Para quando o Siri em português?

  • 28 July 2014
  • 1 resposta
  • 1308 visualizações

Reputação 2
Olá a todos,


 


Sendo vocês bastante entendidos em questões Apple, sabem dizer-me quando é que poderá haver Siri em português?


Para uma língua com tantos milhões de falantes é um pouco incompreensível que a Apple não disponibilize o Siri em português...

1 resposta

Reputação 1
Olá Sara,


 


É uma excelente pergunta, cheia de mistérios e possibilidades... 


 


O Siri em português (e quem diz Siri diz outra tecnologia similar que utilize o reconhecimento vocal de forma automática) assenta numa base comum.


 


No software de reconhecimento vocal existem duas tecnologias imprescindíveis: A ASR e a TTS. ASR para Automatic Speech Recognition (o reconhecimento da palavra falada) e TTS para Text to speech


(precisamente o inverso do input). Estes dois componentes são indissociáveis em qualquer língua e o respectivo desenvolvimento é individual já que a transformação de comandos em ondas sonoras e sinais de áudio permite, a título de exemplo, a automatização de texto em áudio.


 


 Apesar do Hype mediático que o Siri alcançou, há mercados para cuja língua as coisas parecem demorar mais do que para outros. E percebendo porquê muita coisa se explica (ou pelo menos entende-se melhor...). Estas tecnologias foram inicialmente trabalhadas pela IBM. Quem, como eu, ficou fascinado com o grau de perfeição com que era possível em 1997 ditar texto para um processador do mesmo, ficou sempre à espera de um dia o poder utilizar numa base diária e constante. Tal nunca sucedeu, a IBM descontinuou o Via Voice em 2007 e cedeu o desenvolvimento a uma única empresa, a Nuance Communication de quem nunca se chegou a saber muito mais desta matéria, a não ser que foi entretanto comprada pela Scansoft detentora do popular (entre os anglófonos) Dragon Dictate (disponível para iPhone com imensa qualidade e bastante promissor). Em matéria de ASR, existiu a seguir ao Via Voice uma nova esperança. A Philips chegou a iniciar um sistema baptizado de Philips Speech Recognition mas o mesmo acabou a ser comprado pela mesma empresa detentora do Via Voice. Foi público que a Microsoft chegou a iniciar um projecto de conversão do seu próprio sistema de SR para língua portuguesa, mas rezam as lendas que encerrou esse mesmo projecto por volta de 2010 (informação que nunca consegui confirmar em pleno) e isso deixou de fora do ASR também os utilizadores Windows de língua portuguesa. Back to square one! (Que boa piada...). A Nuance comercializa um kit de desenvolvimento em português europeu e sul americano, e é a segunda empresa mais bem colocada para vender à Apple a base de um reconhecimento vocal português. Eu disse a segunda? Sim, disse. Porque há outra empresa que tem um grande know how das tecnologias de síntese e reconhecimento de fala em português. Ironia (ou não), é portuguesa e chama-se Voice Interaction. Pelo que vou sabendo está dedicada quase em exclusivo ao desenvolvimento em ambiente Windows. E ou a Apple conversa com uma destas duas empresas para lhes adquirir tecnologia que permita que tenhamos um Siri lusitano ou bem podemos esperar sentados.


 


Uma outra empresa que tem um sistema de reconhecimento vocal é a Google. Mas não me parece que seja por aí... :)


 

Responder