Grelha digital sem box - Migrar para 100% HD

  • 1 September 2019
  • 20 respostas
  • 3971 visualizações

Crachá +7
Boa tarde.
A MEO tem uma grelha de 120 canais digitais sem box.
Desses, 19 são canais de rádio. Vou focar-me nos outros 101.
Dos 101, dois são canais de "propaganda", o MEO Destaques e o MEO Videoclube. Não têm conteúdos, mas sim, propõem conteúdos. Logo sobram 99.
A escolha de alguns desses 99 é no mínimo duvidosa mas face ao que a concorrência vai fazendo no fim aceita-se.
Ou seja, temos 99 canais de televisão digitais (dois 4K). Não é perfeito mas também não está mal.

A razão de ser desta minha mensagem tem a ver com a definição desses canais.
É certo que muitos só estão disponíveis em SD e por isso não há forma da MEO os disponibilizar em HD. Seria muito interessante se a MEO conseguisse contratar os canais infantis da Disney em HD. O único canal HD para as crianças é o SIC K HD.

Mas muitos deles estão na grelha com box em HD e podiam bem ser disponibilizados em HD na grelha digital sem box.
Sem nenhuma ordem em específico, refiro-me aos canais:
  • Cinemundo HD
  • Hollywood HD
  • Fox Movies HD
  • Fox Life HD
  • Fox Crime HD
  • AXN White HD
  • AXN Black HD
  • MTV Portugal HD
  • Travel Channel HD
  • 24 Kitchen HD
  • Discovery Channel HD
  • Odisseia HD
  • National Geographic HD
  • etc
Além disso, gostava de pedir se podiam disponibilizar na grelha digital sem box os seguintes canais que por agora só estão disponíveis com box:
  • NBA HD
  • Eurosport 2 HD
  • Fox Comedy HD
  • National Geographic Wild HD
Não acho que disponibilizarem mais e melhores canais sem box seja contraproducente. Só vos posiciona melhor no mercado face à concorrência.
Obrigado.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

20 respostas

Reputação 7
Crachá +17
Boas, os canais que pedes em HD são os que muitos utilizadores e clientes MEO no fórum tem pedido.
Infelizmente por uma questão de espaço no serviço RF não e possível ter tudo em HD, por isso eu tenho defendido a substituição dos canais SD pelos HD nas emissões de canais que tem HD, uma redução nos canais analógicos ( para 20( os básicos)), a retirada dos canais de propaganda da MEO ( destaques e videoclube) e a retirada dos canais 4K que não servem para nada ( Hispasat 4K e MCS 4K).
Felizmente o canal Hispasat 4K sairá da MEO RF a 16 setembro poupando espaço para ser utilizado em canais HD.
A todos os canais que sugeriste falta o AMC HD.
O NBA TV HD faz parte do pacote premium da SportTV por isso não é colocado aberto nem na box nem no RF.
Eurosport 2 HD, Fox comedy HD e National Geographic Wild HD são do pack MEO Total por isso eles não vão por no RF.
Reputação 7
Crachá +17
Boas, esta deveria ser a lista dos principais canais em HD juntando aos já existentes no RF.
A Bola TV HD
Kombat Sports HD
Cinemundo HD
Hollywood HD
AMC HD
Fox Movies HD
Fox Crime HD
Fox Life HD
Axn Black HD
Axn White HD
Discovery HD
Odisseia HD
História HD
National Geographic HD
Crime & Investigação HD
Travel Chanel HD
24 Kitchen HD
My Cuisine HD
MTV Portugal HD
Canal Q HD


Para disponibilizarem estes canais em HD bastava fazerem o que foi sugerido, substituir as versões SD pelas HD, reduzirem para 20 canais no analógico ( os essenciais de notícias, generalistas , desporto e de documentários em português), retirarem os canais de propaganda da MEO (no RF não serve para nada) e retirarem os canais 4K ( pois os mesmos emitem publicidade promocional aos canais e só ocupam espaço no RF).
Reputação 7
Crachá +17
Boas, a lista acima faltou- me adicionar os canais Globo HD e Record TV HD.
Crachá +7
Sem esquecer que podiam dar mais 1 ou 2 canais em HD às crianças.
Talvez os Disney Jr e Disney Channel em HD.
O DWorld tem alguma coisa a ver com a Disney? O logo do canal tem o D estilizado da Disney.
Esses 2 ou 3 pelo menos em HD seriam muito bem vindos.
E nem falo por mim. Lá em casa quase não vemos televisão e o que vemos é uma série ou um filme no Netflix com uma Mi Box.
Agora haja vontade para a Meo "resolver" o assunto.
Crachá +7
Infelizmente por uma questão de espaço no serviço RF não e possível ter tudo em HD, por isso eu tenho defendido a substituição dos canais SD pelos HD nas emissões de canais que tem HD, uma redução nos canais analógicos ( para 20( os básicos)), a retirada dos canais de propaganda da MEO ( destaques e videoclube) e a retirada dos canais 4K que não servem para nada ( Hispasat 4K e MCS 4K).

