Burla da MEO e Netflix

  • 22 June 2020
  • 35 respostas
  • 1947 visualizações

Bom dia.

Aquando a recepção da minha fatura verifiquei que o valor não correspondia ao valor da mensalidade. Verifiquei que o valor que estava a mais vinha da subscrição do serviço da Netflix.

No entanto, eu não subscrevi qualquer serviço.

Reclamei com a MEo e informaram-me que eram só um intermediário e que teria que contactar a Netflix.

Pois bem, contactei e informaram-me que o serviço foi contratado por um e-mail (falso) que não era o meu e cancelaram a subscrição e aconselharam a mudar a password da MEO.

Reclamei novamente com a MEO e indaguei como foi possível a adesão a um serviço através da minha conta sem me darem conhecimento. Responderam que não dão conhecimento das subscrições.

Com isto, quero reclamar da MEO por não assegurar a segurança do cliente e por não comunicar a adesão de um serviço, assim como do valor que está na fatura de um serviço que não subscrevi e não utilizei.

Qual a entidade para efetuar a reclamação?

Desde já agradeço a quem souber responder.

 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

35 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Coloque uma reclamação através da sua área de cliente, em baixo o link.
No entanto para a Netflix vir faturado na fatura da MEO, o processo da subscrição tem que ser iniciado através da área de cliente, no separador da TV.

https://cliente.meo.pt/perfil/mensagens/abrir-pedido

Já reclamei à MEO na minha página. Ligaram-me ontem e disseram que a Meo não tinha nada a ver com o problema e deram-no como resolvido.

“ No entanto para a Netflix vir faturado na fatura da MEO, o processo da subscrição tem que ser iniciado através da área de cliente, no separador da TV. “, na página mymeo, certo?

Reputação 7
Crachá +24

Sim, no mymeo. Alguém terá tido acesso / conhece os seus dados login?
Quanto à reclamação, pode tentar com a provedoria.

Sim, conheço os meus dados de acesso. Já alterei a password. Qual o e-mail para enviar reclamação? Obrigada.

Reputação 7
Crachá +24

https://www.telecom.pt/pt-pt/contactos/Paginas/provedoria-cliente.aspx

Crachá

Aconteceu-me o mesmo hoje. Na semana passada recebi um email meo a pedir pra fazer reset ao login do mymeo, o qual ignorei por me parecer falso. Alterei hoje a password através do PC mas deixo o alerta que mesmo depois de mudar a password do mymeo, continuava a ser possível aceder pela app do telemóvel, com os dados antigos.

O que me parece incorreto e inseguro é qualquer pessoa aceder aos nossos dados e subscrever um serviço sem que nos seja questionado se queremos aderir ao serviço pela parte da MEO.

Crachá

Deviam ter um sistema de confirmação em 2 passos para qualquer tipo de adesão. Entretanto fiz como tu e liguei para a netflix e resolveram o problema. Agora aguardo que a meo altere a factura do próximo mês.

  • Também fui vítima desta fraude e dei-me de conta no dia 18/06/2020 pois a minha factura apresentava um acréscimo de 7,99€ em serviços administrativos subscritos (Netflix).

    Imediatamente entrei em contacto com a linha de apoio da Meo, falei com quatro colaboradores e confesso que tive imensa dificuldade para que percebessem a situação, os que entenderam não tinham ferramentas para me assistir. Acabei entrando em contacto com a Netflix para que bloqueassem essa conta fraudulenta, no entanto não sei como proceder na Meo. Na plataforma do website o serviço ainda consta activo e tão pouco sei se me vão cobrar esse valor na próxima factura e nas seguintes.

    Devo salientar que já enviei emails à provedoria e abri um pedido queixoso.
    Por último é absurdo que uma empresa tecnológica tenha assim tremenda falha, dois pontos a salientar:
    - Uma falha de segurança / Deveria só ser possível activar serviços e subscrições com 2FA.
    - Deveria ser possível cancelar subscrições pela plataforma Meo (não somente no site da Netflix) pois neste caso torna-se impossível realizar o cancelamento visto que a conta fraudulenta netflix não nos pertence.



     

Também fui vítima desta burla, na factura deste mês vem um valor de uma subscrição que não foi feita por mim.

Mais um aqui.

Igual. Alguém entrou no meu MYMEO no dia 17/6 às 16:58 e subscreveu a Netflix em meu nome com um mail cesar.nun3457@gmail.com.

