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Alterações na grelha de canais


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Ficou sem imagem (ou com imagem preta) ou deixou de ter acesso a vários canais?

 

Por causa da introdução do 5G, a rede da TDT (TV gratuita) vai ser alterada e alguns canais vão mudar de frequência. Esta mudança foi decidida pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia e acontecerá em todos os Estados-Membros. 

Em Portugal estas alterações serão feitas de forma gradual, por regiões, começando pelo sul e terminando nas regiões autónomas.

 

Os canais RTP1, SIC e TVI aparecem a negro ou sem imagem, o que fazer?

Para continuar a ter acesso aos canais sintonize a sua TV sem MEOBox.

 

Deixei de ver alguns canais da grelha, o que fazer?

Verifique a ordem dos canais na sua televisão. Se a seguir à CMTV estiver a ver o canal RTP Memória, é porque está a ver a grelha de canais analógicos.

Neste caso, informamos que os seguintes canais deixaram de fazer parte da grelha de canais analógicos sem MEObox: A Bola TV, Porto Canal, Sporting TV, Eurosport 1, Biggs, Jim Jam, Fox Movies, AXN Black, Fox Life, Fox Crime, AXN White, SyFy, Discovery Channel, História, Odisseia, National Geographic, Canal Q, MTV Portugal, Blaze, TLC, My Cuisine, 24 Kitchen, Travel Channel, Fashion TV, VH1, MCM Pop e Record TV.

As televisões compatíveis com os descodificadores DVB-T ou TDT, vão continuar a ver estes e outros canais da grelha digital sem MEOBox. Poderá ser necessário sintonizar os canais digitais.

 

Como sei se a minha televisão sintoniza canais digitais?

A maioria das televisões adquiridas a partir de 2012 sintonizam canais digitais e poderão inclusive existir equipamentos anteriores a esta data que também já o façam.

Procure a opção ‘canas digitais’ no menu de sintonização da sua televisão ou consulte o fabricante.

Em caso de dúvida, pode sempre sintonizar a sua TV para ficar com o máximo de canais disponíveis.

 

Caso precise de mais ajuda, consulte o nosso site.

 


115 respostas

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Bom dia, isto é muito bonito toda esta mudança mas tenho em casa 2 tv que só dão canais analógicos e o meu tarifário inclui todos os canais para todas as televisões...gostaria de saber quais as soluções que a MEO propõe para estas tv´s pois eu pago o meu tarifário na mesma com o mesmo valor e foi-me retirado, sem autorização, imensos canais que eu via anteriormente e que agora não o posso fazer.

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Ficou sem imagem (ou com imagem preta) ou deixou de ter acesso a vários canais?

 

Por causa da introdução do 5G, a rede da TDT (TV gratuita) vai ser alterada e alguns canais vão mudar de frequência. Esta mudança foi decidida pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia e acontecerá em todos os Estados-Membros. 

Em Portugal estas alterações serão feitas de forma gradual, por regiões, começando pelo sul e terminando nas regiões autónomas.

 

Os canais RTP1, SIC e TVI aparecem a negro ou sem imagem, o que fazer?

Para continuar a ter acesso aos canais sintonize a sua TV sem MEOBox.

 

Deixei de ver alguns canais da grelha, o que fazer?

Verifique a ordem dos canais na sua televisão. Se a seguir à CMTV estiver a ver o canal RTP Memória, é porque está a ver a grelha de canais analógicos.

Neste caso, informamos que os seguintes canais deixaram de fazer parte da grelha de canais analógicos sem MEObox: A Bola TV, Porto Canal, Sporting TV, Eurosport 1, Biggs, Jim Jam, Fox Movies, AXN Black, Fox Life, Fox Crime, AXN White, SyFy, Discovery Channel, História, Odisseia, National Geographic, Canal Q, MTV Portugal, Blaze, TLC, My Cuisine, 24 Kitchen, Travel Channel, Fashion TV, VH1, MCM Pop e Record TV.

As televisões compatíveis com os descodificadores DVB-T ou TDT, vão continuar a ver estes e outros canais da grelha digital sem MEOBox. Poderá ser necessário sintonizar os canais digitais.

 

Como sei se a minha televisão sintoniza canais digitais?

A maioria das televisões adquiridas a partir de 2012 sintonizam canais digitais e poderão inclusive existir equipamentos anteriores a esta data que também já o façam.

Procure a opção ‘canas digitais’ no menu de sintonização da sua televisão ou consulte o fabricante.

Em caso de dúvida, pode sempre sintonizar a sua TV para ficar com o máximo de canais disponíveis.

