Pergunta

Reclamação de troca/devolução de equipamentos de Natal

  • 13 Janeiro 2021
  • 2 respostas
  • 38 visualizações

Boa tarde, no passado dia 25/11/2021 comprei através da loja online MEO o telemóvel Samsung A51 para oferecer á minha irmã no Natal (comprei através da campanha com prazo alargado para troca/devolução). No dia de Natal ela recebeu de outra pessoa o Samsung A71. No dia 02 de Janeiro fui à loja do Auchan Sintra para trocar ou devolver o equipamento, ao que me disseram que tinha de enviar por CTT o equipamento para ser feita devolução do mesmo porque o comprei online. Uns dias depois fui a loja do Alegro Sintra para saber se podiam passar uma nota de crédito para poder usar posteriormente ao que me disseram que não era possivel trocar ou devolver o equipamento porque a marca Samsung não tinha aderido a campanha de prazo alargado para troca ou devolução de equipamentos.

Visto ter informações contraditórias em lojas diferentes, fui a loja de Sintra, que me disseram o mesmo que não era possivel trocar ou devolver o equipamento porque a Samsung não permite. Ou seja, só podia trocar ou devolver o equipamento nos 7 ou 15 dias após a compra, ou seja só seria possível a troca ou devolução do equipamento até ao inicio de Dezembro, antes do Natal..

A publicidade que a MEO faz é enganadora porque nos anuncios para antecipar as compras e poderem trocar ou devolver em Janeiro e não referem que não abarange todas as marcas.

Venho desta forma apresentar a minha reclamação e o meu desagrado por esta situação.

O equipamento está fechado na caixa, não foi aberto porque a pessoa recebeu o modelo superior e não vai ficar com 2 equipamentos novos. Estou a pedir a troca/devolução ou um vale de crédito com validade para poder usar posteriormente.

Não acho justo não permitir a troca ou devolução, uma vez que se tratou de uma prenda de Natal. Estamos no meio de uma pandemia e as marcas deviam pensar nisso e facilitar para as pessoas não se aglomerarem em lojas e centros comerciais.

Gostaria que ver esclarecido este assunto e se é possivel poder trocar/devolver ou a MEO emitir uma nota de crédito.

obrigada desde ja e com os melhores cumprimentos

Cristina Pereira


2 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Não sei qual é a política da Meo / Samsung. Nem sei se isso se aplicava à loja online... Envie a sua situação para suportelojaonline@meo.pt e aguarde por uma resposta. 

As regras existentes para aquisição de produtos online são, por lei, por transposição de uma diretiva europeia, distintas daquelas aplicadas nas lojas físicas. De facto existem especificidades que apenas são observadas nas compras online, que no entanto, no meu entender, são mais benéficas para o comprador, tendo no entanto o comprador de agir de acordo com as exigências determinadas de acordo com a lei que rege essas mesmas compras.

Adianto desde já que a lei nada contempla no que toca ao modelo ou marca do produto, no entanto podem ser determinadas regras pelos vendedores, desde que não vão contra o disposto na lei.

Nada como uma leitura do Decreto lei 24/2014, de 14 de Fevereiro (http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=2062&tabela=leis ), saliente-se a existência do artigo 13º relativo às obrigações de quem compra, 14º relativo à inspecção do bem e 17º relativo às excepções.

E, bem assim, as condições presentes na loja online da MEO em https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/comprar-online/devolucao-e-assistencia-tecnica#prazoecondicoesdedevolucaoencomendasonline

Bom ano.

Responder