Já foi contactada a Netflix e feito o cancelamento.

Mais um.

Alguém pirateou a minha conta MEO e subscreveu o serviço Netflix em meu nome, mas com o mail netflixelias1123+e148@gmail.com. Só dei conta quando vi o débito na factura da MEO. E agora  o próximo débito já é de valor superior, equivalente à subscrição mais cara da Netflix. Também recebi mail para renovar password do my MEO há uns dias. MEO não resolve, terá de ser directamente com a Netflix. Vamos ver.

Crachá

Aconteceu o mesmo hoje. 

Liguei para a Netflix que cancelou a conta daquele email falso. 

Disseram para avisar a meo, o valor não é para ser cobrado. 

Pois a Netflix não vai cobrar ele valor à meo, logo a meo não tem que me cobrar. 

Estou a espera que retirem o valor na fatura e não seja cobrado. 

Mudei a passe no portal e meti autenticação por telemóvel também. 

É só o que podemos fazer. 

Pelos vistos é fácil entrarem nesta conta... Não devia ser, subscrições deviam ser só pela própria televisão ou por telefone dando os dados do cliente... 

Não conseguimos cancelar a subscrição pelo email fraudulento mas emails fraudulentos podem se associar à nossa conta... Enfim 

Crachá

Hoje fui ver quanto a meo me tinha debitado e cobraram na mesma o serviço netflix mesmo depois de ter denunciado a factura, e me terem respondido por email que tal não seria cobrado.

Crachá

Hoje fui ver quanto a meo me tinha debitado e cobraram na mesma o serviço netflix mesmo depois de ter denunciado a factura, e me terem respondido por email que tal não seria cobrado.

ligaste para a netflix? só a netflix pode cancelar, apos eles cancelarem nao cobram á meo e eles depois nao podem cobrar a nos

Crachá

Hoje fui ver quanto a meo me tinha debitado e cobraram na mesma o serviço netflix mesmo depois de ter denunciado a factura, e me terem respondido por email que tal não seria cobrado.

ligaste para a netflix? só a netflix pode cancelar, apos eles cancelarem nao cobram á meo e eles depois nao podem cobrar a nos

 

Sim, fiz isso logo depois de denunciar a factura, faz hoje 17 dias. A netflix desactivou logo a subscrição. Mesmo assim a meo cobrou o que não devia. Já reclamei uma 2ª vez e se nada for feito “hasta la vista meo”.

Tenho 2 subscrições nos 2 produtos meo que possuo com 2 emails fraudulentos. Liguei para a MEO 15 minutos à espera e zero assistencia, liguei para o número da Netflix , cancelaram mas dizem que foi hackeado o acesso ao mymeo. Como é possível?! Tenho 13,99€x2 cobrados pela MEO, dum serviço que segundo a Netflix, só pode ser devolvido pel- MEO, porque são eles que estão a cobrar. Se fosse a Netflix tinha devolvido na hora, mas como é a meo a cobrar, eles não conseguem devolver.estou farta de MEO, internet vergonhosa, enfim...

Mais um burlado, em tudo igual ao descrito pelos restantes membros.

Conta criada na netflix a 31 de Maio, com um mês grátis a ser cobrado neste momento pelo 1ºmês Julho.

Rapidamente informei que se tratava de uma burla, proveniente de falhas na aplicação do mymeo, o operador disse-me que para reclamar teria que enviar carta registada para:

MEO - Serviços de comunicações e multimédia SA

Apartado 1423 EC Pedro Hispano

4106 - 005 Porto

 

Abri um ticket a reportar a fraude com o seguinte texto:

Boa tarde, na fatura FT A/XXXXX, observei faturação adicional item Serviços Administrativos, solicitei esclarecimentos dando inicio à reclamação 3-4275934XXXXX.

Em resposta à mesma, fui informado que este custo adicional se devia à subscrição de netflix e que a mesma só poderia ser subscrita na aplicação mymeo.

Liguei para o 16 200 conforme sugerido, e informei que desejava em primeiro lugar cancelar tal subscrição e em segundo reclamar pois não tinha subscrito qualquer conteúdo netflix.

