Burla da MEO e Netflix

  • 22 June 2020
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Bom dia.

Aquando a recepção da minha fatura verifiquei que o valor não correspondia ao valor da mensalidade. Verifiquei que o valor que estava a mais vinha da subscrição do serviço da Netflix.

No entanto, eu não subscrevi qualquer serviço.

Reclamei com a MEo e informaram-me que eram só um intermediário e que teria que contactar a Netflix.

Pois bem, contactei e informaram-me que o serviço foi contratado por um e-mail (falso) que não era o meu e cancelaram a subscrição e aconselharam a mudar a password da MEO.

Reclamei novamente com a MEO e indaguei como foi possível a adesão a um serviço através da minha conta sem me darem conhecimento. Responderam que não dão conhecimento das subscrições.

Com isto, quero reclamar da MEO por não assegurar a segurança do cliente e por não comunicar a adesão de um serviço, assim como do valor que está na fatura de um serviço que não subscrevi e não utilizei.

Qual a entidade para efetuar a reclamação?

Desde já agradeço a quem souber responder.

 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

35 respostas

Estive a ler as vossas reclamações de Burla e também sofri do mesmo, nestes ultimos meses, e a resposta foi a mesma por parte da MEO.

A Netflix indicou que a MEO deve reembolsar o cliente pois é uma “Clausula” que eles têm.

Contatei tambem a psp para apresentar queixa de Burla, e foi-me indicado para reaver todas as provas que tivesse para abrir um inquérito. Eles sugeriram fazer no prazo de 6 meses preferencialmente para https://queixaseletronicas.mai.gov.pt

Livro de Reclamações Online. 

https://www.livroreclamacoes.pt/inicio/reclamacao

Tem ligação a ANACOM

Tudo tem de ficar escrito para nossa salvaguarda

Crachá

A mim aconteceu o mesmo, subscrição do netflix e mais 13.99 euros na factura...acontece que eu nem acedo à minha conta.

Já reclamei e exigi o acerto da factura assim como os custos de me ter dirigido a uma loja MEO para resolver um problema que eu não criei. Cambada de vigaristas

Crachá +1

Só para terminar a história do meu caso, durante o dia de ontem, a subscrição da netflix no MyMeo passou de “activo” para “inactivo”.

 

Com isto, com a devolução dos 13.99€ da subscrição fico com o problema resolvido.

Boa noite,

Mais um enganado! Enfim…

Acho que não vale a pena estar a explicar o que aconteceu porque é em tudo igual a todos os casos já relatados.

Já contactei a netflix que cancelou a conta, falta agora a MEO, que após uma tentativa de ligação de quase 25 minutos desisti! Vou tentar presencialmente amanhã!

Acho que já não existe muitas dúvidas que existiu um “leak” de users e passwords da MEO, tendo esta não avisado os seus clientes! Tentaram “mascarar”, “esconder”, o que lhe quiserem chamar com uma suposta “ação periódica de reset de passwords”, para a segurança dos clientes! 

A sério? Então é assim… sou cliente da MEO há mais tempo do que devia, e esta suposta ação periódica de reset de passwords está a acontecer pela primeira vez!

Estou mesmo a pensar em rescindir alegando justa causa! Ao que me parece existe negligência grosseira em matéria de cibersegurança.

 

Crachá +1

Bom dia, percebi tb ontem pela factura que Tinha tb uma assinatura Netflix para renovar a 03/08 contactei a meo e a Netflix a meo refez a fatura de imediato a Netflix diz que cancelou a conta no entanto no serviço meo diz conta activa, alguém sabe como desactivar ou tenho de consultar novamente a meo e a netflix? 

Estou na mesma situação e a MEO está a fazer de difícil mas  (“A Netflix não pode oferecer reembolsos das contas faturadas através de terceiros. Se acha que o serviço lhe foi faturado devido a um erro e confirmou que ninguém na sua residência criou uma conta em seu nome, por favor, contacte o fornecedor. “), logo depois de insistir la me passaram nota de crédito e actualizaram a factura.

