RCS, o futuro das SMS (Rich Communication Services)


Crachá

A vantagem da aplicação Mensagens Google para outras aplicações é que funciona com RCS, o futuro das SMS.

Basicamente, a aplicação funciona com data em vez de SMS. Assim sendo, os utilizadores podem enviar mensagens de imagem, clips de voz e vídeos sem que sejam cobrados valores de MMS das operadoras.

Vale a pena referir que só a Vodafone é a NOS que nos dá o serviço de RCS em Portugal. A MEO já indicou que está a trabalhar na disponibilização, escondida à espera que ninguém olhe para ela.

Agora a aplicação de Mensagens Google está a incentivar os seus utilizadores a enviar imagens pela aplicação com algo a dizer "anexa uma imagem" ao corpo de texto.

Ao que parece, a nova funcionalidade só está a aparecer a alguns utilizadores na qual a operadora fornece o tal RCS. 

Em Portugal as operadoras continuam relaxadas com este tipo de serviço porque as pessoas não reclama. Se fores ao fórum da MEO e procurares por RCS vais perceber o quão os utilizadores são ignorados quando fazem estas questões. Assim sendo, nada melhor que os pressionar a melhorar o serviço. Ou então, mudar para a Vodafone ou para a NOS e deixar claro a razão às operadoras sobre a tua mudança.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

16 respostas

Reputação 4
Crachá +12

SMS, RCS, isso é tudo tecnologia do passado em que as Operadoras ainda tentam ter algumas receitas, use o WhatApp (ou outra App do género) e não fique dependente da sua Operadora.

Reputação 4
Crachá +9

Acho que esta mensagem perca por tardia: há ´varios dias que estou a trabalhar om RCS no Meo sem problemas.

No Google Messages só tive de carregar num botão e esperar cerca de 20 segundos pela ativação.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

eu tenho de perguntar...para quê esta “tecnologia”?? tantas APP’s que fazem o mesmo e muito mais...não vejo qual a vantagem de insvestir numa tecnologia que não é prioritária devido a concorrencia existente...

Reputação 4
Crachá +9

Porque é uma solução universal, ao contrário de toda e qualquer app.

Não existe nenhum telemóvel que não tenha SMS e com o tempo todos passarão a ter também RCS (é uma norma GSM).

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

por enquanto não vejo qualquer vantagem...

Reputação 4
Crachá +9

@NeoPayne , no Skype/WhatsApp/etc não consegues enviar mensagens para quem não tem a app instalada.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

ok...uma boa vantagem...mas só isso?

Reputação 1
Crachá +3

@NeoPayne , no Skype/WhatsApp/etc não consegues enviar mensagens para quem não tem a app instalada.

Olá

Se, o destinatário,  não tiver a app da Google instalada vai enviar, simplesmente, SMS. Tal não é propriamente uma novidade. O Signal já faz tal há muito.

Aliás, sendo o RCS exclusivo de uma APP faz com que tal seja, apenas mais uma aplicação de Chat.

Reputação 4
Crachá +9

Há por aqui alguma confusão, o RCS não é uma app nem é propriedade duma firma.

É uma norma GSM (vide: https://www.gsma.com/futurenetworks/rcs/) e além Google Messages já hoje é suportado pelo cliente de mensagens pré-instalado de vários fabricantes como a Samsung ou Huawei.

Ou seja, é algo que o Signal ou o iMessages da Apple de certeza vão passar a ter, tal como hoje têm suporte a SMS.

Reputação 1
Crachá +3

Há por aqui alguma confusão, o RCS não é uma app nem é propriedade duma firma.

É uma norma GSM (vide: https://www.gsma.com/futurenetworks/rcs/) e já hoje é suportado pelo cliente de mensagens de vários fabricantes como a Samsung.

Ou seja, é algo que o Signal ou o iMessages da Apple de certeza vão passar a ter, tal como hoje têm suporte a SMS.

