Meo survivor XXVI

  • 17 December 2019
  • 5 respostas
  • 172 visualizações

enviado para o portal da queixa

Estimados

Srs/Sras

Estava a participar na XXVI edição do concurso da MEO Survivor, quando para meu espanto me foi colocada mais uma questão.

No dia 15/12/2019

Foi feita uma Pergunta pelas 23h 04 min

Que era a seguinte:

A Molécula do glutamato Monossódico contém quantos Átomos de Hidrogénio?

Tendo como alternativa de respostas as seguintes:

A-4

B-8

C-Nenhum

No meu entender nenhuma das respostas era a correcta.

De facto respondi A-4

Porque tinha de responder a alguma até às 23h 20min

Fui eliminado com uma informação que tinha respondido a tempo, mas errado. Era a resposta B.

Passo a explicar o motivo de ter afirmado que nenhuma das respostas era a correcta, assim como a pergunta está mal feita em Português.

 

  1. A fórmula molecular é:

C5H8NaNO4 H2O

Segundo os agentes melhorados da U.E

Source: EU Food Improvement Agents

Record Name: MONOSODIUM GLUTAMATE

URL: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/ALL/?uri=CELEX%3A32012R0231

Description: Commission Regulation (EU) No 231/2012 of 9 March 2012 laying down specifications for food additives listed in Annexes II and III to Regulation (EC) No 1333/2008 of the European Parliament and of the Council Text with EEA relevance

 

 

Ou então

C5H8NNaO4

Segundo PUBCHEM

Source: PubChem

URL: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov

Description: Data deposited in or computed by PubChem

 

  1. Ora Entende-se por molécula Poliatómica composta, que é o caso em evidência (glutamato monossódico)

Uma substância é composta quando na sua constituição dois ou mais tipos de átomos diferentes, tal como a água, H2O ou H2O.

Quantitativamente, uma molécula é caracterizada da seguinte maneira:

Diatómica - molécula com dois átomos;

Triatómica - molécula com três átomos;

Poliatómica - molécula com quatro ou mais átomos.

 

Ex: Uma molécula como a água, H2O, é composta (tem átomos de hidrogénio, H, e de oxigénio, O), e triatómica (dois átomos de H e um átomo de O).

 

 

No caso em evidência

C5H8NaNO4 H2O ou C5H8NNaO4

 

Tem 10 de hidrogénio ou 8

Partindo do principio que:

Fórmula Molecular, na Química, é aquela que descreve o número de átomos numa molécula

Pode-se concluir que existem 10 moles de átomos de Hidrogénio ou 8 moles de átomos de hidrogénio, consoante as duas formulas acima descritas

 

 

Ora é aí que reside o princípio da minha contestação

A definição actual de mol, que entrou em vigor a partir do dia 20 de maio de 2019, diz que:

"Mol, símbolo mol, é a unidade do SI da quantidade de substância. Um mol contém exatamente 6,022 140 76 × 1023 entidades elementares. Este número é o valor numérico fixado para a constante de Avogadro, NA, quando expresso em mol–1, e é chamado de número de Avogadro."

Ora se segundo a Tabela Periódica para o hidrogéneo  o numero de massa é 1(o numero de massa atómica  é 1)

Significa que:

Tem 6.022 X 10(elevado a 23)  átomos , segundo o nº de Avogadro

 

Creio que me fiz entender

 

Resumindo e concluindo face ao exposto

Entendo que fui mal eliminado e que a Pergunta não está bem colocada assim como todas as respostas estão erradas.

 

Sem mais

Atentamente

Vitor freitas

 

OBS: Estarei ao vosso dispor para qualquer pergunta até me ser enviada uma resposta justa e coerente, face ao exposto.

 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

Crachá

A questão era quantos átomos de hidrogénio contém um molécula de glutamato monossódico (daqui em diante, MSG).

Esta questão é sobre o número de um dado tipo de átomos numa dada molécula.

Em lado nenhum numa resposta a este tido de questão vão entrar moles, o número de Avogadro ou números atómicos.

A fórmula química do MSG é C5H8NNaO4, o que significa que em cada molécula de MSG existem:

  • 5 átomos de Carbono
  • 8 átomos de Hidrogénio
  • 1 átomo de Azoto
  • 1 átomo de Sódio
  • 4 átomos de Oxigénio

Dado isto, a resposta é claramente a opção B: 8.

A fórmula “alternativa” citada (C5H8NaNO4•H2O) não significa a existência de mais dois átomos de hidrogénio. A parte “•H2O” transmite informação sobre a forma como MSG cristaliza com água.

 

O Wolfram Alpha concorda com a resposta ser 8.

Crachá

Desculpa mas eu passei e a responda e a b sim senhor posso mandar lhe prints se assim entender onde prova k a senhora está completamente errada

Marcioestevão

 

Deduzo que não Lê os textos do inicio ao fim

1º sou SR. e não sou Sra

2º está a cantar de galo, porque a minha exposição é mais completa do que a sua simples resposta.

3º o Sistema considerou para todos a Resposta B 

4º não estou a perguntar

5º Estou a constatar que a pergunta foi feita de modo errado

6º recomendo que vá aprender mais de química e Matemática, e não seja “ uma Maria vai com as outras”

7º  NO próprio regulamento está escrito que nem todas as perguntas têm carácter eliminatório, porem o sistema não o define.

8º Aliás tenho provas e o senhor também com certeza , de que houve perguntas efectuadas durante todos estes dias,que não estavam bem explicitas e noutras vezes estavam mal formuladas

9º só lhe desejo que não lhe aconteça o mesmo que a mim, ser eliminado com uma pergunta mal defenida e mal formulada..

10º Se calhar ainda vai apanhar alguma pergunta em Chinês (Mandarim )

Crachá

Simplesmente és um triste não vou perder tempo contigo... Cresce e aparece 

De Gente ordinária e sem argumentos como tu estou eu farto!