 

Hoje vou ligar de novo para a NETFLIX agora as 10h saber se realmente a conta está cancelado porque no my MEO está activa apesar de desde dia 13/7 ter pedido o cancelamento tanto dum lado como no outro mas a MEO a dizer que não pode cancelar porque temos de ser nós a mudar o modo de facturação, modo impossível de alterar visto não ser e-mail que eu saiba a pass!!
Prevejo uma longa luta com a MEO!!!

 

Eu contactei a MEO (tanto por loja como email via mymeo) e foi-me debitado os 13.99€ da mensalidade. Aproveitei e activei a autenticação dois fatores, para evitar futuros problemas.

 

Relativamente à netflix, entrei em contacto com eles via chat (no website) e disseram-me que estava cancelado. No mymeo continua activo, pelo que no dia seguinte entrei novamente em contacto e disseram-me que era normal, pois o serviço só iria ser cancelado na data de renovação (no meu caso, dia 30).

 

Vou esperar e ver. Assim que souber mais, volto aqui a colocar as novidades

Bom dia, percebi tb ontem pela factura que Tinha tb uma assinatura Netflix para renovar a 03/08 contactei a meo e a Netflix a meo refez a fatura de imediato a Netflix diz que cancelou a conta no entanto no serviço meo diz conta activa, alguém sabe como desactivar ou tenho de consultar novamente a meo e a netflix? 

Estou na mesma situação e a MEO está a fazer de difícil mas  (“A Netflix não pode oferecer reembolsos das contas faturadas através de terceiros. Se acha que o serviço lhe foi faturado devido a um erro e confirmou que ninguém na sua residência criou uma conta em seu nome, por favor, contacte o fornecedor. “), logo depois de insistir la me passaram nota de crédito e actualizaram a factura.

 

Hoje vou ligar de novo para a NETFLIX agora as 10h saber se realmente a conta está cancelado porque no my MEO está activa apesar de desde dia 13/7 ter pedido o cancelamento tanto dum lado como no outro mas a MEO a dizer que não pode cancelar porque temos de ser nós a mudar o modo de facturação, modo impossível de alterar visto não ser e-mail que eu saiba a pass!!
Prevejo uma longa luta com a MEO!!!

Bom dia, percebi tb ontem pela factura que Tinha tb uma assinatura Netflix para renovar a 03/08 contactei a meo e a Netflix a meo refez a fatura de imediato a Netflix diz que cancelou a conta no entanto no serviço meo diz conta activa, alguém sabe como desactivar ou tenho de consultar novamente a meo e a netflix? 

Já alguém que teve este problema viu o caso ser solucionando pedindo o cancelamento a NETFLIX da conta com o tal email falso e/ou com o código de serviço e falando também com a MEO?

Crachá +1

Têm razão no que dizem sobre nunca seguir links em email/SMS. Mas neste caso não é isso que se trata.

Crachá

Mais, uma regra básica é nunca seguir um link num e-mail ou SMS.

Reputação 4
Crachá +12

Uma regra básica de segurança é nunca introduzir dados, nomeadamente passwords, num link enviado num mail ou num SMS

Crachá +1

Estive a investigar e estou a achar muita coincidência. Alterei a password no dia 03/07, “curiosamente” o serviço netflix que estava, sem autorização minha, agregado à minha conta tinha a renovação a 04/08.

O que estranho é que o link para alterar a pass era para um endereço da meo, portanto nada indicando que fosse phishing ou, de forma mais simples, pirataria.

http://ecare.meo.pt/go/” o resto do URL retirei porque não sei se é particular ou não.


Sim, Phishing no meu caso não foi porque eu não alterei a password pelo link, mas sim pelo website

Crachá

Estive a investigar e estou a achar muita coincidência. Alterei a password no dia 03/07, “curiosamente” o serviço netflix que estava, sem autorização minha, agregado à minha conta tinha a renovação a 04/08.

