Afinal somos obrigado a aceitar este aumento unilateral???
E se ele quiserem cobrar + 100 € temos de nos calar???
Não deverá ser bem assim... que souber de algo informe sff......
também acabei de falar com eles e dizem que estás nas condições gerais do contrato :(
gostaria de saber se isso é verdade e para já o contrato que tenho agora foi só via verbal, será que tem validade ou posso proceder á rescisão!!!
gostaria de saber se isso é verdade e para já o contrato que tenho agora foi só via verbal, será que tem validade ou posso proceder á rescisão!!!
Pelois vistos temos mesmo de pagar. Liguei para a deco e disseram-me que devia estar no contrato portanto não haveria nada a fazer. Eu perguntei-mas foi tudo via telefone!!! então se o aumento fosse 10 ou 100 teria de pagar tambem? Respondeu-me a senhora do outro lado......pois se estiver no contrato a possibilidade de alteração de preços!!!!! Conclusão isto é tudo uma cambada de **bleep**........
Meu amigo este tacho é imensamente grande, dá para muita gente e são estas as entidades que nos defendem, é triste haver muita gente a ser comido para meia dúzia.
Reputação 1
A não ser que tenham um contrato específico, diferente do normal, não devem aceitar pagar qualquer aumento de preço durante a vigência de contratos fidelizados, pois o aumento só é admissível se houver uma alteração de serviço pedida pelo cliente, de outra forma o preço da mensalidade é sempre o que estava em vigor na altura da aceitação do contrato.
Leiam no contrato - nas condições particulares/específicas, as secções referentes aos preços , que é isso que lá está escrito.
TODA A GENTE DEVE RECLAMAR E REJEITAR AUMENTOS DE PREÇOS IMPOSTOS À FORÇA, NÃO JUSTIFICADOS E QUE CONSTITUEM UMA FRAUDE NA RELAÇÃO COMERCIAL!
É REALMENTE UMA VERGONHA, A ATITUDE DAS EMPRESAS QUE O FAZEM, QUE NEM SEQUER PERCEBEM QUE SÓ PERDEM COM ISSO, A LONGO PRAZO.
NÃO FIQUEM CALADOS!
Leiam no contrato - nas condições particulares/específicas, as secções referentes aos preços , que é isso que lá está escrito.
TODA A GENTE DEVE RECLAMAR E REJEITAR AUMENTOS DE PREÇOS IMPOSTOS À FORÇA, NÃO JUSTIFICADOS E QUE CONSTITUEM UMA FRAUDE NA RELAÇÃO COMERCIAL!
É REALMENTE UMA VERGONHA, A ATITUDE DAS EMPRESAS QUE O FAZEM, QUE NEM SEQUER PERCEBEM QUE SÓ PERDEM COM ISSO, A LONGO PRAZO.
NÃO FIQUEM CALADOS!
Meus Amigos ainda não tinham visto a Noticia?
https://pplware.sapo.pt/informacao/tv-vai-ficar-cara-causa-do-futebol/
Pois, eu também não.
Á descarada pagamos todos pelo desporto carissimo, quando nem o cheiramos....
Que tal arrancar uma petição para a Assembleia da Republica discutir isto?
Qualquer dia começamos a pagar ainda mais para se aumentar aos ordenados dos jogadores.
Ou passamos a pagar mais para se contratarem modelos melhores e novas para os canais de Adultos.
Sei la, já me ocorre de tudo.
Viva a Liberdade.... de preços lolololol
https://pplware.sapo.pt/informacao/tv-vai-ficar-cara-causa-do-futebol/
Pois, eu também não.
Á descarada pagamos todos pelo desporto carissimo, quando nem o cheiramos....
Que tal arrancar uma petição para a Assembleia da Republica discutir isto?
Qualquer dia começamos a pagar ainda mais para se aumentar aos ordenados dos jogadores.
Ou passamos a pagar mais para se contratarem modelos melhores e novas para os canais de Adultos.
Sei la, já me ocorre de tudo.
