Canais MEO por RF

  • 30 January 2017
  • 25 respostas
  • 35202 visualizações

Boa tarde, aderi à fibra do MEO hoje e no contacto telefónico disseram-me que para as TVs sem box necessitava de um aparelho para captar o sinal de RF. É necessario um aparelho destes para cada TV? Tinha ideia que com a fibra todas as TVs passam a captar o sinal apenas com o cabo da antena.


 


obrigado

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

25 respostas

Crachá +1
Olá colega,


 


pelo que sei e que li, o técnico deve injetar o sinal de TV vindo do teu ONT para a instalação existente da casa (onde ligas o cabo à TV).


também podes fazer tu, tens é que saber onde está o "armário ATI" onde estão as ligações


 


Eu nao percebo nada disso. Também não sei onde está esse armário, onde supostamente tem os T (splitters) de cabos coaxiais que contêm o sinal de TV e que deves "splittar" para injetar o sinal para as divisões que tens saída para TV.


 


se algum puder ajudar agradecia. No meu caso, junto ao ONT nao tem T nenhum, o cabo coaxial segue para dentro da parede...


FOTO


segue esquema de sinal RF que tenho em minha casa:


Quarto (ONT) ------ cozinha ----- Sala


------- OK ----------    OK   ----- SEM SINAL
Reputação 3
Olá Nelson1993,


 


No serviço MEO Fibra, as televisões sem set-top box (STB) usam o cabo da antena (coaxial).


Na instalação, o técnico injeta o sinal de RF na rede coaxial do cliente, para que depois use o cabo da antena (coaxial) para receber os canais.


 


Consegui ajudar? Então marque este post como “Solução aceite” e ajude outros utilizadores com a mesma dúvida a encontrar a solução.


 


Obrigada,


 
Reputação 2
Crachá +3
Boa Tarde. 


Basicamente é ligar a instalaçao coaxial, caso exista, diretamente ao ONT, que por norma deverá já existir, aqui em casa quando o tecnico fez instalaçao simplesmente ligou a cabo coaxial que já tinha da operadora anterior (nos) diretamente no ONT. simples, dessa forma fiquei de imediato com todas as tomadas cá em casa com sinal de tv. 


Sintonia digital e imagem impecável em todas as divisoes,  canais HD (nos que transmitem em HD claro).


 


Nao tem o tal cabo de antena (coaxial) ai em casa? se tiver é só enrroscar na saida do ONT e já está.
Crachá +2
Boa noite 


 


Já lhe responderam a esta pergunta?


 


Se sim que aparelho recomendaram para sistonizar os canais digitais e analógicos por RF.


 


Tinha ideia que um receptor de TDT dava mas tenho um e nada apanha, mesmo seguindo as instruções do mesmo.


 


Cumps
Reputação 2
Crachá +3
Bom dia amigo,

Tenho uma das TVs ligada com um TDT marca Phillips porque é a única que não suporta sintonia digital.

Fiz uma busca automática dos canais, escolhi o país (Portugal claro) sintonia digital e (muito lentamente) lá detectou todos os canais com guia completo e informações correctas dos programas.
Não tive grande dificuldade na sintonia com o TDT se quer que lhe liga não foi muito diferente das TVs já com suporte digital incluído.

Uma sugestão, antes da sintonia efectue uma reposição dos parâmetros de fábrica do TDT e comece a configuração a partir daí. Pode existir alguma configuração anterior que não seja compatível.
Crachá +2
Obrigado pela informação-


 


Cumprimentos
Boa noite

No meu caso os canais RF fazem muita interferência nas televisões antigas. A Vodafone para remediar isso usa um filtro LPF. Será que a MEO tem algum?

