Pergunta

factura - 1ª do ano com aumento

  • 6 February 2020
  • 6 respostas
  • 161 visualizações

tenho uma duvida...Até que ponto a palavra da MEO tem valor?? 

Fiz contrato por telefone com a MEO, contratei os serviços por 24 meses ADSL - com valor mensal de 33,49€ mensal.

Por raio recebo a 1ª factura este ano de 2020 (ainda não tenho o serviço á 12 meses sequer) com o valor de 33,99€???

Só para que fique claro - EU TRABALHO NA VODAFONE - não faço isto aos meus clientes!! tenho clientes com fidelizações desde 2018 e ainda pagam o valor acordado nesse ano. Aumenta sim, no caso de carregar novo contrato com valores á oferta actual 2020. NUNCA AUMENTA DURANTE O CONTRATO!!! 

 

Agradeço que cumpram o contratado (em chamada gravada fiz questão de frisar bem - garante os 24 meses a 33,49€? recebi como resposta - SIM)

 

Atentamente,

Sandra P.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Existem vários tópicos sobre esse assunto dos aumentos. Pelo forum não vai conseguir nada. Tem que pedir audição da chamada em loja e apresentar uma reclamação. O aumento está previsto contratualmente, mas se o operador lhe disse explicitamente que garantia o valor fixo durante os 24 meses, não sei como é nesses casos...   

Sei como funciona. Trabalho no ramo à mais de 10 anos. Fiz questão de deixar mais uma vez o tópico em debate. Quem cala, consente 😉

Reputação 1
Crachá

Também padeço do mesmo,reclame,mas remetem para o tal link nos contratos que lhes dá direito mas esquecem ou ignoram a lei que os obrigada a comunicar atempadamente e comunicar caso não aceite as novas regras pode rescindir com justa causa.Ha algumas formas de lei.A MEO não informada

Reputação 7
Crachá +24

O problema é que não há novas regras... quando aceita o contrato, seja novo ou renegociação, a cláusula do aumento já lá vem. Pelo menos para contratos pós março 2018.

Agora quando um operador confirma explicitamente que o preço é fixo durante os 24 meses, não sei como funciona nesses casos... 

Reputação 2
Crachá +7

A MEO procedeu ao aviso dos aumentos nas facturas. Nas condições do contracto, (a partir de março de 2018) encontra isto:

"No início de cada novo ano civil, aplicar-se-á à mensalidade do serviço contratado uma atualização calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, conforme publicado em cada ano 
pelo INE, no valor mínimo de 50 cêntimos, com IVA incluído."

 

Mesmo com o aviso, não é possivel a rescisão uma vez que não se trata de uma alteração contractual, esta clausula ja existe no contracto original. Aquando da contratação via telefone, existem 14 dias para rescindir exactamente para permitir a análise do contracto (incluindo as condições gerais e especificas). Ao continuar a utilizar o serviço, aceitou o contracto e as condições nele inscritas. Ao questionar sobre o valor garantido da mensalidade, o operador indicou-lhe que seria a mesma durante o periodo sem alterações comerciais como descontos temporários, condições especiais, etc. O operador não tem forma de prever o valor da inflação…

 

NOTA: Não tenho qualquer relação com a Altice. Sou apenas um cliente.

Reputação 7
Crachá +24

@smisantos 

Não pode saber o aumento da inflação, mas sabe (ou devia saber) que nos contratos tem a clausula que prevê um aumento mínimo anual de 50 cêntimos, seja qual for a inflação. Se o cliente pergunta especificamente se o valor se mantém fixo durante 24 meses e o operador lhe confirma explicitamente que sim, está a prestar propositadamente uma informação errada. Se o cliente conseguir provar isso com a chamada gravada, não sei como é juridicamente...
Claro que a MEO vai alegar que o cliente recebeu depois o contrato e respectivas condições e que tinha os tais 14 dias para desistir do mesmo. Mas não deixa de ser uma informação errada que foi prestada propositadamente na celebração do contrato.