Viva a Liberdade.... de preços lolololol
Não... pelo que sei, não é NADA ASSIM!O ponto 16 do Art.º 48 Lei 15/2016 de 17 de Junho (Lei das Comunicações Electrónicas) refere que: “Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objectivamente em benefício dos assinantes.”
Desde quando é que a MEO está a cumprir com este ponto da Lei?
Desde quando é que a MEO está a cumprir com este ponto da Lei?
Atenção: as condições contrutuais, bem como as alterações ao contrato, não se podem sobrepor à legislação em vigor...
O problema, é que num universo de, imaginemos, 1000 clientes... 900 conformam-se com o aumento, 50 não acham boa idíea mas não reclamam, e, os restantes 50 reclamam. Logo, a empresa fornecedora de serviços apenas se tem que lidar com o desconforto de uma pequena parte dos clientes. A esses (aos reclamantes) onde eu me insiro, limitam-se a responder com resposta (desculpem a expressão) de encher chouriços, que nem sequer responde ao conteúdo de muitas das reclamações.
Se o cliente continuar a insistir, a resposta vai acabar por ser: "o seu pedido foi indeferido. É a nossa última resposta. Caso continuo em desacordo, deverá recorrer às instâncias competentes (nomeadamente, via judicial). E quem é que vai andar a "bancar" a advogados para recorrer contra estes senhores????
Pois é... e assim andamos em Portugal!
Já criei um post no fórum, na esperança que alguém entendido na matéria, me justifique a base legal destes aumentos. Algo que esteja realmente legal, e não entre em conflito com a lei 15/2016.
Se o cliente continuar a insistir, a resposta vai acabar por ser: "o seu pedido foi indeferido. É a nossa última resposta. Caso continuo em desacordo, deverá recorrer às instâncias competentes (nomeadamente, via judicial). E quem é que vai andar a "bancar" a advogados para recorrer contra estes senhores????
Pois é... e assim andamos em Portugal!
Já criei um post no fórum, na esperança que alguém entendido na matéria, me justifique a base legal destes aumentos. Algo que esteja realmente legal, e não entre em conflito com a lei 15/2016.
A verdade é que a MEO pode aumentar os preços as vezes que quiser. Contudo a lei é muito clara:
"6 - Sempre que a empresa proceda a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de um mês, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer penalidade, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato."
O que a MEO fez na fatura de Agosto/Setembro não cumpre nenhum dos requisitos da lei:
1º Não foi uma comunicação escrita feita de forma adequada. Visto que uma mensagem escondida no meio de um documento contabilistico que depois remete para outros suportes (www.meo.pt), sendo que chegando a esses suportes nem sequer está facilmente disponivel a informação sobre as alterações não pode ser considerado uma comunicação adequada.
2º Não contem a proposta de alterações às condições vigentes.
3º Não informa da possibilidade de rescindir sem encargos e custos.
Assim sendo, a alteração que a MEO fez é ilegal e há motivos de sobra para as pessoas reclamarem e conseguirem uma de duas coisas, ou a anulação dos aumentos, ou o cancelamento dos contratos sem penalizações.
Para reclamar há muitas formas sem ter que chegar aos tribunais e sem precisar de advogados, pessoalmente recomendo que se comece com uma reclamação por escrito à própria empresa ou ao provedor, que pode ser por carta ou mesmo no livro de reclamações. Como em principio a resposta será negativa o passo seguinte é reclamar junto de um centro de arbitragem: http://www.arbitragemdeconsumo.org/ (se houver um centro regional tem que ser esse a tratar). Aqui normalmente a questão fica resolvida e basta preencher um formulário que não demora mais de 10 minutos e posteriormente quando for pedido é enviar por email documentos adicionais (normalmente copias do contrato se for feito por escrito e das facturas antes e depois do aumento).
Adicionalmente podem endereçar reclamação à ANACOM, embora eles não resolvam conflitos individuais, se começarem a acumular reclamações sobre um determinado assunto acabam por intervir para corrigir o comportamento dos operadores.
Por fim, podem sempre avançar com um pedido de desligamento alegando o incumprimento da lei por parte da MEO. Caso a resposta deles não seja do vosso agrado e não queiram avançar para outros meios, têm sempre a possibilidade de desistir do pedido até à vespera da efectivação. E geralmente antes de desligarem eles ligam com contra-propostas que melhoram o vosso contrato.