 

Caso precise de mais ajuda, consulte o nosso site.

 

Em meu entender poderá configurar uma alteração contratual ao serviço por parte da MEO.

Poderão argumentar que é uma mudança parar melhor ,blá, blá, blá, mas o cliente continua a ter direito ao serviço que contratou e não terá que pagar mais por isso, seja comprando descodificadores, seja comprando televisões novas, só porque … a MEO assim o entendeu !

Eu sinto-me prejudicado por essa alteração e ainda estou a espera que me cheguem essas “actualizações”, mas vou lutar pela reposição do  moldes em que o contratei ou então que a Meo providencie pela adequação dos equipamentos que detenho  ao serviço que contratei. Simples, mas vai dar luta, ou então alguém ira sair da equação, e se calhar é o que paga…...

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Bom dia, isto é muito bonito toda esta mudança mas tenho em casa 2 tv que só dão canais analógicos e o meu tarifário inclui todos os canais para todas as televisões...gostaria de saber quais as soluções que a MEO propõe para estas tv´s pois eu pago o meu tarifário na mesma com o mesmo valor e foi-me retirado, sem autorização, imensos canais que eu via anteriormente e que agora não o posso fazer.

 

Boas, se a TV só suporta a grelha analógica então não tens acesso a grelha digital onde estão os 123 canais sem box disponíveis.

Para visualizar nessa TV canais digitais tens de adquirir uma box TDT que descodifica os sinais dos canais digitais.

Sem ser com a box TDT não haverá forma de aceder aos canais nessa TV.

Sempre pode adquirir uma TV nova que já descodifica o sinal dos canais digitais.

 


Mudam o que querem e é sempre o mesmo a levar com os custos,nem todos têm tv´s recentes ou possibilidade de comprar boxes TDT,mas pronto fica o meu desagrado embora não seja o meu caso de precisar box TDT.

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O tópico inicial mistura um bocado “as águas”,  senão vejamos :

Por causa da rede 5G, o serviço gratuito (TDT) vai sofrer alterações. e o assunto continua fluindo até que chega displicentemente à grelha de canais analógicos que os clientes que pagam estão a usar, como se do mesmo assunto se tratasse.  O que tem a TDT a ver com o serviço pago ?  Não tenho que ser prejudicado por isso Tenho 58 canais no serviço analógico  que me chega por fibra e assim devo continuar. 

Em meu entender poderá configurar uma alteração contratual ao serviço por parte da MEO.

Poderão argumentar que é uma mudança para melhor ,blá, blá, blá, mas o cliente continua a ter direito ao serviço que contratou e não terá que pagar mais por isso, seja comprando descodificadores, seja comprando televisões novas, só porque … a MEO assim o entendeu !

Eu sintir-me.ei prejudicado por essa alteração e ainda estou a espera que me cheguem essas “actualizações”, mas vou lutar pela reposição do serviço nos moldes em que o contratei ou então que a Meo providencie pela adequação dos equipamentos que detenho  ao serviço que contratei. Simples, mas vai dar luta, ou então alguém ira sair da equação, e se calhar é o que paga……

 

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A coisa é muito simples, contratei um serviço, que até foi proposto pela Meo, pago todos os meses, mas com esta alteração deixei de poder usufruir do serviço na plenitude, agora quero saber o que a Meo propõe fazer, para conseguir continuar a fornecer o que contratou comigo. 

@Bairrada Concordo 100%! Mas há quem considere que, em vez de reclamar, devíamos era estar agradecidos aos deuses do Meo pela “benesse” que nos concederam (apesar de ninguém se ter preocupado se os clientes tinham condições técnicas para usufruir da “benesse”)….. O Meo tem a mensalidade que pagamos certinha todos os meses, e nós clientes, ficamos sem parte do serviço que pagamos... e o Meo só sabe responder que não tem nada a ver com isso, e ainda há quem ache que devemos ter pena do Meo porque foram “obrigados” (tadinhos) pela UE a investir em tecnologia e a levar com reclamações dos clientes (só rir!!) … somos uns felizardos com tanta “benesse”, não somos??

Enfim, não se preocupe, não tarda vão surgir aqui as sugestões para você resolver o problema que lhe criaram: compre descodificadores ou tv´s novas e continue a pagar a mensalidade como se nada tivesse acontecido… o Meo precisa!

@Bairrada eu não disse?? Aí estão os “meros clientes que não são funcionários nem têm nada a ver com a empresa” (LOL) a mandar os seus bitaites… gostava de saber onde se baseiam para achar que só “meia dúzia” de clientes foram agraciados com a “oportunidade” de poderem “investir” mais do seu dinheiro em descodificadores e até fazem as contas por nós… compra um descodificador num mês, outro no mês seguinte AHAHAHAH… têm algum a prestações 24x sem juros??… é para um amigo… Gostava de saber de onde lhes vem tanto amor ao Meo, defendem-no como se estivessem a salvar a mãe da forca...