Já tenho conta netflix ativa à mais de um ano, não incluída no pacote meo e não faria qualquer sentido esta nova subscrição. Informei o vosso operador que se tratava de burla/fishing/ciber crime. O mesmo informou que iria reportar. Junto da Netflix apresentei também reclamação e pedido de cancelamento da conta. Informaram-me que devolução de montante cobrado teria de ser tratado com a meo. Em anexo envio print screen da conta netflix ativada pelos vossos serviços, onde podem verificar o email foxymeostore+34@gmail.com e que sugere que existam possivelmente muitas mais contas violadas com subscrição de netflix com a primeira parte do email semelhante.

Solicito com esta reclamação a devolução do montante erradamente faturado e cobrado, bem como a devolução do valor de 1.62€ + IVA cobrados ao numero 96X XXX XXX no dia 16/07/2020 pelas 14:30 utilizado para resolver esta situação.

 

Resposta recebida:

Caro XX,

Em resposta ao seu pedido, informamos que o referido valor refere-se à subscrição Netflix. Mais informamos que a associação/ subscrição do serviço Netflix com pagamento na fatura MEO, é apenas possível de efetuar pelo cliente na sua área de cliente ou pelo telemóvel. A meo não tem qualquer responsabilidade nesta adesão. Na expectativa de termos prestado os esclarecimentos devidos, esperamos continuar a merecer a sua preferência.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e na Área de Cliente em meo.pt.

Serviço ao Cliente
meo.pt

Por favor, não responda a este email. A sua resposta não será lida nem encaminhada.

 

PARA NOS CONTACTAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, PRIVILEGIE OS CANAIS DIGITAIS EM MYMEO.PT. POR FAVOR SIGA AS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE. #VAIFICARTUDOBEM

 

E AGORA????????????? Já alguém conseguiu reaver o dinheiro roubado?

 

Crachá

Aconteceu-me hoje o mesmo. Recebi a fatura eletrónica com 13,99€ do serviço da Netflix que nunca subscrevi nem sequer tenho ativo.

Devo dizer que apesar de esperar cerca de meia hora para ser atendido, explicada a situação foi logo corrigida e reposto o valor, mas o que me preocupa é a eventual origem do problema e por isso venho aqui.

Quando perguntei para tentar perceber a origem da subscrição, foi-me sugerido que terá sido usada a minha password do “mymeo” (gestão da conta). 

Como uso passwords complexas e únicas para cada site, estranhei, pois a probabilidade de me acederem à pass é muito baixa, ao que acresce que não partilho nada com ninguém.

Por isso pesquisei e estou a tentar perceber se enventualmente não terá havido uma “fuga” da própria meo, o número de afetados pode ajudar a perceber.

Ainda assim, acho que é de impor ao prestador a obrigatoriedade de comunicar ao cliente, via e-mail pelo menos, qualquer alteração aos serviços prestados.

Crachá +1

Aconteceu-me hoje exactamente isso. Recebi a factura e verifiquei um valor adicional de 13.99€. Para meu espanto, foi da Netflix.

 

Não fiz nenhuma subscrição, tal como os restantes membros relataram. O que eu acho estranho é que há cerca de 1 mês atrás (dia 25) ter recebido um aviso para mudar a password e uns dias depois (suponho que cerca de dia 30), acontece esta subscrição.

Crachá

Também recebi um email para alterar a password, foi-me enviado no dia 25/06/2020 às 10:06.

Crachá

Estive a investigar e estou a achar muita coincidência. Alterei a password no dia 03/07, “curiosamente” o serviço netflix que estava, sem autorização minha, agregado à minha conta tinha a renovação a 04/08.

O que estranho é que o link para alterar a pass era para um endereço da meo, portanto nada indicando que fosse phishing ou, de forma mais simples, pirataria.

http://ecare.meo.pt/go/” o resto do URL retirei porque não sei se é particular ou não.

Crachá +1

Estive a investigar e estou a achar muita coincidência. Alterei a password no dia 03/07, “curiosamente” o serviço netflix que estava, sem autorização minha, agregado à minha conta tinha a renovação a 04/08.

O que estranho é que o link para alterar a pass era para um endereço da meo, portanto nada indicando que fosse phishing ou, de forma mais simples, pirataria.

http://ecare.meo.pt/go/” o resto do URL retirei porque não sei se é particular ou não.


Sim, Phishing no meu caso não foi porque eu não alterei a password pelo link, mas sim pelo website

Reputação 4
Crachá +12

Uma regra básica de segurança é nunca introduzir dados, nomeadamente passwords, num link enviado num mail ou num SMS

Crachá

Mais, uma regra básica é nunca seguir um link num e-mail ou SMS.