Mesmo que acabem por não conseguir o que querem de nehuma das formas, nenhum destes metodos de reclamação tem custos para voces, mas para a MEO vai ter custos operativos, vai representar tempo perdido e vai originar pedidos de esclarecimento dos reguladores, pelo que se muita gente fizer isto a administração da empresa vai começar a pensar se a forma como tem agido será a melhor.
"6 - Sempre que a empresa proceda a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de um mês, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer penalidade, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato."
O que a MEO fez na fatura de Agosto/Setembro não cumpre nenhum dos requisitos da lei:
1º Não foi uma comunicação escrita feita de forma adequada. Visto que uma mensagem escondida no meio de um documento contabilistico que depois remete para outros suportes (www.meo.pt), sendo que chegando a esses suportes nem sequer está facilmente disponivel a informação sobre as alterações não pode ser considerado uma comunicação adequada.
2º Não contem a proposta de alterações às condições vigentes.
3º Não informa da possibilidade de rescindir sem encargos e custos.
Assim sendo, a alteração que a MEO fez é ilegal e há motivos de sobra para as pessoas reclamarem e conseguirem uma de duas coisas, ou a anulação dos aumentos, ou o cancelamento dos contratos sem penalizações.
Para reclamar há muitas formas sem ter que chegar aos tribunais e sem precisar de advogados, pessoalmente recomendo que se comece com uma reclamação por escrito à própria empresa ou ao provedor, que pode ser por carta ou mesmo no livro de reclamações. Como em principio a resposta será negativa o passo seguinte é reclamar junto de um centro de arbitragem: http://www.arbitragemdeconsumo.org/ (se houver um centro regional tem que ser esse a tratar). Aqui normalmente a questão fica resolvida e basta preencher um formulário que não demora mais de 10 minutos e posteriormente quando for pedido é enviar por email documentos adicionais (normalmente copias do contrato se for feito por escrito e das facturas antes e depois do aumento).
Adicionalmente podem endereçar reclamação à ANACOM, embora eles não resolvam conflitos individuais, se começarem a acumular reclamações sobre um determinado assunto acabam por intervir para corrigir o comportamento dos operadores.
Por fim, podem sempre avançar com um pedido de desligamento alegando o incumprimento da lei por parte da MEO. Caso a resposta deles não seja do vosso agrado e não queiram avançar para outros meios, têm sempre a possibilidade de desistir do pedido até à vespera da efectivação. E geralmente antes de desligarem eles ligam com contra-propostas que melhoram o vosso contrato.
Mesmo que acabem por não conseguir o que querem de nehuma das formas, nenhum destes metodos de reclamação tem custos para voces, mas para a MEO vai ter custos operativos, vai representar tempo perdido e vai originar pedidos de esclarecimento dos reguladores, pelo que se muita gente fizer isto a administração da empresa vai começar a pensar se a forma como tem agido será a melhor.
No meu caso em concreto, já reclamei junto da empresa e obbtive a resposta padrão, que é enviada a todos os que reclamam, independentemente de se "encaixar" ou não à reclamação apresentada. Digo "resposta padrão" porque três amigos meus, reclamaram tal como eu, e receberam mensagens iguais!
Reclamar para o provedor... é perda de tempo! Um destes meus amigos fê-lo, e, após diversas insistências respoderam-lhe com um indeferimento, argumentando que deveria recorrer junto de outras instâncias (mas que belo provedor... 😞 ).
Eu, optei por reclamar junto de dois centros de arbitragem... encontro-me neste momento à espera de resposta!
Reclamar para o provedor... é perda de tempo! Um destes meus amigos fê-lo, e, após diversas insistências respoderam-lhe com um indeferimento, argumentando que deveria recorrer junto de outras instâncias (mas que belo provedor... 😞 ).
Eu, optei por reclamar junto de dois centros de arbitragem... encontro-me neste momento à espera de resposta!
Não!
Não somos,
Essa falha dá todo o direito ao cliente a realizar uma rescisão de contracto por justa causa...