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Olá @sonimar 

 

Caso o seu televisor suporte canais digitais, poderá ter de sintonizar a nova grelha. Mais informações em no.meo.pt/2PsBXuf

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Para quem está entre o 10 e o 12 ano de escolaridade, já podem ter o canal EEC Secundário, em todas as televisões. O canal está disponível no canal 29 da lista digital (depende da vossa área e célula). Efectuem uma busca automática por novos canais nas vossas televisões SEM BOX, que o canal irá surgir na lista. 

 

#estudoemcasa

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Bem, lá vou eu ter de esperar que chegue a alteração à minha zona.

Mas percebe-se que não seja feito em todas as centrais ao mesmo tempo, só os recursos humanos para o fazer e o número de clientes que telefonariam desesperados para o MEO seria astronómico.

Assim por zonas é mais fácil de efectuar para a empresa e para o cliente melhor experiência final.

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@Cavaleiro2017 Errado! O “preço a pagar” é comprar um sintonizador por tv sem box ou novas tv´s, e continuar a pagar uma mensalidade por uma parte do serviço que deixou de ser prestado!

As alterações não foram por má vontade da Altice mas é a Altice que beneficia do dinheiro que eu pago na minha mensalidade assente em pressupostos que deixaram de existir.

E se a Altice beneficia economicamente de um contrato cujo pressuposto já não existe, no mínimo, deveria ter a atenção de fornecer uma alternativa ou facilidade para os clientes prejudicados!

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@VirtualRed , se sente que foi prejudicado porque não rescinde contrato de vez ao invés de vir aqui reclamar por algo com que não concorda e nem sequer consegue perceber as razões para ter sido feito ?

Note é que se é contra a obrigação duma simples sintonia e a favor dos canais analógicos (!?), a vida está difícil para si, os outros operadores têm estado a fazer o mesmo que o Meo acabou de fazer.

@Cavaleiro2017 não é uma simples sintonia! Obriga clientes a adquirir equipamentos que não tinham nem precisavam, para depois fazer a “simples sintonia”…. Sou forçado a gastar dinheiro agora, por imposição(!), para usufruir do serviço que eu já pago!! Se não puder fazer agora esse “investimento” adicional, continuo a pagar a mensalidade mas não usufruo dessa parte do serviço!….. mais simples de entender assim??

Você sabe tão bem como eu que, legalmente, o contrato de fidelização não entra em incumprimento por alterações de grelha, digital ou analógica… não precisa ser “sonso”.

E eu entendo as razões, não concordo é com a forma e a (não) abordagem!

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@VirtualRed

Não tenho dados reais é apenas a minha percepção. Há anos que todas as televisões novas já vêm com um descodificador digital.

@Ricardo27 pois… a minha percepção é que eu tenho uma tv digital e duas analógicas que funcionam perfeitamente…. e posso facilmente listar 7 ou 8 agregados familiares do meu universo exatamente com a mesma questão! ….. É que, das duas uma, ou me desfaço delas mesmo funcionando perfeitamente para trocar por novas, ou compro descodificadores…. em ambos os casos, estão-me a impor eu ter que gastar dinheiro adicional para usufruir do serviço que já pago,

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Boas, infelizmente há pessoas que só olham para o que lhes convém, se foi aqui bem explicado que são alterações IMPOSTAS pela UE em benefício da população para que num futuro próximo se tenha uma nova geração de  rede móvel que possa servir melhor a maioria da população doméstica e empresarial.

O MEO , A NOS , a Vodafone e a Nowo estão OBRIGADAS  pela UE e pelos regulador nacional ANACOM  e governo Nacional a mudar as frequências da TDT e do RF para permitir a implementação da nova  geração de rede Móvel 5G, ou seja as frequências dos 700 mhz são libertadas para a rede Móvel.

Por limitação do espaço radio eléctrico não é possível manter 58 canais analógicos tem de haver redução para que os canais digitais possam se poder manter nos 104  TV e nas 21 rádios digitais.

A MEO só tem de garantir que os serviços são prestados em condições aos seus clientes, os clientes tem de se ir adaptando as alterações que são impostas por diversas entidades para BENEFÍCIO dos consumidores em geral.

Não é por " meia dúzia" de clientes que acham que por pagarem as mensalidades como  todos pagam que tem o "DIREITO" de prejudicar o avanço tecnológico em seu próprio benefício e em prejuízo da maioria dos clientes.

