Resolvido

Pedido para obter stock ROM do MEO SMART A80 (ZTE BLADE L3)

  • 4 January 2016
  • 5 respostas
  • 8031 visualizações

Crachá +3
Boa tarde.


 


Por erro (meu e da ZTE) fiz a actualização da rom do smartphone Meo Smart A80 (ZTE Blade 3) que adquiri numa loja para a versão que estava disponível no sítio http://www.ztedevice.com/support/0e6285b2-d6a1-4939-932d-cca1b0628665.html?type=software# .


 


Infelizmente, essa versão de software não era mais recente que a que o telemóvel tinha de origem. Bem pelo contrário. Era mais antiga. Contudo não havia (à partida) maneira de saber se a versão que estava instalada era mais ou menos recente do que a que iria instalar.


 


Logo que foi instalada essa versão mais antiga, o telemóvel, ainda que conectado ao transformador ac/dc o telemóvel não detetava que a carga da bateria aumentasse. Bem pelo contrário, a bateria descarregava.


 


Atribuo esse facto a uma versão defeituosa da ROM fornecida pela ZTE. Contactei-os e eles responderam que deveria contactar a vossa organização em primeiro lugar.


 


Também tentei essa aproximação (pelo Twitter e por aqui pelo fórum) mas até agora infrutífera. Assim pergunto:


 


É possível obter, da vossa parte a versão mais recente da ROM para esse dispositivo?


 


É possível da vossa parte e da ZTE tomar medidas de nomeação de ficheiros para que haja maior segurança para o consumidor final quando há a necessidade deste proceder à actualização do seu equipamento?


 


Ou será necessário denunciar esta (aparente) negligência duma forma mais flagrante?


 


Obrigado.
icon

Solução por mccurly 5 January 2016, 20:51

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

Crachá +3
Boa tarde.


 


A situação está resolvida (pelo menos por agora...)


 


O medidor de bateria já indica o carregamento de forma mais correcta, isto é, de forma prevista: quando ligado ao transformador indica que a carga da bateria aumenta.


 


O que terá resolvido esta situação? Talvez (isto é quase certamente) a disponibilização da ZTE (a pedido ou não daqui da meo) da versão efectivamente mais recente do firmware. Depois de descarregado do endereço referenciado acima, e seguidamente instalado no aparelho, imediatamente ele começou a comportar-se normalmente.


 


"Agradeço" a "não ajuda" prestada aqui no fórum. Apesar disso, regozijo-me com a reposição / disponibilização (ainda que silenciosa e subreptícia) da ROM original, no sítio da ZTE. Sem qualquer aviso prévio, sem qualquer pedido de desculpas. Não fora a visita à última hora do sítio da ZTE, (acima referenciado), para obter o link para realização do relatório de "avaria" para a loja onde o produto foi adquirido, e teria sido um transtorno ainda maior.


 


MEO... vá lá muda um pouco MEO... :/


 


Até já... e obrigado 😢
Olá, podias disponibilizar o link do update?
Também quero o link para baixar o ROM. Podias disponibilizá-lo por favor? Obrigado.
também tentei fazer atualização no site da ZTE , ao zte blade L3 que é o  meo a80 tal com indica no próprio equipamento, que utilizo para o cartão de internet dado que pen avariou ,comprei o meo a80  para esse fim há cerca 5 anos  e estou com o mesmo problema da bateria indicar que está a carregar e não carrega, para além da rom não estar em português que não é o problema principal , agora estou a utilizar meo a75 que é  uma porcaria em materia de espaço interno, por este motivo gostaria de obter a rom para o meu a80 , que não consigo encontrar em lado nenhum o que é uma péssima politica da meo sabendo que não há possibilidade de se fazer qualquer atualização não ter disponivel nem sequer no seu site a citada rom para estas eventualidades, se não arranjar tenho de desistir da internet movel que pago em mensalidades.

 
Olá a todos.