Obrigado
Crachá +3
Atenção que os "tuners" das tvs principalmente antigas não se comporta tão bem quanto os equipamentos mais recentes.
No meu caso a instalação foi adaptada de uma distribuição do sinal TDT, injectado o sinal nessa "rede" pós ONT aproveitando a distribuição [ em 6 pontos distintos ] por coaxial.
Tenho pontos em que está ligado directo à tv, e só tenho 58 canais com alguns rádios
Se tiver um descodificador TDT , o tuner consegue apanhar os HD e mais alguns penso.
Só não percebo é porque de forma sistemática os contactos comerciais para inserir telemoveis na minha conta, afirmam que tenho contrato com 120 canais [ mesmo sem uso de bo´x da meo ]
Reputação 7
Crachá +17

Boas, para não abrir outro tópico no fórum sobre RF,  passo a informar que a partir de 01/03/2020 irá haver uma profunda alteração na grelha de canais analógico, sendo retirados cerca de 27 canais para libertar as frequências dos 700 mhz para a tecnologia móvel 5G.

Esta decisão é alheia a MEO.

Fica a mensagem disponível em nota de rodapé na página da lista de canais no site da MEO em https://www.meo.pt/tv/canais-servicos-tv/lista-de-canais/fibra.

“ Informamos que, por motivos alheios à MEO no âmbito das alterações das frequências da TDT com vista à libertação das respetivas faixas para o 5G, a partir do próximo dia 01-03-2020 os canais identificados abaixo deixarão de integrar a grelha de canais analógicos disponibilizada no âmbito deste serviço. Poderá continuar a aceder a estes canais através de uma televisão compatível com DVB-T ou caso tenha um descodificador TDT.
O acesso a canais digitais sem MEOBox requer uma televisão compatível com DVB-T ou um descodificador TDT. As televisões analógicas apresentam restrições do ponto de vista do acesso aos canais disponibilizados pela MEO podendo, nessa medida, a lista de canais analógicos vir a sofrer alterações.
Canais analógicos que deixarão de integrar a grelha de canais analógicos:
A Bola TV, Porto Canal, Sporting TV, Eurosport 1, Biggs, Jim Jam, Fox Movies, AXN Black, Fox Life, Fox Crime, AXN White, SyFy, Discovery Channel, História, Odisseia, National Geographic, Canal Q, MTV Portugal, Blaze, TLC, My Cuisine, 24 Kitchen, Travel Channel, Fashion TV, VH1, MCM Pop e Record TV.
Adicionalmente, e no âmbito das alterações acima referidas, informamos que os canais disponíveis na sua TV sem box poderão sofrer alterações nas respetivas frequências, pelo que deverá sintonizar a sua TV para continuar a ver todos os canais disponíveis.”

 

 

Reputação 7
Crachá +24

@emanuel92

Não estava nada a par disso. Obrigado pela informação! 27 canais é muita fruta, puxa 😱

 

Reputação 7
Crachá +17

Boas Ricardo, sim cerca de 27 canais são mesmo muitos canais que saiem do analógico para libertar a faixa das frequências dos 700 MHz para o 5G.

Eu acho que quem tem TV ainda de  analógico será uma boa oportunidade para comprar TVs  compatíveis com o digital dvbt.

Crachá +3

obg por essa partilha !

lá vou eu ter de procurar 2 descodificadores TDT para não perder a grelha !

Segundo consta nem vale a pena comprar box meo usadas que não funcionam ( limitadas pelo endereço mac ? )

 

Reputação 7
Crachá +17

obg por essa partilha !

lá vou eu ter de procurar 2 descodificadores TDT para não perder a grelha !

Segundo consta nem vale a pena comprar box meo usadas que não funcionam ( limitadas pelo endereço mac ? )

 

Boas, não vale apena, são serviços diferentes. 

Tens de adquirir descodificadores TDT ou comprar TVs  compatíveis com dvbt.