Como aqui foi dito basta comprar uma box TDT por cerca de 20 € e ficam com o problema resolvido.

Crachá

Após umas tentativas assumiu que havia canais digitais, não percebi, mas pronto está resolvido.

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Crachá +17

Boas, para melhorar a qualidade do serviço TV sem MEO box, o MEO deve colocar na grelha os canais que entraram á dias no pacote fixo de 150 canais.

O canal Nickelodeon posição 44, o Fuel TV posição 108 e o canal exclusivo Alma Lusa posição 139.

Os canais sem interesse no RF, MEO destaques, hispasat 4k, MEO video-clube e veja ,na minha opinião  deveriam ser retirados do serviço de canais sem box.

Crachá

Bom dia, isto é muito bonito toda esta mudança mas tenho em casa 2 tv que só dão canais analógicos e o meu tarifário inclui todos os canais para todas as televisões...gostaria de saber quais as soluções que a MEO propõe para estas tv´s pois eu pago o meu tarifário na mesma com o mesmo valor e foi-me retirado, sem autorização, imensos canais que eu via anteriormente e que agora não o posso fazer.

A MEO funciona assim, apenas pensa em angariar clientes, depois disso simplesmente afasta-se de responsabilidades. Os clientes são tratados como bonecos. Eu que o diga que estou sem serviço desde sábado, marcam visitas do técnico a casa e não aparecem sem qualquer aviso. Isto é a MEO a pior empresa e a que mais reclamações recebem, mas como eles são tão caras de pau que nem se preocupam com as reclamações, comparo-os a um gatuno que assalta as pessoas aos olhos de todos sem qualquer pingo de vergonha. 

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Crachá +1

Ontem desapareceram vários canais nas minhas tv´s sem box: AXN Movies, AXN White, FOX Movies, etc. e não se consegue voltar a sintonizar.
Surge mensagem na posição: "a grelha foi alterada por motivos alheios à MEO". A única comunicação que recebi foi ontem, praticamente na hora em que eliminaram os canais.
Eliminam a maioria dos canais com interesse (filmes/séries), todos da preferência das 3 pessoas cá de casa. Não faz sentido ficarmos "dependentes" da tv com box para ver esses canais, quando um dos pressupostos na contratação do serviço não está a ser cumprido. Pior: para se voltar a aceder a esses canais (que pago mensalmente!), só com uma box TDT por tv, ou novas tv´s! Não faz sentido nenhum e sinto-me enganado e roubado! A MEO não dá solução para resolver este problema?? Uma vergonha!

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Claro… nunca há nada a fazer… só devemos comer e calar! Mas os operadores que se valem de uma oferta comercial que inclui determinados pressupostos como, por exemplo, uma determinada grelha de canais acessíveis sem box, para convencer os clientes a assinar contrato, também se refugiam no “não há nada a fazer”, calam-se, mas continuam a receber a mensalidade certinha, e não apresentam uma única solução ou facilidade para o cliente.

No fim, é sempre o cliente que se lixa, é sempre o cliente o prejudicado!

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@VirtualRed , estas mudanças são benéficas e não prejudiciais para os clientes por vários motivos que vão desde a eliminação de possibilidade de interferências com os canais da TDT, até ao aumento do canais em HD passando pela correta ordenação em todas as TV. Ou seja, temos a ganhar com a mudança. O “preço a pagar” é fazer nova sintonia.

Recordo que, em última análise, estas mudanças foram necessárias por decisões tomadas pela União Europeia e não por capricho ou má-vontade da Altice. Para o operador o mais simples estar quieto e nada fazer.

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Faça uma queixa à união europeia onde tomaram essas decisões.

A solução é um descodificador.

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@Ricardo27 portanto, queixar-me à UE? Mas queixar-me à Altice que beneficia economicamente da minha mensalidade por uma parte do serviço que contratei e que deixou de prestar, isso é que não, não é? :unamused:

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Crachá +9

@VirtualRed , não há milagres, o espectro de rádiofrequência é limitado. Com estas mudanças, necessárias por razões exteriores ao operadores, é impossível colocar todos os canais em versão analógica e digital ao mesmo tempo.

O serviço analógico de facto foi prejudicado mas, em contrapartida, o digital teve várias melhorias. Se nunca fez ou não quis fazer o investimento até agora, aconselho fazer o investimento de 20 e tal euros e comprar um adaptador TDT. Vai ver que a qualidade de imagem é do dia para a noite.

