Resolvido

Sem rede móvel

  • 29 May 2022
  • 10 respostas
  • 1731 visualizações

Boa tarde,

Há mais de 5 meses que continuo sem internet móvel no meu telemóvel. A ligação wifi está funcional, mas sempre que ligo a internet móvel não consigo usufruir dela. Se usufruir durante 5 min é muito.

Tenho cerca de 10GB, vivo no centro de Lisboa, já mudei de telemóvel, já pedi novo cartão SIM, e ainda assim o problema mantem-se. 

Tenho um tarifário móvel pós-pago que em nenhum momento deixei de pagar, mas não consigo usufruir do serviço que pago.

Podem resolver de uma vez por todas?

Obrigada.

icon

Solução por ct3im 29 May 2022, 17:33

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

10 respostas

Reputação 3
Crachá +10

Acha que é aqui que vai resolver a sua situação? 
Aqui penso que não tem videntes para adivinhar o seu número de telefone para poderem ajudar-lhe. 
 Vá a uma loja oficial e reporte a sua situação. 
 Instale por exemplo a aplicação da Deco com o nome QualRede e meça a velocidade de ligação a internet. 
 Se tiver registado na rede 4G vá as definições de rede e selecione a rede 3G e volte a fazer o teste novamente. Muitas das vezes em determinados locais a rede 3G permitem acessos à internet em velocidade superiores a rede 4G. Faça os testes. 
  Ficamos sem saber se essa situação só ocorre nessa localidade ou quando se desloca para outras localidades se o problema é o mesmo. 

Reputação 7
Crachá +21

Visto ser há 5 meses pode ser por o seu equipamento se estar a tentar ligar exclusivamente a rede 5G. Nas definições de rede altere para 4g/3g e veja se funciona (ha equipamentos estupidamente têm opção de ligar só á rede 5g)

 

Caso não funcione, só o apoio ao cliente pode ajudar

Reputação 7
Crachá +24

Faço mais uma questão, trocou de tlm nesse período e que tenha sido comprado, tipo , amazon, aliexpress , qualquer site estrangeiro?

Reputação 7
Crachá +21

Complementando o comentário do @Trutafario, ha telemóveis que têm 5g mas em frequências diferentes das usadas em portugal, daí a minha sugestão

Reputação 3
Crachá +10

Complementando o comentário do @Trutafario, ha telemóveis que têm 5g mas em frequências diferentes das usadas em portugal, daí a minha sugestão

 Se fosse essa a situação as chamadas como é que eram feitas se o telefone não havia registado na rede? 
 Não me parece que a sua sugestão faça sentido. 
 A sua opinião só faz sentido caso o telefone não registasse não rede (não fizesse nem recebesse chamadas nem aparecesse o nome da rede e o sinal). 

Reputação 7
Crachá +24

Complementando o comentário do @Trutafario, ha telemóveis que têm 5g mas em frequências diferentes das usadas em portugal, daí a minha sugestão

 Se fosse essa a situação as chamadas como é que eram feitas se o telefone não havia registado na rede? 
 Não me parece que a sua sugestão faça sentido. 
 A sua opinião só faz sentido caso o telefone não registasse não rede (não fizesse nem recebesse chamadas nem aparecesse o nome da rede e o sinal). 

As bandas de dados móveis e principalmente em 5g são bem diferentes de voz , e sim , pode ter rede de voz GSM e não dados móveis.

Se desligar os dados móveis , não continua a poder fazer chamadas independentemente se é 3 4 ou 5g?

Reputação 3
Crachá +10

Complementando o comentário do @Trutafario, ha telemóveis que têm 5g mas em frequências diferentes das usadas em portugal, daí a minha sugestão

 Se fosse essa a situação as chamadas como é que eram feitas se o telefone não havia registado na rede? 
 Não me parece que a sua sugestão faça sentido. 
 A sua opinião só faz sentido caso o telefone não registasse não rede (não fizesse nem recebesse chamadas nem aparecesse o nome da rede e o sinal). 

As bandas de dados móveis e principalmente em 5g são bem diferentes de voz , e sim , pode ter rede de voz GSM e não dados móveis.

Se desligar os dados móveis , não continua a poder fazer chamadas independentemente se é 3 4 ou 5g?

 Talvez não tenha entendido o que eu escrevi. Se as frequências disponibilizadas pela operadora para funcionamento da rede 5G , se o telefone não tiver essas frequências nunca irá receber e emitir sinal nessas frequências . Resultado , o telefone irá procurar outras frequências disponíveis que podem ser da rede 4G , 3G ou 2G.  Na rede 4 e 5G o áudio funciona com VOIP tanto que por exemplo na Vodafone é possível usar a internet e a chamada em simultâneo denominada por tecnologia  VOLTE (Voice Over LTE). 

Reputação 7
Crachá +24

Percebi, a questão da cliente é dados , e dados são coisas diferentes de GSM.
E claro , a rede tem que estar sempre em automático para selecionar a melhor rede seja ela qual for.

Mas pelo que li no post da dúvida eram os dados o problema, e pode ser um problema se for um tlm comprado fora.

A rede GSM é universal, daí poder fazer chamadas, são temas diferentes.

O volte não funciona em todos os equipamentos, seria um tema longo.

Mas pelo que percebi  é dados o problema, e o autor não respondeu nem a mim nem ao @nmm  , depreendo que estamos certos.

Reputação 7
Crachá +21

Vamos simplificar a situação:

  • qual o equipamento em questão?
  • o equipamento foi adquirido em lojas de portugal (firmware PT) ou no estrangeiro (possivelmente firmware de outro pais)?
  • quais as bandas que o mesmo utiliza em dados moveis?
  • consegue fazer /receber chamadas e sms?
  • não consegue se ligar só em zonas 5g (capitais de distrito) ou também fora?
  • Já verificou se o equipamento em dados moveis se está a ligar exclusivamente á rede de dados 5g?

 

Após estas respostas, podemos avançar para possíveis situações

 

Boas,

Alguma coisa não está bem. 

Será que tem por exemplo um cartão com 1GB mais 10GB Smart Net em Apps?
Será que alguém limitou a quantidade uso diário de dados moveis?

A Senhora Diana disse:
1 Tem internet via Wi-Fi. 
2 Não tem internet quando liga a rede móvel.
3 Tem internet quando liga à rede móvel, no máximo até 5 minutos.

Um familiar tinha 5GB no cartão SIM mais Smart Net, video 20GB, no valor de €6,99, gastava os dados do cartão e muito pouco do Smart Net, acabamos por desistir. Tem Samsung S10 e com conhecimentos em telemóveis.

Neste momento tem 13GB, no telemóvel. 

Eu não tenho conhecimentos nesta área, tenho 1GB + 3GB = 4GB total.. 
O meu Smartphone é apenas um Xiaomi Redmi Note Sete - 4G
Em Portugal, no  4G pode ligar frequências MHz/Canal : LTE 800 (20), LTE 1800 (3), LTE 2100 (1), LTE 2600 (7)
Em 3G: UMTS 900 (8), UMTS 2100 (1)


Frequências 5G atribuídas em Portugal MHz: 700, 900, 1800, 2100, 2600, 3600 (MEO - 700, 900, 3600 MHz)
Telemóveis com 5G.

Banda 5G  1, 2, 3, 5, 7, 8, 12, 20, 25, 28, 38, 40, 41, 66, 75, 77, 78 SA/NSA/Sub6 - Internacional