O que estranho é que o link para alterar a pass era para um endereço da meo, portanto nada indicando que fosse phishing ou, de forma mais simples, pirataria.

http://ecare.meo.pt/go/” o resto do URL retirei porque não sei se é particular ou não.

Crachá

Também recebi um email para alterar a password, foi-me enviado no dia 25/06/2020 às 10:06.

Crachá +1

Aconteceu-me hoje exactamente isso. Recebi a factura e verifiquei um valor adicional de 13.99€. Para meu espanto, foi da Netflix.

 

Não fiz nenhuma subscrição, tal como os restantes membros relataram. O que eu acho estranho é que há cerca de 1 mês atrás (dia 25) ter recebido um aviso para mudar a password e uns dias depois (suponho que cerca de dia 30), acontece esta subscrição.

Crachá

Aconteceu-me hoje o mesmo. Recebi a fatura eletrónica com 13,99€ do serviço da Netflix que nunca subscrevi nem sequer tenho ativo.

Devo dizer que apesar de esperar cerca de meia hora para ser atendido, explicada a situação foi logo corrigida e reposto o valor, mas o que me preocupa é a eventual origem do problema e por isso venho aqui.

Quando perguntei para tentar perceber a origem da subscrição, foi-me sugerido que terá sido usada a minha password do “mymeo” (gestão da conta). 

Como uso passwords complexas e únicas para cada site, estranhei, pois a probabilidade de me acederem à pass é muito baixa, ao que acresce que não partilho nada com ninguém.

Por isso pesquisei e estou a tentar perceber se enventualmente não terá havido uma “fuga” da própria meo, o número de afetados pode ajudar a perceber.

Ainda assim, acho que é de impor ao prestador a obrigatoriedade de comunicar ao cliente, via e-mail pelo menos, qualquer alteração aos serviços prestados.

Mais um burlado, em tudo igual ao descrito pelos restantes membros.

Conta criada na netflix a 31 de Maio, com um mês grátis a ser cobrado neste momento pelo 1ºmês Julho.

Rapidamente informei que se tratava de uma burla, proveniente de falhas na aplicação do mymeo, o operador disse-me que para reclamar teria que enviar carta registada para:

MEO - Serviços de comunicações e multimédia SA

Apartado 1423 EC Pedro Hispano

4106 - 005 Porto

 

Abri um ticket a reportar a fraude com o seguinte texto:

Boa tarde, na fatura FT A/XXXXX, observei faturação adicional item Serviços Administrativos, solicitei esclarecimentos dando inicio à reclamação 3-4275934XXXXX.

Em resposta à mesma, fui informado que este custo adicional se devia à subscrição de netflix e que a mesma só poderia ser subscrita na aplicação mymeo.

Liguei para o 16 200 conforme sugerido, e informei que desejava em primeiro lugar cancelar tal subscrição e em segundo reclamar pois não tinha subscrito qualquer conteúdo netflix.

Já tenho conta netflix ativa à mais de um ano, não incluída no pacote meo e não faria qualquer sentido esta nova subscrição. Informei o vosso operador que se tratava de burla/fishing/ciber crime. O mesmo informou que iria reportar. Junto da Netflix apresentei também reclamação e pedido de cancelamento da conta. Informaram-me que devolução de montante cobrado teria de ser tratado com a meo. Em anexo envio print screen da conta netflix ativada pelos vossos serviços, onde podem verificar o email foxymeostore+34@gmail.com e que sugere que existam possivelmente muitas mais contas violadas com subscrição de netflix com a primeira parte do email semelhante.

Solicito com esta reclamação a devolução do montante erradamente faturado e cobrado, bem como a devolução do valor de 1.62€ + IVA cobrados ao numero 96X XXX XXX no dia 16/07/2020 pelas 14:30 utilizado para resolver esta situação.

