No dia 13/07/2015 aderi online ao serviço M4O (TV + Net + Telefone + Telemóvel) com 2 cartões + 2 cartões (4 cartões no total) nos quais iriam receber a portabilidade dos 4 números que eu tinha na Vodafone. Preenchi online o formulário todo, incluído a informação de portabilidade. Dia 16/07/2015 foi feita a instalação do serviço TV + Net + Telefone e correu tudo bem. Nesse mesmo dia recebo um SMS a avisarem que ia receber por correio azul os cartões e formulários para preencher (novamente, embora já tivesse feito online). No dia 17/07/2015 recebo um SMS a dizer que a instalação em minha casa está concluída e que a ativação dos telemóveis e ofertas ficarão disponíveis nos próximos 3 dias. Não me lembro qual foi o dia, mas chega então por correio azul os 4 cartões MEO mas SEM formulários. Recebo então no dia 20/07/2015 uma SMS a pedir a devolução dos formulários de portabilidade preenchidos e assinados por email ou para me dirigir a uma loja. Sem saber o que fazer falo com um assistente no 16200 que me aconselha a dirigir a uma loja MEO. Dirigi a uma loja MEO no dia seguinte (penso que foi dia 21/07/2015) onde tive de preencher NOVAMENTE formulários de portabilidade. Lá preenchi os formulários e foram-me dados mais 4 cartões (Neste momento tenho 8 cartões MEO em minha posse). Passado 2 a 3 dias, recebo uma chamada da MEO novamente a pedir os formulários de portabilidade e expliquei que no dia 21/07/2015 me dirigi a uma loja MEO onde foram preenchidos os formulários de portabilidade e que seriam enviados pelo pessoal da loja. A assistente ao telefone disse então que esses formulários nunca foram recebidos. Então ela agenda a ida de um estafeta nesse mesmo dia a minha casa para... Preencher novamente mais 4 formulários!!!! Foram preenchidos então os 4 formulários e o estafeta disse que se nos próximos 5 minutos se não ligasse de volta é porque estava tudo bem. Domingo passado (26/07/2015) recebo 3 SMS em cada número que vai ser portado a avisar que no dia de hoje (28/07/2015) seria feita a portabilidade. Acontece que o número do cartão SIM que a MEO associou aos números de telemóvel não me foram entregues, ou seja, eu devia ter recebido mais 4 cartões da MEO (um total de 12 cartões!!!). Eu liguei para a MEO e disseram-me para no dia da portabilidade, quando não tiver mais serviço da Vodafone, para colocar os cartões que me foram entregues na loja. Chegado o grande dia, a portabilidade seria feita entre as 9:00 e as 12:00. Às 12:30 fico sem serviço Vodafone, coloco o cartão MEO que me foi entregue na loja e cá estou em ao fim de 2 horas e 20 minutos sem serviço em 4 números de telemóvel... Fantástico! E à espera de uma chamada da MEO que vai ser feita para um dos números que está à espera de portabilidade... Estou neste momento ainda à espera da portabilidade e já verifiquei com a ANACOM o seguinte:
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=899439
Quanto tempo tenho de esperar pela portabilidade do número?
O prazo para a transferência efetiva do número é de 1 dia útil, contado desde a apresentação do pedido de portabilidade ao novo prestador, devidamente acompanhado dos elementos necessários. Este prazo tem as seguintes exceções:
- quando tenha solicitado ou acordado um prazo superior;
- quando se trate da portabilidade de MSN (números múltiplos RDIS) e DDI (blocos de extensões de PPCA), que implique a necessidade de pedido de configuração e números ativos do novo ao antigo operador;
- sempre que a mudança de prestador a que a portabilidade está associada implique uma intervenção física na rede que suporta o serviço a prestar ou não exista disponibilidade de acesso a essa rede;
- quando a comercialização dos serviços relativamente aos quais a portabilidade foi solicitada seja efetuada através de contratos à distância ou vendas "porta-a-porta".
Caso o prazo definido anteriormente não seja cumprido, o novo prestador tem de compensá-lo no valor de 2,5 euros, por número, por cada dia útil completo de atraso, salvo no caso de assinantes que não sejam consumidores cujos contratos estabeleçam outras compensações. Este valor devido pelo novo prestador não carece de pedido prévio e deverá ser, desde logo, creditado na fatura seguinte a emitir ou por qualquer meio direto, designadamente transferência bancária ou envio de cheque, no prazo máximo de 30 dias após o facto que deu origem à compensação.
Após a concretização da portabilidade, o serviço deve ficar operacional. Se, na sequência de um pedido de portabilidade, houver interrupção do serviço (exceto um período máximo de 3 horas, designado por janela de portabilidade, durante o qual pode acontecer interrupção de serviço), o prestador para o qual mudou o número fica obrigado a pagar-lhe uma compensação no valor de 20 euros, por número, por cada dia de interrupção, até ao máximo de 5000 euros por pedido de portabilidade, salvo no caso de assinantes que não sejam consumidores cujos contratos estabeleçam outras compensações.
Penso que a minha situação esteja abrangida pelo ponto 4 e já estamos 34 minutos de fazer as 3 horas sem serviço.
Obrigado.