Cobram dados mesmo com WIFI ligada?!

  • 19 August 2014
  • 15 respostas
  • 2956 visualizações

Acabei de ficar espantado com a velocidade com que gastei 200 Mb de dados, este primeiro mês que mudei o tarifario do telemovel para o M40. Gastou muito mais rapido que com o tarifario que tinha anteriormente, mesmo estando eu maioritariamente ligado a uma rede wifi.

Qual não  é o meu espanto quando duas operadoras do serviço de apoio ao cliente MEO me confirmam que: MESMO LIGADO A UM REDE WIFI, PELO SERVIÇO MEO VAI SEMPRE PUXAR DADOS PELA REDE MOVEL estando os clientes assim a pagar dados moveis MESMO ligado a WIFI?!


Isto alem de errado, é ilegal. E temos de dar segumento na DECO de isto mesmo.


 


Soluçao sugerida pela operadora: "deslige o 3G quando se ligue numa rede WIFI, e volta a lembrar-se de o ligar quando sair do alcance WIFI"...


Exacto. Os telemoveis querem facilitar cada vez mais o acesso a internet, e a MEO quer complicar... boa MEO.


Segue queixa para a DECO e aconselho todos os clientes a fazer o mesmo.


Adeus MEO, olá NOS.


 

15 respostas

Reputação 6
Crachá +22
Isso é problema do telemóvel e não do MEO.
Nope, ontem duas operadoras e hoje a 3ª garantem-me que é a forma de funcionamento da MEO.


Mesmo quando o no telemovel (no meu caso um iphone) a prioridade é sempre para a rede WIFI, as operadoras garantem-me que de alguma forma se não  desligarmos o serviço de dados quando estamos ligados por WIFI, vao sempre tranferir os dados por 3G.
Crachá +2
Isso não é verdade.


Se o Wifi estiver ligado e o tráfego estiver a sair correctamente pela ligação Wifi os dados móveis não registam qualquer consumo.


O problema relatado tem apenas a ver com o aparelho em questão e já não é a primeira vez que isso é relatado no IOS:


http://www.theguardian.com/technology/2012/oct/17/iphone-5-iphone


http://www.zdnet.com/a-new-apple-ios-wi-fi-problem-has-popped-up-while-others-remain-unfixed-7000005134/


 


No meu telemóvel, com o Wifi ligado os dados móveis não contam. Alguma coisa está errada com esse iPhone que nada tem a ver com a MEO
Reputação 2
A utilização da rede sem fios sobrepõe-se sempre à utilização dos dados móveis. Nem faria sentido que fosse de outra forma.


 


O importante a verificar é se de facto não existe nenhuma aplicação a correr em segundo plano que possa estar a causar aumento excessivo de tráfego quando não existe nenhuma rede sem fios disponível.


 


É importante também verificar os relatos deixados pelo membro @@@cfao que demonstram situações semelhantes de clientes internacionais que não são da rede MEO.


 


Pessoalmente utilizo um cartão móvel MEO e tenho sempre os dados ligados, bem como a rede sem fios. Nos períodos em que é registado tráfego através da rede sem fios, não é registado tráfego através de dados móveis. O meu equipamento não é um iPhone, mas sim um Google Nexus 4.


 


O melhor conselho que poderei oferecer é mesmo desligar os dados móveis e ligar apenas quando pretende utilizá-los (mas bem sei que esta não é uma opção aceitável para muitos utilizadores, que querem estar sempre actualizados).
Vamos la a ver se nos entendemos: isto não  é algo que eu esteja a testar no meu telemovel. Que aconteça nums telemoveis e outros nao.




Isto é a informaçao dada e reiterada por 3 colaboradores de apoio ao cliente da MEO, e uma delas era supervisora.


A MEO instrui os seus colaboradores a darem esta infOrmaçao ao cliente.