 

Resposta recebida:

Caro XX,

Em resposta ao seu pedido, informamos que o referido valor refere-se à subscrição Netflix. Mais informamos que a associação/ subscrição do serviço Netflix com pagamento na fatura MEO, é apenas possível de efetuar pelo cliente na sua área de cliente ou pelo telemóvel. A meo não tem qualquer responsabilidade nesta adesão. Na expectativa de termos prestado os esclarecimentos devidos, esperamos continuar a merecer a sua preferência.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e na Área de Cliente em meo.pt.

Serviço ao Cliente
meo.pt

Por favor, não responda a este email. A sua resposta não será lida nem encaminhada.

 

PARA NOS CONTACTAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, PRIVILEGIE OS CANAIS DIGITAIS EM MYMEO.PT. POR FAVOR SIGA AS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE. #VAIFICARTUDOBEM

 

E AGORA????????????? Já alguém conseguiu reaver o dinheiro roubado?

 

Tenho 2 subscrições nos 2 produtos meo que possuo com 2 emails fraudulentos. Liguei para a MEO 15 minutos à espera e zero assistencia, liguei para o número da Netflix , cancelaram mas dizem que foi hackeado o acesso ao mymeo. Como é possível?! Tenho 13,99€x2 cobrados pela MEO, dum serviço que segundo a Netflix, só pode ser devolvido pel- MEO, porque são eles que estão a cobrar. Se fosse a Netflix tinha devolvido na hora, mas como é a meo a cobrar, eles não conseguem devolver.estou farta de MEO, internet vergonhosa, enfim...

Crachá

Hoje fui ver quanto a meo me tinha debitado e cobraram na mesma o serviço netflix mesmo depois de ter denunciado a factura, e me terem respondido por email que tal não seria cobrado.

ligaste para a netflix? só a netflix pode cancelar, apos eles cancelarem nao cobram á meo e eles depois nao podem cobrar a nos

 

Sim, fiz isso logo depois de denunciar a factura, faz hoje 17 dias. A netflix desactivou logo a subscrição. Mesmo assim a meo cobrou o que não devia. Já reclamei uma 2ª vez e se nada for feito “hasta la vista meo”.

Crachá

Hoje fui ver quanto a meo me tinha debitado e cobraram na mesma o serviço netflix mesmo depois de ter denunciado a factura, e me terem respondido por email que tal não seria cobrado.

ligaste para a netflix? só a netflix pode cancelar, apos eles cancelarem nao cobram á meo e eles depois nao podem cobrar a nos

Crachá

Hoje fui ver quanto a meo me tinha debitado e cobraram na mesma o serviço netflix mesmo depois de ter denunciado a factura, e me terem respondido por email que tal não seria cobrado.

Crachá

Aconteceu o mesmo hoje. 

Liguei para a Netflix que cancelou a conta daquele email falso. 

Disseram para avisar a meo, o valor não é para ser cobrado. 

Pois a Netflix não vai cobrar ele valor à meo, logo a meo não tem que me cobrar. 

Estou a espera que retirem o valor na fatura e não seja cobrado. 

Mudei a passe no portal e meti autenticação por telemóvel também. 

É só o que podemos fazer. 

Pelos vistos é fácil entrarem nesta conta... Não devia ser, subscrições deviam ser só pela própria televisão ou por telefone dando os dados do cliente... 

Não conseguimos cancelar a subscrição pelo email fraudulento mas emails fraudulentos podem se associar à nossa conta... Enfim 

Mais um.

Alguém pirateou a minha conta MEO e subscreveu o serviço Netflix em meu nome, mas com o mail netflixelias1123+e148@gmail.com. Só dei conta quando vi o débito na factura da MEO. E agora  o próximo débito já é de valor superior, equivalente à subscrição mais cara da Netflix. Também recebi mail para renovar password do my MEO há uns dias. MEO não resolve, terá de ser directamente com a Netflix. Vamos ver.

Mais um aqui.

Igual. Alguém entrou no meu MYMEO no dia 17/6 às 16:58 e subscreveu a Netflix em meu nome com um mail cesar.nun3457@gmail.com.

Já foi contactada a Netflix e feito o cancelamento.