 

Reputação 3
Crachá +3

Bom dia,

para não abrir outro tópico sobre o tema.

os meus pais têm fibra MEO (Nisa - Alto Alentejo). Tem 1 Tv com MEO box e outra sem que recebe um cabo coaxial direto que vem do FiberGateway. 
A tv sem MEO box já é compatível com DVB-T. Ainda assim o que descrevo abaixo também foi testado com uma box TDT recente adquirida na Worten (https://www.worten.pt/tv-video-e-som/video/tdt/recetor-tdt-kunft-kttr4238-6660768).

Tanto através da TV como através da box, o resultado é o mesmo, só consegue captar alguns canais (36) do total de cerca de 120 da grelha digital. Verificando a grelha de canais MEO em:
https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Listagens/Listagens-MEO-Canais-RF.pdf

concluo que estes 36 canais que estão a ser captados são as frequências começadas por 5** MHz. Não estamos a conseguir captar nenhum canal na gama 7** Mhz. 

Alguém já teve este problema? Perda de sinal não é porque fiz um teste com um cabo coaxial de menos de 1 metro ligado direto do Router FBGTW à box TDT e o resultado final é o mesmo que com o cabo instalado pela MEO para outra divisão (capta apenas os 36 canais referidos).

Obrigado.

Melhores cumprimentos,
Gonçalo Semedo

PS: moro em Odivelas, tenho o mesmo serviço fibra e equipamentos, e consegui sintonizar a grelha digital completa sem problemas em odivelas através de box TDT.
 

Reputação 4
Crachá +9

@bombhastyk , seleciona outro país antes de fazer sintonia, por exemplo Itália.
 

Reputação 3
Crachá +3

@Cavaleiro2017 obrigado pela dica. Já tinha visto noutro fórum e já tinha tentado. Não resulta. Inclusive trocar as definições da tdt de recepção por antena vs por cabo (tentei das duas formas). Terei de ligar para o apoio ao cliente. 

Estou exatamente com o mesmo problema em relação a só captar os 36 canais. Já liguei com o apoio cliente a duas semanas atras e depois de 1h a espera para ser atendido e ter gasto 2 euros lá atenderam e disseram que ia ser contactado pela equipa técnica, e até hoje nada. Estou a ver que vou ter de voltar a repetir a chamada de mais de uma hora de espera e mais os 2 euros gastos.

Reputação 3
Crachá +3

Estou exatamente com o mesmo problema em relação a só captar os 36 canais. Já liguei com o apoio cliente a duas semanas atras e depois de 1h a espera para ser atendido e ter gasto 2 euros lá atenderam e disseram que ia ser contactado pela equipa técnica, e até hoje nada. Estou a ver que vou ter de voltar a repetir a chamada de mais de uma hora de espera e mais os 2 euros gastos.

Já resolveu? 

Liguei para o 16209 e após verificarem que na zona estava tudo ok, e reconfigurarem o router, não conseguiram por a funcionar. É mesmo avaria do router. Indicaram que os leds do Fibergateway estiverem desligados está tudo ok, se estiverem todos ligados há algum serviço em falha (neste caso o RF). Acedi ao portal de configuração do router e na parte de TV diz RF desligado. 

 

Vão agendar a vinda de um técnico para trocar o router. 

Reputação 3
Crachá +3

Bom dia,

apenas para indicar que o problema dos meus pais que expliquei acima está resolvido. O problema era das conexões do cabo fibra desde a caixa de distribuição até casa (estava cheio de emendas, logo com muita falta de qualidade de sinal). Foi refeita a ligação fibra com cabo único sem emendas e o problema ficou resolvido. O router é o mesmo, não está avariado como se suponha de início. 

Reputação 7
Crachá +17

Boas, publico a lista de canais  analógicos com as frequências que saem da MEO no próximo dia 01/03/2020.