Se é assim ou nao, não  sei. MAS liguem para a linha de apoio ao cliente e perguntem: A MEO COBRA OS DADOS DE TRAFEGO MOVEL MESMO QUANDO ESTAMOS LIGADOS A UMA REDE WIFI
Reputação 2
É precisamente por já ter colocado essa questão e por perceber o funcionamento interno das redes móveis e das redes sem fios de internet fixa que coloquei a minha mensagem da forma que o fiz.


 


Tenho diversos amigos e familiares que utilizam dados móveis e redes sem fios. Têm sempre ambos ligados e têm sempre o mesmo tipo contabilização a nível de tráfego que eu próprio tenho. 
Crachá +2
O que no apoio a cliente dizem ou deixam de dizer sobre esta matéria pouco ou nada me interessa pois as pessoas do SAC não têm, na sua grande maioria, conhecimentos técnicos para responder correctamente a este tipo de questões.


 


A MEO não pode cobrar o tráfego que sai pelo Wifi pois nem sabe que o mesmo é feito. Sem entrar em grandes questões técnicas, o cartão da MEO colocado no telemóvel não lhe dá acesso ao tráfego realizado pelo telemóvel via WiFi. Se o tráfego está a ser contabilizado, algum problema existe com a versão de software desse telemóvel ou alguma app está a forçar a saida de tráfego pelos dados móveis. Se o mesmo estiver Jailbroken então apostava quase tudo nessa última hipótese.
A meo não  cobra trafego por wifi.




O que eles dizem é que mesmo com o wifi ligado, nunca vai pelo wifi, vai sempre pela rede movel de dados, a não  ser que se desligue os dados moveis.
Reputação 2
Essa não é uma resposta aceitável. 


 


A forma como o telemóvel descarrega informação é controlada e gerida pelo próprio telemóvel.


 


Se a rede sem fios está ligada e disponível o tráfego vai ser feito dessa forma, caso contrário são utilizados os dados.


 


Com algumas configurações muito específicas é possível colocar algumas aplicações a sincronizar através de dados móveis apenas, mesmo quando existe uma rede sem fios disponível e ligada mas a definição padrão não é essa.


 


Mesmo neste último cenário que descrevi, é o telemóvel que controla o fluxo de dados e não a operadora.
Pois o Dogzilla tem razão, é o telemóvel que controla. O que acontece é que se por algum motivo a rede wi-fi perder sinal e o telemóvel apanhar a rede móvel, ele passa automaticamente a trabalhar em móvel. Depois só volta a apanhar wifi quando o sinal wifi tiver mais força que o sinal móvel.

Dai que a solução para se ter a certeza que não se é cobrado pelos dados móveis é desligar os dados móveis e apenas os ligar quando os quiser usar.
Reputação 2
Exacto.


 


Quem controla por onde o telemovel faz o tráfego é o telemovel e não o operador.


Isso só pode ser problema do telemóvel, nunca desligo os dados do meu e nunca regista trafego quando estou ligado a Wifi. Como disseram, pode estar algo no telemovel a forçar que determinado trafego serja realizado via APN e não pela ligação de dados wifi activa.


Ou seja, o telemovel usa o wifi e algum tráfego é realizado via dados móveis.


 


Como já disseram e bem, isso é algo com o telemovel.
É a ideia que tenho tambem.


E foi isso que expressei às 3 colaboradoras com que falei.


Todas me garentem o contrario.
Reputação 2
Não quero inferiorizar ninguém, mas é muito comum os operadores da linha de apoio comercial não terem o background técnico necessário para esclarecer esse tipo de questões pelo que é muito comum enrolarem-se na resposta que dão ao cliente.
Certo, foi o que pensei da segunda vez que me disseram a mesma coisa. Pedi para chamarem um supervisor que repetiu quase palavra por palavra. portanto fiquei certo de que é mesmo texto dado em formaçao.


 
Reputação 6
Boas


 


Não sei se é o caso mas os smart phones com androide quando tem uma actualização de firmware para fazer não esperam que o telemóvel se ligue por WIFI, fazem a actualização automaticamente por 3G.

Responder