Interessante. Falta de espaço no RF? Eu pensava que tinha tanto espaço quanto o que os outros operadores (de cabo) têm. Têm menos espaço? É que se nos outros cabe tudo porque é que nestes havia de caber menos?
Desculpa a ignorância.
Reputação 7
Crachá +17
Boas, o RF tem limites não é possível emitir todos os canais da grelha MEO ou de outro qualquer operador no serviço sem box, mesmo com a retirada de todos os canais analógicos o RF atingirá o limite de espaço e a partir daí não será possível inserir mais canais.
A Vodafone até aqui era a pior operadora no RF nem sequer epg disponibilizava aos clientes e disponibilizava muitos mais canais em analógico.
A MEO como os restantes operadores escolhem os canais que querem emitir no RF dependendo dos contratos com os fornecedores/ canais.
Reputação 4
Crachá +9
Concordo plenamente, a grelha RF está a ficar desatualizada e a precisar de melhorias.
Nem sequer existe a TVI24 HD (que por agora é Upscale mas deve passar a HD o mais tardar em Janeiro).
Se há falta de frequências é remover canais da grelha analógica que tem muita palha (e qualida de imagem miserável, como sabemos).
Reputação 7
Crachá +17
Concordo plenamente, a grelha RF está a ficar desatualizada e a precisar de melhorias.
Nem sequer existe a TVI24 HD (que por agora é Upscale mas deve passar a HD o mais tardar em Janeiro).
Se há falta de frequências é remover canais da grelha analógica que tem muita palha (e qualida de imagem miserável, como sabemos).


Boas, sem dúvida que a MEO tem que diminuir a grelha analógica de canais para libertar frequências para o digital, isto para poder inserir mais canais em HD e substituir as versões de canais SD pelas HD.
Atualmente não faz qualquer sentido existir uma grelha com 54 canais analógicos, a grande maioria dos clientes já tem TVs preparadas para a emissão em DVB T 2.
Por isso sou da opinião que o analógico deve conter apenas os canais nacionais generalistas noticiosos e desportivos e um ou outro de documentários num total de pouco mais de 20 canais.
Isto claro é temporário pois no final a grelha analógica terá mesmo de terminar.
Reputação 3
Crachá +13
O questão da falta de espaço no servidor RF e seus limites, não ficaria resolvida se o Meo migrasse para o sistema DVB-T2? Ainda está a utilizar DVB-T...
O problema aqui seria que a maioria das pessoas teria de adquirir novos equipamentos, a maior parte ainda tem TVs e/ou Recetores DVB-T.
Reputação 7
Crachá +17
O questão da falta de espaço no servidor RF e seus limites, não ficaria resolvida se o Meo migrasse para o sistema DVB-T2? Ainda está a utilizar DVB-T...
O problema aqui seria que a maioria das pessoas teria de adquirir novos equipamentos, a maior parte ainda tem TVs e/ou Recetores DVB-T.

Boas, daquilo que sei a MEO utiliza o sistema DVB T2 no serviço RF e uma parte das TVs não conseguem sintonizar os canais nesse sistema.
Felizmente que a grande maioria das TVs principalmente as mais recentes já leem DVB T2 , eu tenho 3 que descodificam os sinais em DVB T2 como DVB C pois leem os dois sistemas.
Tenho 1 com mais de 10 anos que só le DVB C ou analógico por isso está com a MEO box .
Reputação 4
Crachá +9
Para conteúdos HD não é necessário nem adequado passar para DVB-T2. Da última vez que fiz a contagem ainda haviam 4 ou 5 frequências livres sem canais analógicos ou digitais o que dá para 20 ou mais canais HD.

DVB-T2 e compressão HEVC faz todo o sentido para futuros canais UHD dado que aí não se coloca a questão da compatibilidade - se o equipamento é UHD então é recente de certeza que suporta ambas as normas.
Reputação 3
Crachá +13

O questão da falta de espaço no servidor RF e seus limites, não ficaria resolvida se o Meo migrasse para o sistema DVB-T2? Ainda está a utilizar DVB-T...
O problema aqui seria que a maioria das pessoas teria de adquirir novos equipamentos, a maior parte ainda tem TVs e/ou Recetores DVB-T.
Boas, daquilo que sei a MEO utiliza o sistema DVB T2 no serviço RF e uma parte das TVs não conseguem sintonizar os canais nesse sistema.
Felizmente que a grande maioria das TVs principalmente as mais recentes já leem DVB T2 , eu tenho 3 que descodificam os sinais em DVB T2 como DVB C pois leem os dois sistemas.
Tenho 1 com mais de 10 anos que só le DVB C ou analógico por isso está com a MEO box .

