Resolvido

Descargas eléctricas

  • 13 April 2016
  • 6 respostas
  • 3711 visualizações

Bom dia.
Gostaria de saber se a meo possui algum tipo de seguro para equipamentos avariados devido a descargas eléctricas por parte dos seus equipamentos.
No meu caso, na noite passada, ocorreu uma descarga por parte do cabo telefónico. Devido a isso tenho a porta de LAN do router meo queimada, o meu router secundário avariado,a meobox completamente ko e as entradas HDMI da minha TV também a não funcionar (provavelmente a placa está queimada).
Agradecia alguma resposta, obrigado.
icon

Solução por NeoPayne 13 April 2016, 14:24

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não existe qualquer tipo de seguro...a certificação dos equipamentos exige que não seja passada qualquer energia electrica pelas portas do router ou pela saida HDMI da box...logo a Meo não se responsabiliza pelos equipamentos do cliente...


 


agora provar que a descarga veio da rede telefonica e não da rede electrica...boa sorte...ainda não conheci nenhum caso em que o cliente tenha ganho essa batalha...desculpa a frontalidade da resposta mas mais honesto não posso ser...


 


no entanto pelos conhecimentos de electricidade que tenho...caso tenha existido uma descarga electrica (seja do cabo telefonico ou da rede electrica) a rede electrica da casa deveria ter disparado algum dijuntor de segurança ou ter um protector de picos de corrente...ou seja a descarga viesse do cabo telefonico ao chegar ao router a protecção de picos de corrente do quadro deveria ter disparado e assim não iria continuar para os equipamentos seguintes...mas a certificação diz que não passam picos electricos...mas se existem picos elevados (acredito que seja possivel) podem passar pelas portas de rede/HDMI, mas a protecção da rede electrica deveria ter disparado...mas pode ter vindo ao contrario e ter terminado no router...ficamos num loupe sem solução e a Meo nunca se vai responsabilizar, alias nenhuma operadora se irá responsabilizar...


 


seja como for...é praticamente impossivel provar que a descarga electrica tenha vindo pelo cabo telefonico e mesmo que o seja se a rede electrica não tiver protecção de picos tambem vão usar isso como argumento...se alguem ja o conseguiu que diga a sua experiencia para poder ajudar outros a conseguir o mesmo...
Obrigado pela resposta. Já imaginava que seria essa a situação. O meu quadro electrico tem protecção contra picos (as vezes até demais) mas desta vez só disparou depois da box estourar. Só tenho pena de ter queimado as portas HDMI da TV mas ainda tenho de averiguar se as outras (VGA/DVI/scart/) ainda funcionam.
Isto já aconteceu uma vez por aqui mas da última vez apenas o router queimou (ainda no tempo do sapo ADSL).
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


em principio as outras funcionam sem qualquer problema...


 


gostava de ter uma solução para estas situações, mas a verdade é que por uns pagam outros...a partir do momento que não é possivel provar a origem em concreto as operadoras recusam qualquer responsabilidade...alias penso que é o seguro que dá essas indicações...


 


conheço um caso em que o cliente teve "sorte" pois o PD e o cabo que ia para a casa do cliente estavam derretidos pelo raio que caiu, por causa disso o seguro da Meo foi obrigado a pagar todos equipamentos e arranjos da casa do cliente...


 


tambem conheço um caso em que a Meo obrigou o cliente a pagar os equipamentos após uma descarga electrica devido a equipamentos do cliente, não tinha a rede preparada e ja tinham sido queimados anteriormente uns 3 router e 4 box's...logo era a responsabilidade do cliente ter condições da rede electrica...


 


se tiveres seguro de recheio da casa acho que podes acionar o teu seguro...
Infelizmente não tenho seguro de recheio pelo que a TV vai ter de sair do bolso. Já a box vão ter de trocar e o router não sei se fica assim com 1 porta queimada ou se trocam também.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


os equipamentos Meo são obrigados a trocar...

Uma coisa que me Deixou a pensar aqui como a Rede eléctrica Vai Detectar uma descarga no aterramento se o router é conectado por um Transformador que nem sequer tem Aterramento??? 
No máximo a Rede eléctrica só ia detectar essa descarga depois de ela entrar na TV ou na Box e isso não impediria que o equipamento ficasse Danificado simplesmente iria proteger os restantes equipamentos da casa pois o quadro eléctrico só dispara depois do curto acontecer…
Eu tive um problema do género a coisa de uma semana o qual a box Meo Deixou de Dar imagem Tecnico veio cá a casa disseram que era problema de sinal o que é certo é que alguma coisa na box queimo a minha entrada de scart da tv… Liguei por IPTV depois disso tv estava a funcionar no dia seguinte fiquei sem imagem no IPTV também o que é certo é que a tv agora só funciona por VGA No meu caso não posso dizer que foi descarga ate porque tenho fibra mas que alguma coisa no vosso equipamento danificou a tv isso tenho certeza