 

O prático, barato e simples para a Altice seria manter tudo na mesma. Em vez disso, para melhorar o serviço prestado teve de fazer investimento em divulgação das mudanças, alterar a configuração de N máquinas, ver entupidas as linhas de suporte, etc. 

 

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@VirtualRed , não há milagres, o espectro de rádiofrequência é limitado. Com estas mudanças, necessárias por razões exteriores ao operadores, é impossível colocar todos os canais em versão analógica e digital ao mesmo tempo.

O serviço analógico de facto foi prejudicado mas, em contrapartida, o digital teve várias melhorias. Se nunca fez ou não quis fazer o investimento até agora, aconselho fazer o investimento de 20 e tal euros e comprar um adaptador TDT. Vai ver que a qualidade de imagem é do dia para a noite.

 

@Cavaleiro2017 portanto, como sempre, é o MEO (e operadores em geral) que tomam decisões sobre a minha carteira e o que devo fazer com o meu dinheiro?! Não fiz, nem quero fazer o “investimento” porque, e fazendo uma analogia com automóveis: eu não preciso de um Ferrari para ir às compras ao Continente! Como calcula, se as tv´s que ficaram sem os canais só sintonizavam analógico, a “melhoria” da qualidade da imagem (que eu nunca pedi, nem preciso) em ecrãs 4:3 vai ser algo muito relativo.

Quase me emocionei com as “dificuldades” que a Altice está a passar com estas alterações, coitados… realmente, ninguém pensa nos operadores que ganham milhões com as mensalidades de clientes insatisfeitos….

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Crachá +9

@VirtualRed , o Meo precisou de fazer este investimento por razões externas. Ou seja, o operador teve de fazer investimento para melhorar o serviço prestado. Se prefere acreditar que o Meo é tão perverso ao ponto de gastar dinheiro só para chatear os clientes, entramos na área da conspiração e nem vale a pena continuar a discussão.

Se está aborrecido com as mudanças,o serviço analógico continua no mesmo lugar, tem 30 e tal canais ao seu dispôr - mas tenha em atenção que com o tempo até esses vão desaparecer, tanto no Meo como em qualquer outro operador.

 

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Crachá +9

@VirtualRed , já vi que não quer falar do assunto duma forma honesta. Além de informar das mudanças atempadamente no site e nas facturas, o Meo enviou milhões de SMS, ontem meteu mensagem a rodar nos canais e pelo forma como fala parece que fizeram tudo pela calada.

As mudanças foram necessárias, comunicadas com antecedencia e são benéficas para os clientes, mesmo que alguns hoje sintam dificuldades em fazer uma simples sintonia (ninguém é obrigado a perceber destas coisas, é para isso que existe a linha de apoio ao cliente).


Tudo o resto são teorias da conspiração, só falta dizer que foram os chineses que convenceram os Europeus a fazer esta mudança para venderem mais equipamentos electrónicos.

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O serviço analógico é obsoleto e está desactualizado. Não há volta a dar. Há que seguir em frente e continuar a modernizar... antigamente os comboios também se moviam a carvão... felizmente existe progresso em todas as áreas.

@Ricardo27 o progresso, tanto em tecnologia como em outras áreas deve acontecer de acordo com a envolvência, o parque instalado ou a capacidade do mercado ter competências para absorver a inovação.

Imagine de hoje para amanhã, os posto de combustível passarem só a permitir carregamentos de viaturas elétricas e apenas meia dúzia espalhados pelo país permitirem meter gasolina/gasóleo…. estamos a falar da inovação tecnológica do momento (mobilidade elétrica)? Estamos! O parque instalado de viaturas a combustão e as próprias competências (e carteira) da maioria dos condutores para adquirirem e utilizarem viaturas elétricas permitem uma mudança “radical” como deixar de ter onde abastecer o carro?? Não!!

Não conheço nenhum estudo sobre a matéria, e observando um universo de família e amigos, a proporção de tv´s digitais para tv´s analógicas é de 1 para 1, ou 1 para 2 a favor das analógicas! Portanto, o parque instalado ainda deverá ser considerável e é absolutamente errado cortar e dizer aos clientes que, de um dia para o outro, vão ter é de comprar um ou dois adaptadores ou uma ou duas tv´s novas, porque de repente alguém decidiu que seria obsoleto!

Mas não foi isso que as pessoas contrataram, certo? Porque para poder beneficiar da nova “maravilha” tecnológica (que não foi solicitada pelo cliente, certo?), o cliente só tem acesso a ela se “investir” em novos equipamentos (descodificadores ou tv´s)… e se não tiver capacidade para esse “investimento” adicional? Paga o serviço mas não usufrui, correto??… É isso o “progresso”?

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