "filtro" para impedir ( como e obvio) de aceder a outros canais.eu gostava de saber se ha alguma soluçao tecnica para resolver o problema das falhas de sinal
Obrigado

Só a ZON é que usa esses filtros nos canais analógicos. Coloca um amplificador dos chineses na saida para as 7 TVs, logo antes da primeira TV. Tenta meter um derivador de duas saidas no cabo de entrada, uma para o router e a outra para o amplificador para depois ir dai para as 7 TVs.
olha lá, isso não é ZON?
Boa tarde,
tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer se possivel.
tenho um pacote de 12 megas de internet e 4 canais de televisao;o que e facto e que a interet nao funciona correctamente, ou seja tem falhas de sinal, para alem de por vezes a televisao apresentar alguma "chuva"!
a instalaçao de cabos na minha casa e um pouco complexa, pois existem 7 tomadas por onde passam varias tvs ate a ultima onde esta instalado o pc.devo referir que no pacote que tenho existe um "filtro" para impedir ( como e obvio) de aceder a outros canais.eu gostava de saber se ha alguma soluçao tecnica para resolver o problema das falhas de sinal
Obrigado
É tudo uma questão de DB's
Se tiveres à entrada 80 Db's podes meter à vontade um repartidor de 4 vias, perdes 8 db's nas saídas, na sala B ficas com 72 db's e passa-te para a sala c 72 db's é óptimo.
Se tiveres à entrada 70 db's, é provável que já tenhas que utilizar um derivador de 3 vias, perdes 3 db's na saída OUT, levas para a sala C 67 db's, óptimo e ficas na sala B nas saidas TAP com 60 db's é bom. Tudo o que for abaixo dos 60 db's começa a ser duvidoso. Este segundo caso é aconselhável, se na sala C tiveres que dividir o sinal por mais aparelhos, caso contrario podes usar na mesma um repartidor de 4 vias.
As situações são muitas, por isso é que digo que é uam questão de db's. Tudo o que for menos de 60 db's a entrar numa tv é duvidoso.
vê aqui alguns repartidores derivadores. Televes, intelprima e fracarro é bom material.
Estamos a falar de cabo e não de satelite. Cabo podes usar passivos até 1 Ghz, para satélite já tem que ser de 2.4 Ghz.
Imaginemos que o sinal sai da divisão A em direcção à divisão C, passando pela divisão B.
Na divisão B é necessário instalar 3 saídas para tomadas e fichas F, para além de garantir a passagem para a divisão C.
Instala-se então, na divisão B, um repartidor de sinal com uma entrada de sinal (in) e do repartidor saem então 3 serviços de sinal para as fichas e um outro para transporte do sinal até à divisão C.
O repartidor convém ser de boa qualidade de perdas, tipo este? Venta repartidor interior conector F cuatro salidas Televes 5152
Certo, ou deverá antes instalar-se um derivador??

Obg.
Repartidores: repartem o sinal de maneira igual. Se tiveres 77 Db's à entrada, vais perder 3/4 Db's vais ter à saída 73 Db's no caso de um repartidor de duas vias. 3 vias perdem 6 Db's, 4 vias 9 .....
Derivadores: têm uma entrada (in) e uma saída (Out). Esta saída Out perde menos Db's que as restantes saídas, são ideais para fazer a tal "cascata". A saída "out" dá continuidade à cascata sem perder muito sinal.
A perca de sinal também tem a ver com a frequencia, quanto mais alta é, mais sinal perde, podes ver um exemplo aqui onde podes ter uma ideia das perdas de derivação e de inserção.
Quanto ao cabo coaxial, quanto melhor for a blindagem deste (malha) melhor, podes ler aqui alguma coisa.

Responder