Não somos,
Essa falha dá todo o direito ao cliente a realizar uma rescisão de contracto por justa causa...
Pois... que dá... DÁ!
A questão é: como consegui-lo?
É uma batalha dura de se travar!
É um bocado como a história do David e Golias! 😞
A questão é: como consegui-lo?
É uma batalha dura de se travar!
É um bocado como a história do David e Golias! 😞
O problema é que essas noticias deviam aparecer em setembro e não em novembro (fatura que já vem com o aumento).
Os meios de comunicação sociais são coniventes com estas práticas, só dão as noticias quando os consumidores já nada podem fazer (em teoria).
Os meios de comunicação sociais são coniventes com estas práticas, só dão as noticias quando os consumidores já nada podem fazer (em teoria).
Mas porque que raio é que ligam para a DECO. Mas acham, que essa coisa resolve algum problema sem que ganhe dinheiro com ele?
Se querem resolver este tipo de problemas, é favor ligar para as entidades oficiais, como por exemplo os Tribunais ou então, muito o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da vossa area de residência.
Se querem resolver este tipo de problemas, é favor ligar para as entidades oficiais, como por exemplo os Tribunais ou então, muito o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da vossa area de residência.
Estou com o mesmo problema!
Mudar as regras a meios do jogo normalmente é para favorecer só uma das partes e nunca é o cliente....
Estou a tentar realizar uma rescisão de contracto por justa causa... mas no final vou/vamos continuar sujeito a uma regulação que parece não funcionar!
Mudar as regras a meios do jogo normalmente é para favorecer só uma das partes e nunca é o cliente....
Estou a tentar realizar uma rescisão de contracto por justa causa... mas no final vou/vamos continuar sujeito a uma regulação que parece não funcionar!
Reputação 3
Meus amigos façam o mesmo que eu fiz, recorram ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da vossa região.
Bastou enviar o meu numero de cliente o contrato, ou mesmo bem explicado a vossa situação de fidelização, face ao aumento.
Eles resolvem tudo em 1 mês.
Posso dizer que como cliente M5O, a Meo foi obrigada até ao final da fidelização a devolver 4,75€ do aumento feito em Novembro.
Mexam-se, e aprendam com quem sabe disto, nós como clientes temos leis que nos protegem, não são as operadoras que mandam em nós.
A minha fidelização acaba em Fevereiro, posso dizer que a Meo já ligou duas vezes para mim a tentar fincar-me um novo contrato de fidelização, posso dizer que os vou recusar todos, o que me fizeram como cliente, é uma afronta á minha inteligencia.
Ainda hoje sairam novos tarifários promocionais que infelizmente como cliente não posso aderir, pelo simples facto de já ser cliente.
Vai sair mais barato desistir e aderir a outro operador, do que me manter na Meo, para além do facto de me instalarem equipamentos melhores, box 4k grátis, e router com banda AC. Pedi para instalar uma box 4k, pediram-me 25€, obviamente recusei.
Muitos clientes vão perder.
Bastou enviar o meu numero de cliente o contrato, ou mesmo bem explicado a vossa situação de fidelização, face ao aumento.
Eles resolvem tudo em 1 mês.
Posso dizer que como cliente M5O, a Meo foi obrigada até ao final da fidelização a devolver 4,75€ do aumento feito em Novembro.
Mexam-se, e aprendam com quem sabe disto, nós como clientes temos leis que nos protegem, não são as operadoras que mandam em nós.
A minha fidelização acaba em Fevereiro, posso dizer que a Meo já ligou duas vezes para mim a tentar fincar-me um novo contrato de fidelização, posso dizer que os vou recusar todos, o que me fizeram como cliente, é uma afronta á minha inteligencia.
Ainda hoje sairam novos tarifários promocionais que infelizmente como cliente não posso aderir, pelo simples facto de já ser cliente.
Vai sair mais barato desistir e aderir a outro operador, do que me manter na Meo, para além do facto de me instalarem equipamentos melhores, box 4k grátis, e router com banda AC. Pedi para instalar uma box 4k, pediram-me 25€, obviamente recusei.
Muitos clientes vão perder.
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