Canais em 4:3

  • 5 November 2010
  • 9 respostas
  • 1912 visualizações

Boas.

Estou a ter o seguinte problema.

Comprei á uns dias um LCD Samsung Syncmaster P2470HD, e tenho-o ligado á box da MEO pelo cabo hdmi, que veio com a box. Tenho as configurações em 1080i.

O caso é que, com a excepção dos canais HD, e de mais 2 ou 3, vejos todos os canais no formato 4:3. A unica maneira de por os canais em fullscreen (16:9), é alterar as configurações da box de 1080i para 4:3. Mas a qualidade de todos os canais, baixa, como era de esperar.

Como posso resolver este problema ?

9 respostas

carregas no botão do comando, por baixo da tecla 9, até aparecer a informação "esticar" e deixas assim... vais ver que todos te aparecem em "ecran cheio"
Crachá +7
E depois perdes 20% de imagem.
Enquanto as transmissões de todos os canais for em 4:3, ou mamamos com tv em 4:3 ou esticamos para 16:9 e perdemos 20% de imagem.
E depois perdes 20% de imagem.
Enquanto as transmissões de todos os canais for em 4:3, ou mamamos com tv em 4:3 ou esticamos para 16:9 e perdemos 20% de imagem.

Não estou em casa, mas quando estiver coloco num canal de 4:3 e depois utilizo o esticar do comando, faço um print a ambas as imagens e coloco-as aqui. Depois dizes-me onde estão os 20% perdidos!?

Não quero com isto dizer que seja apreciador de ver imagens 4:3 esticadas, apenas para me preencher a totalidade do ecrã. Antes pelo contrário, abomino esse tipo de deformações de imagem. Para mim a televisão é para ser vista com o formato original de cada canal. No entanto prefiro e de longe os canais com formato 16:9!

Já vi que o DarkMega é dos que vê tv sempre em 16:9 independentemente da emissão original do canal e prefere ver tudo esticado (mais gordo) que a realidade. São gostos... No hdmi só mesmo utilizando a função de esticar da box. 🆒
Obrigado pelas respostas amigos! Resolveram-me o problema.

Quando coloquei em esticar, não perdi qualidade NENHUMA de imagem. Tal como o amigo actionman.

Só mais uma pergunta. Ao esticar a imagem, não vai interferir com os canais HD certo ?
Obrigado pelas respostas amigos! Resolveram-me o problema.

Quando coloquei em esticar, não perdi qualidade NENHUMA de imagem. Tal como o amigo actionman.

Só mais uma pergunta. Ao esticar a imagem, não vai interferir com os canais HD certo ?


Não, porque todos os canais que tiverem o formato 16:9 ficarão assim e não sofrem alteração de formato, apenas os 4:3 ficam esticados de forma a teres o ecrã totalmente preenchido. 😉
Thanks. 😉
Crachá +7
@DarkMega,
Claro que perdeste qualidade!
Passaste a ver em 16:9 os canais que nos chegam em 4:3.
Isso faz com que as pessoas fiquem pequenas e gordas nos canais 4:3.
Até um zarolho vê isso.

@@@actioman
Tens toda a razão.
Quando usaram a expressão "esticar" fiquei com a ideia que iriam usar zoom.
Dessa forma perdes 20% de imagem.
Foi lapso de Português meu e como é evidente tens toda a razão.
Cumps
Obrigado pelas respostas amigos! Resolveram-me o problema.

Quando coloquei em esticar, não perdi qualidade NENHUMA de imagem. Tal como o amigo actionman.

Só mais uma pergunta. Ao esticar a imagem, não vai interferir com os canais HD certo ?



Não consideras esticar imagem, perder qualidade? É que estar a ver um rectangulo quando na realidade, é um quadrado...

Este problema, tão cedo (nas proximas decadas) não terá solução, visto que maioria dos canais continua a emitir em 4:3, ou então pior, fazem como o scifi e deformam completamente a imagem, para emitirem em 16:9 ou 4:3.
Crachá +7
Este problema, tão cedo (nas proximas decadas) não terá solução, visto que maioria dos canais continua a emitir em 4:3, ou então pior, fazem como o scifi e deformam completamente a imagem, para emitirem em 16:9 ou 4:3.

Eu há uns anos atrás pensava que quando chegássemos a 2010 já todas as transmissões seriam em 16:9.
Neste momento todos os canais HD transmitem em 16:9 porque é um requisito da tecnologia que está a ser usada em HD.
Mas com excepção de canais Alemães e Eurosport, todos os outros continuam em 4:3 com apenas algumas transmissões especiais em 16:9.
Mas espero que a situação se altere nos próximos 1-2 anos.

Responder