Subscrição não pedida

  • 12 August 2017
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  • Dinamizador Júnior
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Boa Tarde!

Recebi no telemovel uma subscrição de um serviço semanal que voluntariamente não pedi e pelo qual me cobram 2.99€ semanais. 
Quando me apercebi, cancelei de imediato o serviço (conforme mostra abaixo) e bloquei novas subscrições.

 

TodoFun (12 ago 2017) TERMINADO

  • Fornecedor: Vetrya Forward 800780298 Categoria: JOGOS Preço: €2,99 / Semanal Data de cancelamento: 12 ago 2017 às 12:50:07   A minha duvida prende-se: como ser ressarcido destes valores, pois foi claramente um serviço que não pedi. A suposta data de adesão foi a 4/8/2017 e data de cancelamento hoje 12/8/2017. Passaram 2 semanas, duas semanadas foram cobradas.   Cumprimentos,  José Freitas

11 respostas

Reputação 1
Crachá
Boa tarde

 

Está a acontecer comigo a mesma coisa.

 

O valor que me está a ser cobrado semanalmente é de 3.24€

 

Como fazer para que isto seja barrado??

 

Obrigado desde já.
Crachá +1
O mesmo comigo, mas a minha subscrição é :
Subscricao do servico Click For Games concluida. Preco 2.99Eur/semana(IVA incl) + Info: 800780213 ou clientes@clickforgames.mobi, http://clickforgames.mobi

NÃO SUBSCREVI NADA!

Como fazer para desativar isto?
Reputação 2
JSFRTS:


Isto é algo super simples que passo a explicar:
Se tens mais de 20 anos, com toda a certeza irás recordar-te dos serviços via sms que estiveram muito em voga (anúncios a "spammar" tudo, tv, rádio, net, etc) no início dos anos 2000, a empresa mais conhecida era a JAMBA, e vendiam como pãezinhos quentes, os toques polifónicos do Crazy Frog (o sapo da mota). Ora estes serviços chamam-se SVA (serviço de valor acrescentado), onde é solicitada a subscrição de um serviço (sms ou mms) com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, a troco de um determinado valor, por norma, vê-se muito jogos ou imagens amorosas, e outras coisas fúteis.

Como se pode activar?
Hiper simples e rápido, são três formas:

- via envio de sms com o código da subscrição (por exemplo "activar", "aderir", etc etc);

- via site da empresa que promove;

- através da introdução do número de telemóvel para adesão - por exemplo, vais fazer um download (pirata, claro) e aparece-te uma página para introduzires um número de telemóvel para prosseguires para a página de download, aí podes colocar o número que bem desejares, eu por exemplo, introduzo sempre numeração ao calhas ou mesmo números de gente que não gosto, ou vi na net (olx, custo justo, jornal, etc). Ao introduzires esse número estás a activar a subscrição desse serviço no número inserido.
Antes de explicar o que fazer nestes casos, informar que, os sites onde podemos efectuar downloads de músicas, filmes, etc etc, vivem de publicidade, logo, colocar um pop-up ou uma página de bloqueio para permitir que uma empresa venda os seus serviços (neste caso vemos na maioria dos casos os SVA's) é totalmente aceitável e faz todo o sentido, visto que se tens uma página na net tens obrigação de a rentabilizar ao limite, e neste caso, o proprietário da página cobra um fee mensal (não existe repartição de lucros, antes que penses coisas).

Legislação aplicável?
O que é obrigatório a nível europeu para quem fornece esses serviços, é apresentar sempre forma de cancelar o serviço (as regras são exactamente as mesmas que as newsletters, sem tirar nem pôr, com a diferença que os SVAs geram facturação e a maiorias das newsletters são gratuitas). No entanto, em alguns países existe legislação adicional onde tens de responder ao sms a confirmar a activação, o que não se aplica em Portugal.

 

Como desactivar?