Para o caso de alguém vir aqui à procura da stock ROM da MEO para o ZTE Blade L3... Estive 1 ou 2 anos sem a encontrar e sempre a usar ROMs do 4PDA (recomendo muito esse site, mesmo em russo, já que sem ele, o telemóvel ainda estaria estragado, porque corrompi-lhe o sistema e só encontrei ROMs para o telemóvel no 4PDA), então decidi voltar a procurar mais uma vez por uma ROM da MEO. Não sei bem como, cheguei a um site que dizia ter a ROM, mas tinha que se pagar. Mas dizia o nome dela. Então copiei o nome e fui a todos os sites que apareceram à procura dela. O único sítio de onde consegui descarregá-la foi com o Baidu (motor de pesquisa chinês). Demorou, mas finalmente já a tenho! E funciona! Ou melhor, funcionam! Por que são duas: V1.0.0 e V1.0.1. Se quiserem outras ROMs de stock, não da MEO, por exemplo do KitKat (a que usei durante este tempo todo) ou do Lollipop stock, vão ao 4PDA que estão lá todas (para terem o Lollipop acho que recomendo a ROM da MEO, já que têm de misturar duas ROMs Lollipop para elas funcionarem bem e mesmo assim, acho que não dá para pôr as apps metade no cartão SD, metade no telemóvel). Aqui estão elas, já colocadas no MediaFire para poderem descarregar sem qualquer problema (se os links pararem de dar, é só avisarem!):
  • V1.0.0 --> http://www.mediafire.com/file/vy979l4bpaicw04/MEO_PT_B128SL_P182A20V1.0.0B01TGPSTPLCM.zip/file;
  • V1.0.1 --> http://www.mediafire.com/file/nza2baqqh06xj9o/MEO_PT_B128SL_P182A20V1.0.1B02_2015-04-24-19-30.zip/file.
Felicidades!

NOTA: Se precisam desta ROM, então provavelmente gostam de fazer experiências nos telemóveis... Se sim, talvez seja boa ideia comprarem um telemóvel que tenha um chipset da MediaTek. Pelo pouco que sei disto de 2 anos, e já tendo arranjado 2 telemóveis desta forma (um outro não porque lhe falta um ficheiro chamado scatter_file que é crucial para os arranjar), telemóveis com um chipset da MediaTek são IMPOSSÍVEIS de avariar! Não tenho medo algum de instalar seja que ROM for neste telemóvel, já que sei que se arranja sempre. Já fiz várias parvoíces nele e continua sempre a poder ser arranjado. Já o formatei completamente, incluindo ficar sem Recuperação, não carregava, não ligava (não dava sinais de vida), voltei-lhe a instalar uma ROM e voltou ao normal. E fiz o mesmo com o telemóvel de um amigo. MAS tem duas condições para ser impossível de estragar (falo de software, não hardware haha, isso é só partirem-no e está avariado): tem de ter ficheiros para instalar o sistema, e tem de ter o ficheiro scatter_file, ou não vai dar para arranjar (o meu Huawei Y5 II sabe disso... embora lhe tenha finalmente encontrado um possível ficheiro desses e tenho que o experimentar, já que já está estragado ha 1 ano e quero-o de volta...). Desde que tenham essas duas coisas e o telemóvel tenha um chipset (SoC) da MediaTek, podem sempre arranjar o telemóvel, pela minha experiência. Raios, grade texto haha.

MEO, deviam disponibilizar as ROMs para o caso de alguém como eu avariar o telemóvel por completo... (e felizmente, as ROMs todas tinham o telemóvel desbloqueado para outras redes, ou ia ser interessante não poder usar o SIM nele...) Tive de ir a um site russo arranjar o telemóvel... 6 dias a tentar arranjá-lo, porque esse site acho que foi o último onde fui... Penso que deveriam colocar as ROMs públicas em algum site, nem que fosse tipo servidor FTP só com ficheiros ou algo do tipo, nem interface decente nem nada, mas ao menos disponibilizá-las (até porque tenho outro avariado à espera de o saber arranjar, porque falta um ficheiro crucial para o arranjo, mas nem ROM da MEO tenho, para variar...)