Pergunta

Alguém me ajude entender isto no contrato

  • 30 September 2020
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Crachá +1

Bom dia!

Na passada sexta feita (dia 25) fui contactado por um colaborador da MEO onde me referiu que a minha fidelização estava prestes a terminar e a função da chamada seria renegociar, dando a possibilidade de ter 100/100 de velocidade + 120 canais RF e telefone (30/30 mas com upgrade para 100/100 de oferta) ver aqui no meu contrato enviado https://i.imgur.com/9EX768X.png para o meu mail e neste link a imagem do contrato onde refere a referida promoção/Upgrade  
 para 100. https://i.imgur.com/NPMVreI.png 
É facto que hoje é dia 30 já passaram 5 dias e estou com uma velocidade de 30/3 nem é 30/30 como está descrito no contrato, caso isto persista até sexta feira irei pedir a rescisão do mesmo. 

 

Nota: Eu tinha velocidade 100/100 (net+voz) e na sexta reduziram para 30/3 e só na segunda vieram instalar os canais e hoje ainda continuo com 30/3 conta Conta n.º 1457100711


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12 respostas

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Crachá +24

É frequente acontecer... há algum tempo atras, isso ficava resolvido entre 1 a 3 dias. Mas atualmente anda tudo mais lento. Se demorar uns 8 dias uteis a ficar tudo direitinho não me admirava.

Crachá +1

Boas @Ricardo27 mas também é normal deixaram a velocidade 29/3 na sexta feira e só na segunda virem instalar a televisão na segunda? E se no meu contrato está 30/30 porque deixaram 30/3? Percebo que o upgrade para 100/100 poderia demorar mas no contrato a base é 30/30 e não 30/3 como tenho, não deveria ficar com logo nos 30/30?

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Crachá +24

Não sei explicar porquê, mas é procedimento habitual. 

Crachá +1

Certo @Ricardo27 então se é procedimento habitual e para quem não sabe como eu e para quem é novo nestas coisas então que expliquem ás pessoas, porque qualquer uma no meu caso vai pensar o mesmo e vai andar a fazer reclamações a torto e direito escusada mente.

É facto é que os dias estão a passar e vou pagar estes dias como se tivesse a usufruir na totalidade do serviço. 

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Crachá +24

Acho que eles próprios não vão saber responder a esse questão… ou então “limitações do sistema”… o que pode fazer é ir testando e depois no dia em que ficar resolvido colocar um pedido, através da sua área de cliente, pedindo o crédito dos dias que não usufruiu das condições contratadas, mas faturadas.

Crachá +1

Eu acho que sei que é a reposta a ideia é atrasar tudo para que passe os 14 dias que o consumidor tem direito para poder cancelar/anular um contrato, pelo que tenho visto ai há muitas pessoas que sem se aperceberem ficam com os seus contractos renovados ou por outra questão de renovação que já não vai ser bem igual e vai pagar mais (são só exemplos) e depois quando se apercebem já não há nada a fazer, já passou os 14 dias.

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Crachá +24

Se tem as condições por escrito, os 14 dias não interessam para nada, visto que se não cumprirem o que foi acordado e confirmado, pode desistir a qualquer altura por justa causa.

Crachá +1

Sim @Ricardo27 tenho no email o contrato que me enviaram e cujo já deixei ai uns prints, é que nem é a base que está no contrato é 30/3.

Mas tenho uma dúvida eu perguntei ontem no apoio técnico se tinham a possibilidade de ver a velocidade que eu estava apanhar disseram que não (a sério?) então como provo que estou apanhar os 30/3 e não os 100/100 ou os 30/30 seja o que for?
“Envia para a provedoria” lol até cheguei ao cumulo de fazer um video do Router até ao PC fazer um teste de velocidade e mesmo assim ainda me respondem que não houve alteração nenhum (Isto quando ainda estava no antigo contrato de 100/100, ainda pensei enviar um desenho depois daquela resposta, mas se um vídeo não dá imaginei que um desenho também não, aliás e nem um técnico que esteve lá na segunda a fazer a instalação dos canais por RF serviu, porque eu fiz o teste á frente dele e também referi isso no email que enviei para a procederia, é incrivel.

Esta metodologia da MEO na forma com “ativa” os serviços é, de facto, estranha e pode ser lesiva para o cliente (uma série de tempo sem o serviço que contratou e passa a pagar).

