Pergunta

Recuperar dados de contactos de um cartã SIM desativado

  • 12 September 2020
  • 6 respostas
  • 1054 visualizações

Tendo o meu telemóvel avariado tive necessidade de comprar um novo, com cartão nano. Como o meu cartão anterior era micro, tive de pedir uma 2ª via, tendo este um custo de €10.

Antes de pedir para ativar esta 2ª via perguntei se com esta ativação iria perder todos os dados (contactos) armazenados no cartão micro. O funcionário da loja referiu que não iria ter problemas pois a desativação só impediria a realização de chamadas, mas se tivesse um outro telemóvel com cartão micro, bastaria colocar o cartão micro já desativado e retirar para a memória desse telemóvel esses contactos. Depois, com o cartão agora ativado (composto de modo a ter um cartão micro), poderia  gravar os dados em memória que usaria no novo telemóvel.

Quando cheguei a casa consegui encontrar um telemóvel mais antigo, com cartão micro, que não reconhece o cartão sim desativado, logo não me permite aceder aos meus contactos. Posso com isto depreender que fui enganado pelo funcionário da loja e que perdi todos os meus contactos, ou há alguma hipótese de recuperar os meus contactos? 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Reputação 7
Crachá +24

2as vias vêm sem dados no cartão. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

os dados estão dentro do cartão mesmo desactivo, ninguem enganou ninguem…

 

o telemovel velho é que pode não reconhecer o cartão antigo ou por ventura até o proprio cartão esteja avariado...

Agradeço desde já a resposta mas, tal como referi antes, eu coloquei ao funcionário (ou moderador...) a situação de que precisava de retirar a informação do cartão a desativar para o transferir para o novo cartão.

O telemóvel antigo não está estragado pois funciona com outros cartões (tive o cuidado de experimentar antes de fazer afirmações...). 

Face à importância da recuperação de dados que referi julgo que seria uma boa prática alertar os utilizadores (clientes) de que tudo o que agora me dizem poderia acontecer, pois teria adiado a ativação do cartão de modo a permitir fazer uma cópia de dados. Assim, e a julgar pelos cenários apresentados pelo moderador NeoPayne, tenho os dados mas não tenho qualquer acesso possível, logo, não tenho dados.

Quanto à resposta de Ricardo27, a quem agradeço, sei que as segundas vias não têm dados. Não é a primeira vez que recorro a uma 2ª via. Apenas pretendia ter acesso a um sistema de retirar os dados (essencialmente os contactos) do cartão que foi destivado, para os fazer migrar para o telemóvel novo. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não estas a entender...os dados estão fisicamente dentro do cartão e que em nada tem haver com o cartão estar desactivado ou não, desactivado quer dizer que já não está registado na base de dados como cartão utilizado…uma coisa não implica a outra…logo tens os dados mas não consegues aceder aos mesmos...

 

agora o cartão pode ser muito antigo tem uma amperagem de funcionamento diferente...os cartções antigos funcionavam com uma amperagem muito mais alta que os actuais logo é possivel que o cartão possa não funcionar nos telemoveis mais recentes…

 

mas não percebo porque existem ainda pessoas que guardam os dados no cartão, com o sistema android e o registo online, está tudo salvo...mudo de cartão ou telemovel e migra tudo automaticamente para o novo sistema, sem perdas ou preocupações...

Caro NeoPayne

 

Agradeço novamente a tua resposta e as tuas dicas. Quanto ao

“...não percebo porque existem ainda pessoas que guardam os dados no cartão, com o sistema android e o registo online, está tudo salvo...”,

talvez valha a pena pensares que todos  somos incompletos e incompetentes em algo.

Eu sou certamente incompetente nestes assuntos (até porque no meu tempo estes equipamentos nem existiam...), mas certamente terei outras competências… Desculpa o incómodo criado.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

quando não se sabe pergunta-se...ninguem é obrigado a saber tudo...agora pedir ajuda poucos pedem…

 

preferem criticar porque deviam ter avisado ou que deviam informar ou isto ou aquilo...se o tópico tivesse começado por aconteceu-me isto como posso contornar a situação ou como posso evitar no futuro...fazia mais sentido que criticar a toa...isto foi o que aconteceu aqui…