Aqui, como mostras, a empresa identifica a forma de poderes desactivar, ou seja, mostra-te formas de contacto, mas falhas redondamente porque não identificas o número de origem da sms, por exemplo, remetente 12345 (este não existe, óbviamente!).
Para desactivar é sempre necessário devolver ao remetente, um sms com "STOP" ou "SAIR" (99% das empresas usa estes códigos de desactivação). De seguida deves aguardar a recepção de um sms a validar (lembra-te, tudo na vida das telecomunicações tem um prazo de 24 horas para estar executado, não queiras tudo em 5 minutos, ainda que este serviço seja automatizado). Se fores picuínhas, faz print da sms de resposta, apenas para o caso de precisares disso no futuro. Próximo passo, contactar o operador, neste caso, vais informar que pretendes solicitar o barramento de SVAs, de entrada e de saída (recepção e envio), e num prazo de 24 horas isso estará efectuado.
Quanto a seres ressarcido, a situação é básica: é a primeira vez que reclamas dessa situação? Sim, solicita a devolução que o operador lança-te esse valor a crédito (saldo - se fores cliente de carregamentos; crédito na factura seguinte - para todos os clientes activos; ou nota de crédito - caso seja a última factura, ou seja, desactivação contratual e não existe como devolver na factura seguinte), caso já tenhas reclamado isso no passado, não tens direito a reembolso, visto ser tua responsabilidade pedir o bloqueio caso não pretendas usufruir novamente dos serviços de SVA.

Isto são regras básicas que são aplicadas de igual forma, por todos os operadores nacionais.


E aqui não venham com histórias de que os operadores isto e aquilo, neste caso, e tal como acontece com 99% dos casos, o cliente é o único responsável. A gestão do serviço é responsabilidade inteiramente do utilizador, repito, a gestão do serviço é responsabilidade inteiramente do utilizador. A activação de SVAs não só é legal como tem legislação própria, e não estamos a falar de Portugal, e sim de normas europeias, conforme esclareci atrás.

Este comportamente é totalmente inaceitável no ano de 2017, onde existe imensa informação acerca de tudo, e as pessoas já têm o dever de se informar acerca dos produtos que consomem/possuem antes de aderir/comprar. Digo isto porque, esta atitude seria correcta se estivesses em 1995/2000 e caso fosse um serviço fornecido pelo teu operador, o que qualquer um sabe que não é. É o mesmo que estares num autocarro e está uma estrada cortada, vais ignorantemente reclamar com o motorista ou empresa de transporte? Claro que não, é saber quem gere a via e verificar com eles. Olha o caso da CP por exemplo, se o comboio atrasa, quem gere a via é a IP (Infra-estruturas de Portugal, antiga Refer), a CP apenas explora comercialmente, logo a circulação é gerida por terceiros, é a com eles que deves verificar. Não sabes que é? Procuras, isto é mais fácil saber e de obrigação cívica, do que o plantel do clubezeco de bairro.

Votos de muito sucesso, é o desejo d'O gajo que só tem telemóvel e internet móvel, "sem operador definido".
Crachá +1
Antes de mais vá tratar por tu a tua família. Educação é boa mas já vi que os indivíduos que a altice contrata a um valor da tanga têm um nível social e cultural elevado. Para mais, parece que a responsabilidade dos atos é sempre dos outros e não da altice. Ah, já agora e por causa desse discurso para um cliente deve dar direito a fazer parte daqueles que devem mudar de ares na altice, essa empresa cujos empregados são tão educados que tratam clientes que não conhecem por tu e arroga-se no direito de fazer juízo a de valores sem saber o que se passou. Adeus altice e colaboradores socio-culturalmente de nível elevado.
Crachá +1
Mais, picuinhas só pode ser o teu cão
Reputação 2
Meu caro,
Isto é um FORÚM!
De cliente para cliente. De pessoas para pessoas. Em vez de ir ao Facebook, e debater com pessoas lá, debate aqui.
Quer falar com alguém do operador? Loja, telefone ou área de cliente.
Não sabe o que é um forúm?

 

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Piu, Piu
Reputação 1
Crachá
Boa tarde

 

Já liguei para a MEO para bloquear este Serviço.

 

Esperemos que fique mesmo bloqueado.

 

Obrigado

 

Cumps
Reputação 2
Boas Bikke,
foi a primeira vez que isso aconteceu? Pediste o reembolso?
Desactivar junto do forncedor do serviço (empresa que enviou a sms), contactar operador de telecomunicações para bloquear entrada e saída de serviços de valor acrescentado, pedir reembolso caso seja a primeira situação do género. É este o procedimento. Atenção a um facto muito importante: em caso de alteração de serviços (tarifário, etc), o bloqueio é removido, porque não faz parte das configurações por defeito do serviço e quando se faz uma alteração, o sistema reinicia todas as configurações, e neste caso, deves contactar para reactivar o bloqueio.

 

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Reputação 1
Crachá +4
Sim, Já fiz o bloqueio. Sim foi a primeira e espero que ultima após este bloqueio.

 

A minha pergunta é: Como faço esse pedido de reembolso pela área de cliente?

 

Cumprimentos
Reputação 2
Efectuar pedidos na área de cliente
Basta usar o link acima e fazer login.
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