 

Apesar do seu contrato anterior estar com velocidade 100/100 , originalmente não seria 30/3 com eventual upgrade (promoção ?) para 100/100? Estou a tentar arranjar um motivo racional, se é que existe, para o que aconteceu.
Não faço ideia de como é que definem um valor a creditar pelos serviços que não se usufrui nas condições contratadas! A MEO faz isso, mesmo?

 

É-me um pouco incompreensível como é que no ato da instalação (foi o meu caso, que sou cliente novo) ou de refidelização (novo contrato) o cliente não fica logo (ou pelo menos com um prazo máximo pre-estabelecido e do conhecimento do cliente) com os serviços todos contratados ativados. No operador anterior, o instalador telefonava para alguém depois das instalações físicas, para ativar tudo o que havia para ativar e testar (penso que agora as coisas estão mais baldas e também há queixas sobre os serviços não terem ficado todos como deve ser).

A mim também “falharam” algumas coisas logo no início (também não sabia que os serviços não ficavam logo todos disponíveis). Por um acaso, pelos vistos, a velocidade da internet ficou logo bem (que também correspondia a uma promoção que dava acesso à maior velocidade), o número de canais é que não ficaram logo bem. Até a 1.ª fatura falhou, já que se esqueceram de ativar as promoções/descontos contratuais.

Estes procedimentos da MEO de transição (contrato novo, renovação, alterações pedidas) parece-me estranho, demorado e desorganizado (há, nitidamente, falhas). Talvez fosse um ponto de atenção do regulador e nova legislação para proteger os clientes, como por exemplo, definir um valor (abaixo do contratado, percentualmente ou até um valor fixo com uma valorização do serviço mais baixo existente), prazo de execução máximo (desde a assinatura do contrato até a efetivação real do mesmo. É normal que não se possa exigir respostas instantâneas após contrato), penalização por não cumprimento ou direito a resolução do contrato. Até aposto que ficariam todos mais organizados, com colocações dos serviços contratados mais rápidos!

 

 

Crachá +1

@catomas sim até agora essa e a explicação mais lógica que também que consigo encontrar de o antigo tarifário ser 30/3 como foi há dois anos atrás não me consigo lembrar, sei sei que na fatura está M2 (NET 100+VOZ) isso é o que tenho na fatura do meu antigo contrato, pois deste agora que ainda só tem 1 dia e meio como é óbvio não sei o que vem lá.

De qualquer modo o base deste é 30/30 e não 30/3 como está ai em um dos prints, mas é que nem isso estou a usufruir e já está em vigor o contrato uma vez que o serviço está todo instalado, eu não vejo outra explicação que não a dos 14 dias, métodos a utilizar para que se chegue aos 14 e já não haver volta a dar, mas isso sou eu a pensar.
Uma coisa é certa até sexta se não tiver uma resposta concreta por parte deles vou anular o contrato. 

@byHelix , o que eu acho é que o seu novo contrato ainda não foi “ativado”, daí o nem sequer ter os 30/30, assumindo que o seu contrato anterior (Original, sem as promoções) é de 30/3. Eu diria que nem sequer vai passar por essas velocidades, só a terá quando o novo contrato expirar daqui a 24 meses, caso não renove antes.

 

Acho que só nas compras online (não me recordo se nas compras à porta e por telefone) é que existirá obrigatoriedade de dar os 14 dias para cancelar. De resto, será como o @Ricardo27 diz, poderá a qualquer momento, caso o contrato não esteja a ser cumprido.

 

Eu já coloquei na minha agenda a data de término do meu contrato (quando acaba a fidelização) para , com alguma antecedência, tratar do cancelamento do contrato ou renegociação, para não acontecer abaixamento de velocidades, aumento de mensalidade e desaparecimento de canais, porque está tudo como “promoções” :(

 

Espero que tudo lhe corra pelo melhor! Atenção as próximas faturas e aos períodos que lhe correspondem.

Crachá +1

Muito obrigado pela resposta  @catomas.

Apesar de tranquilizar isso não deixa a pessoa descansada porque como já referi anteriormente a instalação está já feita desde ontem e já estou supostamente a pagar pelo novo contrato e os dias estão a passar e eu com aquelas velocidades.
E também como na falha de na sexta reduzirem-me a velocidade e deixam passar o fim de semana e na segunda é que vão instalar os canais, assim tá bem, trabalho só metade num dia e a outra metade vai para o outro dia.

Quanto à situação dos 14 dias sim também é válido para os contratos feitos à distancia/telefone.

Agora já sinalizei este novo contrato no meu email para que fique guardado para sempre vá chamamos-lhe assim.