Onde viste isso? O Meo utiliza DVB-T, Vê aqui: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Listagens/Listagens-MEO-Canais-RF.pdf
"O acesso aos Canais Digitais requer uma televisão compatível com DVB-T ou um descodificador TDT".
Tenho duas TVs e um descodificador com DVB-T, se o Meo fosse DVB-T2 não conseguia ver... Além de aparecer a informação na TV de que está a receber os canais por DVB-T.
DVB-C é outro sistema.
Reputação 3
Crachá +13
Para conteúdos HD não é necessário nem adequado passar para DVB-T2. Da última vez que fiz a contagem ainda haviam 4 ou 5 frequências livres sem canais analógicos ou digitais o que dá para 20 ou mais canais HD.

DVB-T2 e compressão HEVC faz todo o sentido para futuros canais UHD dado que aí não se coloca a questão da compatibilidade - se o equipamento é UHD então é recente de certeza que suporta ambas as normas.

Faz sentido, não sabia. Espero que assim seja, pois pessoalmente não quero mudar de TVs e recetor tão cedo. Nos dias de hoje compram-se equipamentos ainda DVB-T, nas grandes lojas, estão lá. Para os mais distraídos ou leigos que nem sabem que já existe DVB-T2.
Reputação 7
Crachá +17
Boas, ok estás certo eu é que me enganei, não reparei bem na informação disponibilízada.
De facto a MEO utiliza o DVB T e não o outro sistema DVB T2, como são tantos as vezes faco confusão.
Sim DVB C é o sistema que a Nos e a nowo utilizam no serviço RF nos seus serviços fibra ( NOS) e HFC ( cabo) NOS e Nowo.
Reputação 3
Crachá +13
Boas, ok estás certo eu é que me enganei, não reparei bem na informação disponibilízada.
De facto a MEO utiliza o DVB T e não o outro sistema DVB T2, como são tantos as vezes faco confusão.
Sim DVB C é o sistema que a Nos e a nowo utilizam no serviço RF nos seus serviços fibra ( NOS) e HFC ( cabo) NOS e Nowo.

É fácil fazer confusão, porque é o mesmo sistema, DVB-T2 é a uma nova geração de DVB-T.
A presença ou ausência do "2" passa despercebida. Só há pouco tempo apercebi-me que havia distinção.😁
Crachá

boas pessoal gostava que alguém entendido no assunto me informasse o porquê da MEO ter retirado os canais que tinha-mos nas tvs sem box, tendo isso sido utilizado como argumento de venda por alguns profissionais da Meo. fiquei agora com 30 canais nas tvs sem essa sintonia digital quando tinha cento e tal, agora precisavam era de uma rescisão de contrato pra não enganarem os clientes, porque eles têm sempre, sempre razão, são os alticissimos.

Reputação 4
Crachá +9

@rajocal , nenhum canal foi retirado da grelha RF. Para evitar interferências com a TDT uns canais analógicos foram retirados e em contrapartida a grelha digital foi um pouco reforçada, com mais canais em HD.
Vai ter de fazer nova sintonia para voltar a apanhar os 104 canais de TV mais 21 rádios.

Crachá

boa tarde meu caro.

já fiz várias tentativas em duas tvs, em varias opções de sintonia e não dá mais que 31 canais, acho que nem rádios tem mas isso não me interessa.

Obrigado 

Reputação 4
Crachá +9

@rajocal , se tem a certeza que está a fazer a sintonia em modo digital, então trata-se de avaria, recomendo ligar para a linha de suporte ou então pedir contacto na área de cliente.

Crachá +1

..
Eurosport 2 HD, Fox comedy HD e National Geographic Wild HD são do pack MEO Total por isso eles não vão por no RF.

Eu tinha a Fox Comedy no MEO TOTAL e sempre renovei a inscrição MEO a pedir a não retirada de qualquer canal que tinha então então e demais condições e agora nem a Fox Comedy SD tenho..
E como é que se tem canais sem ter a box?

E já agora, qual a diferença/melhor opção entre a fibra híbrida e a fibra (a fibra hibrida usa o coaxial e a fibra dois inputs em “parceria” conjunta e com “alivio” dos serviços pelos dois inputs, e por isso melhor que uma solução com apenas a fibra? ou é a fibra até ao poste que depois é empurrada e o sinal espremido depois pelo cabo coaxial que chega à box? (vejo a concorrência a fazer a fibra híbrida com mensalidades mais cara em relação aos pacote fibra… é porque a fibra híbrida é melhor?)