Em sentido literal, e historicamente, o Forum era uma praça pública em Roma onde os cidadãos apresentavam ideias livremente e discutiam problemas e interesses comuns. Por analogia, o fórum moderno é um espaço virtual onde se partilha informação vinda, quer de pessoas naturais, identificadas ou camufladas, quer de pessoas artificiais. Por extensão abusiva há o fórum da MEO. Mas porque trago à liça esta questão? Voltemos um pouco atrás.
Há uns dias, reformulei o contrato com a MEO, refidelizando-me. Surgiram, e diariamente aparecem novos, problemas e dificuldades de funcionamento.
Telefono. Serviço VIP cheio de dissuasores: espera garantidamente demorada; “música” de fritar miolos a mortos ou capaz de induzir os vivos ao suicídio; vozes do outro mundo a pedir-nos para expor repetidas vezes o problema e que nunca percebem o que se lhes diz; o serviço vai ser pago e gravado não vá cair mais uma oportunidade de negócio; discar um número, geralmente o 9 à cata de uma pessoa humana com quem falar - se é que a Altice ainda não os despediu todos; apresentado o problema, após muitos “se calhares” e “talvezes” dizem-te que aquela é uma área comercial mas que te vão passar à área técnica; apresentado o problema, após muitos “se calhares” e “talvezes” dizem-te que aquela é uma área técnica de 1.a linha, mas que te vão passar à área técnica que sabe mesmo resolver o problema - é questão de esperar umas horas ou dias que eles vão ligar-te.
Acedo por link a uma página de reclamações, sugestões, ajuda, solução de problemas, uma página de não importa o quê, que tu julgas que te vai ajudar a resolver o problema, mas só encontro FAQs genéricas, clichês, e, invariavelmente uma cornucópia de soluções comerciais.
Enfadado, venho parar ao fórum da MEO. Nem dá para me divertir. A gente pensa que está a falar a sério mas cai-nos a catraiada em cima a fazer momices e a dizer disparates na forma de anedotas, tais como desliga e volta a ligar, faz reset a tudo o que mexa ou não mexa, já experimentaste isto ou aquilo?, dá-me um like já que não me podes dar um donut, ou outros anseios pavlovianos.
Finalmente, há sempre quem tenha a lucidez de dar uma dica relevante: telefona para o 16200, ou telefona para o 16209. E Sisifo continua.