Não é, mas enquanto a google, não libertar o código fonte, na prática, é-o.

https://9to5google.com/2019/02/22/android-q-rcs-api-delay/

Reputação 1
Crachá +3

Só uma nota:

A minha esposa é Samsung e não tem RCS, a minha filha é Huawei e também não tem.

O único que tem é o meu filho que usa Xiaomi mas tem o cliente SMS da google.

Eu, só tenho se instalar o cliente Google (Xiaomi também).

Portanto lá está: ou tens o cliente Google ou não há RCS.

Reputação 4
Crachá +9

@Dtaven , há por aí alguma confusão, essa notícia refere-se à criação dum API no sistema operativo para facilitar o acesso a RCS a toda e qualquer app Android.

O RCS é uma norma aberta GSM - se quiseres uma boa leitura tens aqui a dita cuja: https://www.gsma.com/futurenetworks/wp-content/uploads/2018/12/RCC.71-v2.3.pdf

Se és programador, mãos à obra, não estás dependente de ninguém!

 

Para quem tem problemas com Samsung e Huawei, recomendo a leitura do fórum oficial e FAQ de outra operador onde esta norma já foi lançada há dois anos e onde alguns clientes tiveram problemas em ativar o RCS.

 

Nota importante: nesta altura não sabemos se o RCS está disponível para todos os clientes Meo.

Reputação 1
Crachá +3

@Dtaven , há por aí alguma confusão, essa notícia refere-se à criação dum API no sistema operativo para facilitar o acesso a RCS a toda e qualquer app Android.

O RCS é uma norma aberta GSM - se quiseres uma boa leitura tens aqui a dita cuja: https://www.gsma.com/futurenetworks/wp-content/uploads/2018/12/RCC.71-v2.3.pdf

Se és programador, mãos à obra, não estás dependente de ninguém!

 

Para quem tem problemas com Samsung e Huawei, recomendo a leitura do fórum oficial e FAQ de outra operador onde esta norma já foi lançada há dois anos e onde alguns clientes tiveram problemas em ativar o RCS.

 

Nota importante: nesta altura não sabemos se o RCS está disponível para todos os clientes Meo.

Quando eu escrevi “código fonte” referia-me à API (erro meu).

E não é uma questão de disponibilização porque no telemóvel da minha esposa (SAMSUNG9 com o cliente original não da mas dá com o “Mensagens” da Google. 

 

Não sou programador mas transcrevo uma resposta de quem o é, nomedamente da APP Signal: “Google has not provided any Android API's to allow third-party apps to handle RCS. So doesn't exactly matter at this point whether we want to or not :) We just can't.”

Fonte: Signal FAQ.

 

Reputação 4
Crachá +9

@Dtaven , para implementar RCS em Android não é necessário a benção do Google ou quem quer que seja. Claro que ajudaria bastante aos developers ter acesso direto a uma API mas não é condição necessária.

Não sei porque é que há tanta confusão por causa desta norma. Há bastante tempo que todos os telemóveis comprados diretamente a outro operador suportam RCS na app de mensagens desenvolvida por eles, sejam eles Android ou iOS. E, que se saiba, não tiveram de pedir nada à Apple ou à Google.

RCS não funciona na app Samsung Mensagens!?

 

Tenho um Samsung S20+, e aconteceu um update ao sistema operativo pela Samsung.

 E a app das Mensagens SMS agora suporta RCS nas definições, mas eu não consigo utilizar essa funcionalidade na MEO, mas um amigo com o mesmo telemóvel, mas Vodafone, já consegue…

A única maneira de dar o RCS entre operadoras é ambas as pessoas terem a app do Google Mensagens.

 

Por favor ativem o serviço para funcionar na app do Samsung Mensagens.

 

Obrigado

Reputação 1
Crachá +1

Ao tentar novamente utilizar a app da Google, a informação que tenho ao tentar ativar é que as funcionalidades de chat estão indispensáveis para este dispositivo. O seu operador não suporta esta funcionalidade. Operador edte que é a MEO, e segundo diversos sítios da Internet esta funcionalidade está já disponível em todos os operadores em Portugal.