Potencial burla: Dados desligados são faturados com cartão 4G

  • 20 May 2015
  • 1 resposta
  • 1370 visualizações

Há uns dias pedi uma segunda via do meu cartão SIM e foi-me facultado um cartão 4G.


Sem problemas, ficou ativo na loja onde a pessoa que atendeu foi pretavel e fez o seu trabalho.


Passado uns dias recebo SMS de aviso de saldo reduzido.


 


Sabendo que tinha mais de 20 eurs e não tendo efetuado chamadas fui verificar na area de cliente e para meu espanto todos os dias após a troca de cartão sou debitado de um acesso de dados moveis no tarifário Diário, 1.5EUR por dia. já faz 18eur.


 - O telefone é o mesmo


-  Sempre tive os dados moveis desligados


-  No telefone indica que nenhuma aplicação usou dados no periodo.


 


Efetuei uma reclamação onde inclui os detalhes e printscreen do registo do telemovel a pedir reposição do valor e medidas para que não volte a acontecer.


 


Recebi um telefonema onde indicam que não é possivel devolver o saldo pois efetuei efetivamente trafego de dados.


A menina do callcenter só sabia dizer que consumiu tem de pagar e que o que o telefone indica não vale nada.


- Sei que não o fiz e tenho os dados desativados no equipamento como aliás sempre o tive pois só uso nas ferias muito pontualmente.


 


Na area de cliente aparece 0.01MB consumidos neste periodo(11 dias). Valor que nem para ver o email dá!


 


Resolvi questionar um amigo ex eng de telecomunicações da MEO que agora está na concorrencia.


Este explicou tratar-se efetivamente de uma deficiencia da empresa em que não conseguem (ou querem) destinguir os dados usados para registo do cartão SIM na rede 4G, obrigatório para o cartão efetuar chamadas e que nada tem a ver com dados consumidos para trafego de internet.


Chama-se "LTE Attach" , é o procedimento que o telefone faz sempre que comuta de uma rede 2G/3G para 4G mesmo com os dados desligados.


Isto aconteçe automaticamente quando se liga o telefone ou quando o telefone muda de celula.


Os dados consumidos são minimos, mas não são dados de internet e não devem ser faturados como tal!


 


O tarifário que possuo cobra 1.5eur pela primeira utilização de dados do dia.


 


Explicou-me ainda que a unica solução para evitar este consumo é desativar o registo em redes 4G no telefone, alguns tem essa opção. Efetivamente estamos a impedir o telefone de usar o 4G mesmo para chamadas de vóz.


 


Se o proprio departamento de eng de redes moveis do MEO tem conhecimento desta situaçao e a resposta publica dos funcionarios de callcenter é de que o cliente usou tem de pagar, ora aqui está um forte indicio de que alguma coisa está errada e deverá ser publicamente divulgada para que outros não caiam no mesmo logro.


 


Não é admissivel que uma empresa com competencias tecnicas excelentes como esta tenha esta postura publica para o cliente e vá amealhando uns trocos à custa da desinformação.


 


Continuo a pretender a devolução do meu saldo cobrado indevidamente.

1 resposta

Resolvido, deve-se manter o acesso a redes 4G bloqueado no telefone.

Responder