Canais Analógicos a sair da grelha MEO RF Portugal Continental ( Zona Digital)

Canal TV

Frequência

Canal

Porto Canal

359,25

S28

Sporting TV

367,25

S29

Eurosport 1

280,25

S18

Abola TV

351,25

S27

Biggs

431,25

S37

Jim Jam

439,25

S38

FOX Movies

519,25

CC27

AXN Movies

471,25

CC21

FOX Life

503,25

CC25

FOX Crime

511,25

CC26

AXN White

479,25

CC22

Syfy

487,25

CC23

Dicovery Channel

599,25

CC37

História

615,25

CC39

Odisseia

607,25

CC38

Nat Geo

631,25

CC41

Canal Q

407,25

S34

MTV Portugal

527,26

CC28

Blaze

623,25

CC40

TLC

567,25

CC33

My Cuisine

399,25

S33

24 Kitchen

591,25

CC36

Travel Channel

583,25

CC35

VH1

639,25

CC42

MCM Pop

647,25

CC43

Record TV

311,25

S22

Fashion TV

575,25

CC34

 

 

Reputação 7
Crachá +17

Canais Analógicos a sair da grelha MEO RF Arquipélago da Madeira

Canal TV

Frequência

Canal

Porto Canal

375,25

S30

Sporting TV

383,25

S31

Eurosport 1

294,25

S20

Abola TV

367,25

S29

Biggs

447,25

S39

Jim Jam

455,25

S40

FOX Movies

527,26

CC28

AXN Movies

487,25

CC22

FOX Life

511,25

CC26

FOX Crime

519,25

CC27

AXN White

487,25

CC23

Syfy

495,25

CC24

Dicovery Channel

599,25

CC37

História

615,25

CC39

Odisseia

607,25

CC38

Nat Geo

631,25

CC41

Canal Q

423,25

S36

MTV Portugal

567,25

CC33

Blaze

623,25

CC40

TLC

575,25

CC34

My Cuisine

415,25

S35

24 Kitchen

591,25

CC36

Travel Channel

583,25

CC35

VH1

639,25

CC42

MCM Pop

647,25

CC43

Record TV

327,25

S24

Reputação 7
Crachá +17

Canais Analógicos a sair da grelha MEO RF Arquipélago dos Açores

Canal TV

Frequência

Canal

Porto Canal

375,25

S30

Sporting TV

383,25

S31

Eurosport 1

294,25

S21

Abola TV

367,25

S29

Biggs

439,25

S38

Jim Jam

447,25

S39

FOX Movies

519,25

CC27

AXN Movies

471,25

CC21

FOX Life

503,25

CC25

FOX Crime

511,25

CC26

AXN White

479,25

CC22

Syfy

487,25

CC23

Dicovery Channel

591,25

CC36

História

607,25

CC38

Odisseia

599,25

CC37

Nat Geo

623,25

CC40

Canal Q

415,25

S35

MTV Portugal

527,26

CC28

Blaze

615,25

CC39

TLC

567,25

CC33

My Cuisine

407,25

S34

24 Kitchen

583,25

CC35

Travel Channel

575,25

CC34

VH1

631,25

CC41

MCM Pop

639,25

CC42

Record TV

327,25

S24

 

Reputação 7
Crachá +17

Boas, para melhorar a qualidade do serviço TV sem MEO box, o MEO deve colocar na grelha os canais que entraram á dias no pacote fixo de 150 canais.

O canal Nickelodeon posição 44, o Fuel TV posição 108 e o canal exclusivo Alma Lusa posição 139.

Os canais sem interesse no RF, MEO destaques, hispasat 4k, MEO video-clube e veja ,na minha opinião  deveriam ser retirados do serviço de canais sem box.

Bom dia.

Tenho o serviço MEO-Fibra há pouco tempo, e consigo apanhar os seguintes canais, via RF-TV:

Com TDT: 100 canais de TV e 20 de Rádio.

Sem TDT , 31 canais de TV

Boa noite. 

Tenho meo fibra e no quarto tenho uma TV com tdt televes para ter acesso a canais digitais. Mas tenho imagem mas não tenho som. Já tentei algumas configurações no tdt e nada.

Gostaria de uma opinião

Obrigado